Autor Tópico: Iniciante no mundo da fotografia  (Lida 2874 vezes)

Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Online: 12 de Novembro de 2013, 15:27:51
Oi pessoal! Sou nova aqui e estou querendo entrar no ramo da fotografia. Eu amo fotografias de crianças e gostaria de me especializar nessa área. Acabei de comprar uma nikon 5100, com lente 18-55 mm e uma lente 50mm 1.8. Essa é minha primeira câmera reflex e estou me familiarizando com ela. No próximo mês vou começar umas aulas com um profissional.
Eu tenho outro emprego e a fotografia é hobby. Mas esse hobby custa caro e pensei em fazer uns trabalhos esporádicos pra custear os equipamentos.
A questão é a seguinte, até hoje só fotografei minha filha (18 meses), mas gostaria de começar a fotografar outras crianças, filhos de amigos, pra treinar e já ir divulgando que pretendo trabalhar com isso, talvez montar um portfólio. Mas acho que minhas fotos ainda não tem o profissionalismo necessário para serem vendidas. Será que é queimação de filme isso? Tirar foto e não cobrar porque acho que não estão boas o suficiente? Eu penso que não cobrar é melhor do que cobrar uma merreca, estou errada?

Opiniões serão bem vindas!


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #1 Online: 12 de Novembro de 2013, 15:35:26
Bem, eu comecei de graça mesmo, reuni amigos e conhecidos e fui fazendo até ficar mais experiente para poder cobrar, acho que o meu 4º ensaio já foi pago :)

Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk 2

Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


YFab

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2013, 15:43:44
Também sou iniciante, comprei minha primeira DSLR recentemente, fiz apenas um ensaio pago, mas e muitos outros de amigos para portfólio. Acredito que minhas fotos estão longe de ser profissionais, estou realizando um trabalho bem medíocre, e cobrando muito pouco, mas apenas porque o preço do equipamento está sugando até minha alma, porque eu sobrevivo de estágio kkkkk.
No meu caso, vale a pena arriscar a queimação de filme, pois o que vier é lucro, não tenho planos de viver de fotografia, apenas gosto bastante da arte. No seu, vai depender de sua pretensão.


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 12 de Novembro de 2013, 16:04:36
Também sou iniciante, comprei minha primeira DSLR recentemente, fiz apenas um ensaio pago, mas e muitos outros de amigos para portfólio. Acredito que minhas fotos estão longe de ser profissionais, estou realizando um trabalho bem medíocre, e cobrando muito pouco, mas apenas porque o preço do equipamento está sugando até minha alma, porque eu sobrevivo de estágio kkkkk.
No meu caso, vale a pena arriscar a queimação de filme, pois o que vier é lucro, não tenho planos de viver de fotografia, apenas gosto bastante da arte. No seu, vai depender de sua pretensão.

Não tenho pretensão de viver da fotografia (mas não descarto a possibilidade um dia). Acredito que o trabalho de um fotógrafo tem que ser valorizado e, não cobrar, pode parecer banalização, entende? E se eu banalizo meu trabalho, quem é que vai valorizar? Por outro lado, não dá nem pra oferecer um trabalho sem um portfólio decente, né? E não consigo pensar numa maneira de começar sem ser trabalhando de graça.


YFab

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
Resposta #4 Online: 12 de Novembro de 2013, 16:47:28
Não tenho pretensão de viver da fotografia (mas não descarto a possibilidade um dia). Acredito que o trabalho de um fotógrafo tem que ser valorizado e, não cobrar, pode parecer banalização, entende? E se eu banalizo meu trabalho, quem é que vai valorizar? Por outro lado, não dá nem pra oferecer um trabalho sem um portfólio decente, né? E não consigo pensar numa maneira de começar sem ser trabalhando de graça.

Sim, acho que o valor a ser cobrado tem que ser coerente com o serviço que você oferece. Optei por cobrar barato, pois moro em cidade pequena, mas cheia de fotógrafos de books e ensaios, que é o que pretendo fazer, que já têm um certo nome. Meu diferencial no momento é o preço baixo.
Acho que é inevitável trabalhar de graça no início, você precisa de portfólio e a forma de conseguir é realizando pelo menos uns dois trabalhos para amigos próximos, ou até mesmo família. As fotos de sua filha também são uma boa para iniciar o portfólio.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #5 Online: 13 de Novembro de 2013, 04:23:25
Na verdade vc nao esta fotografando de graca, vc esta fazendo uma troca pq existe uma demanda de ambos os lados. Vc quer o filho das pessoas para fotografar e as pessoas querem fotos ser gastar dinheiro. Ou seja, no lugar de dinheiro vc aceita criancas e com elas vc investe em pratica e portfolio. Quando ja nao precisar mais vc para de cobrar criancas e comeca a cobrar dinheiro. E eh muito melhor vc pagar com fotos a um casal qualquer do que pagar com dinheiro a uma agencia de modelos por exemplo. Degraca eh quando uma das partes nao recebe nada em troca o que nao eh o seu caso.

Nao ha mal nenhum em nao cobrar mesmo quando o fotografo eh bom e so faz por prazer, como um hobby de final de semana. Se vc pensa que fotografia eh um hobby caro, tenta velejar por exemplo para vc ver o que eh gastar dinheiro. As pessoas sao livres para cobrar ou dar de graca o que quiserem como tambem em aceitar a receber de graca ou pagar pelo o que quiserem. O que promove isso que eh chamado de "banalizacao" nao sao as pessoas mas sim tecnologias que dao acesso a mais pessoas a fotografar com menor custo e facilitar a entrada de mais pessoas no mercado. E tecnologia eh para isso mesmo, fazer com que mais pessoas usufluam e usem como quiser.

Quanto a trabalhar com fotografia, todo mundo comeca cobrando um valor menor e vai aumentando o valor de acordo com os investimentos, experiencias e demanda. Bom marketing e qualidade ajuda a atrair demanda, tendo demanda vc pode dispensar aqueles que nao querem pagar o preco. Tendo qualidade vc pode cobrar mais do que os competidores com menos qualidade. E para tudo isso eh preciso muita pratica e se precisar comecar a fotografar de graca mesmo.

Mas algo que muitos, ou quase todos que querem entrar no mercado da fotografia, esquecem eh de que experiencia visual tambem eh muito importante. Tao importante quanto a pratica. Para falar a verdade, mesmo que vc domine a pratica mas sem uma experiencia visual boa nas artes visuais vc se torna apenas boa no quesito tecnico e nao no quesito de qualidade artistico visual. Por outro lado, quando mais experiencia e estudo em artes visuais, quando vc for entrar na pratica a tendencia eh que vc consiga com muito mais facilidade e velocidade fazer fotos com qualidade. Infelizmente a maioria dos fotografos de hoje nao pensam nisso, nao ecelentes guru nos quesitos tecnicos, altamente informados sobre tecnologia, qualidade e desvantagens de cameras e acessorios, etc, mas na hora de fotografar, mesmo fotografando tudo dentro das "regras" e normas o resultado eh aquele "Meh". E vc pode ver que fotografos que tem um background nas artes visuais antes de entrar na fotografia, quando entran na fotografia ja comecam melhor do que muitos que estao ha anos praticando, mesmo tendo muito menos experiencia.

Eu mesmo estou mais ou menos 3 anos fotografando ou 4 ja nao sei. Antes disso eu apenas fotografei com cameras de bolso por mais ou menos 1 ano. E antes disso eu apenas fotografava as baladas que eu ia com meu celular para poder relembrar quando eu estivesse sobrio. Metade das fotos que estao nomeu portfolio sao de mais ou menos 1 ou 2 anos depois que comecei a fotografar. Depois comecei a fotografar mais com filme e outros temas e nao mais fashion, erotico e nu somente. E com frequencia aparecem fotografos com o dobro de anos de experiencia com fotografia, me elogiando como se eu tivesse decadas de experiencia. E eu nunca fui em um workshop. Mas o que eu tenho de vantagem que esses nao tem sao os anos de experiencia em estudo de artes visuais e experiencia em artes visuais.

E eu estou dizendo tudo isso para te convencer que mais importante do que praticar por si so eh ser aprendiz de algum outro fotografo, sendo assistente, vendo como ele trabalha, observando os criterios de qualidade (comercial ou artistico), etc. Ou seja, ganhando experiencia visual, de qualidade artistica ou comercial, usando as artes visuais como referencia (escultura, pinturas, etc), e por ai vai.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #6 Online: 13 de Novembro de 2013, 05:00:47
Corrigindo... Tenho entre 4 e 5 anos de experiencia...

Nao consigo mais editar o texto que postei acima.


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 18 de Novembro de 2013, 08:26:09
Na verdade vc nao esta fotografando de graca, vc esta fazendo uma troca pq existe uma demanda de ambos os lados. Vc quer o filho das pessoas para fotografar e as pessoas querem fotos ser gastar dinheiro. Ou seja, no lugar de dinheiro vc aceita criancas e com elas vc investe em pratica e portfolio. Quando ja nao precisar mais vc para de cobrar criancas e comeca a cobrar dinheiro. E eh muito melhor vc pagar com fotos a um casal qualquer do que pagar com dinheiro a uma agencia de modelos por exemplo. Degraca eh quando uma das partes nao recebe nada em troca o que nao eh o seu caso.

Nao ha mal nenhum em nao cobrar mesmo quando o fotografo eh bom e so faz por prazer, como um hobby de final de semana. Se vc pensa que fotografia eh um hobby caro, tenta velejar por exemplo para vc ver o que eh gastar dinheiro. As pessoas sao livres para cobrar ou dar de graca o que quiserem como tambem em aceitar a receber de graca ou pagar pelo o que quiserem. O que promove isso que eh chamado de "banalizacao" nao sao as pessoas mas sim tecnologias que dao acesso a mais pessoas a fotografar com menor custo e facilitar a entrada de mais pessoas no mercado. E tecnologia eh para isso mesmo, fazer com que mais pessoas usufluam e usem como quiser.

Quanto a trabalhar com fotografia, todo mundo comeca cobrando um valor menor e vai aumentando o valor de acordo com os investimentos, experiencias e demanda. Bom marketing e qualidade ajuda a atrair demanda, tendo demanda vc pode dispensar aqueles que nao querem pagar o preco. Tendo qualidade vc pode cobrar mais do que os competidores com menos qualidade. E para tudo isso eh preciso muita pratica e se precisar comecar a fotografar de graca mesmo.

Mas algo que muitos, ou quase todos que querem entrar no mercado da fotografia, esquecem eh de que experiencia visual tambem eh muito importante. Tao importante quanto a pratica. Para falar a verdade, mesmo que vc domine a pratica mas sem uma experiencia visual boa nas artes visuais vc se torna apenas boa no quesito tecnico e nao no quesito de qualidade artistico visual. Por outro lado, quando mais experiencia e estudo em artes visuais, quando vc for entrar na pratica a tendencia eh que vc consiga com muito mais facilidade e velocidade fazer fotos com qualidade. Infelizmente a maioria dos fotografos de hoje nao pensam nisso, nao ecelentes guru nos quesitos tecnicos, altamente informados sobre tecnologia, qualidade e desvantagens de cameras e acessorios, etc, mas na hora de fotografar, mesmo fotografando tudo dentro das "regras" e normas o resultado eh aquele "Meh". E vc pode ver que fotografos que tem um background nas artes visuais antes de entrar na fotografia, quando entran na fotografia ja comecam melhor do que muitos que estao ha anos praticando, mesmo tendo muito menos experiencia.

Eu mesmo estou mais ou menos 3 anos fotografando ou 4 ja nao sei. Antes disso eu apenas fotografei com cameras de bolso por mais ou menos 1 ano. E antes disso eu apenas fotografava as baladas que eu ia com meu celular para poder relembrar quando eu estivesse sobrio. Metade das fotos que estao nomeu portfolio sao de mais ou menos 1 ou 2 anos depois que comecei a fotografar. Depois comecei a fotografar mais com filme e outros temas e nao mais fashion, erotico e nu somente. E com frequencia aparecem fotografos com o dobro de anos de experiencia com fotografia, me elogiando como se eu tivesse decadas de experiencia. E eu nunca fui em um workshop. Mas o que eu tenho de vantagem que esses nao tem sao os anos de experiencia em estudo de artes visuais e experiencia em artes visuais.

E eu estou dizendo tudo isso para te convencer que mais importante do que praticar por si so eh ser aprendiz de algum outro fotografo, sendo assistente, vendo como ele trabalha, observando os criterios de qualidade (comercial ou artistico), etc. Ou seja, ganhando experiencia visual, de qualidade artistica ou comercial, usando as artes visuais como referencia (escultura, pinturas, etc), e por ai vai.

Obrigada pelas colocações!


JAINEROSA

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 26 de Novembro de 2013, 10:08:28
Olá, tbm sou nova nesse ramo!
Vejo muita dificuldade pois tenho uma SONY e é relativamente tudo mais caro: flash, lentes e etc....!
E por ser uma semi-profissional estou enfrentando alguns problemas, agora em dezembro vou investir em uma profissional, o que vocês tem a me dizer sobre as FF'S?
Eu tenho bastantes ensaios e coberturas até,porém as pessoas parecem "dspresar" a capacidade por ser uma camera "inferior" as profissionais.

