Autor Tópico: Como resolver o efeito Moiré?  (Lida 3229 vezes)

Diego.H

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Online: 12 de Novembro de 2013, 06:54:41
Galera, pesquisei aqui e vi um post de 2011 (http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=57758.0), mas como já estamos praticamente em 2014 acredito que já deve ter algo mais eficaz no tratamento desse efeito chato que é moiré.
Faz uma semana mais ou menos que pesquiso e a solução que tenho encontrado, que é mais eficaz, é utilizar um filtro para desfocar o local onde aparece  o efeito, mas esses dias fiz uma fotografia de um prédio antigo e seria um crime utilizar um desfoque e perder detalhes tão importantes para a composição da imagem. Também fiquei sabendo que tem muita gente achatando a imagem no photoshop para resolver, mas isso não funcionou com essa fotografia. Alguém conhece alguma forma de se livrar do moiré sem perder os detalhes da imagem?
Lembro que no LR tinha uma ferramenta para tratar isso, não sei se funciona, mas como fiquei sem usar muito tempo não lembro mais onde fica. Hoje utilizo mais o CR, será que lá tem alguma ferramenta que eu não vi?


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 12 de Novembro de 2013, 08:16:17
No Lightroom 5, na aba Revelação, vá em "pincel de ajuste".. tem uma guia lá pra controlar o moiré.. não sei se funciona porque nunca precisei usar.


Diego.H

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2013, 09:38:44
Obg Luciano,
Alguém usou essa ferramenta do LR, sabe dizer se funciona mesmo?


Wanderson_rf

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
Resposta #3 Online: 17 de Novembro de 2013, 23:22:54
Obg Luciano,
Alguém usou essa ferramenta do LR, sabe dizer se funciona mesmo?
   :snack: e :aua: pq tb não sei ao certo...