Eh exatamente igual a esse back da segunda foto ai, braga. ........
Se entendi bem, a escolha do formato eh feita utilizando-se dessa mascara ai. Eh isso mesmo? Mas se for isso, a lam7na fechada corresponte a 6x6 ou 6x4.5?
Isso mesmo, vc escolhe o tamanho que vai usar. Uma vez decidido isso, tem de ser assim do primeiro ao último frame, não dá pra mudar de formato no meio do caminho.
Sem a chapinha ela é 6x6, digamos que esse seja o formato nativo da câmera, é o que sai de fábrica. Ao transportar o filme, abre-se a janelinha para ver no furinho de baixo o nº impresso no papel do filme.
Quando vc encaixa a máscara (a chapinha), ela cobre parte do chassi, por isso o nome máscara, permitindo somente o tamanho 6x4.5 seja gravado no filme. E, de novo, ao transportar o filme para o próximo frame, daí vc olha o nº do frame impresso no papel do filme, só que neste caso vc vai olhar no furo de cima que é a janela correspondente ao 6x4.5
Ouvi falar que essas cameras de fole podem apresentar microfuros neste, o que pode fazer com que vaze luz no negativo. Entao seria melhor dar uma verificada nisso antes de usa-la devido ao tempo guardada? Parece que da pra fazer isso com uma lanterna de led mas nao entendi bem como. Sou pessimo pra essas coisas.
Sim, o fole pode se desgastar, principalmente nos cantinhos, e aparecer micro furos. O lance da lanterna é isso mesmo: num ambiente mais escuro possível (
não precisa ser totalmente vedado à luz, como um lab por exemplo), mas num lugar escuro vc abre a tampa traseira, encosta bem no rosto, e vai passando uma lanterna pelo lado de fora do fole e veja se consegue ver vazamento de luz pra dentro da câmera.
Você pode também colocar um filme nela, posicionando no 1º frame, lógico. Passe a luz de uma lanterna por todo o fole do lado de fora, se tiver algum furinho vai vazar luz e essa luz vai pro filme. Daí coloque na velocidade mais alta, diafragma todo fechado quanto possível, tape a lente com a mão pra não gravar nada no filme, arme o obturador e dispare sem registrar. Repita isso com mais um ou mais dois frames. Mande revelar e veja se alguma luz da lanterna vazou para o filme.
Outra coisa que me preocupa eh que quando aperto obturador nao acontece nada. Tem que colocar o filme pra funcionar? Achei o visor dela precarissimo. Acaba com tods aquela magia e insercao que um visor prismatico, por exemplo, proporciona.
O obturador precisa ser armado manualmente. Tem uma alavanquinha pra isso ali na lente. Algumas câmeras tem um dispositivo que impede dupla exposição acidental, ou seja, vc bate a foto e mesmo que arme o obturador de novo para disparar outra por cima, você será obrigado a transportar o filme para liberar o obturador. De qualquer modo, repito, o obturador é manual, precisa ser armado antes do disparo. Tem câmeras, ainda, que não se deve mudar a velocidade depois do obturador armado. Aquilo nada mais é que um relógio e depois de armado, as molas e/ou mecanismo tensionado, forçar o anel para outra velocidade diferente daquela que já tinha sido selecionada, pode danificar o mecanismo do obturador. Não sei se isso se aplica à sua câmera, eu não a conheço.
Sobre o visor. Ele é um Visor Direto. O que vc vê não é a mesma coisa que a lente está (ou vai) jogando no filme. A distância muito curta, observa-se um pouquinho de paralaxe. E por se tratar de visor direto, o foco que é manual, precisa ser ajustado por estimativa (chutômetro). Vc calcula mentalmente a distância do assunto e gira o anel do foco até aquele valor estimado. Existem telêmetros até que baratos no eBay que vc encaixa na sapata do flash. Faz o foco por ele, lê-se a distância e transfere manualmente para o anel do foco.
Por tudo isso, eu te digo o seguinte, a pegada é outra, a magia é outra. Não dá pra comparar nossos visores reflex com esse tipo de câmera, assim como também não dá pra dizer que não existe nada de interessante em câmeras Folding. Com elas, o jeito de fotografar muda radicalmente. E chega a ser um ritual.