Autor Tópico: Estão usando minhas fotos em uma revista. Sem autorização  (Lida 8082 vezes)

andreswm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
    • Andres Oliveira - Fotografo de Casamento
Online: 14 de Novembro de 2013, 10:52:42
Pessoal

No mês passado teve um torneio de tênis no clube onde frequento em minha cidade, fui lá e fiz várias fotos e também tinha um fotógrafo de uma revista fazendo algumas fotos para uma matéria...
Depois que acabou o torneio eu publiquei algumas fotos no grupo do Facebook.

Pois bem, hoje fui ver a matéria e entre as fotos deles estavam muitas outras que eu tirei e tinha publicado no Facebook. Agora eu queria saber, por que eu publiquei elas no Facebook da o direito de alguém utilizar em uma revista?

Qual é o conselho de vocês?

Veja algumas fotos:

Fotos minhas:
01


02


03


E tem muitas outras....


Revista:


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2013, 10:55:10
Eu entraria em contato pedindo o pagamento pelas fotos...Ou de forma mais amistosa, já fechava um job pros próximos eventos...





dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 14 de Novembro de 2013, 11:15:55
Cara...

Tem que procurar direito na política de privacidade do facebook.

Mas acho que valeria, pelo menos, a revista colocar os créditos.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #4 Online: 14 de Novembro de 2013, 11:19:47
eu entraria em contato com o responsavel pela revista e falaria "custa X reais cada foto minha publicada" se se recusarem fala que vai cobrar na justiça x2 reais(o dobro)

Agora se voce quer fechar jobs com eles... mas nao sei, eu nao fecharia jobs com uma empresa desse nivel
@jacobfotografiacriativa


andreswm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
    • Andres Oliveira - Fotografo de Casamento
Resposta #5 Online: 14 de Novembro de 2013, 12:19:47
Acho que é complicado fechar jobs com eles, pois já tem um fotógrafo que vai nos eventos....  O cara tava la também, tirou algumas fotos e depois pega as minhas para publicar... complicado!


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #6 Online: 14 de Novembro de 2013, 12:25:24
Acho que é complicado fechar jobs com eles, pois já tem um fotógrafo que vai nos eventos....  O cara tava la também, tirou algumas fotos e depois pega as minhas para publicar... complicado!

vc entrando em contato com eles vai expor o fotografo deles...provavelmente nem imaginam que ele "roubou" suas fotos...


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #7 Online: 14 de Novembro de 2013, 13:11:19
voce trabalha com fotografia? Nunca me aconteceu um caso assim, mas eu tenho um valor médio que eu cobro por hora, se voce nao tem inventa um... mesmo que eu estivesse em um lugar fazendo fotos por mim mesmo sem ganhar nada(o que acontece direto, saio pra fotografar nao profissionalmente o tempo todo) e alguem roubasse uma foto nessa cara dura sem pedir autorizaçao pra publicar, eu calcularia quantas horas fiquei no lugar fazendo as fotos, quantas hrs perdi tratando e cobraria mais um 50% pela sacanagem de ter usado sem pedir
« Última modificação: 14 de Novembro de 2013, 13:11:37 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #8 Online: 14 de Novembro de 2013, 13:12:14
Acho que é complicado fechar jobs com eles, pois já tem um fotógrafo que vai nos eventos....  O cara tava la também, tirou algumas fotos e depois pega as minhas para publicar... complicado!

Baita sacanagem heim.


andreswm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
    • Andres Oliveira - Fotografo de Casamento
Resposta #9 Online: 14 de Novembro de 2013, 13:14:28
voce trabalha com fotografia? Nunca me aconteceu um caso assim, mas eu tenho um valor médio que eu cobro por hora, se voce nao tem inventa um... mesmo que eu estivesse em um lugar fazendo fotos por mim mesmo sem ganhar nada(o que acontece direto, saio pra fotografar nao profissionalmente o tempo todo) e alguem roubasse uma foto nessa cara dura sem pedir autorizaçao pra publicar, eu calcularia quantas horas fiquei no lugar fazendo as fotos, quantas hrs perdi tratando e cobraria mais um 50% pela sacanagem de ter usado sem pedir

É de se pensar nisso... fiquei sábado e domingo fazendo as fotos, nos dois dias foi de manhã e a tarde (no primeiro fiquei até anoitecer).
Foi por hobby mesmo, nada pago, pois ainda estou me profissionalizando.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #10 Online: 14 de Novembro de 2013, 13:27:37
É de se pensar nisso... fiquei sábado e domingo fazendo as fotos, nos dois dias foi de manhã e a tarde (no primeiro fiquei até anoitecer).
Foi por hobby mesmo, nada pago, pois ainda estou me profissionalizando.

Eu, EU aqui, André Jacob... cobraria no minimo uns 700 reais pelas fotos, sendo bonzinho... se for uma revista pequeninha e tal... se for grande, muito mais.

Se nao pagarem cobraria 2 mil na justiça no minimo
@jacobfotografiacriativa


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #11 Online: 14 de Novembro de 2013, 13:33:49
na verdade se é pra ser bem sacana mesmo a conta seria bem maior...

digamos que dê 100 reais por hora, se voce ficou duas manhas, duas tardes e mais umas 2 hrs até anoitecer... 18 hrs mais ou menos... 1800 reais, mais um adicional de 50% por ter usado sem autorizaçao, 900 reais, da 2700 reais, mais um 30% se na revista saiu os creditos da fotografia pro outro cara e nada no seu nome, 3510 reais, mais um adicional do combustivel que voce gastou, alimentaçao e tudo o mais... digamos uns 50 reais...



R$3560,00, ai esta justo e eles nunca mais vao fazer isso de novo
@jacobfotografiacriativa


carofra

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • honestidade sempre
Resposta #12 Online: 14 de Novembro de 2013, 13:53:08
boa tarde ! procure se informar mas acredito que quando vc coloca a foto no facebook e poe ela em publico significa que vc tornou publico e qualquer pessoa pode usar , mas isto baseado no achometro  , procure se informar , mas nada impede de pedir os creditos e até os bonus rsrsrrs
abraço


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #13 Online: 14 de Novembro de 2013, 14:02:34
@ mil seria bom, pois ainda pega juizado de pequenas causas, que é mais rápido e mais em conta!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 14 de Novembro de 2013, 14:36:11
JVc.