Autor Tópico: Juventude adormecida.  (Lida 3597 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 11 de Novembro de 2013, 09:16:13
Tenho notado o adormecimento da juventude, (e de muitos adultos), com seus "apetrechos telefônicos".

Quanto mais tecnologia embarcada nesses aparelhos, maior é distração das pessoas com eles, os jovens nas ruas, nem sabem o que acontece ao seu lado, mexem em seus aparelhos como se estivessem hipnotizados.

Esses tecnologia parece ter um enorme poder de manipulação da juventude

Será ela o "Pão e Circo" dos tempos modernos?


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #1 Online: 11 de Novembro de 2013, 09:32:58
É impressionante o quanto a tecnologia é capaz de encurtar distâncias e ao mesmo tempo aumenta-la.
Nota-se pessoas lado a lado sem olharem uma pra outra mas "hipnotizadas" como vc disse, mergulhadas no mundo virtual e até compartilhando ou trocando idéias ( na maioria das vezes bem inúteis, é verdade ).

O individualismo nunca esteve tão forte e a tendência é crescer cada vez mais.

E o mundo transmite uma mensagem de que se vc não está participando disso vc está "fora", está errado.

Realmente o meio de manipulação parece estar migrando da tv para a internet. Pão e circo on line.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #2 Online: 11 de Novembro de 2013, 09:47:07
Já pensei assim também mas hoje acho que é tudo uma questão de adaptação de nós velhinhos das gerações passadas. Quando eu era criança, no século passado, falava-se muito da TV, que era emburrecedora, que alienava e manipulava... E realmente pode ser isso mesmo, tudo depende da criação, da família, do ambiente em que uma criança ou adolescente vive.

Com os smartphones e assemelhados deve acontecer o mesmo, a alienação depende muito mais do contexto em que a pessoa está envolvida do que da tecnologia. No tempo do meu avô, nascido na década de 30, eram as histórias em quadrinhos e os filmes de cauboi os vilões da vez.
Acho que no fim todos se adaptam, e os jovens de hoje, quando chegar sua vez de fazer o mundo girar, vão dar conta do recado.. E depois que nós, os dinossauros digitais, morrermos, ninguém nem vai achar estranho o implante cerebral da Vivo com pacote de torpedos mentais ilimitados a 300 reais por dia, só paga no dia em que usar (sim a inflação vai continuar sendo um problema).
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Novembro de 2013, 10:29:14
eu só acho que se a pessoa teria um infarto ou passaria mal, se ficasse um dia sem o celular ou o computador, ai ela precisa procurar tratamento.

a internet é um mundo vasto cheio de conteúdo que agrega e muito as pessoas, infelizmente esse conteúdo não esta naquela barra de rolagem do facebook onde as pessoas perdem horas e horas girando o scroll do mouse e curtindo fotos imbecis.
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #4 Online: 11 de Novembro de 2013, 13:28:57
Me lembrou disso:



« Última modificação: 11 de Novembro de 2013, 13:33:23 por C R O I X »


Marcelo FujiFilm2800HD

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Novembro de 2013, 14:00:34
Concordo com vcs!!
as crianças de hoje talvez não conhecerão o que eram as famosas brincadeiras nossas como: Pique tá, pique pega, pega ladrão, e por vai....saudades deste tempo.
Como pessoa a internet mais atrapalhou que ajudou. :(
FUJI FILM S2800 HD
MARCELO ROSA


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #6 Online: 11 de Novembro de 2013, 14:16:40
Tudo o que as pessoas querem eh interacao umas com as outras e pela internet as pessoas se sentem mais a vontade de se expressarem, mostrarem quem sao, dividir opinioes e falarem coisas atoas.

Eu acho que a internet nao eh problema nenhum. O problema sao as pessoas no convivio social real, que existe alguma coisa de errado em que as pessoas encontram refugio na internet.

Eu mesmo me encontro apegado mais a comunidades na internet quando tenho menos experiencias boas e interessantes no dia a dia, principalmente com outras pessoas e hoje alguns dias a internet eh ideal para preencher essa lacuna, de falar e ler sobre assuntos que me interessam, de saber como meus amigos distantes estao, de ver algumas piadas, etc.

Tinha uma epoca que curtia muito mais os meus dias com meus colegas de trabalho e amigos nas horas vagas que eu so entrava na internet 1 ou duas vezes por semana para ler meus emails.

Na verdade nao eh so a internet, mas a TV, esportes e demais entretenimentos. Sao meios de fuga de pessoas que se sentem presas em suas realidades rotineiras. So um meio de fuga do real problema.

Pense nisso a proxima vez que vc se negar a bater um papo casual com um estranho so pq vc nao o conhece.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2013, 14:18:32 por C R O I X »


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 11 de Novembro de 2013, 15:38:41
Faço parte dessa juventude que está sempre com o celular e sempre checando as redes sociais, porém fiz parte do grupo de crianças que brincava com os amiguinhos na rua.

De um modo bem geral, posso dizer que as duas situações tem seu lado bom e seu lado ruim e posso dizer também que tudo em excesso "faz mal". Mas acho que tudo isso é uma coisa inevitável, as coisas mudam constantemente, principalmente a tecnologia. Antes você não tinha internet e pra conversar com um amigo, você tinha que ir até a casa dele, era comum você se relacionar com menos pessoas e ter menos amigos, hoje em dia você só precisar de 5 minutos pra falar com "n" amigos, às vezes até ao mesmo tempo porque você tem um grupo com todos no WhatsApp.
Eu costumo dizer que a tecnologia te aproxima de pessoas que estão longe e te afasta de quem está perto.

Os tempos de redes sociais criou um bando de criança babaca, que finge ser o que não são simplesmente por estarem na internet, e na internet tudo é fácil, mas também criou pessoas que eram tímidas para conseguirem se expressar para os outros e a internet facilitou isso.

Enfim, assim como qualquer situação existem casos e casos. A internet quando é bem usada, se torna uma das melhores e mais fascinantes coisas do mundo, mas como tudo, é preciso ter moderação. Eu adoro me comunicar com as pessoas pelo WhatsApp, Facebook e até Twitter, mas não dispenso uma volta por aí, um encontro com amigos e etc.  :ok:


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #8 Online: 11 de Novembro de 2013, 15:56:51
Eu costumo dizer que a tecnologia te aproxima de pessoas que estão longe e te afasta de quem está perto.

Os tempos de redes sociais criou um bando de criança babaca, que finge ser o que não são simplesmente por estarem na internet, e na internet tudo é fácil, mas também criou pessoas que eram tímidas para conseguirem se expressar para os outros e a internet facilitou isso.

  :ok:


Aqui vc falou tudo, esse é o mundo de hj...


Diego Gin

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 365
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 11 de Novembro de 2013, 17:01:38
Minha pretensão é viver em um país que não esteja imerso nessa tendência, onde a cultura e e o prazer da vivência prevaleçam, existe?


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #10 Online: 11 de Novembro de 2013, 17:10:31
Minha pretensão é viver em um país que não esteja imerso nessa tendência, onde a cultura e e o prazer da vivência prevaleçam, existe?

vários países na africa e alguns na asia...o resto do mundo tá dominado pela tecnologia... :aua:


Welbi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • 摄影就是把目标,头脑,眼睛和心放在同一条线上。
Resposta #11 Online: 13 de Novembro de 2013, 13:45:31
Um conhecido de amiga de uma amigo ouviu dizer que essas "tecnologias" desenvolvem um interação entre os neurotransmissores que combinados geram um novo neurotransmissor chamado "zumbicortina" e esse é responsável por essa onda de zumbis que tem por ai!  :eek: :eek: :eek: :eek:

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

todo cuidado é pouco ! :ok:
« Última modificação: 13 de Novembro de 2013, 13:46:07 por Welbi »
É por essas e outras que eu não troco a minha Pinhole feita da caixa de sapato (Berluti Rapiécés Reprisés) do meu avó, por nada ! Hahaha!
我可以排一张你的照片吗?
我可以跟你合照吗?
你可以帮我(们)拍张照片吗?


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #12 Online: 14 de Novembro de 2013, 15:44:17
Tenho notado cada vez mais entre meus grupos de amigos a distracao com esses brinquedinhos. Ha algum tempo decidi nao mais usar celular pessoal. Acabei virandoum alienigena. Alguns amigos ate pegaram o numero de um orelhao aqui em frente de casa. Ai quando abri a minha empresa e tive que ter um telefone, meus contatos pessoais acabam ligando pra esse numero. Quando digo que nao tenho telefone todos me olham com uma cara esquisita. Acho que a minha vida ate melhorou sem o uso do telefone. Agora eh o tal do whatsapp que demorei pra saber o que era exatamente. Acho interessante como as pessoas falam dessas novidades como se fosse A DESCOBERTA do seculo, e ai com o tempo voce percebe que eh apenas  mais do mesmo. Ainda me encanto mais  com algumas coisas mais antigas como o cheiro de um bom livro. E olha que eu fui criado nessa era digital.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #13 Online: 14 de Novembro de 2013, 15:47:25
Mas eh isso ai. Tambem nao sou nenhum idoso nostalgico que fica reclamando dos novos tempos. So nao gosto de me sentir julgado por nao acompanhar a fundo essa nova era. Cada  um que faca as escolhas que lhe convem.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2013, 15:47:54 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #14 Online: 14 de Novembro de 2013, 15:57:12
Eu uso bastante tecnologias novas e me ajuda muito a encontrar pessoas, encontrar lugares, saber de mudancas na ultima hora, manter contatos distantes, ficar sabendo a tempo de encontros e estao para acontecer.

O que eu nao faco eh ficar apegado e usando tais coisas quando estou na compania de outras pessoas. Como tambem as pessoas que eu conheco nao ficam fucando no celular, tablet, etc quando eu estou na compania delas. Entre meu grupo de amigos e conhecidos, quando estamos na compania de alguem eh falta de educacao nao dar atencao a elas. E como qualquer pessoa que nos desrespeita com qualquer coisa nos nos afastamos. Seja ficar olhando aplicativos no celular quando conversamos, seja ficar falando grosserias em horas desapropriadas, seja desrespeitando o espaco alheio, etc.

Quando eu vejo pessoas reclamando sobre amigos que fica no celular quando estao em uma mesa de restaurante, etc. Eu pergunto pq vc tem amigos que nao te respeitam?

Eu acredito que amizade seja justamente a compreencao e respeito em comum que fazem as pessoas gostarem da compania umas das outras. Se nao, para que a amizade?
« Última modificação: 14 de Novembro de 2013, 15:58:28 por C R O I X »