Autor Tópico: Estão usando minhas fotos em uma revista. Sem autorização  (Lida 8088 vezes)

jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 14 de Novembro de 2013, 14:40:33
Também vale ler este:
http://photos.uol.com.br/materias/ver/88950

Direito Moral é inalienável e intransferível e em foto resulta nos créditos...

E mais este:
http://photos.uol.com.br/materias/ver/87855

Hora de buscar um advogado da área, dar uma lição em quem agiu de má fé e ganhar um trocado. Deixar barato incentiva que continuem fazendo isso...
« Última modificação: 14 de Novembro de 2013, 14:44:24 por jauvane »
JVc.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #16 Online: 14 de Novembro de 2013, 18:39:40
boa tarde ! procure se informar mas acredito que quando vc coloca a foto no facebook e poe ela em publico significa que vc tornou publico e qualquer pessoa pode usar , mas isto baseado no achometro  , procure se informar , mas nada impede de pedir os creditos e até os bonus rsrsrrs
abraço

nao existe isso amigo, Sebastiao Salgado vive colocando fotos na pagina oficial dele, Primo Tacca também, Everton Rosa também... dentre tantos outros fotografos atuais renomados que utilizam da ferramenta para divulgaçao do trabalho! Creio que uma imagem até possa ser reproduzida em uma página do proprio facebook, em um site e até em uma revista, desde que se tenha autorizaçao escrita do autor, nao seja para fins comerciais e contenha creditos! No caso desta revista ainda foi utilizada a imagem para fins comerciais, ja que provavelmente esta revista é vendida.

O "publico" do facebook é apenas para visualizaçao, que todos podem ver, isso nao abrange os direitos para reproduçao.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2013, 18:40:32 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #17 Online: 14 de Novembro de 2013, 18:53:55
nao existe isso amigo, Sebastiao Salgado vive colocando fotos na pagina oficial dele

Sebastião Salgado não tem página.. é fake..

Sobre postar uma foto e ela virar pública, isso realmente não existe! Mas infelizmente as pessoas realmente acham que porque está na rede não tem mais dono..
Volta aquela questão da assinatura na foto. Não impede ninguém de usar a foto sem autorização, mas acho que coíbe um pouco... E eu particularmente aumentei a minha recentemente pra ficar mais difícil de usar. Cansei de pegar foto minha rodando com assinatura apagada..

E sobre o tópico em si, normalmente essas revistas de cidades do interior não tem grana pra nada e provavelmente não vão ter grana pra te indenizar também. Acho que antes de querer entrar de sola através da justiça vale a pena tentar um acordo amigável. Nesse seu caso pode ser que a revista nem saiba que as fotos não são do fotógrafo que estava cobrindo o evento pra ela.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2013, 18:59:11 por Luciano.Queiroz »


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #18 Online: 14 de Novembro de 2013, 19:29:13
Sebastião Salgado não tem página.. é fake..

Sobre postar uma foto e ela virar pública, isso realmente não existe! Mas infelizmente as pessoas realmente acham que porque está na rede não tem mais dono..
Volta aquela questão da assinatura na foto. Não impede ninguém de usar a foto sem autorização, mas acho que coíbe um pouco... E eu particularmente aumentei a minha recentemente pra ficar mais difícil de usar. Cansei de pegar foto minha rodando com assinatura apagada..

E sobre o tópico em si, normalmente essas revistas de cidades do interior não tem grana pra nada e provavelmente não vão ter grana pra te indenizar também. Acho que antes de querer entrar de sola através da justiça vale a pena tentar um acordo amigável. Nesse seu caso pode ser que a revista nem saiba que as fotos não são do fotógrafo que estava cobrindo o evento pra ela.
:clap:

Um mau acordo pode ser melhor que uma boa briga.
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 15 de Novembro de 2013, 09:27:30
Credo!! Estou com vergonha pelo outro fotógrafo. ( se é que ele merece).

 :no: :no: :no:
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #20 Online: 15 de Novembro de 2013, 18:13:13
tu teve azar não brother,teve sorte vai ganhar uma graninha  ;)

agora o que vc tem que ter de prontidão é as fotos originais com exif.
tudo que prove que as fotos são tuas...

a primeira coisa que imaginei quando vc disse que tinha outro fotógrafo, foi no mínimo ele ter feito fotos parecidas com as suas...
acreditamos em sua palavra,mas para lei é necessário ter provas... :ok:


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #21 Online: 15 de Novembro de 2013, 18:19:46
logicamente nao é ele que gerencia a pagina(até porque em toda entrevista ele fala que nao sabe usar computador nem internet), mas creio que seja algum meio de divulgaçao oficial, pois é MUITO bem feito

https://www.facebook.com/SebastiaoSalgadoGenesis?ref=ts&fref=ts
@jacobfotografiacriativa


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #22 Online: 15 de Novembro de 2013, 22:59:07
Acho que é complicado fechar jobs com eles, pois já tem um fotógrafo que vai nos eventos....  O cara tava la também, tirou algumas fotos e depois pega as minhas para publicar... complicado!

