Autor Tópico: Trocar 70D pela D7100  (Lida 5950 vezes)

andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Online: 12 de Novembro de 2013, 18:23:24
Comprei uma Canon 70D na semana passada. Tirei algumas poucas fotos (falta de tempo) e estou pensando em trocá-la por uma Nikon D7100.

Em princípio, algumas coisas que não gostei foram (seria questão de costume?):
i) A posição do botão giratório de controle de abertura (a ser acionado com o polegar). Fica no centro da parte traseira, em volta do direcional. A Nikon parece ter uma posição melhor (na parte superior traseira).
ii) O visor exibe uma imagem, porém o que é capturado tem tamanho maior.
iii) As letras, números e símbolos exibidos no pequeno visor LCD (na parte superior) têm tamanho pequeno, o que dificulta um pouco (no meu caso) entender/alterar algumas configurações.
iv) Os botões que ficam na parte superior são um tanto pequenos.
v) Certa dificuldade em visualizar as informações de abertura, velocidade etc. no visor da câmera.
vi) Certa dificuldade em alterar o ISO com a câmera em posição de fotografia (olho no visor).

A câmera tem alguns recursos interessantes (exemplo, tirar foto com um simples clique no LCD), mas que talvez tenham pouca utilidade para um possível uso profissional.

Como está recente, talvez eu ainda consiga trocar na loja pelo preço que paguei por ela.

Além disso, como pretendo comprar um flash, parece-me que o conjunto D7100+flash Nikon me dará melhores resultados em termos de qualidade de fotografia. Estou enganado?

Em um outro tópico sobre a 70D, foram postadas algumas belíssimas fotos tiradas no interior de um casarão em que residiu, salvo engano de minha parte, Monteiro Lobato. Também postaram lindas fotos de flores. Com a Nikon D7100 também seria possível obter fotos belíssimas como essas?




Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1 Online: 12 de Novembro de 2013, 18:52:52
Eu estou extremamente satisfeito com a 70D, acho q algumas das fotos de flores eram minhas!
Alguns dos problemas q vc mencionou não vai conseguir resolver, acredito que até com a 7100 vc sofra com alguns deles e talvez outros novos, mas se vc n se adaptou a câmera procure outro modelo q atenda as suas expectativas!
Se voce n possui varias lentes e acessórios para canon, nada te impede de mudar para a nikon
Pessoalmente eu gosto mais da coloração das canon, mas de qualquer forma vc vai conseguir fotos parecidas com as do outro tópico se tiver uma boa lente!


andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2013, 20:22:27
Chumbinho, obrigado pela resposta.
Alguns dos problemas q vc mencionou não vai conseguir resolver, acredito que até com a 7100 vc sofra com alguns deles e talvez outros novos...
Que tipos de problemas vc acredita que a D7100 não resolverá? E quais outros eu poderei encontrar?

Pessoalmente eu gosto mais da coloração das canon, mas de qualquer forma vc vai conseguir fotos parecidas com as do outro tópico se tiver uma
Interessante esse seu comentário sobre a qualidade da imagem.

As fotos de flores que vc tirou foram com tripé e lente do kit?



Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #3 Online: 12 de Novembro de 2013, 20:57:13
As fotos que tirei foram com uma 50mm 1.8, sem tripé, na mão mesmo

quanto aos problemas:
os botões da 7100 são do mesmo tamanho que as da 70D, mas ficam ao lado da tela se não me engano
aquele botão giratório ao lado da tela da 70D é um extra, q facilita mexer nas funções. Ele só muda a abertura quando vc deixa a tela aberta e ligada, se vc mudar as funções pelo lcd em cima ou visor, pode usar aquela rodinha q fica atras do botão de disparo com o indicador, e a outra vai servir para mudar a exposição se n me engano.
A questão do crop do visor acontece em todas as câmeras q usei, mas se esse é o problema é só vc cortar no computador depois
O tamanho das letras acredito serem os msms em todas tb, mas vc pode usar a tela touch apertando o Q para configurar e ver o q esta sendo usado


enfim, a maioria dos problemas acredito q vc tb terá com a 7100, mas o melhor q pode fazer é testar e ver o q acha
quanto aos problemas q vc vai encontrar na 7100, n sei dizer, só quem tem pode dar maiores detalhes
mas ela tem seus pros e contras em relação a 70D, como todas as câmeras das duas empresas


andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #4 Online: 12 de Novembro de 2013, 22:11:33
As fotos que tirei foram com uma 50mm 1.8, sem tripé, na mão mesmo

quanto aos problemas:
os botões da 7100 são do mesmo tamanho que as da 70D, mas ficam ao lado da tela se não me engano
aquele botão giratório ao lado da tela da 70D é um extra, q facilita mexer nas funções. Ele só muda a abertura quando vc deixa a tela aberta e ligada, se vc mudar as funções pelo lcd em cima ou visor, pode usar aquela rodinha q fica atras do botão de disparo com o indicador, e a outra vai servir para mudar a exposição se n me engano.
A questão do crop do visor acontece em todas as câmeras q usei, mas se esse é o problema é só vc cortar no computador depois
O tamanho das letras acredito serem os msms em todas tb, mas vc pode usar a tela touch apertando o Q para configurar e ver o q esta sendo usado


enfim, a maioria dos problemas acredito q vc tb terá com a 7100, mas o melhor q pode fazer é testar e ver o q acha
quanto aos problemas q vc vai encontrar na 7100, n sei dizer, só quem tem pode dar maiores detalhes
mas ela tem seus pros e contras em relação a 70D, como todas as câmeras das duas empresas

Vc pode estar certo.
Estou cansado, mas vou tentar fuçar a 70D um pouco agora.
Tenho esta noite para decidir se troco ou não, pois fiquei de ligar pro vendedor amanhã pela manhã.
Dúvida cruel.


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Novembro de 2013, 22:30:52
Cara, os problemas que tu citou são de adaptação apenas, nada que um pouquinho de uso não vá resolver. E a 70D é o que tem de mais top por aí no momento em se tratando de cropada. EU, só trocaria pela D7100 se estivesse decidido em desenvolver no sistema da nikon mesmo, já pensando em próximos upgrades, uma linha lógica de aquisições futuras...
Tecpix + motorola do guga


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Novembro de 2013, 22:44:13
As câmeras são muito próximas em relação à qualidade.

Como os colegas disseram: tudo parece uma questão de adaptação. Depois acaba se acostumando e o acesso aos comandos fica mais intuitivos.

Nada impede que a D7100 apresente seus melindres....
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #7 Online: 13 de Novembro de 2013, 02:15:18
Continue c a 70d.  :ok:
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


victorneves

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 255
  • Sexo: Masculino
  • Seja a mudança que você quer ver no mundo - Ghandi
Resposta #8 Online: 13 de Novembro de 2013, 02:54:17
Eu jamais trocaria, o sistema dessa 70D de foco nenhuma outra DSLR tem, a nitidez das fotos está absurda, já essa questão de botões são apenas adaptações que com o tempo se ajeita, comecei com uma Nikon, depois mudei pra canon usei T3, T3i, T4i depois 7D e hoje uma 6D, detalhe que nenhuma delas tinham botões similares, sempre foi um pouco de sofrimento na mudança de uma para outra porém com no máximo 1 mês já estava habituado, pode confiar, é questão de tempo para você se adaptar também !!!
« Última modificação: 13 de Novembro de 2013, 02:55:44 por victorneves »
Canon EOS 6D | Canon EOS 5D MarkII | EF 24-70mm f/2.8 L II | EF 70-200mm f/2.8 |
EF 50mm STM f/ 1.8 | EF 100mm f/2.0 |


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #9 Online: 13 de Novembro de 2013, 08:12:31
O único que deve decidir se troca ou não é você mesmo.. Ergonomia entre Canon e Nikon é bem diferente, e vc pode acostumar com ela ou não..
Mas, se comprou numa loja, não pegou ela na mão antes????? Se você acha que todas essas questões suas serão melhores na Nikon é porque conhece a Nikon, e aí, porque comprou Canon???

Eu não trocaria, mas nem por isso te digo pra não trocar...
« Última modificação: 13 de Novembro de 2013, 08:13:51 por Luciano.Queiroz »


andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #10 Online: 13 de Novembro de 2013, 09:16:33
Meus amigos, com a ajuda de vocês, estou quase convencido em continuar com a 70D.

Uma dúvida: o tão elogiado ótimo sistema de foco da 70D se faz presente apenas quando se tira fotos usando o chamado "Live View" (pelo LCD), estou certo? Tirando fotos pelo visor, os sistemas de foco se equivalem? Ou a 70D também apresenta avanços?

Mas, se comprou numa loja, não pegou ela na mão antes????? Se você acha que todas essas questões suas serão melhores na Nikon é porque conhece a Nikon, e aí, porque comprou Canon???

Caro Luciano, de fato comprei numa loja. Segurei-a (desligada) por alguns pouquíssimos minutos. Há coisas que apenas percebemos depois de algum uso. E creio que erros/equívocos acontecem com todo mundo.

Eu comprei Canon por que antes da compra vi alguns sites falando muito bem da 70D.

Sobre a ergonomia da Nikon, o que imagino é apenas no "achismo". Apenas de olhar, tenho a impressão, por exemplo, que o monitor LCD da 7100 apresenta números, letras e símbolos um pouco maiores.

No momento, diante dos comentários/sugestões de vocês, estou mais para continuar com a 70D, mas, caso decida trocar, não terei nenhum problema em admitir que (no meu caso) fiz merda e acabei comprando errado.

Pra "fechar o caixão" dessa história, a 70D entrega fotos de excelente qualidade, no mesmo nível (ou até melhor) do que a D7100? Se sim, independente dos "problemas" de ergonomia que citei, ficarei definitivamente com a 70D e me adaptarei a ela.



JAINEROSA

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 13 de Novembro de 2013, 09:51:04
Também estou pensando em optar pela Nikon D7100 , mas pelo o que vejo os comentários sobre ela aqui não são tão positivos.! hehe
Jaíne & Everton ! Sony Nex C3 - 3D


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #12 Online: 13 de Novembro de 2013, 10:18:55
Também estou pensando em optar pela Nikon D7100 , mas pelo o que vejo os comentários sobre ela aqui não são tão positivos.! hehe

Quais comentários por exemplo?
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #13 Online: 13 de Novembro de 2013, 10:24:19
Quais comentários por exemplo?

Opa! Um usuário da D7100 por aqui.
Alex, pode colaborar? O que tem a me dizer sobre essa câmera com relação aos itens que citei no início do tópico?
E sobre a qualidade das fotos?


JAINEROSA

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Resposta #14 Online: 13 de Novembro de 2013, 10:24:22
Falando que a D7000 é melhor em algumas proporções tanto em preço quanto em que a D5200 em uma qualidade de imagem excelente, a DxOMark a colocou acima da qualidade da D7000 e da D7100...
Mas porfavor, peço para quem tem a D7100 me fale um pouco mais sobre ela e se é real os fatores acima?
Li em algum forum tambem a questão do foco que está aparentemente inferior
Jaíne & Everton ! Sony Nex C3 - 3D