Autor Tópico: O poder da lente invertida  (Lida 4230 vezes)

Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 30 de Novembro de 2012, 00:16:20
Bem, cheguei em casa e tentei inverter a coisa na mão. Com as minhas G e ED foi impossível, não dá. Só consegui alguma coisa com a minha antiga nikkor 35-80mm AF da antiga analógica, que aceita setar a abertura manualmente.
Mas mesmo assim é bem ruim, fotometria é no chute, a imagem no visor fica MUITO ESCURA o que dificulta o foco, que já não é fácil segurando a lente e a câmera ao mesmo tempo.
Como brincadeira foi legal passar pelo desafio, mas é bem pouco prático e vou comprar meu tubo extensor mesmo.






vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #16 Online: 30 de Novembro de 2012, 00:59:42
Não acho que a fotometria seja no chute, pelo menos pra mim, não, tenho uma noção minima pra chegar bem proximo da exposição ideal, usando flash então, não tem nem o que pensar, é colocar velocidade 1/30, e deixar o flash fazer o resto...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 30 de Novembro de 2012, 01:10:35
Não acho que a fotometria seja no chute, pelo menos pra mim, não, tenho uma noção minima pra chegar bem proximo da exposição ideal, usando flash então, não tem nem o que pensar, é colocar velocidade 1/30, e deixar o flash fazer o resto...
Não acertei no ttl, encheu a paciência, mudei pra manual, botei em f8 e baixei a força do flash para quase o mínimo. Estourou e botei em f11 que é essa que está aí. Depois nem lembrei de ativar o ttl de novo hahahahha


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #18 Online: 30 de Novembro de 2012, 09:28:38
Eu sempre faço as fotos no manual, quando testei não tive nenhum problema com o flash, ele fica no TTL sempre, nem sei como destivar, eu só coloquei um "softbox" que eu fiz com uma caixinha pra suavizar a luz, e coloquei uma abertura bem fechada para dar mais profundidade de campo, velocidade acho que fiz em 1/30 ou 1/50 não me lembro, vou fazer um teste novamente e volto a postar pra vocês verem... segurando a lente na mão claro..
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Dougllas Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 30 de Novembro de 2012, 20:19:16
Bem, cheguei em casa e tentei inverter a coisa na mão. Com as minhas G e ED foi impossível, não dá. Só consegui alguma coisa com a minha antiga nikkor 35-80mm AF da antiga analógica, que aceita setar a abertura manualmente.
Mas mesmo assim é bem ruim, fotometria é no chute, a imagem no visor fica MUITO ESCURA o que dificulta o foco, que já não é fácil segurando a lente e a câmera ao mesmo tempo.
Como brincadeira foi legal passar pelo desafio, mas é bem pouco prático e vou comprar meu tubo extensor mesmo.

Carcarah,
Porque foi impossível com suas lentes G? vc mudou a abertura?
Veja o exemplo abaixo de como mudar a abertura na lente G
Usando um pedacinho de cotonete na trava da abertura vc mantém ela na medida certa algo como f/11.


Pra não ficar escuro use algum iluminador ou qualquer tipo de luz
Neste exemplo usei uma lanterna de mesa para iluminação
O objeto é um pequeno parafuso de 3mm
A lente estava em 18mm.






Usei as seguintes definições: Velocidade 1/100,  ISO 200 e se for usar no modo LiveView vc pode mudar a exposição para o máximo, no caso +5.0 que assim a tela fica bem mais clara.






E este é o resultado



É somente pra se ter uma ideia de como fica. Se fosse pra fazer essa foto mesmo, eu usaria outro fundo e até mesmo um empilhamento pra tirar o desfocado.
Espero ter ajudado... Abraço a todos!
« Última modificação: 30 de Novembro de 2012, 20:20:32 por Dougllas Oliveira »
Nikon D5200


chicao77

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é a arte de eternizar Momentos únicos !
Resposta #20 Online: 01 de Dezembro de 2012, 00:52:09
Valeu pela ajuda Douglas.

Vou arranjar esse ANEL Adaptador e ver como que fica. Vou pedir da Deal Extreme.

Alguém indica outro lugar que seja barato ?

Nois samu pobre mais onestuuu !




Dougllas Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 02 de Dezembro de 2012, 09:51:31
Valeu pela ajuda Douglas.

Vou arranjar esse ANEL Adaptador e ver como que fica. Vou pedir da Deal Extreme.

Alguém indica outro lugar que seja barato ?

Nois samu pobre mais onestuuu !

chicao77,
Se for usar a 100mm macro + a 50mm...
Veja qual é a medida da rosca de filtro da sua lente 100mm macro e da 50mm, se eu não estiver enganado, a 100mm macro a rosca é 58mm, e a 50mm a rosca é 52mm.
Já usei assim também, no Mercado Livre tem http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-442841272-anel-adaptador-rosca-macho-52mm-macho-58mm-_JM,  R$ 45,00
mas vale pesquisar um pouco e ver se acha um preço menor.  :ponder:
Só confirme primeiro a medida das lentes.
Abraço!
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2012, 09:52:34 por Dougllas Oliveira »
Nikon D5200


chicao77

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é a arte de eternizar Momentos únicos !
Resposta #22 Online: 02 de Dezembro de 2012, 12:09:36
Brasil é sacanagem mesmo.

No E-bay esses anéis são no máximo 2 US$ com frete grátis para o mundo inteiro (by HK-China)

Vou esperar e pedir um desses.

É um absurdo o que esses vendedores brasileiros querem ganhar em cima de produtos que não custam nada mas são mais difíceis de encontrar aqui no BR.

BRASIL - UM PAÍS DE TOLOS !


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #23 Online: 06 de Novembro de 2013, 16:24:39
Vou reabrir esse tópico pois minha dúvida é referente ao mesmo assunto...

Eu comprei um anel inversor pra minha 18-135mm STM. A principio a melhor situação seria com ela em 18mm? Eu fiz uns testes ontem e não gostei muito do resultado. Hoje pesquisando descobri o lance de usar o DOF preview pra fixar a abertura. Vou fazer uns testes de novo com f11 e luz externa...

Ainda estou receoso de fazer isso... embora vi que ninguém relatou ter tido problema com esse método...rs