Autor Tópico: Jóias e acessórios  (Lida 1146 vezes)

fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Online: 10 de Novembro de 2013, 22:49:39
Prezados,

   Pela primeira vez pegamos aqui no estúdio algumas jóias e acessórios femininos para fotografar. Foi complicado e gostoso, ao mesmo tempo, fazer. Principalmente porque fizemos em casa, no fim de semana, apenas com dois flashes de sapata - o resto foi isopor, tecido, cartolina. Sei que ainda há muito o que melhorar.
Abraços!







CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #1 Online: 10 de Novembro de 2013, 23:23:21
As fotos ficaram boas.

O fundo ficou legal, a luz de fundo funcionou bem.

A 1 ficou boa, mas precisa ainda de algum ajuste para das mais noção de 3D. Acho que foi a posição do objeto.

Na 2 não achei que a superfície com reflexo (base da mesa) foi a melhor escolha, ficou confusa a foto.

Se tiver escrito alguma besteira, desconsidere, fotografo só por hobby (tenho curiosidade em fotografar still, mas só li a respeito, ainda não tentei).
« Última modificação: 10 de Novembro de 2013, 23:23:58 por CristianoSoares »


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #2 Online: 10 de Novembro de 2013, 23:49:47
As fotos ficaram boas.

O fundo ficou legal, a luz de fundo funcionou bem.

A 1 ficou boa, mas precisa ainda de algum ajuste para das mais noção de 3D. Acho que foi a posição do objeto.

Na 2 não achei que a superfície com reflexo (base da mesa) foi a melhor escolha, ficou confusa a foto.

Se tiver escrito alguma besteira, desconsidere, fotografo só por hobby (tenho curiosidade em fotografar still, mas só li a respeito, ainda não tentei).
Obrigadaço, Cristiano! Sim, da primeira foto essa é a que gosto mais por causa do grafismo, mas tens toda a razão e, por isso, a cliente recebeu outra com a "boca" do bracelete um pouco voltada para frente. Ela dá, realmente, noção melhor do que é o objeto. Quanto à segunda, nem pensei em fazer sem o reflexo - aliás, foram feitas todas de uma vez, mudando o mínimo possível, para dar unidade ao catálogo. De qualquer forma, é uma observação interessante e vou tentar, nas próximas oportunidades, fazer versões sem o reflexo. Pode ser que, realmente, funcionem melhor.

Nessa área sou, certamente, mais noob que tu. Valeu!
« Última modificação: 10 de Novembro de 2013, 23:52:54 por fernandomaues »


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #3 Online: 11 de Novembro de 2013, 00:06:15
Muito bom!

Na foto 3: se voce tentasse incluir UMA novidade só, ficaria mais homogêneo... Me refiro à area de desfoque e ao corte no reflexo na parte de baixo da imagem, as duas coisas na mesma foto...

Gostei muito, resultados que excedem em muito teus recursos de studio, e mesmo assim bem adequados ao tipo de produto,

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #4 Online: 11 de Novembro de 2013, 08:05:35
Muito bom!

Na foto 3: se voce tentasse incluir UMA novidade só, ficaria mais homogêneo... Me refiro à area de desfoque e ao corte no reflexo na parte de baixo da imagem, as duas coisas na mesma foto...
[]s,
RSalles
:ok:, RSalles! Não tinha me dado conta desse "exagero" de novidades. Tens razão. Vou pensar mais nisso na próxima tentativa.


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Novembro de 2013, 09:14:24
Belas fotos.

De fato também penso que tens que trabalhar a questão do reflexo. Nas duas últimas ele ficou muito 'evidente' causando um certa confusão. Fazer um corte, usar uma superfície menos reflexiva, desfocar no pós (essa seria minha última opção) poderia ajudar. A 1 só precisou de um pouco de volume, como disse o Cristiano.

Na iluminação acho que não se deve mexer, pois acertou o ponto!!! O fundo também achei apropriado, ressaltou a beleza das jóias  :ok:

Pode dizer qual lente usou?

''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #6 Online: 11 de Novembro de 2013, 14:48:27
Prezados, muito obrigado pelas observações. Fica claro que o reflexo muito marcado foi o ponto mais fraco das imagens. Vou repensar isso.

Quanto ao equipamento, usei a 6D com uma 100mm 2.8 macro (a de pobre, sem IS nem red ring.. hehe).

O esquema de luz foi o seguinte: só tinha dois flashes de sapata em casa e um ia ficar para o fundo; para ter uma luz suave e sem highlights muito pronunciadas, o jeito foi iluminar de trás, como se fosse uma luz de cabelo, e colocar dois rebatedores (duas placas de isopor) na frente, em forma de cunha, deixando só o espaço para passar a lente. O esquema é mais ou menos o que vai abaixo, só observando que as duas tapadeiras são, na verdade, as placas de isopor:


LightingSetup por Fernando Maués, no Flickr

Ah, aqui vai a foto do bracelete em outro ângulo:

marcileneWeb-02 por Fernando Maués, no Flickr

Mais uma vez, obrigado pelos comentários!