Autor Tópico: Modelos para ensaios sensuais. Difícil encontrar? Preço?  (Lida 17919 vezes)

Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Online: 11 de Novembro de 2013, 10:52:36
Estive falando com uma prima e comentei com ela da possibilidade dela fazer este tipo de serviço (posar como modelo). Ela tem um corpo bonito, branca, boa altura e seios médios para pequenos. Realmente um corpo bonito e q renderia ótimas fotos sensuais.
Acontece q não sei como funciona este mercado. não tenho a menor ideia de Preço, locais onde ela deve oferecer o serviço, oferta no mercado e coisa do tipo.
Já cansei de ver nos fóruns pessoas querendo fazer ensaios sensuais artísticos e q tem dificuldade de encontrar modelos, bem como pintores..
Alguem sabe algo a respeito deste assunto?
Mesmo q não seja do Rio de janeiro uma opinião a respeito seria legal.
Mas se alguem souber algo do Rio de Janeiro especificamente, seria melhor.
Aqui no fórum alguem já teve interesse neste tipo de serviço? Quais as dificuldades? Modelos bonitas ou (perdão) "baranguinhas"?
Por favor, o assunto é sério. Nenhuma relação com prostituição ou sacanagem. Coisa profissional e artística.
Grato por qualquer ajuda :ok:
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #1 Online: 11 de Novembro de 2013, 12:14:40
Existem varias possibilidades.

Procura em agencias de modelos que tambem ofereca modelos para ensaios eroticos/sensuais. Geralmente sao mais caros (100 euros/h na Europa ou 100 dolares/h nos EUA). A vantagem eh que se for uma agencia boa e seria a modelo sera um bom investimento por realmente saber posar e ter experiencia. Mas se vc nao tiver muita experiencia ainda eu aconselho a praticar antes de pagar por uma profissional, pq se nao vc acaba nao usando o potencial da profissional e sera dinheiro jogado fora. Mas o nivel eh realmente outro.

Algumas agencias estao sempre mandando modelos em turne para diferentes paises.

A segunda possibilidade eh por redes sociais de fotografos e modelos como Model Mayhem, Pure Storm, etc... Tem varios.

A vantagem dessa redes sociais eh que vc pode procurar o perfil de modelos baseado em aparencia, portfolio e localidade antes de contactar alguem. Outra vantagem eh poder fazer um cordo com TFP (Time for print) com modelos que sao iniciantes procurando experiencia ou material para portfolio. Isso significa que no lugar de pagar a modelo com dinheiro vc paga com algumas impressoes. E se vc nao achar modelo que te interesse na sua area, vc pode contactar travelling models. Elas viajam para diferentes paises anunciando a data que estarao em cada cidade, e vc tenta marcar um dia para as fotos. Costumam ser modelos mais experientes mas tambem sao mais caras normalmente. E por ultimo, vc pode contratar uma modelo de outra localidade mas tem que pagar pela hospedagem e passagens. Dependendo do projeto e da qualidade do trabalho da modelo eh um bom investimento.

Outra possibilidade eh anunciar em jornais, revistas e murais, Facebook, G+, etc.

Vc tambem pode ir em escolas de artes visuais e procurar pelas modelos que costumam prestar servicos nelas.

As vezes, dependendo do tema, ate em teatros e escolas de artes cenicas vc acha pessoas interessadas.

E por ultimo, nao custa nada tambem conversar com a vizinha bonitinha, a mulher sentada do seu lado na padaria , no restaurante ou transporte publico. So que no lugar de falar do tempo e do cabelo delas vc fala de seu projeto e deixa o seu cartao de visita com elas. ;)

O fato eh que quanto mais acessivel as pessoas tiverem ao seu portfolio, e quanto melhor for o seu portfolio, mais facil sera de encontrar pessoas interessadas. E se vc tiver uma pagina no seu website para pessoas interessadas em futuros projetos se cadastrarem, muitas vao se cadastrar e querer posar para vc se gostarem das suas fotos. A mesma coisa se vc abrir um perfil nessas redes sociais.



Ja os precos variam. Eu nao faco ideia de quanto seja em reais, mas algumas modelos variam de €30/h cehgando ate a €300/h ou mais. O valor vai depender da fama da modelo (ou do quanto conhecido eh o rosto e o trabalho dela), do quanto de servico a modelo tem (quanto maior a demanda elas costumam cobrar mais caro), depende do uso que vc fara das imagens (vai vender como arte? vender como publicidade? vai usar para o seu portfolio somente? para alguma publicacao? etc), depende tambem da sua fama e qualidade (se vc tiver um certo nome ou qualidade que impressione muitas modelos boas vao se oferecer para posar de graca para vc em troca das fotos que vc fez a elas). Depende tambem da qualidade e experiencia da modelo, etc.




