Autor Tópico: Perdendo minha cliente...  (Lida 4474 vezes)

fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #45 Online: 05 de Novembro de 2013, 20:30:48
O ramo da fotografia de eventos é de venda de serviços. As fotos/DVD/álbum são apenas o resultado desse serviço, e não o produto que o fotógrafo deve vender. O cliente compra (e paga) antes de ver o resultado final. Pode até ver uma amostra do trabalho do fotógrafo, mas sem nenhuma garantia que o resultado sairá parecido, que as fotos sairão bem enquadradas e focadas, que os momentos mais importantes de um evento serão devidamente registrados etc.

Desta forma, o fotógrafo, além de precisar dominar a técnica e a arte da fotografia, precisa saber vender um serviço, uma promessa, um sonho (se preferirem de uma forma mais poética).

E como ele faz isso? Alguns imaginam que basta um portfólio de qualidade. Claro que não. Um portfólio precisa ser bem apresentado também. Se for em um website, precisa ser de bom gosto, fácil de navegar. Precisa ter informações de como o serviço é realizado, de como o fotógrafo pode ser contatado, enfim, precisa facilitar e passar confiança para o cliente (ou mais frequentemente, a cliente).

No contato pessoal, a apresentação é ainda mais importante. O profissional deve transmitir confiança e segurança, além de mostrar um trabalho primoroso. Deve lembrar que não está só apresentando seu trabalho, mas principalmente, vendendo seu serviço!

Os clientes não vão comprar o álbum, vão comprar VOCÊ! Vista-se bem, fale bem, receba o cliente em um lugar confortável e com decoração de bom gosto, e você já estará na frente do concorrente desleixado que poderia entregar um álbum tão bom quanto o seu.

Como fotógrafo profissional, qual seu maior patrimônio? Seu equipamento? Seu estúdio? Não, nada tão material. Seria seu conhecimento, seu talento, as horas e dias gastos em cursos, workshops e praticando por conta própria? Quase, faz parte mas ainda não é isso. Seu maior patrimônio é sua credibilidade. Que é o conjunto de qualidades percebidas pelo cliente que o farão escolher você em vez do concorrente. E dependendo do caso, que o farão aceitar pagar mais pelo seu serviço do que pagariam pelo do concorrente.

Por isso discordo respeitosamente do colega Lúzio. Acredito que por mais mal educado que seja o cliente (e alguns são estúpidos mesmo), tratando todos sempre com respeito e profissionalismo você sempre terá sua credibilidade em alta.

Pra finalizar, um ótimo vídeo para refletir sobre como criar valor para seu trabalho, pra começarmos bem a semana.
http://www.youtube.com/watch?v=hkPuY13VwIc

Abraços!

"Um cliente satisfeito fala bem de você para dez conhecidos. Um cliente insatisfeito fala mal de você para CEM conhecidos!" (fora facebook, ReclameAqui, etc.)
RafaZ


Perfeita colocação.

O profissional nunca vai poder falar isso para a cliente, mas que, devido ao contexto, ela está dando uma de estúpida, isso está!
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto