Autor Tópico: Em retrato com muitas pessoas, qual a melhor configuração de foco na 7D?  (Lida 10458 vezes)

ueslei

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Ueslei Silva Fotografia
Olá amigos!!
Boa tarde!

Bom, estou com certa dificuldade para acertar a melhor configuração de foco para retrato com várias pessoas e gostaria da ajuda dos mais experientes.

Já fiz os seguintes testes:
Como AF, tenho utilizado o ONE SHOT. Para Área de AF já testei AF por Zona (mantendo a zona central), Expansão de ponto AF e Seleção automática dos 19 pontos. Para medição de AF já testei com matricial, parcial e ponderada ao centro. Testei algumas combinações porém, em todas, tenho percebido que a face de uma ou outra pessoa da foto sempre fica fora de foco.

Favor ajudem-me.



Canon 7D | Canon 6D | Canon EF 85mm 1.8 |  EF 50 1.8 II | Tamron 17-50 f2.8 non VC | YN 565EX | YN622c  [FORAM ROUBADOS NO DIA 06/07 EM ITABORAÍ-RJ]
http://www.flickr.com/photos/ueslei_silva/


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 11 de Novembro de 2013, 13:43:16
Um único ponto de foco é suficiente, mas coloca uma foto ai pra gente ver como estão posicionadas essas pessoas, talvez vc esteja com problemas de profundidade de campo, e não do foco em si. Pode ser tbm um problema de micro ajuste da lente.
Conhecimento importa mais que equipamento.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 11 de Novembro de 2013, 13:49:18
Para medição de AF já testei com matricial, parcial e ponderada ao centro.

Matricial, parcial, ponderada ao centro ou spot são formas diferentes da câmera fazer a fotometria. Em alguns casos o cálculo da  fotometria leva em consideração, ou dá maior peso, a área próxima ao ponto de foco, mas isso não interfere na questão do autofoco em si.

Testei algumas combinações porém, em todas, tenho percebido que a face de uma ou outra pessoa da foto sempre fica fora de foco.

O fato de a face de uma ou outra pessoa ficar fora de foco não tem a ver com o AF, e sim com a profundidade de campo. Fotos de grupos podem exigir aberturas menores para que a área de DOF seja aumentada e mesmo assim, dependendo da distância e da forma como as pessoas estão colocadas, pode ser praticamente impossível deixar todo mundo perfeitamente em foco.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


ueslei

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Ueslei Silva Fotografia
Resposta #3 Online: 11 de Novembro de 2013, 13:55:09
Um único ponto de foco é suficiente, mas coloca uma foto ai pra gente ver como estão posicionadas essas pessoas, talvez vc esteja com problemas de profundidade de campo, e não do foco em si. Pode ser tbm um problema de micro ajuste da lente.

Entendi!
A foto, só poderei postar a noite, pois estão em casa.

Quanto ao micro ajuste de foco, já estive olhando estas configurações e está como aplicar a todas as lentes (-0 / +0)

Fiz o teste com as 2 lentes que possuo e a margem do bokeh de back e front focus ficou em -1 / +1. Não sei se isso é bom ou ruim  :D
Canon 7D | Canon 6D | Canon EF 85mm 1.8 |  EF 50 1.8 II | Tamron 17-50 f2.8 non VC | YN 565EX | YN622c  [FORAM ROUBADOS NO DIA 06/07 EM ITABORAÍ-RJ]
http://www.flickr.com/photos/ueslei_silva/


ueslei

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Ueslei Silva Fotografia
Resposta #4 Online: 11 de Novembro de 2013, 14:04:56
Matricial, parcial, ponderada ao centro ou spot são formas diferentes da câmera fazer a fotometria. Em alguns casos o cálculo da  fotometria leva em consideração, ou dá maior peso, a área próxima ao ponto de foco, mas isso não interfere na questão do autofoco em si.

O fato de a face de uma ou outra pessoa ficar fora de foco não tem a ver com o AF, e sim com a profundidade de campo. Fotos de grupos podem exigir aberturas menores para que a área de DOF seja aumentada e mesmo assim, dependendo da distância e da forma como as pessoas estão colocadas, pode ser praticamente impossível deixar todo mundo perfeitamente em foco.

AlexandreS, quanto a fotometria deu pra sacar com sua explicação, mas e quanto a área? Isto estaria ligado diretamente a questal da profundidade de campo como falou no segundo parágrafo?

Quanto ao DOF, pelo que entendi, para ter garantia de maior área em foco preciso manter a menor abertura possivel e nesse caso usar o máximo em Grande Angular (no caso de uso da 18-135)? é isso?
« Última modificação: 11 de Novembro de 2013, 14:05:42 por ueslei »
Canon 7D | Canon 6D | Canon EF 85mm 1.8 |  EF 50 1.8 II | Tamron 17-50 f2.8 non VC | YN 565EX | YN622c  [FORAM ROUBADOS NO DIA 06/07 EM ITABORAÍ-RJ]
http://www.flickr.com/photos/ueslei_silva/


lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #5 Online: 11 de Novembro de 2013, 14:11:56
Me metendo no espaço Canon, mas ja sofri um pouco com isso também.

De forma geral(deixando de lado toda a matemática da profundidade de campo) eu conseguia bons resultados com AF em Matrix e usando abertura menor que f4(f5.6 até f8).

Como os colegas de forum ja citaram, também depende do posicionamento das pessoas. Uma linha, duas linhas(como naquelas fotos de times de futebol).

duas linhas(repara que foi f5.6):
http://www.flickr.com/photos/alisterfirth/6378474299/meta/

casal praticamente na mesma linha(f1.8!!!)
http://www.flickr.com/photos/michaelchandler/3102012919/meta/

por ultimo uma f2.8 com o foco não tão preciso com duas crianças em linhas separadas, repara que o foco não esta 100%. Dando um chute grosseiro talvez f4 ja teria deixado ambas as crianças melhor focadas.
http://www.flickr.com/photos/ciclopeas/10658475135/meta/in/pool-49502986292@N01


abs

« Última modificação: 11 de Novembro de 2013, 14:13:24 por lucas s »
Canon R6 + 35 + 50 + 135


ueslei

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Ueslei Silva Fotografia
Resposta #6 Online: 11 de Novembro de 2013, 14:19:42
Me metendo no espaço Canon, mas ja sofri um pouco com isso também.

De forma geral(deixando de lado toda a matemática da profundidade de campo) eu conseguia bons resultados com AF em Matrix e usando abertura menor que f4(f5.6 até f8).

Como os colegas de forum ja citaram, também depende do posicionamento das pessoas. Uma linha, duas linhas(como naquelas fotos de times de futebol).

duas linhas(repara que foi f5.6):
http://www.flickr.com/photos/alisterfirth/6378474299/meta/

casal praticamente na mesma linha(f1.8!!!)
http://www.flickr.com/photos/michaelchandler/3102012919/meta/

por ultimo uma f2.8 com o foco não tão preciso com duas crianças em linhas separadas, repara que o foco não esta 100%. Dando um chute grosseiro talvez f4 ja teria deixado ambas as crianças melhor focadas.
http://www.flickr.com/photos/ciclopeas/10658475135/meta/in/pool-49502986292@N01


abs

Lucas, obrigado por interagir.

Nos meus casos, são no máximo 2 linhas mesmo.
Canon 7D | Canon 6D | Canon EF 85mm 1.8 |  EF 50 1.8 II | Tamron 17-50 f2.8 non VC | YN 565EX | YN622c  [FORAM ROUBADOS NO DIA 06/07 EM ITABORAÍ-RJ]
http://www.flickr.com/photos/ueslei_silva/


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Novembro de 2013, 14:27:20
Só diminui a abertura cara... tenta 4, 5.6, 8... até achar a que todos ficarem em foco ;)
Tecpix + motorola do guga


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 11 de Novembro de 2013, 17:48:57
Lembra que a área em foco esta a 1/3 antes do ponto selecionado de foco a 2/3 depois daquele ponto. I.e. Se tens 4 fileiras de pessoas, o ideal é o ponto de foco estar na segunda fileira e a abertura escolhida ser tal que a largura da area de foco abrange as 4 fileiras. Assim maximizas o foco nas fileiras. Se enfocas a primeira fileira haverá 1/3 da área de foco, que fica antes desta fileira, que estaria "perdida".
JVc.


crisparga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Resposta #9 Online: 11 de Novembro de 2013, 20:01:03
Pegando carona no tópico... rsrs
Mas onde focar nessas situações? Três pessoas, por exemplo.  Foco nos olhos de quem está no centro?

Lucas, com que lente vc fez aquela foto do casal em 1.8? Tento fazer fotos do meu filho com a 50tinha, mas não consegui nenhuma de corpo inteiro... focando nos olhos, sempre fica super desfocado das pernas pra baixo...
E olha que ele só tem um metro de altura! Rsrsrs
« Última modificação: 11 de Novembro de 2013, 20:02:17 por crisparga »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 11 de Novembro de 2013, 22:52:48
Eu sempre uso ponto central e foco nos olhos. Aí recomponho.

Em relação à abertura, por usar FF, costumo trabalhar entre 2.8 a 3.5. Mais aberto que isso só se for intencional um DOF bem curto para algo diferente ou uma abertura menor (4.0 a 5.6) para grupo de pessoas.

Uma mão firme e uma velocidade adequada para a sua firmeza e DF garantiram uma foto bem executada e nítida .
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #11 Online: 11 de Novembro de 2013, 23:28:54
Pegando carona no tópico... rsrs
Mas onde focar nessas situações? Três pessoas, por exemplo.  Foco nos olhos de quem está no centro?

Lucas, com que lente vc fez aquela foto do casal em 1.8? Tento fazer fotos do meu filho com a 50tinha, mas não consegui nenhuma de corpo inteiro... focando nos olhos, sempre fica super desfocado das pernas pra baixo...
E olha que ele só tem um metro de altura! Rsrsrs

A foto não é minha, peguei no flickr. Pelo exif é uma Canon 85mm 1.8.

Mas repara que tanto o cabelo como as partes inferiores não estão perfeitamente focados, o que no caso não atrapalha a foto.
Em calculadoras de DOF, essa foto tem um DOF de 8cm apenas.
Canon R6 + 35 + 50 + 135


crisparga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Resposta #12 Online: 11 de Novembro de 2013, 23:38:59
Realmente, o lance é conseguir focar perfeitamente onde importa...
Essa tal de firmeza na mão é um problema seríssimo pra mim, viu...


victorneves

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 255
  • Sexo: Masculino
  • Seja a mudança que você quer ver no mundo - Ghandi
Resposta #13 Online: 12 de Novembro de 2013, 04:26:38
Essa tal de firmeza na mão é um problema seríssimo pra mim, viu...

A prática leva a bons resultados  :D
Canon EOS 6D | Canon EOS 5D MarkII | EF 24-70mm f/2.8 L II | EF 70-200mm f/2.8 |
EF 50mm STM f/ 1.8 | EF 100mm f/2.0 |


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #14 Online: 12 de Novembro de 2013, 08:01:37
Ueslei, em resumo, tem que estudar mais os conceitos de fotografia, e menos a operação da máquina. :ok:
D600 - E-M10