Autor Tópico: Batizadoso - Dicas please?!  (Lida 1355 vezes)

Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Online: 31 de Outubro de 2013, 15:29:33
Olá Pessoal,

Esse final de semana fiz algo que nunca quis fazer: Fotografar para depois vender. Sempre vendi primeiro e entao fui fotografar o contratado, mas a convite da igreja aqui perto de casa (que eu nem frequento rsrsrs fui na secretaria atras de info sobre os casamentos) fui no Sábado e fotografei o batizado de 5 crianças.
Uma familia que chegou mais cedo me contratou antes de tudo começar. No início o assistente do padre falou meu nome e disse que eu fotografaria e depois as familias poderiam entrar em contato. Uma fez contato posterior, ou seja, por hora vendi as fotos para duas familias.

1º Nao é fácil fotografar 5 batizados ao mesmo tempo...correria. Sinto que faltaram algumas fotos. Na proxima semana estarei mais atento.
2º A igreja é linda e clara...mas o batizado acontece na capela... :aua: escura, teto baixo e de madeira...um breu só. Usei ISO 2500, 4000 para nao usar flash direto...mas eu nao gosto de ISO alto...na proxima vou tentar com flash mesmo, suavizando e tal.
3º Levei uma bronca no final pq fotografei um momento da cerimonia que nao podia...esqueci o nome do momento  :doh:
4º A grana não é muito boa, mas se conseguir vender para pelo menos 3 familias (geralmente são 4 ou 5 crianças segundo a igreja)  já é dinheirinho legal...sai de casa e 2 horas depois estava de volta.  ;)

Quem aqui faz batizados? Quais as dicas desse evento?
E sobre esse tipo de negociação? Quais as dicas?
Fotolivro acho que rola tb...mas achei dificil fazer fotos de muita gente ao mesmo tempo...o padre é ligeiro

A igreja disse que posso ir todo sábado e Domingo fazer isso... :D

Abraço,
M Rezende
PS1. Só mostro fotos dos próximos  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: não gostei dessas... 8-)
PS2. Por estar lá ja vendi outro batizado seguido de almoço no final do mes ;)
« Última modificação: 31 de Outubro de 2013, 15:32:17 por Rezende_SP »


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2013, 16:30:09
Cinco batizados, pra ficar fera mesmo, precisa de duas pessoas, pelo menos.

Vc fez do jeito mais ou menos certo, não sei se tem muito mercado batizado, eu mesmo faço muito pouco, e ainda por cima por mixaria, kkkkkkkkkk

Fotolivro é bacana, mas demora a ficar pronto. Venda assim tem que ser direta, rapidinho, na semana do evento, quando tá todo mundo curioso ainda.
Acho que é mais negócio imprimir em 15x21 ou 20x25 fosco, e montar num álbunzinho simples... Mas tem que ver o padrão do povo aí, né...

Se vc ver todo mundo chegando de Audi ou BMW, aí dá uma prensa na encadernadora, pra eles fazerem o fotolivro na mesma semana pra vc, kkkkkkkkkkkk


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #2 Online: 01 de Novembro de 2013, 21:58:47
Agora já melhorou...fechei dois batizados unitários  :D
Agora dá pra trabalhar melhor!

Abraço,
M Rezende


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Novembro de 2013, 16:16:14
Que ideia massa, vou na igreja que tem perto de casa conversar com o padre pra saber detalhes desse jeito que você sugeriu. Vou na escolha que meu filho estuda também, sempre tem fotógrafos nos eventos da escola (olimpíadas, são joão, natal, etc...). :D
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


nildes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
Resposta #4 Online: 08 de Novembro de 2013, 18:59:32
Talvez você possa já levar um album mais simples junto com suas coisas e ai vc mostra para o pessoal... ai eles podem querer ou nao comprar... mas acho que vender as fotos (na minha opiniao 15x21) seria o ideal.... e quem quisesse algo mais refinado, fecharia depois...
Acho que num mesmo batizado vc vai ter situações diversificadas, gente disposta a desembolsar mais pelo trabalho e gente disposto a pagar apenas uns 10 pila por foto...


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 10 de Novembro de 2013, 02:30:15
Não sei se em toda igreja funciona igual, mas o batizado que fotografei era bem organizado, com momentos bem específicos, além da parte em que a criança tem a cabeça molhada, óbvio. E sempre com a cerimonialista dizendo qual seria o próximo passo, de forma que dava para se preparar para cada momento, cada foto.

Se deixar claro para a família que momentos serão retratados, acho que dá para fazer 2 ou 3 tranquilamente.

Há um tempo atrás abri um tópico semelhante http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=92646.msg930798#msg930798, mas o pessoal não achou uma boa fotografar e depois cobrar pela foto.

Vou voltar a pensar no assunto. De repente passo numa igreja aqui perto para conversar.

Uma pergunta: Quantas fotos em média você entregou ?

Outra: Como é cobrado ? Pelo pacote ? Por foto ?

Valeu  :ok:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #6 Online: 17 de Novembro de 2013, 23:48:04
Não sei se em toda igreja funciona igual, mas o batizado que fotografei era bem organizado, com momentos bem específicos, além da parte em que a criança tem a cabeça molhada, óbvio. E sempre com a cerimonialista dizendo qual seria o próximo passo, de forma que dava para se preparar para cada momento, cada foto.

Se deixar claro para a família que momentos serão retratados, acho que dá para fazer 2 ou 3 tranquilamente.

Há um tempo atrás abri um tópico semelhante http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=92646.msg930798#msg930798, mas o pessoal não achou uma boa fotografar e depois cobrar pela foto.

Vou voltar a pensar no assunto. De repente passo numa igreja aqui perto para conversar.

Uma pergunta: Quantas fotos em média você entregou ?

Outra: Como é cobrado ? Pelo pacote ? Por foto ?

Valeu  :ok:

Cara, não gosto da ideia de vender fotos por unidade...vendo a cobertura. Cobrei R$300,00 reais por esse serviço. Para um deles depois vendi um album simples por 200,00 (paguei 50 por ele). Perto de casa em outra igreja o "tiozinho" cobra 200 por 20 fotos...eu entreguei em media 60, 70...e se eu fizer mais e estiverem bacanas, entrego tudo, so não farei isso se tiver pós d+...se estiverem faceis de finalizar, vai tudo, vendi a cobertura do evento. Talvez me convença em algum momento que isso não é uma boa..mas como estou iniciando agora nos batizados, acho que falar que entrego todas as fotos pode ajudar na decisão do cliente.

Abraço,
M Rezende