Autor Tópico: Sensor sujo Canon 350D  (Lida 1771 vezes)

Daguin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
Online: 07 de Novembro de 2013, 18:46:34
Tenho uma Rebel XT/350D e reparei que quando tiro fotografias com f/9.0 ou mais fechado aparecem alguns pontos pretos na imagem, que imagino ser poeira no sensor. Quero limpá-lo, mas tenho medo de fazer besteira. Qual seria o procedimento nessa câmera? De equipamento para limpeza, tenho um soprador que uso para limpar o meu computador, chama Master Sux, que imagino que dê pra usar, e também tenho um kit bem velho de limpeza de câmeras, que tem uma espécie de um pincelzinho com um "treco de apertar" atrás, com os dizeres "blower brush". Imagino que esse pincel seja o mais apropriado para usar, mas tenho medo que por ser velho ele possa ter endurecido um pouco, a ponto de riscar o sensor. Mas pelo que senti ele ainda está relativamente conservado.
Outra coisa: como eu faço para deixar o espelho levantado? Pensei em fazer uma exposição de 30segundos e limpar correndo no meio tempo, mas deve ter algum jeito melhor  :D


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #1 Online: 07 de Novembro de 2013, 19:57:24
No menu há a opção "limpeza de sensor". Ela levanta o espelho e ele fica assim até desligar a câmera. Lembre de estar com a bateria totalmente carregada para não fechar enquanto estiver limpando.


Daguin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
Resposta #2 Online: 07 de Novembro de 2013, 21:06:00
No menu há a opção "limpeza de sensor". Ela levanta o espelho e ele fica assim até desligar a câmera. Lembre de estar com a bateria totalmente carregada para não fechar enquanto estiver limpando.
Achei, valeu!
E o Master Sux, posso usar sem medo?


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Novembro de 2013, 10:32:19
Nãu use. Esse aparelho joga um jato de ar no sensor, mas o problema nao é esse, ele tambem joga a sujeira que capta do ambiente e a que ja esta dentro dele na camera.

Use a bombinha ou um spray de ar comprimido.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #4 Online: 08 de Novembro de 2013, 10:34:13
Nãu use. Esse aparelho joga um jato de ar no sensor, mas o problema nao é esse, ele tambem joga a sujeira que capta do ambiente e a que ja esta dentro dele na camera.

Use a bombinha ou um spray de ar comprimido.
:ok:


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #5 Online: 08 de Novembro de 2013, 11:39:29
Esses dias depois de muito tempo resolvi limpar o sensor da minha 350D... a um tempo atrás inventei de querer limpar ele com uma caneta com ponta de carbono mas não rolou, acabou sujando mais, talvez na época eu não soube fazer corretamente... enfim, arrumei um "mini" compressor mas acho que era muito fraco, até deu uma limpada mas não foi 100%:

Antes:

Canon XT - f/20


Depois de usar o compressor:

Canon XT - f/20


Então resolvi limpar com um pincel que uma amiga me emprestou (antes que me perguntem não lembro marca e nem modelo, mas só fazer uma busca por Sensor Cleaning Brush que aparecerão diversos modelos), não senti dificuldade alguma pra fazer a limpeza e dessa vez sim melhorou bastante:

Canon XT - f/20


E uma foto feita depois do sensor limpo:

Canon XT + Sigma 8mm fisheye - f/16


Existem centenas de videos mostrando como se limpar um sensor, lembre-se que é sempre por sua conta em risco, caso não se sinta seguro em fazer a limpeza vale procurar um profissional para isso, nas lojas do centro de SP por exemplo costumam cobrar de R$ 30,00 a R$ 60,00 para fazer a limpeza do sensor  :ok:


WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Daguin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
Resposta #6 Online: 09 de Novembro de 2013, 11:00:36
Usei o MasterSux, a grande bolota de sujeira que aparecia nas fotos de f/9.0 pra baixo sumiu. Não sei se ficou perfeito, mas já resolveu!
Obrigado!