Autor Tópico: Melhor lente para filmagem  (Lida 15662 vezes)

Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Online: 05 de Novembro de 2013, 14:13:33
Tenho um amigo que está comprando uma 70D e veio me perguntar qual a melhor lente para produção de vídeo. Como nunca filmei na vida e uso câmeras apenas para fotografia, não pude dar nenhuma dica a ele, que trabalha com aulas de interpretação de teatro e cinema e produz vídeos com seus alunos. Alguém pode me dar uma dica?
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


ever007

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
Resposta #1 Online: 06 de Novembro de 2013, 20:56:01
acredito q a canon 40mm 2.8 seja boa, mas nunca testei


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Novembro de 2013, 21:20:35
O que sempre vejo são lentes claras.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Novembro de 2013, 22:44:48
Depende o tipo de filmagem... se for segurar a câmera ma mão, uma coisa mais contínua, uma 24-105 é uma boa, bom estabilizador, bom range... se for pra situações mais planejadas, acho que até a barata 50 1.8 vai dar ótimos redultados, ou a 1.4

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2
Tecpix + motorola do guga


fisiowilliam

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
Resposta #4 Online: 06 de Novembro de 2013, 22:48:03
Vi algumas filmagens feita com a 24-105 f4, que ficaram muito boas, assim como uma filmagem estatica com a 50mm tb ficou bem legal!!!


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Novembro de 2013, 00:33:09
40mm f/2.8
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 07 de Novembro de 2013, 12:57:14
Na boa? o cara que quer dica sobre "qual lente é boa pra filmar" não tem que comprar uma câmera dessa pra filmar..
Uma handycam no meu modo de ver seria muito mais indicado..
« Última modificação: 07 de Novembro de 2013, 13:00:01 por Luciano.Queiroz »


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 07 de Novembro de 2013, 22:12:47
Na boa? o cara que quer dica sobre "qual lente é boa pra filmar" não tem que comprar uma câmera dessa pra filmar..
Uma handycam no meu modo de ver seria muito mais indicado..

Na boa? As pessoas compram o que acham melhor para o seu trabalho. E, no caso do "cara", ele tem mais de 100 alunos, interessados não apenas em teatro mas também em interpretação para cinema e televisão e, não por acaso, hoje muita gente usa DSLR para filmagens, com resultados surpreendemente bons. E o "cara" não precisa necessariamente conhecer profundamente equipamentos fotográficos para buscar o que é bom. Ele pode consultar pessoas próximas. E foi o que fez. Eu, no entanto, uso câmeras apenas para fotos, e decidi buscar ajuda no MF. E pelo o que sei, do trabalho do meu amigo, que hoje tem uma 60D, a nitidez e a qualidade das imagens ajudam bastante na hora de os alunos avaliarem seu desempenho, produzirem vídeos curtos e até pensarem em filmes. Melhorar a qualidade do que se faz é um pressuposto de quem busca a evolução e o desenvolvimento dos equipamentos é fundamental para isso.
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 08 de Novembro de 2013, 08:21:39
O pessoal do DigitalRev TV usa normalmente uma 24-105L, mas uma opção STM com a 70D seria ainda melhor.
JVc.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #9 Online: 08 de Novembro de 2013, 08:27:50
Você não entendeu.. o que eu disse é que ninguém aqui pode recomendar uma lente sem saber qual é o tipo de produção dele.. Como alguém pode recomendar uma lente fixa sem saber se ele vai filmar 1 aluno por vez ou 20 na mesma cena? Como recomendar uma 50, ou 85 ou 10mm se ninguém sabe a distância que ele tem pra filmagem?? isso é impossível e qualquer recomendação desse tipo é um chute no escuro. A 70D ainda melhorou a questão do foco automático, mas sem ter testado ainda acho que usar foco automático pra Teatro é quase impossível numa cena de movimento. Uma boa handycam controlaria muito melhor essa situação e seria muito melhor pra produção.

Quer uma recomendação de lente pra 70D? blz.. 16-35 f/2.8 + 24-70 f/2.8 + 70-200 f/2.8 ...

Continuo achando que se não sabe nem por onde começar, DSLR não é indicada pra filmar.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2013, 08:28:44 por Luciano.Queiroz »


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #10 Online: 08 de Novembro de 2013, 08:50:19
Acrescentando,

No caso de filmar uma cena estática como uma entrevista por exemplo, onde o alvo estará parado, qualquer lente vai servir...basta encontrar a distancia focal que precisa.

No caso de filmar em movimento, as lentes STM levam vantagem pelo silencio no foco...

Qualquer outra recomendação, precisaria de mais detalhes do que está querendo filmar exatamente....


Pedrinhomx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
Resposta #11 Online: 08 de Novembro de 2013, 09:08:31
Como DSLR não é indicada pra filmar?

Caraca, ainda tem gente que vive no passado. Qualidade das DSLR pra filmar é MARAVILHOSA. Por isso que vários estúdios que era famosinhos no RJ começaram a ficar pra trás, justamente por esse pensamento no passado. Enquanto outras se adaptaram e hoje fazem muito sucesso com suas câmeras "não indicadas" para filmagem.

Melhor conselho que alguém pode te dar: Procure um fórum DE FILMAGEM. Pq nos de fotografia, vai ler muita coisa do tipo, que além de ser informação incorreta, não agrega em nada.


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 08 de Novembro de 2013, 09:59:40
tem que ver o que ele vai filmar, como ele vai filmar e que tipo de plano ele quer pegar, DSLR exige muito mais da pessoa do que uma camcorder, pois tudo tem que ser previamente pensado, quanto as lentes, eu ficaria com lentes claras, a 50 1.8 eh excelente(no custo dela), tanto que já faz tempo que tenho a 60d e ela é minha única lente, mas pra teatro creio que seja muito fechada, então teria que conseguir uma mais aberta pra usar junto ou uma zoom 2.8.

eu pretendo ter ainda a tamron 17-50 2.8 e uma tokina 11-16

um monopé já ajuda bastante com o problema do VR.
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #13 Online: 08 de Novembro de 2013, 10:07:15
Como DSLR não é indicada pra filmar?

Caraca, ainda tem gente que vive no passado. Qualidade das DSLR pra filmar é MARAVILHOSA. Por isso que vários estúdios que era famosinhos no RJ começaram a ficar pra trás, justamente por esse pensamento no passado. Enquanto outras se adaptaram e hoje fazem muito sucesso com suas câmeras "não indicadas" para filmagem.

Melhor conselho que alguém pode te dar: Procure um fórum DE FILMAGEM. Pq nos de fotografia, vai ler muita coisa do tipo, que além de ser informação incorreta, não agrega em nada.

quem foi que disse que DSLR não é indicada pra filmar?


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #14 Online: 08 de Novembro de 2013, 10:21:36
Pessoal,

a questão é:

Citar
Tenho um amigo que está comprando uma 70D e veio me perguntar qual a melhor lente para produção de vídeo

Ele não quer saber qual câmera é boa pra video...ele está com uma 70D e quer saber qual lente é boa pra vídeo...os comentários estão indo pro caminho errado...