Eu aconselho a trabalhar com modelos serias (profissionais ou aspirantes). Isso significa que, modelo que diz que cobra $ para posar de roupa, $$ para posar de roupa de baixo somente e $$$ para posar nua, eu costumo dispensar. Pq esse tipo de mulheres nao enxergam a si mesmas como modelos de verdade, ou como modelos para fotografos serios. Mas sim como modelos para GWC (guys with camera - homens que usam cameras para se intitularem fotografos e assim convencer mulheres a tirar a roupa para eles apenas para as verem peladas). Para GWC, quanto menos roupa mais valiosa eh a modelo e mais estarao dispostos a pagar. Para fotografo que esta interessado realmente em fotografia, modelo eh a mesma coisa com ou sem roupa, o valor nao muda. O que influencia o valor eh a qualidade do servico e experiencia da modelo. E para modelos serias o servico e qualidade eh o mesmo com ou sem roupa, elas entendem que o que importa eh a qualidade da fotografia e nao o quanto de pele aparece. Entao, nao caia nessas mulheres que procuram tarados com camera para tentar arrancar dinheiro deles. Sao dois tipos de modelos diferentes, para dois mercados diferentes e dois publicos diferentes.



Mas em geral, para uma modelo boa e experiente (sem ser uma famosa ou top model) eu acho que entre €30 e €60 euros esta bom sem ser por agencia. Se for por agencia na faixa de €100 a €150. Modelos que posam para pintores, etc, costumam cobrar entre €15 e €20 por hora dependendo do pais e se as imagens forem para uso sem fins lucrativos.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2013, 12:36:55 por C R O I X »


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #2 Online: 11 de Novembro de 2013, 12:14:55
Bom, pelo menos pelo que tenho visto não é difícil arrumar uma modelo pra ensaio sensual, acho mais difícil arrumar um fotógrafo sério, pelo que já conversei com as meninas tem muito aproveitador que acha que por que ela esta posando nú que não se dão o respeito, e não é bem por ai... infelizmente é uma triste realidade... Mas pra profissionais sérios acredito que não seja difícil de arrumar alguém para ensaio nú, ja vi valores a partir de R$ 100,00  de cachê, depende muito da finalidade do ensaio, o tempo de ensaio (tem modelos que cobram por hora), onde vão ser usadas as fotos, entre outros fatores :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Novembro de 2013, 12:15:20
Lúzio, o assunto é interessante sim, mas pra mim é pouco tocado pelos motivos que comentou lá no fim.

Sei de uma menina aqui no RS que faz esse tipo de ensaio. Um amigo meu cotou com ela uma vez e me falou que ela cobrava R$ 300 pra um ensaio, mas acho que ela chutou alto pra ele negociar. Deve ser algo como R$ 150 a sessão.

Com todo respeito a essa modelo (que é bonita apenas de corpo), mas com R$ 300 tu consegue uma prostituta bonita de corpo e de rosto que topa rindo tirar fotos e não ter que trabalhar na atividade padrão.

A dificuldade principal que noto é fazer isso de forma segura. Não é qualquer mulher que topa sair por aí e se trancar num motel pra fazer fotos com um desconhecido. Acho que o cara tem que ter portfólio na internet, um perfil de vida pessoal no Facebook e outras garantias como dar o nome, telefone e endereço dele pra um familiar da modelo. Sei que pode parecer exagero, mas antes sobre cuidados que falte.

Eu não aconselharia nenhuma amiga minha a trabalhar com isso. As minhas amigas que trabalham como modelos em eventos já reclamam do terror de umas pessoas dentro das agências e nos eventos, imagina numa situação mais complicada ainda, como essa.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #4 Online: 11 de Novembro de 2013, 12:35:58
Obrigado pelas respostas. Só esclarecendo q não estou procurando modelos para fotografar.
Uma prima é q vive falando em algo a respeito de trabalho de fotografia/modelo e comentei esta possibilidade de trampo com ela.
Conheço amigos q tem dificuldades para encontrar alguem disposta para este tipo de serviço e eu mesmo nunca encontrei ninguem disposto.
A questão de prostituta é meio complicado, pois um amigo já tentou diversas vezes e sempre foi complicado. Ou não sabem posar (zero a esquerda totalmente), a aparência não ajuda ou simplesmente não fazem.
Achei o preço de 150 reais muito barato por uma sessão de fotos desta Natureza.
Vou dar uma pesquisada no Google, mas a última vez q procurei não achei nada de relevante.
Grato a todos.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #5 Online: 11 de Novembro de 2013, 12:46:10
Achei o preço de 150 reais muito barato por uma sessão de fotos desta Natureza.

Não é necessariamente caro e nem barato... é comum que as pessoas criem uma expectativa diferente pra fotos de nú, por sair do habitual, mas pra quem realmente trabalha com isso e esta acostumado a posar nú (a não ser que seja estrelinha) não faz tanto essa distinção entre nu ou vestida como quem esta de fora faz, as vezes pra essa modelo o mesmo que vc pagaria para um ensaio vestido vc pagaria tb para um ensaio nú... por isso dependendo da proposta das fotos (oq pode ser desde de um ensaio experimental de uma hora pra o fotógrafo apenas praticar quanto uma campanha publicitária) R$ 150,00 estaria muito bem pago, mas como disse, dependendo da proposta das fotos.
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 11 de Novembro de 2013, 13:12:05
marcando para acompanhar... estarei fora de SP esta semana e quando retornar verei o tópico com mais calma e atenção.
Me interessa o assunto pois tenho a intenção de trabalhar seriamente e profissionalmente com sensual.
Leo, se vc tiver algum contato, se puder depois me manda por MP.
Abs.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 11 de Novembro de 2013, 13:54:24
Galera, acho que não to entendo a "coisa".

Quando uma modelo quer fazer um book para expor seus atributos, a mesma procura um fotógrafo e o contrata, ou mesmo paga para a própria agencia onde deixará seu currículo para fazer o seu book.

Sendo assim, não seria correto a modelo pagar o fotógrafo, na caso de um book, pelo ensaio ao invés de cobrar?

Ou em caso de um trabalho profissional, o cliente pagar pelo trabalho da modelo e do fotógrafo?


Com o sensual seria diferente?






« Última modificação: 11 de Novembro de 2013, 13:54:55 por Roberto Dellano »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #8 Online: 11 de Novembro de 2013, 14:23:44
Galera, acho que não to entendo a "coisa".

Quando uma modelo quer fazer um book para expor seus atributos, a mesma procura um fotógrafo e o contrata, ou mesmo paga para a própria agencia onde deixará seu currículo para fazer o seu book.

Sendo assim, não seria correto a modelo pagar o fotógrafo, na caso de um book, pelo ensaio ao invés de cobrar?

Ou em caso de um trabalho profissional, o cliente pagar pelo trabalho da modelo e do fotógrafo?


Com o sensual seria diferente?
Quem paga eh que procura o servico e esta interessado no uso do resultado.

A modelo, quando precisa de um portfolio ela procura um fotografo e o fotografo cobra pelo servico dele. Mas se eh o fotografo que esta procurando uma modelo para um projeto dele ou para o portfolio dele, a modelo cobra pelo servico dela.

E se um cliente precisar de um servico fotografico ele paga pelo custo de tudo, aluguel da modelo, o tempo e servico do fotografo, aluguel de espaco e de equipamentos se precisar, maquiadora, guardaroupa, etc, etc. Aqueles que estao trabalhando so recebem o dinheiro.

Modelo que ja esta em agencia nao precisa pagar fotografo, a propria agencia manda um fotografo deles fazer as fotos. Modelo que ja esta bem estabelecida em um mercado nao precisa contratar fotografos, ela vai em busca das fotos publicadas, recorta a pagina ou copia do site que foi publicado, e usa no portfolio se precisar de mais imagens novas para o portfolio.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2013, 14:26:15 por C R O I X »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #9 Online: 11 de Novembro de 2013, 14:34:23
...Modelo que ja esta em agencia nao precisa pagar fotografo, a propria agencia manda um fotografo deles fazer as fotos...

Será?

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=91989.0


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #10 Online: 11 de Novembro de 2013, 14:39:47
Quem contrata esses servicos para portfolio sao modelos que ainda nao estao agenciadas e precisam de portfolio.

Modelos agenciadas, pelos menos as modelos que eu conheco, nunca precisaram e nunca vao precisar contratar um fotografo, a nao ser que elas umdia decidam mudar de area. Ou a nao ser que elas nao consigam trabalho o suficiente para manter o protfolio up to date. Mas quando a agencia precisa de fotos a agencia ja tem seus fotografos para isso.

Se a agencia aceita contrata fotografo ruim e aceita fotos ruins eh pq a agencia nao eh boa e consequentemente as modelos tendem a nao ser tambem.

Mas tambem tem a questao que para a agencia, nao importa tanto a qualidade da foto em si mas sim da modelo. A modelo conseguindo mostrar a qualidade do trabalho dela e do potencial do look dela, tanto faz se a foto eh boa ou ruim. Na verdade, muitas agencias dao mais preferencia para polaroids com maquiagem basica ou sem do que fotos elaboradas. A agencia so precisa de fotos boas para mostrar para clientes.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2013, 14:47:36 por C R O I X »