Autor Tópico: EVF de mirroless em geral e de M4/3  (Lida 2636 vezes)

Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Online: 11 de Novembro de 2013, 14:32:46
Sobre o EVF ainda pairam muitas dúvidas,mas uma que me recordo ....que foi discutida recentemente aqui no fórum.... era sobre a ampliação da imagem, que segundo alguns ainda demoraria MUITO pra chegar no OVF...bom....já chegou.

A cobertura de 100% e a ampliação do novo VF4 e da nova camera da oly a E-M1 já é maior que diversas outra cameras....inclusive as FFs.... :eek: :eek:....nos reviews ninguém falou mais de lags...creio que o atraso já tenha sido totalmente superado tbém.   A coisa caminhou bem mais rápido que o previsto. ;)

Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


RLB

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
    • Flickr: Grupo Micro Four Thirds Brasil
Resposta #1 Online: 11 de Novembro de 2013, 14:47:59
Eu nunca entendi isso direito.
O que significa esses números de ampliação na pratica?


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2013, 11:52:54
Eu ainda estranho um pouco quando clico, pois a imagem atualizada do EVF ainda permanece por alguns segundos depois do click, e assim que aparece a foto para revisão, dá um pulo de uma imagem atual para uma imagem de alguns décimos de segundo atrás, enquanto que em um OVF, se não tirarmos o olho de lá, não veremos a foto que foi tirada e continuaremos vendo o enquadramento. A mesma coisa vale para o enquadramento pelo visor normal, que dá essa diferença, e se usarmos qualquer DSLR em live view, o mesmo fato "engraçado" acontece.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 12 de Novembro de 2013, 12:33:28
O que continua matando é que a imagem do EVF não é natural em termos de cores, contraste, sensibilidade e tal. E olha que já passaram um montão de tipos de EVF nas minhas mãos, inclusive de OLED. EVF é prático, barato e tal, mas ainda prefiro mil vezes o OVF, preferencialmente de prisma e não de espelhos.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 13 de Novembro de 2013, 17:05:08
Comprei o meu VF-3 no ebay e estou ansioso para testá-lo e ver como que é esse tal de EVF.....
Também espero que a operação da câmera mais próximo do uso de uma DSLR me deixe mais animado com a minha E-PM2.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


RLB

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
    • Flickr: Grupo Micro Four Thirds Brasil
Resposta #5 Online: 13 de Novembro de 2013, 17:52:58
Agora eu entendi:



Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #6 Online: 14 de Novembro de 2013, 05:20:26
Os EVF's estão ficando muito bons mesmo! O da GH3 eu já gosto bastante! Mas ainda prefiro o OVF da D3S ou da Mamiya 645, ou o meu favorito: Rolleiflex!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Claudio.fapereira

  • Trade Count: (21)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.663
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Novembro de 2013, 08:50:22
O EVF funciona bem como acessório da E-PL5. O problema é que ele fica guardado em um case próprio, como o flash. Aí, vc pega a câmera e quase nunca leva seus acessórios e acaba nao usando. Mas é muito bom.
Sigma 35 1.4, Nikkor 85mm 1.8D, Nikkor 58mm 1.4, Zeiss 135mm 2.0, Sigma 50-150 2.8 + SB-900
E-M1 MkII + Oly 12 2.0, Pana 25 1.4, Pana 42.5mm 1.2, Oly 14-54 2.8-3.5 II, Oly 50-200 2.8-3.5 non SWD, Oly 50mm 2.0, TC 1.4X
Sony A7 RII + Sony 85mm f/1.4, Sony 50mm 1.4, Sony 24-70mm 2.8,  Zeiss 55mm 1.8, Rokkor 58mm 1.2, Sony 28mm 2.0, conversores para 21mm e 16mm, Sony 70-200 f/4, Leica R 50mm 2.0, Leica R 90mm 2.0, Nikkor 85mm 1.4 AIS
Sony RX1R MKII


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 14 de Novembro de 2013, 10:03:27
vejo vantagens e desvantagens.

o que alguns consideram desvantagem, como o preview depois da foto tirada, eu adoro, é uma oportunidade única para que eu possa fotografar sem óculos.

eu gosto de deixar o evf o mais próximo possível do OVF, então desligo as simulações de exposição e deixo tudo natural, fica mais rápido ainda.

e olha que o meu evf é ruim, é o da em5, imagine quando minha em1 chegar.

tirando no estúdio em fotos muito precisas e escuras, onde o evf tem apresentado fenômenos estranhos, alguns desvios de cor, no mais eu gostei bastante de usar.



