Autor Tópico: Problemas no LCD?  (Lida 4513 vezes)

gilmard2

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
Online: 13 de Novembro de 2013, 00:52:45
Boa noite pessoal!!!

Sou novo no fórum e gostaria de saber sobre um problema que tenho com minha FZ-150... mais especificamente, o LCD.
Durante o uso normal para fotografar, ele está funcionando perfeitamente, mas notei uma falha ao visualizar uma foto já registrada.
Observem na imagem do link abaixo as falhas em preto. Na verdade, elas ficam piscando... e quando aplico um zoom na foto, para de piscar.
(não postei a foto diretamente pq não consegui... desculpem a ignorância)

https://www.dropbox.com/s/n6yrfjxe35nglvc/2013-11-13%2000.36.06.jpg

O que pode ser isso? Algo que devo me preocupar? É defeito e devo procurar uma assistência? Isso pode piorar?

Agradeço a quem visualizar, e agradeço mais ainda a quem puder me ajudar.

Forte abraço!!!
--
Aprendendo... Lumix FZ-150


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Novembro de 2013, 01:13:44
Gilmar,

Isto não é um problema, é um recurso da câmera. Os pontos que piscam em preto representam áreas onde houve "estouro" na imagem, por excesso de luz.

Página 55 do manual em português:

http://tda.panasonic-europe-service.com/docs/2z5282ec0ez3z31627z7074z706466z24zf2d95db4baa438f7380b82c18f7904012eeb9b7c/tsn3/data/ALL/DMCFZ150EG/OI/860004/vqt3s85.pdf
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


gilmard2

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 13 de Novembro de 2013, 08:10:37
DMZamora

Muito obrigado!! Não sei quem foi o infeliz que ativou o HL na câmera... até é possível que tenha sido eu sem nem saber o que fazia... xD
É a vida!!! ehehehe

Forte abraço!!!
--
Aprendendo... Lumix FZ-150


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 13 de Novembro de 2013, 14:03:09
Pessoalmente acho um recurso interessante e muito útil.

Por si só o histograma é incapaz de revelar exatamente quais áreas estão estouradas....

Aliado à informação do histograma podemos ver se o estouro é devido um determinado brilho, tipo uma vela.... e assim podemos avaliar se o estouro é prejudicial ou não....
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


gilmard2

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 13 de Novembro de 2013, 14:15:05
Concordo que ele é útil, mas quando você sabe do que se trata... pq do nada você ver seu lcd piscando preto, não é legal não... eheheh
Mas o uso dele é meio complicado.. pois vc registra... vê tudo piscando, ajusta e registra de novo... no meio dessa pode-se perder um momento ou, no caso de pessoa, ela mudar um sorriso por exemplo. Não sei quanto à vocês, mas EU odeio quando tenho que ficar segurando a "pose" ou o sorriso pro fotógrafo registrar várias fotos. Concordo que ele está fazendo os melhores ajustes, mas para quem está para ser registrado, começa a ficar algo mais forçado...


Ainda não entendi muito o uso do histograma, mas também não parei para estuda-lo direito.
--
Aprendendo... Lumix FZ-150


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Novembro de 2013, 17:36:15
Se 'tudo tá piscando' é pq a fotografia tá com algum 'problema' mesmo.  :ponder:  :shock:

Melhor ver antes do que quando for upar ou revelar uma foto.  :aua:

É como eu disse antes: É um recurso, cabe vc decidir se é útil..... Vi em diversos livros e artigos essa dica, atualmente utilizo e recomendo!
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Luisinho Göcks

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Novembro de 2013, 19:42:44
Não diria fundamental, pq fundamental é histogama, mas que dá uma bela mão principalmente para quem não sabe ler histograma isso dá.