Autor Tópico: Filmar peças de teatro amadoras  (Lida 5882 vezes)

Jony Rodrigues

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 89
Online: 04 de Novembro de 2013, 17:35:34
 Boa tarde a todos, gostaria de uma opinião no quesito captação de áudio...

 Minha esposa é professora de teatro e me pediu para começar a gravar as apresentações da escola que ela dirige etc, essa ultima semana fiz minha primeira experiência, pois, de fato tiro mais fotos do que filmo, e senti uma dificuldade quanto ao audio...
 Como nunca fui muito de filmar, não tenho microfones externos e nada demais, para filmar todo o palco de frente fiquei posicionado no meio da platéia e como resultado obtive o seguinte:
  - Bem, como já esperava, usando o microfone da câmera muito ruído da platéia e audio muito baixo de alguns atores... (afinal não é teatro profissional, portanto ainda por cima tem o fato de alguns alunos falarem muito baixo, ou seja, uma merda!!

 Bem, eu uso uma Sony A99 com uma SAL2875... mas lentes a parte, consegui me resolver bem quanto a imagem... como disse o galho foi no áudio mesmo... vi um acessório da Sony XLR-K1M que já me possibilita fazer uns ajustes e conectar 2 mics (no caso da ultima semana o palco era grande, era um teatro para umas 800pessoas com um palco de uns 15m) por isso pensei en trabalhar com 2 mics, 1 no meio de cada metade do palco.... Só que tem esse ponto tb, os microfones, só que não manjo deles... esse acessório vem com um, mas acho que com ele teria o mesmo problema do mic embutido, afinal ele tem cabo curto e é para ser colocado próximo a câmera (dá para colocar alguns extensor? Piora o áudio?)

 Bem, como podem ver, não manjo muito mesmo, nem mesmo de edição, portanto gostaria de uma solução prática, mas com qualidade... Alguém consegue me dar umas dicas?

Obrigado


Elias AE

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #1 Online: 04 de Novembro de 2013, 23:16:55
 Eu não sei se nos eventos tem microfones, mas se tiver o ideal seria falar com o cara do áudio e pedir para captar o áudio da mesa dele em um gravador como o Tascam DR-40 ou Zoom H4n.

 Se não tiver microfones vc pode comprar um Zoom H1 e deixar ele captando o áudio bem próximo do palco, pois quanto mais perto da fonte melhor vai ser o áudio.

 Os microfones dos gravadores de áudio não são tão direcionais como um shotgun, então ele vai pegar mais o som da plateia em relação aos shotgun.
 
 Já sobre esse Sony XLR-K1M eu não conheço, mas acho que a ideia dele deve ser para gravar uma entrevista com um microfone de mão.

 Espero ter ajudado.


Gncintra

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #2 Online: 01 de Julho de 2017, 16:53:14
Se for usar um gravador externo lembre de usar algum som pra sincronizar audio e imagem. Uma das funções da famosa claquete.  Ou só peça para alguém bater palma e tal. Para editar eh um mundo a parte.. Adobe premiere eh o q uso, de uma testada. Enfim, gravar o audio é um universo a parte e vai depender muito de qual vai ser seu objetivo final.. Ver making of de filmes eh bem interessante nesse ponto. Muitas vezes o som não eh gravado na hora, sendo deixado para estúdio e efeitos sonoros são produzidos das formas mais variadas. A opção amadora mais interessante provavelmente eh essa de captar o audio de perto do palco com um gravador externo, usar o audio da máquina só para sincronizar. Microfone tem diversos tipos de captação. T
Uns pegam bem o som direcionadado(e.g. Lapela) e outros captam mais geral (e.g. Do celular). Boa sorte.

Enviado de meu 6039J usando Tapatalk