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 14 de Novembro de 2013, 11:30:55
O bacana do EVF é justamente prever a exposição.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


claudio souza

  • Trade Count: (44)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 277
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Novembro de 2013, 11:52:17
O bacana do EVF é justamente prever a exposição.
:ok:


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 14 de Novembro de 2013, 12:59:03
Eu estou acostumado a prever a exposição na cabeça e ainda fazer a compensação a partir da cena. Não é vantagem para mim o tempo todo prever no  EVF, mas passo me beneficiar disso quando eu quiser.

O importante é cada um encontrar o conforto no uso do equipamento. Acredito que mais pessoas pensem como eu, senão a Camera não viria com esta opção. Assim, os fotógrafos que por acaso não queiram o tempo todo a previsao de exposição, podem desligar quando desejarem.

Eu não compraria uma m43 sem esta opcao.

O Outro colega acima, eclamou do review da Foto no evf, com certeza isso deve atrapalhar quem dispara muito, mas me ajuda muito a fotografar sem óculos, por exemplo, e não sei se é possível desligar, entretanto. deveria ser.


« Última modificação: 14 de Novembro de 2013, 13:07:05 por Claudio Rombauer »


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 14 de Novembro de 2013, 13:25:46
Eu estou acostumado a prever a exposição na cabeça e ainda fazer a compensação a partir da cena. Não é vantagem para mim o tempo todo prever no  EVF, mas passo me beneficiar disso quando eu quiser.

O importante é cada um encontrar o conforto no uso do equipamento. Acredito que mais pessoas pensem como eu, senão a Camera não viria com esta opção. Assim, os fotógrafos que por acaso não queiram o tempo todo a previsao de exposição, podem desligar quando desejarem.

Eu não compraria uma m43 sem esta opcao.

O Outro colega acima, eclamou do review da Foto no evf, com certeza isso deve atrapalhar quem dispara muito, mas me ajuda muito a fotografar sem óculos, por exemplo, e não sei se é possível desligar, entretanto. deveria ser.

Oi Claudio, é possível desligar sim, mas não me acostumei com ele desligado também.

Com relação à fotografar sem óculos, depende da correção que a pessoa precisa, se for Miopia, o ajuste de dioptria resolve até 3 ou 4 graus para mais ou para menos, fora desse range e para outros problemas, o óculos deve ser utilizado.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 14 de Novembro de 2013, 13:34:17
Eu uso óculos e mesmo assim consigo usar o EVF da E-M5 sem muitos problemas....imagino que com a E-M1 ficará mais confortável porque o "bocal" é maior.
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 14 de Novembro de 2013, 14:17:43
Eu estou acostumado a prever a exposição na cabeça e ainda fazer a compensação a partir da cena. Não é vantagem para mim o tempo todo prever no  EVF, mas passo me beneficiar disso quando eu quiser.

O importante é cada um encontrar o conforto no uso do equipamento. Acredito que mais pessoas pensem como eu, senão a Camera não viria com esta opção. Assim, os fotógrafos que por acaso não queiram o tempo todo a previsao de exposição, podem desligar quando desejarem.

Eu não compraria uma m43 sem esta opcao.

O Outro colega acima, eclamou do review da Foto no evf, com certeza isso deve atrapalhar quem dispara muito, mas me ajuda muito a fotografar sem óculos, por exemplo, e não sei se é possível desligar, entretanto. deveria ser.

Adoro review no EVF - deixo um review bem rápido e sei logo após de tirar a foto como ela ficou (ao contrário de OVF que para ter 100% de certeza de como a foto ficou, tem de olhar no LCD externo). Agiliza muito o processo quando tiro fotos de shows, onde timing é essencial e não quer ficar perdendo tempo olhando no LCD. Fora poder ver o resultado ao vivo das alterações de parâmetros.

Mas é muita questão de gosto pessoal, claro.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci