Autor Tópico: iso  (Lida 4522 vezes)

AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #30 Online: 26 de Novembro de 2013, 16:34:23
Tenho uma T3i tb... e ISO 800 já apresenta ruído nas imagens sim.... tento o máximo fugir do ISO 800, mas se não tem como, coloco 800... acima disso, evito até se precisar.

T3i tem o mesmo sensor de 7D e 60D. Tem pilhas de fotógrafos aqui no fórum que usam estas câmeras em evento, em ISO 1600 ou até maior. Claro que apresenta ruído se vc for esmiuçar em 100%, mas deve-se levar em consideração o tipo de saída que vai se dar à foto, à fotometria e ao processo de conversão. Tenho fotos impressas em A4 com ISO 3200 perfeitas. Se vc acha que o ISO 800 não está bom, a não ser que esteja considerando ampliações gigantescas eu diria que tem algo errado no seu fluxo.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2013, 16:38:01 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #31 Online: 26 de Novembro de 2013, 22:00:46
Se vc acha que o ISO 800 não está bom, a não ser que esteja considerando ampliações gigantescas eu diria que tem algo errado no seu fluxo.
Ou no critério....
Depois que comecei a só fotografar em RAW, conseguia resultados bons na minha ex-D90 em até 2.000 de ISO que tem o mesmo patamar de ruído que uma T3i.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #32 Online: 27 de Novembro de 2013, 12:36:49
Ou no critério....
Depois que comecei a só fotografar em RAW, conseguia resultados bons na minha ex-D90 em até 2.000 de ISO que tem o mesmo patamar de ruído que uma T3i.

Tudo depende, obviamente da Luz.

Usando ISO1600 ou superior consigo resultados satisfatórios com a G2 quando estou num ambiente iluminado, ou usando Flash.
Mas quando falta luz ISO 800 já tem ruído aparente, mesmo que o Silkpix consiga tirar bastante ruído, eles aparecem lá...

Pode ser que foi nesse cenário que o FBanin comentou dos ruídos da T3i

:D :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #33 Online: 27 de Novembro de 2013, 12:43:54
Sim, com mais luz, os ruídos ficam menos aparentes em ISOs altos. Mas mesmo assim, a T3i deveria ter bom desempenho em ISO800 mesmo em fotos escuras. Acho que aí é mais caso de nível de exigência e modo de visualização 100% no computador), aí atrapalha mais.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #34 Online: 27 de Novembro de 2013, 12:59:13
Sim, com mais luz, os ruídos ficam menos aparentes em ISOs altos. Mas mesmo assim, a T3i deveria ter bom desempenho em ISO800 mesmo em fotos escuras. Acho que aí é mais caso de nível de exigência e modo de visualização 100% no computador), aí atrapalha mais.
Também concordo. Eu tinha essa mesma exigência mas um pouco de me desfazer do meu equipamento APS-C eu já não encanava mais com ruído de ISO alto, pelo contrário, até acho charmoso.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #35 Online: 27 de Novembro de 2013, 13:03:23
Sim, com mais luz, os ruídos ficam menos aparentes em ISOs altos. Mas mesmo assim, a T3i deveria ter bom desempenho em ISO800 mesmo em fotos escuras. Acho que aí é mais caso de nível de exigência e modo de visualização 100% no computador), aí atrapalha mais.

Sinceramente eu não saberia dizer oque são ruídos aceitáveis ou não.
Creio que quem fotografe tendo como produto final a impressão para álbuns a aceitação de ruídos é até alta, mas tem muita gente que vê um ruído na sua foto e já comenta como se fosse um grande problema.

Sites especializados em fotografia aérea , como o Airliners , não aceitam foto se, na avaliação do pessoal do site, os ruídos estejam em excesso(e a tolerância é bem pequena).

Eu não sei, mas o pessoal exagera demais nessa questão de ruído!  :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


FBanin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #36 Online: 27 de Novembro de 2013, 14:15:27
Eu acabei comentando do ruído, mas eles não me incomodam... muito!

Claro que se colocar 100% de zoom no PC os ruídos ficam bem aparentes... mas isso acontece com pouca iluminação, ou melhor, em ambientes bem mais escuros....

Mas no geral, não me incomodo muito com eles não. Ainda mais que algumas fotos em ambientes com pouco iluminação não tem um uso profissional... então eu acabo desencanando e uso ISO 800, 400... mas evito acima deles. Principalmente se depois eu quero cropar a imagem... ai não tem jeito, o ruído vem forte.


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 27 de Novembro de 2013, 19:36:54
Também acho ema paranoia em relação ao ruído. Alguns colegas dão um zoom de 10000% e ficam procurando ruído.

Tudo depende da aplicação final.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.