Segue uma foto de minha autoria, lembrando não tenho base nenhuma, todo conhecimento foi adquirido via internet.
http://www.flickr.com/photos/jainerosa_fotografia/10948335566/
Jaíne & Everton ! Sony Nex C3 - 3D


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #9 Online: 26 de Novembro de 2013, 10:21:55
Ja nao eh a primeira ou a segunda vez que falam que as pessoas estao desvalorizando o trabalho de vcs por causa da camera/estudio. Por outro lado, baseado pelo o que vejo na Internet esta cheio de fotografo ruim no mercado (o que eh comum em todo lugar). Parece que o segredo para entrar no mercado de vcs eh ter uma camera FF e um endereco comercial. Se eh assim compra logo uma Phase one, nem que seja uma usada e nem que tenha que pagar em varias vezes, para ja entrar no mercado chutando a porta.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #10 Online: 26 de Novembro de 2013, 10:32:09
Eu acabei esquecendo de dizer o que eu ia dizer:

Se o cliente quer ser fotografado com uma FF, aluga uma. Eu nao sei se onde vcs moram as lojas oferecem servicos de aluguel de cameras e equipamento mas normalmente, em centros urbanos, tem lojas que oferecem o servico. Problrma resolvido.

Qualquer ze mane pode fotografar com o melhor equipamento do mercado alugado. Basta pagar a diaria e o deposito que eh reembolsado na hora da devolucao do material.


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #11 Online: 26 de Novembro de 2013, 10:37:45
O que as pessoas custam a entender é que o maior diferencial estará sempre atrás da câmera. Outros aspectos importantes, sempre relegados a um segundo plano, são: estudo e dedicação. O problema, para estas mesmas pessoas, é que estes itens não estão à venda no ebay.
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #12 Online: 26 de Novembro de 2013, 10:55:25
Cara, eu ja fotografei para catalogo de lojas e tambem celebridade com camera digital sem ser FF que comprei usada e ja era antiga.

Benjamin Kanarek que fotografa para a Vogue Paris, ja fez ensaio para a Vogue Brasil e Italia, como tambem as vezes fotografa para Bazaar, ja fotografou para essas revistas com todo o tipo de camera. Nikon D50, D90, etc. E esses clientes de vcs que nao sao nenhuma Vogue ficam de frescura.  8-)


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #13 Online: 26 de Novembro de 2013, 11:13:54
Eu faria o seguinte: Começaria fotografando filhos de amigos e parentes sem cobrar, com 2 objetivos: praticar e formar um portfólio. Se os seus amigos gostarem do resultado, pode ter certeza que te indicarão.

Imagina a cena: você faz um ensaio sem cobrar para um amigo próximo. Como o Márcio CROIX bem falou, eles te emprestam a criança em troca das fotos (em pendrive ou DVD). Você, para fazer um agrado, imprime UMA foto, coloca em um porta-retratos bonitinho e dá para seu amigo. Vai ser um investimento de 30 a 100 reais. Agora imagina que esse amigo coloque a foto no escritório ou em casa. Recebe uma visita que fala : "Que foto linda, você que tirou? Queria tanto umas fotos bonitas do Joberwaldson Júnior, mas as que eu tiro nunca ficam assim." Ao que seu amigo, sabendo das suas intenções, prontamente responderá: "Quem tirou foi uma amiga fotógrafa, leva aqui este cartão, ela é super bacana e tem muito jeito com criança. Você vai adorar ela!"

Tendo um site simples mas de bom gosto, você certamente conseguirá alguns trabalhos pagos. Eu investiria em uns 5 a 10 amigos escolhidos a dedo, abrindo o jogo com eles e pedindo indicações. Se o orçamento estiver apertado, em vez de uma foto emoldurada pode ser uma impressão simples, não custa nem 10 reais, mas para quem recebe vale muito mais do que isso.

Uma conversa aberta com os amigos pode render também uma foto postada no facebook com a legenda: "Joberwaldson - Amor Eterno. Obrigada Angelita Alves por captar este momento tão especial" com um link para seu site.

Arriscaria dizer que em menos de 1 mês você começaria a fazer trabalhos pagos. Sempre é bom enfatizar para os cobaias amigos que de graça só pra eles, qualquer outra pessoa vai ter que pagar.

De resto, é só seguir o conselho do CROIX, estudar a parte artística da coisa para se diferenciar.

Boa sorte e sucesso!
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Mailson

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 26 de Novembro de 2013, 11:59:11
angelitaaalves sugiro que vc poste algumas fotos suas (da sua bebê) nos tópicos de fotos aki do fórum. Tem ótimos fotógrafos aqui que estão sempre dispostos a ajudar com dicas, avaliações, críticas etc... com certeza, vc aprenderá bastante com tudo isso.
Abs.
Nikon D80. Lentes: Nikkor AF 50mm, F/1.8D.
-------------------------------------------------------
Sony NEX F3. Lentes: Sony SEL 18-55mm, F/3.5-5.6; Canon FD 50mm 1.8.
---------------------------------------------------------------------------------------------
Flickr: https://www.flickr.com/photos/mailsonmaia/