Autor Tópico: Review Pessoal Panasonic 20 1.7  (Lida 6681 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Online: 11 de Novembro de 2013, 14:10:15
Vou fazer um review ao contrário.

Primeiro fotos, depois mais fotos e depois escrevo sobre o básico (ergonomia, AF, nitidez, preço, etc...).

TODAS AS FOTOS RAW. Convertida via LR usando meu fluxo/preset padrão.

1.
Exposição   0,013 sec (1/80)
Abertura   f/2.5
Distância focal   20 mm
ISO   1600
Compensação de exposição   0 EV


_B030744 por thales_em01, no Flickr

2.
Exposição   0,01 sec (1/100)
Abertura   f/2.5
Distância focal   20 mm
ISO   1600
Compensação de exposição   0 EV


_B030731 por thales_em01, no Flickr

3.
Exposição   0,025 sec (1/40)
Abertura   f/2.5
Distância focal   20 mm
ISO   800
Compensação de exposição   0 EV


_B080770 por thales_em01, no Flickr

4.
Exposição   0,013 sec (1/80)
Abertura   f/1.7
Distância focal   20 mm
ISO   250
Compensação de exposição   0 EV


_A260662 por thales_em01, no Flickr

5.
Exposição   0,02 sec (1/50)
Abertura   f/7.1
Distância focal   20 mm
ISO   2500
Compensação de exposição   0 EV


_A260652 por thales_em01, no Flickr

Tem mais fotos mas ainda não consegui "upar" todas no flickr. Quem me tem cadastrado no face viu várias fotos postadas ontem. Todas são com esse conjunto E-PM2 + 20 1.7.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #1 Online: 11 de Novembro de 2013, 18:16:06
Gostei das cores e contraste. Em comparação às outras, acho q vc já pegou bem o jeito das 4/3's.

Off: o ruído tá grande, né? Colocou qto de máscara no sharpen da 1a e2a fotos?.
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #2 Online: 11 de Novembro de 2013, 19:56:49
Nossa, esse yakissoba está apetitoso!!! Foto super nítida!


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #3 Online: 11 de Novembro de 2013, 20:10:28
A qualidade de imagem está bem bacana! Aliando essa QI com a portabilidade do conjunto da para entender o sucesso das MFT!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Claudio.fapereira

  • Trade Count: (21)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.663
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 11 de Novembro de 2013, 21:50:53
Esta lente parece ser muito boa. É tão nítida qto a Pana 25, pelos reviews, e bem menor. Tsouto, está é a versão I, certo? O review recente do Dxo mostra que a versão II é um pouco pior do ponto de vista de óptica do que a I. Estranho...
Sigma 35 1.4, Nikkor 85mm 1.8D, Nikkor 58mm 1.4, Zeiss 135mm 2.0, Sigma 50-150 2.8 + SB-900
E-M1 MkII + Oly 12 2.0, Pana 25 1.4, Pana 42.5mm 1.2, Oly 14-54 2.8-3.5 II, Oly 50-200 2.8-3.5 non SWD, Oly 50mm 2.0, TC 1.4X
Sony A7 RII + Sony 85mm f/1.4, Sony 50mm 1.4, Sony 24-70mm 2.8,  Zeiss 55mm 1.8, Rokkor 58mm 1.2, Sony 28mm 2.0, conversores para 21mm e 16mm, Sony 70-200 f/4, Leica R 50mm 2.0, Leica R 90mm 2.0, Nikkor 85mm 1.4 AIS
Sony RX1R MKII


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 11 de Novembro de 2013, 22:47:32
Esta lente parece ser muito boa. É tão nítida qto a Pana 25, pelos reviews, e bem menor. Tsouto, está é a versão I, certo? O review recente do Dxo mostra que a versão II é um pouco pior do ponto de vista de óptica do que a I. Estranho...
A versão II parece que tem o AF melhor. Alguém viu o vídeo de velocidade do AF?

Gostei das cores e contraste. Em comparação às outras, acho q vc já pegou bem o jeito das 4/3's.

Off: o ruído tá grande, né? Colocou qto de máscara no sharpen da 1a e2a fotos?.
Acho que ainda não peguei o jeito. Espero que com o EVF que comprei possa melhorar mais ainda a qualidade das fotos.
Nessas fotos usei redução de ruído 15 (relativamente pouco para 1.600 em cropadas APS-C mais antigas e M4/3) e sharp 70, clarity 15, contraste 10.

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #6 Online: 11 de Novembro de 2013, 22:54:46
As de comida têm uma QI excelente.

A textura da pele das pessoas me incomoda um pouco.

Abs!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 11 de Novembro de 2013, 23:28:22
As de comida têm uma QI excelente.

A textura da pele das pessoas me incomoda um pouco.

Abs!
Talvez seja o fato de serem fotos, em boa parte, em ISO elevado. Daqui a pouco posto uma bem melhor pois com ISO base (200).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 11 de Novembro de 2013, 23:33:34
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #9 Online: 11 de Novembro de 2013, 23:56:18
Talvez seja o fato de serem fotos, em boa parte, em ISO elevado. Daqui a pouco posto uma bem melhor pois com ISO base (200).
Thales, não sei se é isso não. Apesar de, como notas em meus comentários pelo fórum, eu achar que os sensores das 4/3 ainda tem uma defasagem importante em relação às APS-C, mesmo mais antigas (não me esfolem que não é este o tema aqui  ;) :D), sinto o mesmo efeito estranho na textura de pele de tuas fotos com a 6D. Creio que é algo no tratamento - reforçado, claro, nos casos de ISO alto.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #10 Online: 12 de Novembro de 2013, 06:17:24
Tons de pele fidedignos são difíceis de obter, o ideal é calibrar com um color Checkr! Aí não tem erro!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #11 Online: 12 de Novembro de 2013, 06:42:57
Thales, não sei se é isso não. Apesar de, como notas em meus comentários pelo fórum, eu achar que os sensores das 4/3 ainda tem uma defasagem importante em relação às APS-C, mesmo mais antigas (não me esfolem que não é este o tema aqui  ;) :D), sinto o mesmo efeito estranho na textura de pele de tuas fotos com a 6D. Creio que é algo no tratamento - reforçado, claro, nos casos de ISO alto.
Fernando, obrigado pelo toque. Depois abro um outro post com fotos tratadas por mim (RAW --> jpeg via LR) e jpeg direto da câmera para ver se é meu tratamento.

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 12 de Novembro de 2013, 07:16:23
Voltando a falar um pouco mais detalhadamente sobre a lente:

TAMANHO/PESO/ERGONOMIA:
Em comparação à 14 2.5 ela é um pouco maior e mais pesadinha o que a deixa até um pouco desproporcional na E-PM2 (atenção: falei pouco). Mas mesmo assim fica um conjunto muito agradável.
Se uma pancake fica estranha em uma DSLR, em uma mirrorless ela fica perfeita. Pena que não tem um Pancake de DF maior (por ex.: 45 mm).


_MG_2716 por thales_em01, no Flickr
Lembrando que a minha 14 2.5 já foi despachado para o Alexandre Ranieri aqui do fórum.

DF:
Esses 40 mm equivalentes no sensor FF é uma distância de muita utilidade. Considero a distância de 35 a 50, para o meu estilo de fotografia e para a da maioria das pessoas a mais útil.
Confesso que depois que usei com uma certa intensidade a minha 24-105 na 6D acabei gostando muito da faixa de 70 a 100 mm.

Distorção, Vinheta e Aberração Cromática
Depois que fotografei em céu aberto e ensolarado neste domingo, pude perceber como boa parte das minhas lentes sofrem de AC. Mas nada que me tire o sono. E esta lente não foge desta característica.
Na foto abaixo percebe-se claramente no canto superior esquerdo entre o postinho metálico e a grade.

Exposição   1/4000 sec
Abertura   f/1.7
Distância focal   20 mm
ISO   200
Compensação de exposição   0 EV

_B100780 por thales_em01, no Flickr

Nesta foto, assim como em outras que vocês verão, dá para avaliar a vinheta e distorção. Como não tem perfil de correção destes dois aspectos no LR, fica fácil de avaliar essa variável da lente. Percebe-se que a vinheta é pouca e, na análise que fiz, acima de 2.5 já é imperceptível.
Em relação à distorção, só percebo realmente quando tem um rosto de uma pessoa muito próxima da lente, fora isso, a distorção também passa desapercebida.

A foto abaixo foi feita em RAW (como sempre) só que não foi aplicado qualquer tratamento corretivo no LR.

Exposição   0,02 sec (1/50)
Abertura   f/1.7
Distância focal   20 mm
ISO   800
Compensação de exposição   0 EV

_B040746 por thales_em01, no Flickr

Exposição   0,033 sec (1/30)
Abertura   f/2.5
Distância focal   20 mm
ISO   1250
Compensação de exposição   0 EV

_B040745 por thales_em01, no Flickr
Percebe-se um pouco o efeito da vinheta + o DoF mais curto.

Esta foto abaixo (essa eu também acho que não teve nenhuma correção no LR) foi feita para mostrar nitidez e possível distorção.
Exposição   0,02 sec (1/50)
Abertura   f/2.0
Distância focal   20 mm
ISO   1600
Compensação de exposição   0 EV

_B040748 por thales_em01, no Flickr

AF
É o único grande ponto negativo da lente pelo simples fato dele não ser naturalmente lento, mas por ser uns 50% mais lento (ou mais) que boa parte das lentes AF do sistema M4/3. O que eu percebi é que para fotos posadas, isso não atrapalha de fato mas, para pegar movimentos o meu índice de erro em foco cravado piorou.
O vídeo abaixo demonstra o AF desta lente:
http://youtu.be/qOp3gi4PlnM

Essa foto mostra como às vezes o AF da minha M4/3 não é tão consistente na minha mão:
Exposição   0,013 sec (1/80)
Abertura   f/2.0
Distância focal   20 mm
ISO   800
Compensação de exposição   0 EV

_B080773 por thales_em01, no Flickr

QUALIDADE DE IMAGEM
Vamos ao ponto principal. Além dos aspectos que já mencionei acima, é bom comentar sobre cores, contraste e nitidez.
As cores e contraste desta lente são bem neutras, ou seja, é bom para quem fotografa em RAW e gosta de dar uma ajuste na pós. Eu não considero o fato da lente ser "neutra" ser um problema. Essa neutralidade existe mas a reprodução de cores e contraste é bem fidedigna (lembrando que a câmera também tem um papel fundamental).
O DoF não é nenhuma maravilha (ainda mais para eu que tenho FF) mas tem o ponto positivo: posso usar grandes aberturas como 2.5 e não preciso me preocupar de ter um rosto de uma pessoa perdendo nitidez por questão de regiões próximas ao olho fora de foco.
Lembrando que dá para brincar com DoF também. Basta ver a primeira foto do Yakissoba (obs.: melhor que já comi - massa feita na hora - fica em SP - um na Liberdade e outro na R. Tutóia próximo à estação Brigadeiro do metrô).

Em termos de nitidez, vou tentar avaliar dentro do universo M4/3. Posso afirmar que tenho conseguidos resultados melhores e com maior riqueza de detalhes do que a 14 2.5 mas não é nenhuma diferença muito grande. Em parte, se deve à minha adaptação ao sistema M4/3. Uma coisa é fato, já comentei isso em outro post, talvez por não usar EVF e a câmera ficar longe do apoio do meu rosto, consigo melhores resultados com velocidades superiores a 1/100.
Depois posto alguns exemplos mais do tipo "review técnico" com testes da mesma imagem em várias aberturas mas, por ora, fica o resultados de fotos mesmo.

Com tratamento padrão
Exposição   1/3200 sec
Abertura   f/2.2
Distância focal   20 mm
ISO   200
Compensação de exposição   0 EV

_B100775 por thales_em01, no Flickr

RAW direto para jpeg

_B100775-2 por thales_em01, no Flickr

Crop 100%

_B100775-3 por thales_em01, no Flickr

Exposição   0,01 sec (1/100)
Abertura   f/2.8
Distância focal   20 mm
ISO   2000
Compensação de exposição   0 EV

_B030720 por thales_em01, no Flickr

Exposição   1/4000 sec
Abertura   f/2.8
Distância focal   20 mm
ISO   200
Compensação de exposição   0 EV
RAW direto para jpeg

_B100779 por thales_em01, no Flickr

Tratada

_B100779-2 por thales_em01, no Flickr

De maneira geral a nitidez me agrada bastante acima de 2.2. Como o LCD da câmera é ruim, é a mesma impressão de quem tem uma 5D clássica, isto é, somente quando se olha as fotos no monitor que dá para se ter uma ideia de real potencial da lente + câmera + fotógrafo.

Por enquanto é só. Espero que possa ter agregado de alguma maneira para aqueles que já são do sistema M4/3 e querem saber de resultados da lente pancake 20 1.7 ou para aqueles que são curiosos e pensam em ter uma Mirrorless da Oly ou Pana. Eu me sinto um pouco na obrigação de compartilhar essas informações, seja elas estando da maneira correta ou não tão correta.

Abraços....
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #13 Online: 13 de Novembro de 2013, 17:06:07
Oliberal.... cadê você para dar uns pitacos!?!? Você já não é mais o mesmo na participação dos tópicos aqui da M4/3.... :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #14 Online: 13 de Novembro de 2013, 17:12:15
A lente é bem interessante, gostei dos exemplos! Ela só não serve pra mim pois é muito próxima do ângulo da 25, mas, para quem quer uma lente geral é uma excelente pedida!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr