Autor Tópico: iso  (Lida 4515 vezes)

rafael ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 386
  • Sexo: Masculino
  • quando tudo estar perdido sempre existe uma luz
iso
Online: 13 de Novembro de 2013, 11:16:22
 pessoal é o seguinte sei que o iso alto deixa o sensor mais sensivel
a captação de luz, mais conversando com um fotografo de uma cidade vizinha
ele me falou que um iso alto, deixa as fotos com cores mais vivas mais bonitas
e que ele fotografa casamentos só com isos alto. ex: iso na faixa de 400 a 1000. Sei que
nem toda dslr consegue fazer boas fotos com isos altos. a maquina que ele usa
é uma nikon d90 a minha é uma canon 50d. A informação dele procede?
vocês fotografam muito em isos elevados? eu nunca me arrisquei por isso
fiquei curioso!   :ponder:

obrigado a todos pelo o seu tempo.


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Novembro de 2013, 12:17:15
Usando um iso um pouco mais alto tu capta mais a luz do ambiente, aí o flash não vai matar toda ela, dá uma aparência muito mais bonita. Do contrário vai parecer aquelas fotos de festa onde só os foto fotografados estão com luz e todo o fundo preto. Sobre tua câmera, tem que dar uma testada, mas acredito que 800 ela vá segurar sem maiores problemas.

Abração

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2
Tecpix + motorola do guga


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 13 de Novembro de 2013, 13:21:49
sempre achei minhas fotos com iso alto com cores estranhas e com pouco contraste.   :ponder: :ponder: :ponder:
Tento usar o minimo possível sempre.


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #3 Online: 13 de Novembro de 2013, 13:23:26
Bom, muito já li inclusive aqui no fórum que as canon são melhores em ISO alto, pois bem eu já usei uma Nikon D300 de um amigo em até ISO 3200, sendo a D300 uma APS-C e a 50D também, até 3200 deve de segurar a imagem tranquilo, melhor dar uma testada pra ver se gosta dos resultados, eu ultimamente até com compactas eu tenho utilizado ISOs mais altos, certa vez utilizei em uma festa um ISO 1600, granulou bastante era a Lumix F5 que tem um sensor pequenojá com a D300 o ISO 3200 ta tranquilo, 6400 já é demais pra ela, acredito que a Canon 50D vai ser mais ou menos a mesma coisa.
Quanto a influencia do ISO, certas horas, o Flash é insuficiente devido a iluminação do local e a distância, com compactas é mais fácil disso acontecer com compactas enquanto com SLRs ou D-SLRs, vc pode instalar uns flash mais forte mas também pode acontecer isso, sendo assim vc quer fotografar um grupo e ao enquadrar este grupo, o flash não é o suficiente pra fotografar todo o grupo devido a distancia e a iluminação do local pode não ajudar, sendo assim é obrigado aumentar o ISO, mas também acho que as cores ficam mais bonita e em festas ou salões grandes tem que tocar o ISO lá em cima mesmo, mas o negócio é testar pra fundar próprias conclusões
« Última modificação: 13 de Novembro de 2013, 13:27:26 por vincent »
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


cleriston

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 281
Resposta #4 Online: 13 de Novembro de 2013, 13:31:15
recentemente fotografei ambiente interno, no período noturno. Como era algo despretensioso eu deixei no modo automático (sem flash popup) e o ISO foi lá cima (2500 e 3200). Particularmente eu gostei muito do resultado, pois as fotos ficaram bem iluminadas.
Segue uma delas


Para visualização web você não percebe a granulação, só quando você amplia a foto.

Sobre a questão das cores eu não sei lhe dizer.



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.558
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Novembro de 2013, 13:35:44
Primeiramente esclareço que no meu comentário o raciocínio é só na questão da câmera, sem o uso do flash ou a interferência de outros fatores, alem disso ISO 400 ou 1000 não chegam a ser ISOs altos, digamos que no mundo digital, ISO alto é pra la de 1600.

Todas as câmeras tem uma curva de resposta para a sensibilidade ISO, nas câmeras mais famosas essa curva normalmente é mais conhecida, por exemplo, na 5D2 fotografar em ISO 640 é o mesmo que os anteriores, e só a partir do ISO 800 é que começa aparecer uma pequena perda de qualidade nas cores, definição, artefatos, etc...

