Autor Tópico: Fotos Panoramicas na DSLR?  (Lida 6672 vezes)

Ravox

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Novembro de 2013, 07:44:02
Uma duvida.. a maioria das DSLR que vejo não tem o modo para tirar fotos panoramicas, porque isso? alguma limitação da DSLR, existem cameras compactas bem mais simples e ate telefones que tem este modo


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2013, 07:55:53
Sony tem.

Nao costuma ter pq isso ficou popular nos aparelhos amadores. Celular, compacta, etc

Quem tira foto em raw por ex, nao tem como fazer uma funcao para isso. Melhor usar uma wide e cropar, ou entao tirar varias e juntar no fotochop.

Mas eh um recurso interessate, sem duvudas
D600 - E-M10


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2013, 07:56:45
A qualidade da panorâmica feita na câmera normalmente é pior que a feita montando várias fotos em um software posteriormente.

Olha um teste que fiz com a mesma câmera, fazendo a panorâmica na câmera e fundindo em software:

Exemplos:

Sony W350 juntando as fotos via software:


Sony W350 via modo panorama por varredura, fundindo as fotos na câmera:


Salvo ângulo - tirei as fotos sem tripé movimentando a câmera, a qualidade das imagens fundidas por software é muito melhor, inclusive dá para perceber que o campo de visão do modo panorâmico por varredura acaba ficando menor.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Ravox

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Novembro de 2013, 08:25:50
De fato parece ser bem diferente mas o trabalho para tirar uma panoramica assim sem o modo panoramico deve ser muito maior... nem sei como seria em uma DSRL


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 14 de Novembro de 2013, 08:27:39
Na verdade é mais fácil do que parece. E o resultado é muuuito melhor.


Ravox

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Novembro de 2013, 09:18:34
Mas no caso precisa de um tripe para tirar panoramica com DSLR?


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Novembro de 2013, 09:21:49
É o ideal.  Tripé, sem flash, WB no manual, não alterar config. de exposição...
Mas eu já fiz algumas na mão, e o software se virou bem - na verdade é ele quem faz o trabalho pesado - e ficaram excelentes.
Você pega o jeito rápido, não tem muito mistério não.


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Novembro de 2013, 21:05:02

Excelente teste Alexandre!   :ok:

Sempre recomendo fazer todo os processos através de softwares, ao invés de usar os recursos da câmera. Seja uma panorâmica, um HDR, P&B....

Eles são mais 'robustos', permitem maior controle e na maioria das vezes dão resultados muito superiores.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Rodrigorezende

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Novembro de 2013, 21:54:56
Bom gente, pelo que eu já li do assunto essas fotos tiradas não são panorâmicas reais pois são somente junção de fotos, gerando inclusive uma distorção.

Para tirar uma verdadeira panoramica, é preciso ter um tripé com uma cabeça específica. Esta cabeça permite girar a câmera não a partir da rosca na base do corpo, mas sim em torno de um ponto na lente chamado ponto nodal. Tirando fotos a partir deste ponto a distorçao diminui bastante.

Já vi videos de pessoas usando este equipamento, inclusive tirando fotos de interiores. Como ele é muito caro, nos resta mesmo uma grande angular.

Nikon D600 + Nikon D3100 + Nikkor 50mm 1.8G + Nikkor 16-35mm + Nikon 70-300mm VR + sb700


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Novembro de 2013, 08:36:17
Bom gente, pelo que eu já li do assunto essas fotos tiradas não são panorâmicas reais pois são somente junção de fotos, gerando inclusive uma distorção.

Ora, as panorâmicas tiradas na câmera são uma sequência de fotos unidas pelo software da própria câmera. Melhor fazer isso em um PC, onde você pode obter maior controle dessa junção, eliminando inclusive essas distorções.

Há uma exceção na panorâmica de varredura (se não me engano só disponível em algumas compactas), onde você vai deslocando a câmera enquanto o software dela gera a foto. O resultado é sofrível, além da foto ficar muito pequena.

Para tirar uma verdadeira panoramica, é preciso ter um tripé com uma cabeça específica.

O tripé é recomendado para qualquer situação de panorâmica.
De qualquer forma, com todo esse equipamento, você vai cair na situação sugerida: terá uma sequência de imagens e as processará em um bom software no PC. É a melhor estratégia.
 :ok:


Rodrigorezende

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 19 de Novembro de 2013, 19:52:26

Ora, as panorâmicas tiradas na câmera são uma sequência de fotos unidas pelo software da própria câmera. Melhor fazer isso em um PC, onde você pode obter maior controle dessa junção, eliminando inclusive essas distorções.

Há uma exceção na panorâmica de varredura (se não me engano só disponível em algumas compactas), onde você vai deslocando a câmera enquanto o software dela gera a foto. O resultado é sofrível, além da foto ficar muito pequena.

O tripé é recomendado para qualquer situação de panorâmica.
De qualquer forma, com todo esse equipamento, você vai cair na situação sugerida: terá uma sequência de imagens e as processará em um bom software no PC. É a melhor estratégia.
 :ok:

Concordo que juntar as fotos no pc é melhor do que na câmera. Acho que não falei o contrário né?

Quanto à panorâmica de varredura, não é aconselhável. A não ser que você não ligue para aspectos técnicos.

Quanto ao tripé, claro que o tripé é aconselhavel. Mas referi-me às cabeças de tripé específicas para panorâmicas, como a esta aqui em baixo.

http://www.bhphotovideo.com/c/product/838676-REG/Nodal_Ninja_N4_PKG_NN3_MKII_Starter_Package.html
Nikon D600 + Nikon D3100 + Nikkor 50mm 1.8G + Nikkor 16-35mm + Nikon 70-300mm VR + sb700


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Novembro de 2013, 20:24:29
Concordo que juntar as fotos no pc é melhor do que na câmera. Acho que não falei o contrário né?

Só não entendi o que quis dizer com "Panorâmica real".   :ponder:

...referi-me às cabeças de tripé específicas para panorâmicas, como a esta aqui em baixo.

Bom, se necessita dessa precisão absurda... esses tripés chegam a exigir calibragens por lente para se encontrar seu NPP.
Depende do uso - eu, por ex., nunca vou precisar disso tudo, pois nem sou profissional.

 :ok:


Rodrigorezende

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 19 de Novembro de 2013, 20:31:11
Pois é, dentro das nossas possibilidades acho que todos buscamos a foto mais profissional possível. As panorãmicas com esta cabeça de tripé parecem ser as que causam menos distorçao, aproximando da visão humana. Já vi um video de um cara que coloca a camera em modo retrato junto a um desses tripés para tirar "panorâmicas" de interiores, juntando duas fotos no Photoshop.

Não estou disposto a comprar uma cabeça de tripé dessas por isso não posso analisar na prática, espero ter ajudado.
Nikon D600 + Nikon D3100 + Nikkor 50mm 1.8G + Nikkor 16-35mm + Nikon 70-300mm VR + sb700


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 19 de Novembro de 2013, 20:45:04
Sim, praticamente eliminam os "stitching errors".  São caras, mas devem valer a pena. Também são essenciais às panorâmicas 360°.
Com certeza foi uma grande ajuda ao amigo (autor do tópico).

Grande abraço.