Acredito que isso seja uma suposição, ou vc tem informação que foi o fotógrafo deles que apresentou as fotos como se dele fosse????
Se ele roubou suas fotos cabe um processo por dano moral e dano material contra ele.

Se as fotos foram 'selecionadas' pela revista sabendo que eram de outro fotógrafo, eu simplesmente enviaria um boleto bancário com o valor e prazo de pagamento e uma carta curta explicando que é pelo trabalho seu que fora publicado sem sua autorização. Enviaria esse material via correio com AR.

Garanto que eles pagam.

Se não pagarem, recorra ao Judiciário. Dano moral e dano material passa fácil. Dano moral, geralmente, os juízes dão pouco. Dano material será aquilo que vc provar que deixou de ganhar. Use tabelas de mercado para comprovar os valores. Como esse valores são muito variáveis, de acordo com o hype do fotógrafo, além do valor de tabela (que seria o dano material em si) eu pediria tb lucro cessante (que é outro tipo de dano material).

caso decida recorrer ao judiciário, procure um advogado.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #23 Online: 16 de Novembro de 2013, 09:43:51
logicamente nao é ele que gerencia a pagina(até porque em toda entrevista ele fala que nao sabe usar computador nem internet), mas creio que seja algum meio de divulgaçao oficial, pois é MUITO bem feito

https://www.facebook.com/SebastiaoSalgadoGenesis?ref=ts&fref=ts

essa página não sei, achei que tava falando do perfil dele no facebook.. (https://www.facebook.com/pages/Sebasti%C3%A3o-Salgado/188594091162776?hc_location=stream)
naquela entrevista do roda viva ele comenta um pouco sobre isso..

no caso dessa página pode ser um canal de divulgação oficial desse último trabalho, sei lá..
« Última modificação: 16 de Novembro de 2013, 09:49:26 por Luciano.Queiroz »


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #24 Online: 16 de Novembro de 2013, 13:13:59
e as pessoas fotografadas? autorizaram o uso de imagem? era um evento público? e aí, como faz? isso tb pode dar problema, não?


andreswm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
    • Andres Oliveira - Fotografo de Casamento
Resposta #25 Online: 16 de Novembro de 2013, 13:39:40
e as pessoas fotografadas? autorizaram o uso de imagem? era um evento público? e aí, como faz? isso tb pode dar problema, não?

Pelo que sei é um evento público, onde qualquer um poderia assistir aos jogos.


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #26 Online: 16 de Novembro de 2013, 17:22:37
Eu cobraria pelas fotos, e não tava nem ai se a sacanagem foi por parte do fotografo que pegou suas fotos pra se promover, se ele tivesse bom senso e fosse etico entraria em contato com voce e falaria em compra-la ou mesmo daria os creditos a voce. Uma revista com essa atitude não vale apena oferecer jobs se eles fossem serios comprarim suas fotos.
Podem ter acontecido varas coisas. Entre elas:
1 O fotografo não tinha as fotos que voce fez.
2 A revista não gostou das fotos dele.
3 A revista não quis pagar o preço dele ois achou as suas de graça no face
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #27 Online: 16 de Novembro de 2013, 17:26:51
e as pessoas fotografadas? autorizaram o uso de imagem? era um evento público? e aí, como faz? isso tb pode dar problema, não?
Até onde sei as pessoas que estão em eventos publicos perdem seu direito de reclamar sobre isso desde que não haja exposição que venham denegri-las ou expor-las ao ridiculo. acho que é isso.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Leorocha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #28 Online: 16 de Novembro de 2013, 18:23:50
Digite "Codigo Civil" no Google, entre no primeiro link (site do Planalto).

Título I, Capítulo II: Direitos da Personalidade

"Art. 20. Salvo se autorizadas, ou se necessárias à administração da justiça ou à manutenção da ordem pública, a divulgação de escritos, a transmissão da palavra, ou a publicação, a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuízo da indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais."

Se a tal revista tiver fins públicos (o q acredito q seja), então o fotografado pode sim frescar com a foto. O fato de ser um evento publico eh irrelevante para a questao.


Leorocha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #29 Online: 16 de Novembro de 2013, 18:24:57
Digo, fins comerciais.