Não conheço a curva da D90, mas o que o seu colega falou não é uma regra, muito pelo contrario, o raciocínio lógico é quanto maior o ISO, pior a imagem.

« Última modificação: 13 de Novembro de 2013, 13:36:43 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #6 Online: 13 de Novembro de 2013, 13:43:34
Sobre a 50D, ela fica melhor com ISO em 1600 com ambientes bem iluminados, acima disso não gostei muito, não. Agora com o auxilio do flash da pra ir alem.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #7 Online: 13 de Novembro de 2013, 13:56:36
Pelo que entendi a pergunta é se ISO alto deixa as fotos com cores mais vivas... bom, até onde eu vejo (e prefiro as vezes) quanto mais ruido mais "lavada" fica a foto, e não com cores mais vivas  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


thiagopellison

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 392
  • Sexo: Masculino
  • Um cara de TI vidrado em fotografia...
    • Minhas Fotos no Flickr
Resposta #8 Online: 13 de Novembro de 2013, 16:51:14
Pelo que entendi a pergunta é se ISO alto deixa as fotos com cores mais vivas... bom, até onde eu vejo (e prefiro as vezes) quanto mais ruido mais "lavada" fica a foto, e não com cores mais vivas  :ok:

digamos que ela desbota....  :)
www.flickr.com/photos/thiagopellison

Nikon D7100 - 50mm 1.8g - 18-200 VRII


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #9 Online: 13 de Novembro de 2013, 17:10:02
Pelo que entendi a pergunta é se ISO alto deixa as fotos com cores mais vivas... bom, até onde eu vejo (e prefiro as vezes) quanto mais ruido mais "lavada" fica a foto, e não com cores mais vivas  :ok:

Concordo. Nunca senti que fotos com ISO elevados ficassem com cores mais vivas.  :ok:
Talvez em Jpeg com o processador atuando fortemente e com um perfil vivido ou coisa do tipo....   :ponder:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 13 de Novembro de 2013, 17:17:08
Pelo que entendi a pergunta é se ISO alto deixa as fotos com cores mais vivas... bom, até onde eu vejo (e prefiro as vezes) quanto mais ruido mais "lavada" fica a foto, e não com cores mais vivas  :ok:
Também concordo com o Léo. O que pode acontecer é o que já explicaram em outro post. O fato de usar um ISO um pouco mais elevado (e digamos que de 400-1000 não é alto a ponto de perder tanto textura/detalhes) pode estar facilitando a fotometria e a compensação de luz feita pelo Flash o que dá um preenchimento de luz mais agradável tornando a foto mais bonita e "colorida" com um todo.

Lembrando que flash bem usado é lindo e maravilhoso mas um flash mau usado é uma porcaria. Eu mesmo me encaixo nos que ainda não sabem quase nada de uso correto de flash.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


carofra

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • honestidade sempre
Resposta #11 Online: 13 de Novembro de 2013, 22:24:34
boa noite , eu nao concordo em usar iso alto , uso o menor iso possivel (compativel com o ambiente) nao quero fazer as fotos ficarem como o fernandez disse , estourada na frente e escuro no fundo
abraço


rscomex

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 256
Resposta #12 Online: 14 de Novembro de 2013, 11:04:36
Nunca senti isso... no meu caso.. T2i, ISO 800 já granula pra kct... tento usar no maximo 400


carlosfim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #13 Online: 14 de Novembro de 2013, 13:58:56
Citar
Nunca senti isso... no meu caso.. T2i, ISO 800 já granula pra kct... tento usar no maximo 400

Achei que eu estava paranóico com o ruído da minha cam. Tenho uma T3i, mas também não gosto do resultado dela com ISO > 400.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #14 Online: 14 de Novembro de 2013, 21:06:11
Achei que eu estava paranóico com o ruído da minha cam. Tenho uma T3i, mas também não gosto do resultado dela com ISO > 400.
ô loco..... não seria paranóia?!? Não é para ser tão ruim até uns 800.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales