Autor Tópico: Toda fotografia é encenada? François Soulanges, Barthes...  (Lida 2907 vezes)

Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #15 Online: 08 de Novembro de 2013, 16:54:57





x2

lembrei desse filme tbém.
hauhsuhaus

 :snack: :snack: :snack:


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #16 Online: 10 de Novembro de 2013, 18:21:02
Bem interessante os pontos de vista apresentados por aqui. O intuito era este mesmo: gerar um desconforto e criar uma discussão. Muita coisa boa já foi dita no tópico, mas gostaria de deixar alguns trechos do livro Estética da fotografia, de Soulanges, que achei muito interessante:

"A relação fotografado/ o que fotografa não é neutra. Mais do que isso, ela não é controlável, porque o mais importante acontece no nível inconsciente...
Para todo fotógrafo ocorre um jogo dialético, na maioria das vezes inconsciente, entre seu ego, que visa a dominar e a prever, seu id,  que exprime maciçamente suas pulsões e suas tendências para com a exterioridade (e portanto, para com o fotografado e a fotografia), e seu superego, que é habilitado pela identificação problemática do fotógrafo com "grandes" fotógrafos, e portanto com regras e modelos estéticos, estilísticos ou técnico; todo fotógrafo é encenado e dirigido, atraído e paralisado por esses modelos, mesmo - e sobretudo - se quiser se distanciar deles."

Mais essa citação do Pete Turner, que acho bem parecido com o que o Lúzio postou:
"Fico constantemente surpreso de ver a quantidade de fotógrafos que se recusam a manipular a realidade, como se isso fosse um mal. Mudem a realidade! Se vocês não a encontram, inventem-na!"

 :ok:
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #17 Online: 10 de Novembro de 2013, 18:26:10
de modo geral tudo e preparado
começando pela mais simples composiçao,
ate a mais elaborada super produçao.
A sutileza da coisa pode levar a uma bela conversa sem fim...
« Última modificação: 10 de Novembro de 2013, 18:26:47 por agalons »


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #18 Online: 11 de Novembro de 2013, 09:26:26
Ao escolher e configurar o equipamento se inicia o processo de "manipulação".
Qualquer edição, mesmo que sutil, já é o olhar do fotógrafo se sobrepondo à realidade.
Um simples crop pode mudar completamente esta realidade.  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #19 Online: 11 de Novembro de 2013, 10:50:41
Olha uma frase que eu acabei de ler, de um fotógrafo que eu não conheço:

"A portrait is not a likeness. The moment an emotion or fact is transformed into a photograph it is no longer a fact but an opinion. There is no such thing as inaccuracy in a photograph. All photographs are accurate. None of them is the truth." - RICHARD AVEDON

"Um retrato não é uma semelhança*. No momento em que uma emoção ou um fato é transformado em uma fotografia, ele não é mais um fato, mas sim uma opinião. Não existe imprecisão na fotografia. Todas as fotografias são precisas. Nenhuma delas é a verdade."


*(não achei uma tradução literal para essa palavra, mas é algo no sentido de que não é uma cópia fiel da realidade)

;)


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #20 Online: 16 de Novembro de 2013, 09:42:33
Olha uma frase que eu acabei de ler, de um fotógrafo que eu não conheço:

"A portrait is not a likeness. The moment an emotion or fact is transformed into a photograph it is no longer a fact but an opinion. There is no such thing as inaccuracy in a photograph. All photographs are accurate. None of them is the truth." - RICHARD AVEDON

"Um retrato não é uma semelhança*. No momento em que uma emoção ou um fato é transformado em uma fotografia, ele não é mais um fato, mas sim uma opinião. Não existe imprecisão na fotografia. Todas as fotografias são precisas. Nenhuma delas é a verdade."


*(não achei uma tradução literal para essa palavra, mas é algo no sentido de que não é uma cópia fiel da realidade)

;)

 Esse menino Avedon, tem futuro!!!!! :ok:
abs.


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #21 Online: 16 de Novembro de 2013, 23:53:01
Fazia tempo que eu não via uma discussão tão boa aqui no forum. Vou reler o livro Estética da fotografia. Tem três anos que li. No geral acho ótimo falar sobre algo que não seja equipamentos ou técnicas! Que hoje acho superficial, a técnica tem que ser do domínio de quem se denomina fotógrafo, a preocupação com estética e outros assuntos ligados a arte e filosofia traz muito valor a fotografia.

[ ]s


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #22 Online: 17 de Novembro de 2013, 00:20:58
Fazia tempo que eu não via uma discussão tão boa aqui no forum. Vou reler o livro Estética da fotografia. Tem três anos que li. No geral acho ótimo falar sobre algo que não seja equipamentos ou técnicas! Que hoje acho superficial, a técnica tem que ser do domínio de quem se denomina fotógrafo, a preocupação com estética e outros assuntos ligados a arte e filosofia traz muito valor a fotografia.

[ ]s

 :ok: