Autor Tópico: Juventude adormecida.  (Lida 3650 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #15 Online: 14 de Novembro de 2013, 16:05:53
Falo mais de colegas e colegas de colegas do que amigos de fato. Mas tb nao estou falando de pessoas que ficam o tempo todo no celular. Esses dai eu nem sei mais por onde andam e o que fazem. Nossas propostas de vida nem sao compativeis.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #16 Online: 14 de Novembro de 2013, 16:10:31
Mas de qualquer forma, tenho sentido o aumento no uso desses brinquedinhos mesmo por aqueles que antes nao usavam tanto.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #17 Online: 14 de Novembro de 2013, 18:15:25
Outro dia fotografei uma celebridade que foi contratado por uma grande empresa para dar uma seção de autografo e fotografar com os fãs, como era um evento fechado para empresários não tinha muvuca, a celebridade não soltava o celular, as vezes os fãs que chegavam e tinham que chama-lo, pois ele se encontrava de cabeça baixa, interagindo com o aparelho.


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #18 Online: 14 de Novembro de 2013, 22:37:04
Algumas situações me incomodam, chego a não acreditar que estão acontecendo.

Embarque em Congonhas, superlotado, tudo atrasado, numa sexta à noite. Grupos de 2 ou 3 amigos(as) que simplesmente passam o tempo todo fuçando em seus aparelhinhos, praticamente sem conversarem entre si. Às vezes se encontram famílias inteiras, pais e filhos, todos nos aparelhinhos. Ninguém se fala.

Shopping Centers, que raramente frequento já a algum tempo, com a molecada andando sem olhar nem onde pisam, por causa dos aparelhinhos. E jovens, cada vez mais jovens, grudados nos aparelhinhos. É até engraçado, não fosse tão triste, observar o clima zumbilândia deles andando de um lado para o outro.

Lamentável saber que contra esta onda não há o que se fazer.

Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #19 Online: 14 de Novembro de 2013, 23:04:30
Realmente, essas novas tecnologias de comunicação como Facebook e smartphones aproximam que está longe, mas afastam quem está perto, e me parece que as relações entre as pessoas têm sido bastante afetadas negativamente com isso.
Nas redes sociais é comum vermos pessoas com 500 amigos, 1000 amigos... mas quantas pessoas dentro desses enormes montantes nos são realmente próximas? Acho também que o contato humano é algo insubstituível nas relações entre as pessoas, porém isso parece estar ficando em segundo plano com o advento das novas tecnologias. E o resultado não poderia ser outro: Pessoas cada vez mais superficiais, infelizes e depressivas (mas com a lista de "amigos" cheia).

No mais:



RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #20 Online: 15 de Novembro de 2013, 01:05:59
Gente, sério, nem sou usuário assíduo de smartphones, memso porque já estou mais perto dos 40 do que dos 30, mas vocês estão parecendo meus bisavós falando da juventude que andava por aí com suas histórias em quadrinhos, depois com a TV, depois com um walkman no ouvido escutando um house no seu Philips Moving Sound.
http://www.youtube.com/watch?v=sXQ6GpqdjZw

No final deu tudo certo, os alienados sempre serão alienados, não importa a tecnologia, e o resto uma hora se endireita.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #21 Online: 15 de Novembro de 2013, 03:34:01
Tenho notado cada vez mais entre meus grupos de amigos a distracao com esses brinquedinhos. Ha algum tempo decidi nao mais usar celular pessoal. Acabei virandoum alienigena. Alguns amigos ate pegaram o numero de um orelhao aqui em frente de casa. Ai quando abri a minha empresa e tive que ter um telefone, meus contatos pessoais acabam ligando pra esse numero. Quando digo que nao tenho telefone todos me olham com uma cara esquisita. Acho que a minha vida ate melhorou sem o uso do telefone. Agora eh o tal do whatsapp que demorei pra saber o que era exatamente. Acho interessante como as pessoas falam dessas novidades como se fosse A DESCOBERTA do seculo, e ai com o tempo voce percebe que eh apenas  mais do mesmo. Ainda me encanto mais  com algumas coisas mais antigas como o cheiro de um bom livro. E olha que eu fui criado nessa era digital.

Uma boa decisão, mas isso me deixaria transtornadop por uma coisa: emergências. Pense nisso.

Uma das melhores coisas que eu fiz ultimamente foi sair do facebook e de todos os grupos do whatsapp.
Qndo saio com a família: desligo o 3g.
O meu cell tem uma função bacana: restrição de chamadas. Em boa parte do tempo ela fica ativada e o cell só toca se for a patroa ou a minha mãe ligando.

Minha vida ficou MUITO melhor.
« Última modificação: 15 de Novembro de 2013, 03:35:04 por Palmeida »
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #22 Online: 15 de Novembro de 2013, 03:40:23
Gente, sério, nem sou usuário assíduo de smartphones, memso porque já estou mais perto dos 40 do que dos 30, mas vocês estão parecendo meus bisavós falando da juventude que andava por aí com suas histórias em quadrinhos, depois com a TV, depois com um walkman no ouvido escutando um house no seu Philips Moving Sound.
http://www.youtube.com/watch?v=sXQ6GpqdjZw

No final deu tudo certo, os alienados sempre serão alienados, não importa a tecnologia, e o resto uma hora se endireita.

Não é bem assim. A tecnologia prende muito mais hoje. Walkmans eram bacanas mas as pilhas dele não duravam muito e naquela época não eram recarregáveis. Qndo a moçada se reunia era pra jogar "detetive", banco imobiliário que seja. Havia interação. Dificilmente no barzinho alguém ficava lendo gibis ou escutando walkman.
Está muito PIOR.

Eu era bastante conectado, hoje valorizo BEM mais o mundo real.
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #23 Online: 15 de Novembro de 2013, 05:54:48
Eu acho que problema similar ja existia antes das tecnologias moveis. Mas as pessoas resoveram sismar com as tecnologias.

Por exemplo, quando vc sai com um grupo de amigos e uma ou duas mulheres ficam olhando vitrines e entrando em loja para ver produtos e experimentar roupas, deixando o resto da galera de molho esperando.

Ou quando um grupo de amigos divide em duas panelinhas, a dos homens e a das mulheres. Onde os homens so conversam entre eles a as mulheres so entre elas.

Ou pior, quando um grupo de homens comeca a falar de assunto de homens (futebol, academia, videogame) e deixa a unica mulher do grupo no stand by. Como tambem o oposto, um grupo de mulheres falando sobre os relacionamentos delas, vestidos e menstruacao quando o unico homem do grupo fica ali com cara de paisagem.

Tais comportamentos deselegantes e muitos outros sempre me incomodaram quando eu morava em Sao Paulo. Algo que a maioria das pessoas pareciam nao se importar mas que eu considerava muita falta de educacao.

Eu acredito que os celulares e tablets nao sao diferentes, mas no lugar da pessoa fazer panela ou te escluir com algo que esta ali entre eles, estao fazendo o mesmo com algo que esta virtual.


Realmente, essas novas tecnologias de comunicação como Facebook e smartphones aproximam que está longe, mas afastam quem está perto, e me parece que as relações entre as pessoas têm sido bastante afetadas negativamente com isso.
Nas redes sociais é comum vermos pessoas com 500 amigos, 1000 amigos... mas quantas pessoas dentro desses enormes montantes nos são realmente próximas? Acho também que o contato humano é algo insubstituível nas relações entre as pessoas, porém isso parece estar ficando em segundo plano com o advento das novas tecnologias. E o resultado não poderia ser outro: Pessoas cada vez mais superficiais, infelizes e depressivas (mas com a lista de "amigos" cheia).

Como eu tinha dito antes. Eu nao acho que essas tecnologias fazem as pessoas mais infelizes, mais superficiais e depressivas. Eu acho que essas tecnologias apenas evidenciam essas caracteristicas que antes nao estavam tao na cara.

Pelo o que eu percebo eh que quanto menos certo gripo de pessoas gostam realmente gostam do que estao fazendo, do papo com os amigos, da compania e da atividade em questao, mais o que estiver alem e for mais interessante a pessoa ela vai se apegar. E o celular esta cheio de opcoes para fugir e achar algo que considera mais interessante do que a atividade que estao fazendo e as companias. A diferenca eh que como antes nao tinham tais apetrechos essas pessoas nao tinham opcao a nao ser ficar falando baboseiras e idiotices, e ficar aturando aquela compania "mais ou menos" so para sair da rotina.

Quem realmente esta gostando da compania, da conversa e da atividade acaba nem lembrando de encostar no celular, tablet, etc.

O exemplo que o Dellano deu eh perfeito. Para uma celebridade eh um saco ficar preso em um evento dando atencao para fans e posando para fotos. Se ela pudesse ela sairia correndo dali, mas como nao pode ela procura escapar pelo celular se entretendo com algo que a faca aproveitar e curtir mais o tempo dela.

Eh aquela velha historia. Se vc nao consegue parar de comer chocolate isso nao significa que o chocolate seja o problema e muito menos que vc deva abolir o chocolate de sua dieta. Eh mais provavel que vc apenas esteja usando o chocolate para compensar o dia amargo no seu trabalho, o stress no transito, etc. O que deve ser cortado eh o stress e a rotina sem gosto e nao o chocolate. Faca algo gostoso que logo vc esquece do chocolate. :D
« Última modificação: 15 de Novembro de 2013, 06:06:26 por C R O I X »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #24 Online: 15 de Novembro de 2013, 06:01:10
Gente, sério, nem sou usuário assíduo de smartphones, memso porque já estou mais perto dos 40 do que dos 30, mas vocês estão parecendo meus bisavós falando da juventude que andava por aí com suas histórias em quadrinhos, depois com a TV, depois com um walkman no ouvido escutando um house no seu Philips Moving Sound.
http://www.youtube.com/watch?v=sXQ6GpqdjZw

No final deu tudo certo, os alienados sempre serão alienados, não importa a tecnologia, e o resto uma hora se endireita.
Exatamente. Quando eramos mais novos e nossos avos ficavam rebujentos falando do nosso walkman, os avos deles estavam falando o mesmo da TV. E nos seremos os mesmos falando dos celulares de nossos filhos e netos.


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #25 Online: 15 de Novembro de 2013, 06:05:41
Fala sério croix. Hj tá muito PIOR.
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #26 Online: 15 de Novembro de 2013, 06:20:39
Fala sério croix. Hj tá muito PIOR.
Sim, hoje tem mais adeptos. Antes a internet era atividade de geek e hoje eh atividade de quem procura distracao. Da mesma forma que antes tinham aqueles que nao titavam o fone de ouvido da cabeca, estudavam com ele, trabalhavam com ele, conversavam com outras pessoas ouvindo musica e jogavam jogos com os amigos com ele tambem.

E tambem sempre tiveram aqueles que nunca conseguiram largar a TV. Pode ver que na maioria das familias brasileiras tem uma TV na Sala e a decoracao planejada estrategicamente para que todos, onde quer que sentam, olhe para a TV. E a maioria das familias recebem visitas com a TV ligada, batem papo com a TV ligada, jogam jogos com a TV ligada, comemoram Natal, Ano novo e aniversarios com a TV ligada, etc.

A diferenca eh que vc nao consegue conversar com outra pessoas pela TV e nem pelo walkman. mas pelo celular vc consegue. Entao, quando o assunto abaca ou a compania ja nao esta boa, basta olhar para a TV e matar o tempo comentando o que ve na TV. Ou basta ficar ali ouvindo a musica com o fone de ouvido no volume alto. Ja com o celular vc procura papos, pessoas e atividades mais interessantes do que a pessoa que esta do seu lado. Mas todas essas tecnologias sao excludentes e distraem as pessoas da realidade. E quando nao tem tais tecnologias a mao as pessoas comecam a falar abobrinhas paa se entreterem e matar o tempo, tirar sarro de outras pessoas, contar vantagem, contar mentiras, etc. Sao as mesmas pessoas que quando tem uma TV, radio ou celular voltam a atencao para esses aparelhos como forma de buscar algo melhor do que a pessoa do lado sem assunto ou sem interesse real. As demais pessoas, quando nao estao interessadas no momento e nas pessoas verdadeiramente simplesmente vao embora.

Tambem nao podemos pensar que a realidade entre a sua vizinhanca, cidade e cultura seja a mesma do que em outra. Por mais que seja uma tecnologia que todos carregam no bolso hoje em dia, isso nao significa em tal comportamento deselegante e excludente seja tao generalizado, ou pelo menos tao ruim e profundo, quanto onde vc mora. Eu ja morei em cidades onde era realmente um problema onde ninguem tirava o olho do celular e em outras onde todos carregam no bolso mas poucas deixam de te dar atencao por causa do celular.
« Última modificação: 15 de Novembro de 2013, 06:28:38 por C R O I X »


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #27 Online: 15 de Novembro de 2013, 12:10:44
Fala sério croix. Hj tá muito PIOR.

Muitas vezes pior :ok: 
Não há comparação e não sou avô e nem bisavô de ninguém. Tenho 45 anos e a feliz tarefa de educar 3 filhos com 22, 19 e 14 anos. Neste aspecto somente o de 19 me frusta, pois parece um Zumbi com os tecladinhos.:no:

O último aparelho dito descente que tive foi a uns 5 ou 6 anos, de lá para cá somente os básicos mesmo. Por causa de minha atividade profissional sempre tenho 2 ou 3 linhas e ficam ligadas full time mesmo. Só atendo o que precisa ser resolvido e não perco uma conversa para fuçar em internet na rua.
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #28 Online: 15 de Novembro de 2013, 12:41:51
Vcs falando de celulares... Minha mae me contou que uma tia minha tomou os livros da filha dela pq ela nao saia do quarto durante o dia e nao dormia a noite. So ficava lendo. Assim ela restringiu a leitura para a filha. Agora que ela saiu da frente do livros ela nao sai da frente da TV junto com a mae.

Teve uma epoca que eu fui morar com meus avos pq estava trabalhando com eles. Eles sao do tipo que nao saem da frente da TV. O meu avo ficava incomodado pq eu ficava no final do dia assistindo TV com eles. Ele dizia que eu nao estava sendo social e desconfiou que eu estava evitando eles. Mas na verdade eu so queria ler meus livros, ouvir minhas musicas e conversar com meus amigos.

Meu pai, quando nao esta trabalhando fica o dia todo no bar, ou no quital de casa bebendo, comendo, lendo jornal e ouvindo musica. Um dia eu e meu irmao falavamos para ele que ele nao so ficava naquilo e que isso nao era bom. E ele dizia que nos so ficavamos jogando e que isso nao era bom. Mas na verdade so nao eh bom para quem nao participa. Ficar o dia todo sem fazer nada as vezes eh bom como muitas vezes que me tranquei no meu quarto so para ter um dia sem fazer nada, enquanto que todo mundo dizia que eu estava sendo alti social e que os jovens de hoje sao assim mesmo (detalhe que eu nao tinha video game e nem computador no quarto).

Não há comparação e não sou avô e nem bisavô de ninguém. Tenho 45 anos e a feliz tarefa de educar 3 filhos com 22, 19 e 14 anos. Neste aspecto somente o de 19 me frusta, pois parece um Zumbi com os tecladinhos.:no:

Ja experimentou jogar e participar com ele no teclado?

Meu pai falava a mesma coisa ate que um dia ele jogou o dia todo comigo e meu irmao e tivemos um otimo dia juntos. Por isso, da mesma forma que vc se juntou aos seus pais para passar o final do dia vendo TV juntos, junte-se aos seus filhos e demais amigos a passarem o final do dia batendo papo, jogando, assistindo videos, etc na internet.

Pode ser que aqueles que estao se distanciando sejam justamente os que menos se adaptam as mudancas. No meu caso, eu fiz muitas novas amizades e me aproximei de muitas outras pessoas gracas a internet, celular, etc.

Se seu filho nao largasse os livros vc tambem diria o mesmo?
« Última modificação: 15 de Novembro de 2013, 12:44:07 por C R O I X »


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #29 Online: 15 de Novembro de 2013, 12:59:41

Ja experimentou jogar e participar com ele no teclado?

Cara, já jogamos, brincamos e brigamos muito nos Nitendo, PS2 e PS3. Saía porrada mesmo. Call of Duty, todos todos....Neste ponto sempre participei muito. Sou contra os dispositivos móveis sendo utilizados em excesso, nas horas boas de convivência, passear, comer uma pizza etc...
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI