Autor Tópico: Estão usando minhas fotos em uma revista. Sem autorização  (Lida 8087 vezes)

affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 17 de Novembro de 2013, 21:04:08
Digite "Codigo Civil" no Google, entre no primeiro link (site do Planalto).

Título I, Capítulo II: Direitos da Personalidade

"Art. 20. Salvo se autorizadas, ou se necessárias à administração da justiça ou à manutenção da ordem pública, a divulgação de escritos, a transmissão da palavra, ou a publicação, a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuízo da indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais."

Se a tal revista tiver fins públicos (o q acredito q seja), então o fotografado pode sim frescar com a foto. O fato de ser um evento publico eh irrelevante para a questao.

E as revistas de personalidades ?  Os artistas autorizam ou são indenizados ?  Sempre me pergunto sobre isso.  :ponder:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #31 Online: 17 de Novembro de 2013, 23:33:12
E as revistas de personalidades ?  Os artistas autorizam ou são indenizados ?  Sempre me pergunto sobre isso.  :ponder:

Celebridades são "pessoas públicas". Não autorizam e nem precisam ser indenizados (dentro do bom senso).
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


Leorocha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #32 Online: 18 de Novembro de 2013, 13:29:00
Olha, não eh bem assim. O Codigo Civil nao distingue pessoas "comuns" de pessoas "publicas". Logo, em teoria, eh necessaria a autorizacao SIM de pessoas publicas para utilizacao de sua imagem para fins comerciais/publicitarios.

No caso de revistas de celebridades, provavelmente elas autorizam as fotografias (mesmo q tacitamente). Afinal, eh disso q celebridade vive.
Mas se em uma dessas fotos aparece o motivo cocando o saco ou tirando meleca do nariz, por exemplo, pode acreditar q vai rolar um processo por danos morais...


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #33 Online: 19 de Novembro de 2013, 12:26:44

No caso de revistas de celebridades, provavelmente elas autorizam as fotografias (mesmo q tacitamente). Afinal, eh disso q celebridade vive.
Mas se em uma dessas fotos aparece o motivo cocando o saco ou tirando meleca do nariz, por exemplo, pode acreditar q vai rolar um processo por danos morais...
Quer dizer então que so os plebeus é que coçam saco e tiram meleca do nariz? :ponder: :ponder: Chato essa vida de selebridade. :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 19 de Novembro de 2013, 17:49:12
Tem 'selebridade' que agenda e paga pros paparazzi !!!  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Joel Gonçalves da Cruz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
  • "Parar, sacar los sueños del cajón y empezar"
Resposta #35 Online: 19 de Novembro de 2013, 20:54:36
O que mata na historia toda é o tal do facebook, que , uma vez que voce postou la, o que valem são as politica de la neh....e eu acho que facebook é mais um bem publico! (neste caso infelizmente)
"Lo mejor de la fotografia es que ella no cambia, mismo cuando las personas lo hacen"

http://www.flickr.com/photos/118018927@N03/

Canon AE-1 / 50mm / Hoya HMC 28-85mm / Prorokinon MC 80-200mm


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 19 de Novembro de 2013, 20:58:56
Nenhuma lei local se sobrepõe a uma lei municipal, municipal a estadual e estadual a federal. Por exemplo, não adiante no condomínio proibir cachorro, pois leis maiores peoibem a proibição. Deste modo, não adiante o facebook desejar mudar algo que uma lei maior garante... No que diz respeito a leis as coisas nunca são tão diretas. as próprias leis costumam dar margem para interpretações, motivo pelo qual é necessário um juiz e advogados para concluir um caso. Se fosse tudo preciso como matemática bastaria aplicar a fórmula e ver o resultado :)

Um exemplo, me recordo que é necessário um documento POR ESCRITO para uma licensa de direito de imagem. Como o facebook não tem um documento POR ESCRITO, assinado pelas partes já há bastante espaço para interpelações e afins...
JVc.


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #37 Online: 20 de Novembro de 2013, 07:55:00
Nenhuma lei local se sobrepõe a uma lei municipal, municipal a estadual e estadual a federal. Por exemplo, não adiante no condomínio proibir cachorro, pois leis maiores peoibem a proibição. Deste modo, não adiante o facebook desejar mudar algo que uma lei maior garante... No que diz respeito a leis as coisas nunca são tão diretas. as próprias leis costumam dar margem para interpretações, motivo pelo qual é necessário um juiz e advogados para concluir um caso. Se fosse tudo preciso como matemática bastaria aplicar a fórmula e ver o resultado :)

Um exemplo, me recordo que é necessário um documento POR ESCRITO para uma licensa de direito de imagem. Como o facebook não tem um documento POR ESCRITO, assinado pelas partes já há bastante espaço para interpelações e afins...

Exatamente. Qualquer pessoa pode ser fotografada em via pública, mas EXPLORAR o material para fins comerciais/lucrativos deverá ser mediante autorização de uso e eventuais royalties. As revistas de personalidades são um caso à parte, pois trata-se de "jornalismo". Exercer jornalismo é garantia constitucional de liberdade de imprensa, logo, a situação é levemente diferente, pois é entendido que é do interesse do público saber o que as celebridades fazem, motivo pelo o qual estes uma vez fotografados em locais públicos, não tem direito a algum tipo de indenização pois ao sairem de casa, estes já esperam serem fotografados, assediados, etc.

Tudo é muito relativo, pois uma coisa é você publicar foto de Claudia Raia jantando, outra coisa é publicar foto da mesma ***EDITADO***.

2.1. É proibida a postagem de tópicos que possam ser considerados ofensivos, que contenham palavras de baixo calão, xingamentos, ofensas, ameaças e provocações.
« Última modificação: 21 de Novembro de 2013, 17:03:22 por Mr. Hyde »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #38 Online: 21 de Novembro de 2013, 12:46:20
Tem 'selebridade' que agenda e paga pros paparazzi !!!  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
So agora que vi que voce colocou "selebridade" entre "" é que notei que eu escrevi assim e não o correto :) :). brigado pelo discreto toque. :ok: :ok:
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #39 Online: 21 de Novembro de 2013, 13:29:22
Pessoal

No mês passado teve um torneio de tênis no clube onde frequento em minha cidade, fui lá e fiz várias fotos e também tinha um fotógrafo de uma revista fazendo algumas fotos para uma matéria...
Depois que acabou o torneio eu publiquei algumas fotos no grupo do Facebook.

Pois bem, hoje fui ver a matéria e entre as fotos deles estavam muitas outras que eu tirei e tinha publicado no Facebook. Agora eu queria saber, por que eu publiquei elas no Facebook da o direito de alguém utilizar em uma revista?

Qual é o conselho de vocês?

NÃO DEIXE DE PASSAR AQUI DEPOIS E CONTAR O DESFECHO.. TÔ CURIOSO PRA SABER COMO RESOLVEU.


andreswm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
    • Andres Oliveira - Fotografo de Casamento
Resposta #40 Online: 21 de Novembro de 2013, 13:46:01
NÃO DEIXE DE PASSAR AQUI DEPOIS E CONTAR O DESFECHO.. TÔ CURIOSO PRA SABER COMO RESOLVEU.

Luciano, fui na banca ontem para comprar a revista e não encontrei, assim que consegui comprar ou pegar emprestada de algum estabelecimento vou até eles com a revista em mãos.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #41 Online: 21 de Novembro de 2013, 17:02:24
Exatamente. Qualquer pessoa pode ser fotografada em via pública, mas EXPLORAR o material para fins comerciais/lucrativos deverá ser mediante autorização de uso e eventuais royalties. (...)

Não é bem assim.

Existem situações que a própria captura é vedada.
Recomendo a leitura desse tópico: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=55705.0
E tb aqui tem algumas coisas: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=87286.msg877372#msg877372


____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 21 de Novembro de 2013, 20:27:26
So agora que vi que voce colocou "selebridade" entre "" é que notei que eu escrevi assim e não o correto :) :). brigado pelo discreto toque. :ok: :ok:

A intenção não foi corrigir pois achei que tinha sido intencional mesmo, escrever 'selebridade' para denotar as 'pseudo celebridades' que vivem das notícias e escândalos.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Song

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 721
Resposta #43 Online: 25 de Novembro de 2013, 10:00:16
Ainda em tempo (espero eu)...

Uma notícia recente relacionada ao uso não autorizado de imagens...

http://www.epuk.org/News/1045/follow-the-daniel-morel-vs-afp-and-getty-images-trial-with-epuks-daily-reports

Neste caso, o fotógrafo (Daniel Morel), foi ressarcido em USD 1.2 milhão.

É nessa era digital, para não termos nossos direitos feridos, temos que estar ligados para esse tipo de situação. Nem agências consagradas como a AFP respeitam as regras de direito autoral.

 :shock:


smarx

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 316
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 25 de Novembro de 2013, 14:05:16
Em que pé anda Andre?

fiquei curioso com o desfecho  :D :D
Canon T3i + 17-55 2.8 + 50mm 1.8 + 70-300 4-5.6 Sigma DG Macro + Flash YN-565 EX.