Autor Tópico: 270ex com a 6D  (Lida 990 vezes)

Sgozzi

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Online: 17 de Novembro de 2013, 12:22:22
Pessoal, pergunta rápida:

Com o flash 270 ex em uma 6D, eu consigo pelo menu da camera controlar  3 grupos de flash ( a:b:c) em modo manual e ainda determinar a potência de cada grupo?

Obrigado
« Última modificação: 17 de Novembro de 2013, 12:24:55 por Sgozzi »
Canon EOS 6D
EF 35 f2 is / EF 50 f1.4 / EF 85 F1.8 / EF 100 f2.8 / EF 17-40 f4 L / EF 24-70 f2.8 L / EF 70-200 f4.0 L IS /  580 EX / 2x 430 EX / ST-E2.

Fotos: http://www.flickr.com/photos/sandrogozzi/


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Novembro de 2013, 13:00:28
Resposta Rápida: Não.

Resposta média:
Não. o 270ex funciona apenas como slave (e sempre no canal 1), ele não funciona como master. Apenas o modelo 580exII e equivalentes (580EX, 550, 600) funcionam no modo MASTER. Se fores adquirir o 600RT, podes usar o sistema de rádio da própria Canon.

resposta Longa:
O mesmo parágrafo acima acrescido da info abaixo.

Outra opção é utilizar rádios TTL de outros fabricantes. O kit que uso e que funciona MUITO bem é composto de um Pocket Wizard Mini TT1 com o PocketWizard AC3 Zone Controller na câmera e um PocketWizard TT5 para cada um dos flashes remotos. O Zone Controller permite que se controle os flashes remotos no modo manual ou TTL (ou misto) de três zonas apenas girando um botão (sem necessidade de mexer nos menus da cãmera, o que não é tão agradável).
PW MiniTT1: http://www.amazon.com/PocketWizard-MiniTT1-Canon-Transmitter-Flashes/dp/B001TAPOQ0
PW FlexTT5: http://www.amazon.com/PocketWizard-FlexTT5-Transceiver-Flashes-Digital/dp/B001TANZ0W
PW AC3: http://www.amazon.com/PocketWizard-AC3-ZoneController-Canon-Black/dp/B003YFITC4

O botão de cima do AC3 permite desligar aquele grupo (0), ligar o grupo no modo manual (M) ou ainda ligar o grupo no modo TTL (A). Ele tem ainda um dial para cada grupo que controla a potência do flash se o modo manual estiver selecionado para aquele grupo ou a compensação de exposição se o grupo estiver no modo TTL.

Outros fabricantes também tem rádios TTL, mas precisarias ver como é o controle de potência dos grupos. Ando pensando em vender todo o sistema PocketWizard e flashes 580EXII e adquirir o sistema de rádio Canon (600RT-EX), entretanto, como no caso PocketWizard não fico preso a flashes da própria Canon, ainda não decidi a respeito...

O sistema funciona MUITO bem. Recentemente fiz fotos de um "chá de bebê" de uma amiga (não trabalho com isso, é só hobby, e costumo presentear amigos com fotos que faço nos eventos) e como a sala tinha um teto MUITO alto, prendi um flash 580EXII com uma garra manfrtotto no andar de cima, mais próximo do teto e em um canal distinto daquele usado no flash que estava na minha mão. Quando eu ia tirar alguma foto na sala bastava ligar o flash lá de cima e ter o segundo flash para dar um reforço com um bounce no teto (quando usava uma parece lateral com o flash na minha mão). Funcionou MUITO bem. Similarmente é possível espalhar flashes pelos ambientes onde se espera operar e ir selecionando quais devem disparar (e com que potência ou compensação de exposição) conforme necessário.

Algumas pessoas reclamam do sistema TTL PocketWizard, mas as reclamações em geral são devido à necessidade do sistema estabelecer comunicação entre todos os componentes. Para tal, são necessários dois disparos antes do uso efetivo do sistema. Se a pessoa instala o sistema e já quer fazer o primeiro disparo valendo, este ainda não terá a coordenação necessária e o resultado não é bom. Depois do primeiro disparo as coisas já estão configuradas. Eu uso um segundo disparo por segurança. Feito isso o sistema funciona bem, e consietentemente, o resto do período. Aí é só escolher o modo de cada grupo (0, M, A) e a potência desejada (seja potência direta no caso M ou compensação de exposição no caso A).

Coloco abaixo uma imagem do flash que ficou no andar de cima mais próximo do teto:


O 580EXII está dentro daquele saquinho de tecido (que vem junto com o PW FlexTT5), porque ele emite ruído de rádio que atrapalha a comunicação do sistema. Eles enviam aquele saquinho (que tem um interior metálico), juntamente com um sistema de encaixe que isola o flash eletronicamente do rádio) para evitar qualquer problema do ruído que ele emite. O 580EX original e 550EX não tem este problema de emissão de ruído. Bom, acho que já é informação demais para um assunto que tinha uma pergunta simples, mas aproveitei para começar a preparar o que ao final será um post com um tutorial, que alguém pediu que eu escrevesse a algum tempo atrás  :assobi:
« Última modificação: 17 de Novembro de 2013, 13:27:47 por jauvane »
JVc.


Sgozzi

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 17 de Novembro de 2013, 19:26:56
Resposta super completa. Muito obrigado pela resposta e por dividir seu conhecimento com todos. :ok:
Canon EOS 6D
EF 35 f2 is / EF 50 f1.4 / EF 85 F1.8 / EF 100 f2.8 / EF 17-40 f4 L / EF 24-70 f2.8 L / EF 70-200 f4.0 L IS /  580 EX / 2x 430 EX / ST-E2.

Fotos: http://www.flickr.com/photos/sandrogozzi/