Autor Tópico: Contraste na T1i dúvida.  (Lida 1804 vezes)

Rushvz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Online: 06 de Novembro de 2013, 17:23:30
Pessoal, tem com aumentarmos o contraste das fotos na própria câmera?

Obs: Estou falando de contraste, não estou falando de brilho, exposição, abertura, ISO e nem configuração de cores, ok?

Percebo que sempre temos que retirar a tal "catarata" das fotos na edição e sempre dar contraste nelas. Nem sempre tem que dar brilho, mas sempre o bendito contraste é necessário.

Então gente, acho que isso não dá pra fazer mas como não custa nada perguntar, já foi!

É isso aí.


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #1 Online: 06 de Novembro de 2013, 23:03:51
Pessoal, tem com aumentarmos o contraste das fotos na própria câmera?
Então gente, acho que isso não dá pra fazer mas como não custa nada perguntar, já foi!
É isso aí.

Dá sim! Acesse o menu, vá em "Picture Style" ou "Estilo de Imagem". Então basta você criar um novo estilo ao seu gosto ou selecionar algum estili já pré definido pela Canon.

 :ok:


Rushvz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #2 Online: 07 de Novembro de 2013, 01:18:30
Opa padilhadim! Valeu!!!!!! Não fiz ainda mas já dei uma olhada. Engraçado é que eu já mudei esse estilo várias vezes mas não sabia que ele tinha variações customizadas hehe... cara valeu pela informação!!!

Abraços!


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 07 de Novembro de 2013, 09:33:44
Eu ACHO, que se fotografar em RAW e abrir as fotos no LR, vai tudo pro default.

Aquelas configurações só ficam armazenadas se tratar a foto no DPP.

Me corrijam se estiver errado.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 07 de Novembro de 2013, 09:45:40
Eu ACHO, que se fotografar em RAW e abrir as fotos no LR, vai tudo pro default.

Não sei não viu Mike, quando eu usava a 7D o RAW ficava bem "morto" quando abria no LR, mas o RAW da 6D, já abre muito próximo do que vejo no visor da câmera, nitidez então raramente preciso adicionar.


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #5 Online: 07 de Novembro de 2013, 09:45:40
Dá sim! Acesse o menu, vá em "Picture Style" ou "Estilo de Imagem". Então basta você criar um novo estilo ao seu gosto ou selecionar algum estili estilo já pré definido pela Canon.

 :ok:

Na real, todos os Picture Styles são moldáveis, e dá para mudar o contraste, saturação, tom e nitidez inclusive nos pré-definidos...

Dica: leia o manual. Pega o PDF em português, dá um CTRL+F (Localizar) e digita "contraste", que vai saltar aos olhos! Abraço.
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #6 Online: 07 de Novembro de 2013, 10:07:01
Não sei não viu Mike, quando eu usava a 7D o RAW ficava bem "morto" quando abria no LR, mas o RAW da 6D, já abre muito próximo do que vejo no visor da câmera, nitidez então raramente preciso adicionar.

Isso vai depender muito se foi criado um perfil de importação para esta determinada máquina...

Na minha outro dia eu deixei o style pra PB, no visor aparecia PB e achei legal a foto daquela maneira, quando importei no LR ficou colorida, e achei estranho... porque não fiz a foto pensando no colorido...

Se eu fosse fazer eventos acho que faria JPG+RAW e colocaria o JPG pra PB, porque aí você já fotometra a foto em PB que tem leves alterações com relação ao PB, e o RAW por ter mais latitude permite fazer os ajustes necessários... Seilá... é só uma linha de raciocínio... Mas já vi profissionais que trabalham assim, e inclusive usam os arquivos JPG em PB sem alteração alguma, direto da máquina... E estou falando de profissional estrangeiro, não nacional...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 07 de Novembro de 2013, 10:27:46
Isso vai depender muito se foi criado um perfil de importação para esta determinada máquina...

Se tiver é default, eu não criei.


 :D :D :D


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #8 Online: 07 de Novembro de 2013, 11:33:07
Mas você não mexeu nos perfis de jpg da 6d.... deve ser por isso...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #9 Online: 07 de Novembro de 2013, 12:15:43
Mas você não mexeu nos perfis de jpg da 6d.... deve ser por isso...

Até onde eu sei, apenas o DPP importa os perfis gerados pelas câmeras Canon. Ou to errado?


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 07 de Novembro de 2013, 16:03:08
Até onde eu sei, apenas o DPP importa os perfis gerados pelas câmeras Canon. Ou to errado?

O LR importa os perfis, mas não aplica a menos que você solicite de alguma forma, durante o tratamento ou automaticamente na importação.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #11 Online: 07 de Novembro de 2013, 16:31:17
Na realidade, os perfis mostrados no LR são gerados através de engenharia reversa e não são iguais aos da Canon. Apenas o DPP é capaz de ler o perfil que estava setado na câmera - e que fica registrado nos metadados do RAW - e aplicar este perfil automaticamente na foto, gerando um JPG a partir do RAW idêntico (ou quase isso) ao que seria gerado pela câmera se a foto fosse feita diretamente em JPG.

Se vc setar o mesmo perfil da cãmera no LR, terá algo que as vezes até é aproximado, mas muitas vezes é muito distante do perfil original. Além do que os dados de contraste, saturação, nitidez, etc.., estes não são importados pelo LR em nenhuma instância, ao contrário do DPP que consegue ler estes metadados embutidos no RAW e já seta de maneira automática na conversão.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 07 de Novembro de 2013, 16:44:25
Na realidade, os perfis mostrados no LR são gerados através de engenharia reversa e não são iguais aos da Canon.

Fui enganado! :D

Realmente achei que eram os perfis originais, importados, obrigado por esclarecer  :ok:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #13 Online: 07 de Novembro de 2013, 16:47:17


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 07 de Novembro de 2013, 16:49:37
:assobi:

Tradução: faltou pesquisar melhor antes de falar bobagem  :ponder:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!