Autor Tópico: EVF de mirroless em geral e de M4/3  (Lida 2649 vezes)

Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 14 de Novembro de 2013, 14:59:02
Oi Claudio, é possível desligar sim, mas não me acostumei com ele desligado também.

Com relação à fotografar sem óculos, depende da correção que a pessoa precisa, se for Miopia, o ajuste de dioptria resolve até 3 ou 4 graus para mais ou para menos, fora desse range e para outros problemas, o óculos deve ser utilizado.

O ajuste de dioptria só serve para o EVF ou OVF, não serve para o LCD. Por isso eu digo que o review da foto dentro do EVF é útil.

Em uma DSLR, caso precisemos analisar o review de uma foto, temos necessariamente que ficar tirando e colocando o óculos, ou fotografar de óculos, o que é mais desconfortável.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 14 de Novembro de 2013, 15:00:55
Adoro review no EVF - deixo um review bem rápido e sei logo após de tirar a foto como ela ficou (ao contrário de OVF que para ter 100% de certeza de como a foto ficou, tem de olhar no LCD externo). Agiliza muito o processo quando tiro fotos de shows, onde timing é essencial e não quer ficar perdendo tempo olhando no LCD. Fora poder ver o resultado ao vivo das alterações de parâmetros.

Mas é muita questão de gosto pessoal, claro.

Exatamente o que eu quis dizer. Ainda se você usa óculos e gosta de usufruir do ajuste de dioptria, pode trabalhar sem óculos o tempo todo e analisar os reviews das fotos no EVF. Pra mim, particularmente, uma funcionalidade que só o EVF proporciona, não gosto de fotografar de óculos, é muito chato.