Autor Tópico: Review Pessoal Panasonic 20 1.7  (Lida 6746 vezes)

sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #15 Online: 13 de Novembro de 2013, 17:16:05
 :snack:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #16 Online: 13 de Novembro de 2013, 17:18:54
A lente é bem interessante, gostei dos exemplos! Ela só não serve pra mim pois é muito próxima do ângulo da 25, mas, para quem quer uma lente geral é uma excelente pedida!
Eu também não trocaria pois a 25 é um primor e objeto de desejo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #17 Online: 13 de Novembro de 2013, 17:35:24

Eu também não trocaria pois a 25 é um primor e objeto de desejo.
Mas é grande...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #18 Online: 23 de Novembro de 2013, 12:09:45
Primeiramente quero agradecer ao Oliberal, Claudio Rombauer, Lordakner, RLB e Tsouto que foram os foristas que me ajudaram a decidir.

Dizem que uma FF é uma caminho sem volta. Nunca tive FF, mas posso alegar que m4/3 também pode se encaixar no clichê.

A OMD é uma máquina que me surpreendeu positivamente. Já tive algumas DSLR, todas APS, e mesmo assim os problemas de portabilidade e visibilidade de uma câm grande sempre me incomodavam.

Queria estar num restaurante ou num aniversário com uma câm boa - mas que não me confundissem com um fotógrafo. Posso dizer que a OMD faz este papel muito bem. O visual retrô ainda é mais bacana ainda e, creio eu, que pelo fato de não ser um "canon", "sony"ou "nikon" a visibilidade par furtos/roubos é menor.

Quanto à qualidade de imagem, já se tem muito post à respeito e tenho certeza que a minha opinião não será tão relevante, mas posso dizer que o sensor da minha APS (d5100) tem uma qualidade melhor. Mas isso não me tem TANTA importância já que a QI entregue pelas duas são muito boas.

O OVF, apesar do lag, está me conquistando. O que eu senti é que a visibilidade do OVF da OMD é melhor que o EVF da d5100, mas pior que o da d7000. As cores não são tão fidedignas quanto um EVF (lógico! :ponder:) , mas ele te proporciona coisas MUIIIITO legais, como compensar a exposição e ver o efeito antes de fotografar e a ampliação automática da imagem ao fazer foco manual. Outra: como é OVF, esqueça Side Focus, Front Focus, BAck Focus, Corner Focus (rs) e micro ajuste de lentes - isso é mto bom. No final das contas, considero que o OVF não é melhor que o EVF e nem o contrário. Cada um com suas possibilidades e limitações.

Fora a portabilidade, posso falar de três coisas que estão me dando muita alegria na OMD: foco, o sistema de estabilização (FANTÁSTICO!) e o JPEG que ela entrega. Talvez alguns preciosistas digam  que só fotografa em RAW. Acho que estes mudarão de ideia qdo tiverem uma Oly.

O que me deixa chateado na OMD: alguns botões são bem pequenos e chatos de acessar. Os piores são  o botão utilizado para rever a foto e o function que fica ao lado dele. Não estou conseguindo um bom balanço de branco e em algumas fotos os tons de pele estão saindo um pouco estranhos. Mas nada que um colorchecker (encomendado) não possa dar uma ajudinha.

Quanto à lente, comprei a 20mm 1.7 porque queria uma pancake. Poderia ter comprado a 25mm 1.4, o que deve entregar uma QI melhor, mas preferi me ater ao objetivo principal (portabilidade). Estou muito satisfeito com ela. Nos foruns gringos, muitos alegam uma certa incompatibilidade da 20mm Pana com máquinas Oly. Não percebi isto. Tb não percebi o efeito "banding" tão comentado. Achei o foco muito bom. Ele só demora em situações de baixa luminosidade e em locais de baixo contraste - mas não importa tanto pois isso ocorre em poucas situações e, na pior das hipóteses,  é só colocar em foco manual que fica tudo bem. Também gostei da nitidez e bokeh.

Srs. Gostaria de colocar algumas fotos, faço assim que possível. Em outro tópico até coloquei uma, mas foi uma foto bem porcaria que tirei quando saía do trabalho.

Comprei a máquina sem nunca tê-la sequer visto pessoalmente e posso dizer que foi uma das melhores compras que já fiz. Na época, fiquei na dúvida entre EM5, EM1 e GX7, mas em outro tópico desta sala eu comentei o motivo da escolha.

Enfim, é isso. Espero que tenha ajudado quem está procurando algumas informações sobre esta belíssima câm.
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #19 Online: 23 de Novembro de 2013, 13:49:12
A OMD é muito show realmente! Creio que a Reflex da Nikon que esteja no mesmo patamar seja a D7100. :)

Só uma pequena correção.. O(Optical)VF = Reflex, E(Eletronic)VF = MFT ;)

Você e o TSouto falaram muito bem da 20mm da Pana, se eu ler mais um forista escrevendo bem, creio que bato o martelo para a próxima compra! :)
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #20 Online: 23 de Novembro de 2013, 14:15:37
Parabéns pela aquisição. Eu quase comprei uma no início do ano mas por falta de oportunidade de ter uma M4/3, acabei indo de FF. Eu ainda não me sinto a vontade e feliz com os jpegs da Oly mas posso dizer que resultado é similar ou igual a uma APS-C.

Em relação à 20 1.7 tô devendo um review.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 23 de Novembro de 2013, 14:28:07
Ôpa, muito bem vindo ao clube.
Agora é postar as fotos;  :D :D :D
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #22 Online: 23 de Novembro de 2013, 16:33:52
A OMD é muito show realmente! Creio que a Reflex da Nikon que esteja no mesmo patamar seja a D7100. :)

Só uma pequena correção.. O(Optical)VF = Reflex, E(Eletronic)VF = MFT ;)

Você e o TSouto falaram muito bem da 20mm da Pana, se eu ler mais um forista escrevendo bem, creio que bato o martelo para a próxima compra! :)

Pois é, confundi mesmo. Poucas horas de sono dão nisso. rs.

Parabéns pela aquisição. Eu quase comprei uma no início do ano mas por falta de oportunidade de ter uma M4/3, acabei indo de FF. Eu ainda não me sinto a vontade e feliz com os jpegs da Oly mas posso dizer que resultado é similar ou igual a uma APS-C.

Em relação à 20 1.7 tô devendo um review.

Bacana. A 20 1.7 tem exatamente a mesma ótica da 20 1.7 II. A única mudança foi apenas no acabamento em metal. Apenas peguei a II pq consegui pelo preço da I.

Ôpa, muito bem vindo ao clube.
Agora é postar as fotos;  :D :D :D

Opa! Vlw.
Lordakner, me tira uma dúvida. Com lentes manuais, funciona o recurso de ampliar a imagem ao girar o anel de foco?
Outra, poderia citar 3 lentes manuais top, daquelas que o custo é baixo e o benefício é alto?  :D
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 23 de Novembro de 2013, 20:36:48
Opa! Vlw.
Lordakner, me tira uma dúvida. Com lentes manuais, funciona o recurso de ampliar a imagem ao girar o anel de foco?
Outra, poderia citar 3 lentes manuais top, daquelas que o custo é baixo e o benefício é alto?  :D
- Nunca tentei, mas acredito que não. Amanhã vou até ver isso e te digo.

- Manuais Top, Top, são as Zeiss Contax G. Mas são caras e raras. (Planar, Sonar, Biogon...). Gosto demais das Zuiko, Takumar e Pentax SMC. Acho que dão resultados muito legais nela. Destaque para Zuiko 50mm f1.4. --- Takumar 50mm f1.4. (se for na versão OVO, melhor ainda) --- Pentax SMC "Blood" f1.4. Qualquer uma dessas três lhe entregará um resultado bastante compensador e o custo (Elas, MINT) estará na casa de R$ 600,00. Parece caro, mas pense que uma Canon f1.4 custa mais de R$ 1200,00. E o resultado delas, dependendo do ponto de vista, será igual ou melhor.
(Lembre-se que estarão estabilizadas pelo corpo da OMD)  :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #24 Online: 25 de Novembro de 2013, 13:32:49
- Nunca tentei, mas acredito que não. Amanhã vou até ver isso e te digo.

- Manuais Top, Top, são as Zeiss Contax G. Mas são caras e raras. (Planar, Sonar, Biogon...). Gosto demais das Zuiko, Takumar e Pentax SMC. Acho que dão resultados muito legais nela. Destaque para Zuiko 50mm f1.4. --- Takumar 50mm f1.4. (se for na versão OVO, melhor ainda) --- Pentax SMC "Blood" f1.4. Qualquer uma dessas três lhe entregará um resultado bastante compensador e o custo (Elas, MINT) estará na casa de R$ 600,00. Parece caro, mas pense que uma Canon f1.4 custa mais de R$ 1200,00. E o resultado delas, dependendo do ponto de vista, será igual ou melhor.
(Lembre-se que estarão estabilizadas pelo corpo da OMD)  :)

Como reconhecer uma versão OVO?
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 25 de Novembro de 2013, 13:36:03
Como reconhecer uma versão OVO?
Pela coloração amarelada da lente:

E as fotos feitas com ela apresentarão uma tendência ao "Quente":

Takumar 50mm f1.4 por Lordakner, no Flickr
 :ok: :ok: :ok:
« Última modificação: 25 de Novembro de 2013, 13:39:30 por Lordakner »
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


RLB

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
    • Flickr: Grupo Micro Four Thirds Brasil
Resposta #26 Online: 25 de Novembro de 2013, 16:29:07
Muito legal a OMD. Quando comprei eu não tinha muito contato com outras câmeras e por isso achei o máximo.
Hoje eu já tive contato com vários tipos de câmeras e ainda me impressiono com a E-M5.
Fotografo muito com uma E-PM2. Adoro a portabilidade dela. Até abro mao do viewfinder e dos ótimos controles manuais, em fotos casuais. Mas o que eu mais sinto falta é da estabilização de imagem da OMD. Na PM2 varias fotos ficam tremidas, na OMD é praticamente zero. A OMD me deixou mau acostumado.
Parabéns pela escolha!


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #27 Online: 26 de Novembro de 2013, 03:35:13
- Nunca tentei, mas acredito que não. Amanhã vou até ver isso e te digo.

- Manuais Top, Top, são as Zeiss Contax G. Mas são caras e raras. (Planar, Sonar, Biogon...). Gosto demais das Zuiko, Takumar e Pentax SMC. Acho que dão resultados muito legais nela. Destaque para Zuiko 50mm f1.4. --- Takumar 50mm f1.4. (se for na versão OVO, melhor ainda) --- Pentax SMC "Blood" f1.4. Qualquer uma dessas três lhe entregará um resultado bastante compensador e o custo (Elas, MINT) estará na casa de R$ 600,00. Parece caro, mas pense que uma Canon f1.4 custa mais de R$ 1200,00. E o resultado delas, dependendo do ponto de vista, será igual ou melhor.
(Lembre-se que estarão estabilizadas pelo corpo da OMD)  :)

Lordakner,

Vc conferiu se o MF assist funciona com lentes manuais não nativas?
Outra pergunta:
Como fica a exposição? tem como ajustar o iso, a abertura (manualmente) e a OMD calcular a velocidade do obturador automaticamente (modo S)?

Brigadúuuu....
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #28 Online: 26 de Novembro de 2013, 07:25:14
Pelo que entendo, o zoom não funciona automaticamente em lentes manuais. Você deve setá-lo em algum botão e ligá-lo manualmente. Eu uso lentes eletrônicas, mas prefiro ativar a magnificação manualmente e uso o botão de video para isso.  :ok:


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 26 de Novembro de 2013, 14:05:36
Lordakner,
Vc conferiu se o MF assist funciona com lentes manuais não nativas?
Outra pergunta:
Como fica a exposição? tem como ajustar o iso, a abertura (manualmente) e a OMD calcular a velocidade do obturador automaticamente (modo S)?
Brigadúuuu....

Equanto nosso amigo Lord nao responde,  provavelmente porque esta ocupado fotografando por ai :),  vou palpitar: o MF Assist funciona com lentes manuais, mas como foi dito, somente configurando algum botão para essa finalidade. O motivo é que nao há qualquer tipo de comuniçao eletronica entre as lentes manuais  e a camera. É bem util voce ativar um filtro da EM-5 que funciona como o focus peaking, q facilita muito o foco.
Confira nesse link: http://www.youtube.com/watch?v=UpOqo6gA92Y

Em relaçao à exposiçao: a abertura é ajustada na lente manual, sempre.  Se voce deixar o seletor da EM-5 em A, prioridade de abertura,  mesmo nao aparecendo o valor no visor, a velocidade (e ISO, se for o caso) será setada automaticamente para o ajuste correto da exposiçao. O ISO poderá ser configurado no menu como fixo (com valor a escolher) ou automático.  No modo manual da camera  fixando abertura e velocidade o ISO vai variar. Se tudo estiver fixo (apertura, velocidade e ISO) o ajuste de exposiçao ainda poderá ser controlado pelo seletor de sobre ou sub exposiçao (+-), dentro dos limites suportados antes de vc alterar os parametros mencionados. Enfim, são muitas alternativas para trabalhar de acordo com as preferencias ou conveniencias...
« Última modificação: 26 de Novembro de 2013, 14:11:11 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..