Autor Tópico: Processador Lento? DIGIC 4  (Lida 4716 vezes)

Glauther Duarte

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Online: 14 de Novembro de 2013, 20:40:18
Boa noite galera.

Notei uma coisa estranha na minha máquina, uma Canon T3I, ao fazer uma longa exposição, fica aquele led vermelho aceso, e logo quando se ouve o som do obturador fechando, costumava levar uns 2 segundos no máximo, e o led se apagava, e a foto já estava pronta pra ser visualizada no lcd, mas ultimamente o led tem levado quase 30 segundos, quase o mesmo tempo da exposição pra se desligar, indicando que a foto foi para o cartão.
o que pode ser?
Será o cartão que está dando pau?
não tenho outro pra testar, é um Scan Disc Class 4 de 8 Gigas, que aparentemente tá funcionando normal, já formatei ele e continua a mesma coisa.
a pouco tempo levei pra um "profissional" limpar o sensor, ele entregou tudo sujo, voltei lá, e depois de 2 horas esperando ele me entregou a máquina ainda com o sensor sujo, e com pelos no fresnel...
agora notei esse problema de processamento lento e me ocorreu uma dúvida, há a possibilidade de ser trocado o processador de uma máquina por outro inferior, ou eu estou entrando em paranoia?
Enfim, se alguém já passou por isso, ou tem algum esclarecimento sobre, ficaria agradecido!
desde já obrigado!



RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2013, 20:54:24
Eu diria que é o cartão classe 4!
Tinha uma T3 e ela não era assim lenta.



Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk 2

Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2013, 20:57:47
1) Não, ele não trocou o processador.

2) Sua câmera provavelmente está com a função de redução de ruido ligada. Se estiver desligue e refaça o teste nas mesmas condições.

3) Eu ja testei a minha com um classe 2 e não causa isso. Só se seu cartão estiver com defeito, mas aposto na opção 2.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Novembro de 2013, 21:00:14
A culpa é do manual, aquele que ninguém lê  :assobi:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Glauther Duarte

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #4 Online: 14 de Novembro de 2013, 21:01:29
Então cara, mas eu sempre usei esse cartão, e ele costumava ser rápido!
Com esse mesmo cartão Classe 4 na resolução máxima da câmera, a o led se apagava quase que instantaneamente, e agora leva uma eternidade!
Agora faço fotos em 4.5 mp e ta essa lentidão toda, ta dificil descobrir o que é, mas admito que ainda não testei outro cartão, tenho que testar mesmo!


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Novembro de 2013, 21:13:12
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Glauther Duarte

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #6 Online: 14 de Novembro de 2013, 21:26:06
Perfeitamente DMZamora e AFShalders, vocês acertaram em cheio, eu demorei pra responder porque tava fuçando pra achar a função, e fui fazer o teste, vocês tem toda razão!
Eu nem lembrava de ter mudado as configurações, valeu mesmo, tirou uma encanação monstro minha! haha  :clap:

E quanto ao outro amigo que eu falou sobre o manual, é verdade, eu cheguei a baixar o PDF, mas não tive paciência pra ler.  :assobi:

Valeu mesmo a todos que participaram e me ajudaram de uma forma ou de outra!

abraço!
« Última modificação: 14 de Novembro de 2013, 21:27:35 por Glauther Duarte »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #7 Online: 14 de Novembro de 2013, 21:56:23
só pra completar, deixe sempre ligado essa função quando fizer exposições realmente longas e principalmente em dias quentes.. com ela a câmera consegue retirar o ruído térmico (que nada tem a ver com o ruído de iso elevado) causado nessas situações..


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #8 Online: 19 de Novembro de 2013, 09:31:45
só pra completar, deixe sempre ligado essa função quando fizer exposições realmente longas e principalmente em dias quentes.. com ela a câmera consegue retirar o ruído térmico (que nada tem a ver com o ruído de iso elevado) causado nessas situações..

Como é que é esse lance de ruído térmico? Ele só é retirado na câmera? Não tem como retirar na pós? Em que ele interfere? Abraços!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #9 Online: 19 de Novembro de 2013, 09:47:44
A culpa é do manual, aquele que ninguém lê  :assobi:

Pois é .. mais da metade das duvidas postadas em fóruns é proveniente disso.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #10 Online: 19 de Novembro de 2013, 10:54:25
Como é que é esse lance de ruído térmico? Ele só é retirado na câmera? Não tem como retirar na pós? Em que ele interfere? Abraços!

A técnica é chamada de "Dark-frame subtraction".

A câmera faz a foto normal, depois fecha o obturador e faz outra foto com os mesmos parâmetros - e é por isso que o tempo dobra - só que com o obturador fechado.

Esta segunda "foto" é chamada de dark frame e vai ser ser composta apenas pelo frame totalmente escuro e pelos pontos de ruído térmico, que não se alteram entre uma foto e outra mantidos os mesmos parâmetros como foi o caso. No final, faz-se um processo de retirar da imagem original os pontos de ruído existentes na segunda imagem.

Este é - ou pelo menos deveria ser - o único tipo de processamento de ruído que afeta diretamente o arquivo RAW.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #11 Online: 19 de Novembro de 2013, 10:58:05
A técnica é chamada de "Dark-frame subtraction".

A câmera faz a foto normal, depois fecha o obturador e faz outra foto com os mesmos parâmetros - e é por isso que o tempo dobra - só que com o obturador fechado.

Esta segunda "foto" é chamada de dark frame e vai ser ser composta apenas pelo frame totalmente escuro e pelos pontos de ruído térmico, que não se alteram entre uma foto e outra mantidos os mesmos parâmetros como foi o caso. No final, faz-se um processo de retirar da imagem original os pontos de ruído existentes na segunda imagem.

Este é - ou pelo menos deveria ser - o único tipo de processamento de ruído que afeta diretamente o arquivo RAW.

Caraca! Sincronismo de pensamento... Eu escrevi aquela pergunta quase que mencionando o teu nome para tentar responder, Alexandre! Muito grato!!! Vou manter esse redutor de ruído térmico ligado... Capisco! Abraço!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!