Autor Tópico: Como iluminar em estúdio?  (Lida 1955 vezes)

Photo Jr.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Online: 14 de Novembro de 2013, 00:10:24
Olá pessoal, tudo bem?

Esse é o meu primeiro post aqui.
Se eu estiver colocando ele em lugar errado, já deixo aqui minhas desculpas! hehe

Vou precisar fazer algumas fotos de uma banda em estúdio e gostaria de tirar uma dúvida.
Sei usar radio flash, mas em estúdio, como geralmente é feito para as luzes "conversarem" com a câmera?
É diferente de radio flash, não é?
Alguém pode esclarecer isso, por favor?

Tenho a camera e lentes, só!
Geralmente ao alugar um estúdio, preciso me certificar de que, para poder levar apenas minha câmera e poder usar toda a estrutura do local?

Outra perguntinha, para uma banda de 5 integrantes, qual o mínimo ideal de quantidade de luz para usar? 2, 3....?

Agradeço quem puder me ajudar!

Abraços


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2013, 00:17:15
Te recomendo fazer um curso de iluminação em estúdio antes de aceitar trabalhs. Pelas tuas perguntas alugar um estúdio agora não seria a mlher opção. Usualmente existe um primeiro curso de estudio que é geral e superficial, depois tem outros mais específicos. N meu caso estudio II foi retrato e estudio III produto. Pegar um trabalho sem noção de iluminação em estúdio é uma boa opção para queimar teu filme...

Existem também vários livros no tema.

Antes de alugar uma Ferrari é necessário ter a carteira de motorista, o que inclui a auto-escola :)
JVc.


Photo Jr.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2013, 01:19:27
Oi jauvane, tudo bem?

Obrigado pela resposta.
Como quis ser rápido na pergunta, não falei tudo.
Vou estar acompanhado de um amigo fotografo, que já tem experiência no assunto.
Lancei a pergunta aqui pois como pediram o job pra mim, eu que vou montar orçamento, ele só vai me ajudar no dia.
Na verdade, quero entender de forma simples como é o funcionamento da coisa.. se preciso de algum dispositivo para usar na câmera e fazer ela "conversar" com as luzes... essas coisas.

Alguma experiência com fotografia eu já tenho sim, mas não com equipamentos propriamente dito.

Por isso queria saber como é o mecanismo da coisa.

Abs


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Novembro de 2013, 01:36:13
Se fores usar tochas de estúdio, colocas um rádio na câmera e outro em uma das tochas. As outras normalmente podem disparar com fotocélulas sensibilizadas com a luz do flash disparado a rádio. Com um fotômetro podes ajustar a potência das tochas como desejas. Usualmente se tem uma luz principal, uma secundária que ilumina o outro lado (pode ser um rebatedor da luz principal) e uma de recorte, que ilumina por tras para separar a pessoa do fundo. No caso de um grupo modificas como desejado.

Se usares flash dedicado, podes usar controle TTL para controlar a potência dos flashes (recomendo usá-los em modo manual, para ter resultados consistentes. Se usar TTL para a câmera controlar os flashes acabas tendo menos controle do resultado.

No mais é ver o tipo de fotoque desejas e planejar a iluminação para alcançares o que é desejado.
JVc.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 14 de Novembro de 2013, 04:03:55
Olá pessoal, tudo bem?

Esse é o meu primeiro post aqui.
Se eu estiver colocando ele em lugar errado, já deixo aqui minhas desculpas! hehe

Vou precisar fazer algumas fotos de uma banda em estúdio e gostaria de tirar uma dúvida.
Sei usar radio flash, mas em estúdio, como geralmente é feito para as luzes "conversarem" com a câmera?
É diferente de radio flash, não é?
Alguém pode esclarecer isso, por favor?

Tenho a camera e lentes, só!
Geralmente ao alugar um estúdio, preciso me certificar de que, para poder levar apenas minha câmera e poder usar toda a estrutura do local?

Outra perguntinha, para uma banda de 5 integrantes, qual o mínimo ideal de quantidade de luz para usar? 2, 3....?

Agradeço quem puder me ajudar!

Abraços

Se vc usar tochas usar somente as luzes de modelagem para o estúdio na hora das fotos, se usar flash usar o mínimo de luz possível no local das fotos e de preferência com temperatura na casa dos 5000k. Então vai depender do equipamento. Eu no momento uso somente luz contínua para o assunto e estou usando flash para segundo plano.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #5 Online: 14 de Novembro de 2013, 08:14:29
Sei usar radio flash, mas em estúdio, como geralmente é feito para as luzes "conversarem" com a câmera?
É diferente de radio flash, não é?
Alguém pode esclarecer isso, por favor?

Tenho a camera e lentes, só!
Geralmente ao alugar um estúdio, preciso me certificar de que, para poder levar apenas minha câmera e poder usar toda a estrutura do local?

Se você já tiver o radio flash é só levar ele e conectar o receptor em uma das tochas, as outras vão ser disparadas pela fotocélula, caso não tenha verifique se sua câmera possui um contato PC, no caso das Canon por exemplo a linha de entrada não possui (xt, xti, xsi, xs, t1i, t2i, t3i, t4i, t5i, 60d e 70d), mas pode tb usar qualquer Speed Light em modo manual para disparar as outras tochas.

Outra perguntinha, para uma banda de 5 integrantes, qual o mínimo ideal de quantidade de luz para usar? 2, 3....?

Ai é com vc, pode ser tanto uma única fonte de luz quanto todas as disponíveis no local, não existe uma regra.

Mas concordo com o jauvane, seria melhor fazer um curso, e fiquei com uma dúvida tb, seu amigo fotografo que já vai com vc não soube tirar essas dúvidas?




WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Photo Jr.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #6 Online: 14 de Novembro de 2013, 10:39:13
leonobox

Sim, ele sabe, mas como era de madrugada quando abri o post, não queria atormentar ele, hehe.
Na verdade não tive tempo de falar dos detalhes com ele, ai achei que aqui eu poderia esclarecer essa dúvida.
Sei que a pergunta é bem estranha, pode parecer que sou um completo amador, mas tenho alguma boa noção.
A pergunta é para ter uma pequena ideia de como é o funcionamento mecânico da coisa.