Autor Tópico: Fujica Six  (Lida 2318 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Online: 14 de Novembro de 2013, 17:25:45
Encontrei um Fujica Six em excelente estado na casa de meu avo ja falecido. Tinha um filme usado dentro ainda. Vou mandar revelar e ver se tem algumas joias escondidas no negativo. O interessante eh que pelo que vi eu posso optar pelo formato 6x4.5 e 6x6. So ainda nao sei como exatamente fazer isso. A lente eh uma fujicon 75mm 3.5. Nao ha percepcao alguma de foco entao parece que tenho que diminuir bastante a aberturz e mandar bala. Alguem aqui tem uma essas?
« Última modificação: 14 de Novembro de 2013, 17:26:16 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2013, 19:15:56
Por causa desse tempo entre a exposição do filme e a revelação, provavelmente haverá a necessidade de algum tipo de compensação nos tempos de revelador/fixador. Entregue o serviço na mão de gente que entende. Só pra jogar conversa fora, sei que vc sabe disso.

Sobre ela fazer dois formatos: 6x6 e 6x4.5, penso que seja com o uso de máscara. É uma chapinha de metal que vc encaixa ali no chassi.

Abaixo fotos "roubadas" da web.

Aqui um exemplo de Voigtlander 6x9 mas que faz também 6x6.


E aqui as duas janelinhas usadas para transportar o filme, uma para 6x6 e outra para 6x4.5. Após bater a foto, ao transportar o filme, abre-se a janela para ver o nº do frame que está impresso no papel que envolve a película. Obviamente, a distância que há entre os números impressos para o 6x4.5 é menor, enquanto no 6x6 os intervalos são maiores.

-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2013, 19:19:21
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Novembro de 2013, 19:20:42
-22.352971,-48.775582


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #4 Online: 14 de Novembro de 2013, 19:31:21
Eh exatamente igual a esse back da segunda foto ai, braga. Se entendi bem, a escolha do formato eh feita utilizando-se dessa mascara ai. Eh isso mesmo? Mas se for isso, a lam7na fechada corresponte a 6x6 ou 6x4.5?
Ouvi falar que essas cameras de fole podem apresentar microfuros neste, o que pode fazer com que vaze luz no negativo. Entao seria melhor dar uma verificada nisso antes de usa-la devido ao tempo guardada? Parece que da pra fazer isso com uma lanterna de led mas nao entendi bem como. Sou pessimo pra essas coisas. Outra coisa que me preocupa eh que quando aperto obturador nao acontece nada. Tem que colocar o filme pra funcionar? Achei o visor dela precarissimo. Acaba com tods aquela magia e insercao que um visor prismatico, por exemplo, proporciona.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2013, 19:35:27 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Novembro de 2013, 20:13:02
Eh exatamente igual a esse back da segunda foto ai, braga. ........

Citar
Se entendi bem, a escolha do formato eh feita utilizando-se dessa mascara ai. Eh isso mesmo? Mas se for isso, a lam7na fechada corresponte a 6x6 ou 6x4.5?

Isso mesmo, vc escolhe o tamanho que vai usar. Uma vez decidido isso, tem de ser assim do primeiro ao último frame, não dá pra mudar de formato no meio do caminho.

Sem a chapinha ela é 6x6, digamos que esse seja o formato nativo da câmera, é o que sai de fábrica. Ao transportar o filme, abre-se a janelinha para ver no furinho de baixo o nº impresso no papel do filme.

Quando vc encaixa a máscara (a chapinha), ela cobre parte do chassi, por isso o nome máscara, permitindo somente o tamanho 6x4.5 seja gravado no filme. E, de novo, ao transportar o filme para o próximo frame, daí vc olha o nº do frame impresso no papel do filme, só que neste caso vc vai olhar no furo de cima que é a janela correspondente ao 6x4.5

Citar
Ouvi falar que essas cameras de fole podem apresentar microfuros neste, o que pode fazer com que vaze luz no negativo. Entao seria melhor dar uma verificada nisso antes de usa-la devido ao tempo guardada? Parece que da pra fazer isso com uma lanterna de led mas nao entendi bem como. Sou pessimo pra essas coisas.

Sim, o fole pode se desgastar, principalmente nos cantinhos, e aparecer micro furos. O lance da lanterna é isso mesmo: num ambiente mais escuro possível (não precisa ser totalmente vedado à luz, como um lab por exemplo), mas num lugar escuro vc abre a tampa traseira, encosta bem no rosto, e vai passando uma lanterna pelo lado de fora do fole e veja se consegue ver vazamento de luz pra dentro da câmera.

Você pode também colocar um filme nela, posicionando no 1º frame, lógico. Passe a luz de uma lanterna por todo o fole do lado de fora, se tiver algum furinho vai vazar luz e essa luz vai pro filme. Daí coloque na velocidade mais alta, diafragma todo fechado quanto possível, tape a lente com a mão pra não gravar nada no filme, arme o obturador e dispare sem registrar. Repita isso com mais um ou mais dois frames. Mande revelar e veja se alguma luz da lanterna vazou para o filme.

Citar
Outra coisa que me preocupa eh que quando aperto obturador nao acontece nada. Tem que colocar o filme pra funcionar? Achei o visor dela precarissimo. Acaba com tods aquela magia e insercao que um visor prismatico, por exemplo, proporciona.

O obturador precisa ser armado manualmente. Tem uma alavanquinha pra isso ali na lente. Algumas câmeras tem um dispositivo que impede dupla exposição acidental, ou seja, vc bate a foto e mesmo que arme o obturador de novo para disparar outra por cima, você será obrigado a transportar o filme para liberar o obturador. De qualquer modo, repito, o obturador é manual, precisa ser armado antes do disparo. Tem câmeras, ainda, que não se deve mudar a velocidade depois do obturador armado. Aquilo nada mais é que um relógio e depois de armado, as molas e/ou mecanismo tensionado, forçar o anel para outra velocidade diferente daquela que já tinha sido selecionada, pode danificar o mecanismo do obturador. Não sei se isso se aplica à sua câmera, eu não a conheço.

Sobre o visor. Ele é um Visor Direto. O que vc vê não é a mesma coisa que a lente está (ou vai) jogando no filme. A distância muito curta, observa-se um pouquinho de paralaxe. E por se tratar de visor direto, o foco que é manual, precisa ser ajustado por estimativa (chutômetro). Vc calcula mentalmente a distância do assunto e gira o anel do foco até aquele valor estimado. Existem telêmetros até que baratos no eBay que vc encaixa na sapata do flash. Faz o foco por ele, lê-se a distância e transfere manualmente para o anel do foco.

Por tudo isso, eu te digo o seguinte, a pegada é outra, a magia é outra. Não dá pra comparar nossos visores reflex com esse tipo de câmera, assim como também não dá pra dizer que não existe nada de interessante em câmeras Folding. Com elas, o jeito de fotografar muda radicalmente. E chega a ser um ritual.
-22.352971,-48.775582


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #6 Online: 14 de Novembro de 2013, 20:58:44
Que aula, hein!!! Acho que ja deu para comecar a compreender a bichinha. Pretendo gastar alguns rolos com ela. Tenho uma hasselblad mas ela me pareceu mais discreta para fotos na rua. Qualquer duvida volto aqui novamente. Obrigado! :worship:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya