Autor Tópico: LINGUAGEM: Desfoque do fundo  (Lida 9994 vezes)

FábioVenhorst

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 184
    • Fábio Venhorst Fotografias
Resposta #30 Online: 13 de Setembro de 2006, 15:08:49
muito interessante, o artigo, Ivan...muito relevante...estou repassando aos meus amigos do fotoclube, para discussão. :thmbup:  
Fábio Venhorst - AFB

Fábio Venhorst Fotografias


Foto_Du

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 08 de Janeiro de 2008, 15:57:46
Foi a partir da leitura do artigo (muito bem escrito, por sinal!!) que fui lembrando de algumas imagens do início do século passado e só então percebi que não me lembrei de nenhuma com um dos planos desfocados. Muito interessante essa mudança de paradigma...
Foto_Du

Nikon D70s
AF-S Nikkor 18-200mm 1:3.5-5.6 G


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #32 Online: 08 de Janeiro de 2008, 18:08:19
Citar
Acho radicalismo demais considerar o desfoque um defeito, ele é um método eficiente que gera imagens agradáveis e bonitas, com ênfase para o objetivo.

Mas acho que realmente é um método muito mais simples que efetuar uma composição bem elaborada e com foco em toda a imagem.
Marcelo:

Eu não estou dizendo que o desfoque É um defeito, até porque o uso (como já disse em outro lugar, nós todos somos fotógrafos pós-desfoque, não adianta achar que ele não nos influencia). O que digo é que antes, na primeira metade do Sec XX o desfoque era algo indesejado, exceto por casos raros. Os fotógrafos só passaram a querer o desfoque quando o aparelho fotográfico tornou sua interpretação direta.

Correndo o risco de parecer tolo, pois estou respondendo aa uma mensagem na primeira pagina sem ter lido todo o resto...

Eu sou pessimo com nomes, mas um grande mestre da fotografia (eu quase quero dizer q eh o HCB) diz que o desafio da fotografia nao eh compor o que entra na sua foto, e sim o que fica da fora. Existem varias tecnicas para separar o assunto do nao assunto: contraste de cores, de luminosidade, de formas, etc. Bokeh eh apenas mais uma delas.

Eu fotografo com grande formato, e nao eh incomum lentes para GF comecarem em f/8. Portanto, ao meu ver, a suposta ausencia de bokeh em GF vem em grande parte por uma limitacao de equipamento. Veja que na descricao do grupo f/64, os fundadores sao claros em limitar a linguagem fotografica. Fato obvio, pois uma camera de GF limita o tipo de assunto que se pode fotografar. GF esta mais para um jogo de xadrez, onde todos os movimentos sao pensados e calculados, enquanto que (d)SLR eh muito mais dinamico e flexivel. Note tambem que em GF, outros efeitos sao possiveis, como desfoque seletivo da imagem usando movimentos tanto no plano do filme como no plano da lente.

Pessoalmente, eu admiro o trabalho feito pelo pessoal do f/64, mas para mim, eh devoto de paixao. O pessoal daquela epoca produziu muito material tecnico, ainda aplicavel nos dias de hoje. Eu estou relendo "The Negative" do Ansel Adams e ainda eh pertinente aos dias de hoje. Eu tambem acho que existiu uma certa inconsistencia moral no grupo. O f/64 foi criado para antagonizar o movimento pictorialista do final do seculo 19... softfocus e retoquistas... e criar uma fotografia "pura". Mas o termo "fotografia pura" eh intangivel. A imagem real eh transformada por tantos processos, oticos e quimicos, que quando impresso eh apenas uma interpretacao do fotografo (vide "Moonrise over Hernandez", o classico exemplo de manipulacao fotografica por Ansel Adams).
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #33 Online: 08 de Janeiro de 2008, 18:30:24
...
Na verdade, tudo isso é combater a idéia de spontaneidade da fotografia, pois quanto menos acharmos que a fotgrafia é espontãnea mais teremos controle sobre o que fazemos, mais conscientes serão as escolhas.
...

Recentemente comprei um livro do M C Escher (pinturas e gravuras em madeira) e apesar de nao ser sobre fotografia, eh sobre arte. E o mais interessante eh que o livro nao traz apenas ilustracoes, mas pensamentos do autor sobre a propria obra e sobre o proprio desenvolvimento.

A parte mais interessante eh a que ele menciona o comeco da sua carreira, onde a sua obra era puramente um ensaio, uma "licao de casa", para aprender as tecnicas da pintura e principalmente de gravura em madeira. Anos depois, quando ele estava perfeitamente confortavel com a tecnica, foi que a sua linguagem comecou a se desenvolver. Ele menciona a "imagem mental", a "imagem real" e a "imagem retratada". Ele afirma que a imagem retratatada nunca eh igual a imagem mental, mas que so depois da tecnica completamente dominada eh que as duas teral alguma similaridade. No caso dele, o exemplo eh amplificado, pois sem a tecnica, dificilmente alguem produz alguma coisa alem de cicatrizes nos dedos. Na fotografia, eh possivel alguem achar que "desenvolveu uma linguagem" antes mesmo de aprender a tecnica. Eh so apertar um botao. Eh um jogo perigoso...
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #34 Online: 08 de Janeiro de 2008, 18:39:28
...As câmeras de médio e grande formato permitem aberturas f64 sem provocar difração, resultando foco em toda extensão do campo...

Isso nao eh verdade. Qualquer lente tem uma abertura onde aberracoes, inclusive difracao, sao minimas. Nas lentes de grande formato eh a mesma coisa. Por exemplo, eu tenho uma Schneider Symmar 180mm (normal para GF) cujo ponto otimo esta por volta de f/16. Ela vai ate f/45, e difracao ja eh perceptivel nessa abertura com uma lente de aumento. Fato eh que os fotografos da epoca do f/64 usavam geralmente cameras 8x10 polegadas, o que encobria os efeitos da difracao.
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #35 Online: 08 de Janeiro de 2008, 18:44:20
...E para mim, a adoção da arquitetura reflex foi fundamental. Ontem mesmo eu estava brincado com minha câmera e vendo como o grau de DOF mudanva a cena. Isso só vendo através.

Sim, mas por motivos diferentes, os quais voce mesmo abordou na mensagem inicial. Nao se esqueca que DOF eh observavel no ground glass tambem.
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #36 Online: 08 de Janeiro de 2008, 18:53:20
Resposta ao Xirú:

Perspectiva cõnica é assim chamada porque as formas são projetadas a partir de um ponto de fuga, que assim é o vértice do cone de projeção. Todas as perspetivas de imóveis, etc, são cônicas.

Mas há também perspectivas cilíndricas, como a Cavaleira, a Isotrópica, etc. No caso, a câmera escura é uma projeção cônica que obedece ás regras da perspectiva cônica.

Uma das principais utilidades da view camera eh exatamente em arquitetura. A view camera permite que o filme seja posicionado em paralelo com a construcao, corrigindo essa perspectiva conica.

Note que aqui eu faco uma distincao entre view camera e field camera (ambas cameras de grande formato). Nem todas as field cameras permitem todos os movimentos possiveis em uma view camera.
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #37 Online: 08 de Janeiro de 2008, 19:51:35
nossa! que tópico novo!


bom. eu não lí o tópico. Li duas palavras e me despertaram curiosidade

se é/era defeito na FOTOGRAFIA, daí eu nem sei...


mas eu ja brinquei de abrir e fechar a íris do olho... a alguns centimetros da persiana. E isso acontece.

era assim
eu olhava pro outro lado da rua (foco lá).
ficava a alguns centimetros da persiana
daí eu forçava a retina fechar e eu tinha uma nitidez maior da perciana.

quando eu arregalava os olhos a persiana, a alguns cm de distancia, ficava muito mais desfocada.


rs

bom
o que acontecia realmente com a iris do olho eu nao sei. Mas que a imagem mudava, sim, mudava.


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #38 Online: 08 de Janeiro de 2008, 20:35:44
mas eu ja brinquei de abrir e fechar a íris do olho... a alguns centimetros da persiana. E isso acontece.

era assim
eu olhava pro outro lado da rua (foco lá).
ficava a alguns centimetros da persiana
daí eu forçava a retina fechar e eu tinha uma nitidez maior da perciana.

quando eu arregalava os olhos a persiana, a alguns cm de distancia, ficava muito mais desfocada.


rs

bom
o que acontecia realmente com a iris do olho eu nao sei. Mas que a imagem mudava, sim, mudava.

Hehehehe, Pedro, eu sei que o seu experimento foi bem intencionado, mas o meu lado cientista (uma das minhas areas de pesquisa eh visao computacional) nao me deixa passar batido no seu post. Por favor me permita fazer algumas correcoes:

- Voluntariamente, a unica coisa q vc pode abrir e fechar no seu sistema de visao eh a palpebra. A iris eh a parte colorida do olho, "ao redor" da pupila.
- A pupila eh abertura no nosso olho que controla a quantidade de luz q atinge a nossa retina. Ela eh controlada involuntariamente pela quantidade de luz recebida pela retina, ou involuntariamente com o auxilio de quimicos (colirios ou drogas)
- A retina eh a parte traseira do globulo ocular que contem cones e bastonetes, celulas (neuronios) sensiveis aa luz. Nao tem como fechar ou abrir.

Em uma analogia aas cameras:
- Iris humana seria as laminas do diafragma
- Pupila seria a abertura causada pelo diafragma
- Retina seria o sensor ou filme na camera


Vc pode fazer um experimento similar. Feche o seu quarto completamente (completamente escuro), e deixa a luz entrar no seu quarto apenas por um pequeno buraco na janela. Vc vai ver a imagem projetada da rua na parede oposta da janela. Quanto menor o buraco, mais nitida a imagem. Esse eh o principio da camera escura e do pinhole...
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #39 Online: 08 de Janeiro de 2008, 21:13:09
ahhhhhh
então esquece.

boa intenção mas completamente errado. rsrsrs


de qualquer jeito também serve para o olho se fosse voluntário o movimento da pupila.


talvez seja isso que o por quê dos miopes enxergarem melhor de dia.
poucos graus de miopia + dia claro (manhã) = pupila fechada = melhor visão...

a sei lá
não me arrisco mais na oftalmologia não. rsrsrs


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 08 de Janeiro de 2008, 21:27:25
Pedro, o que voce fez foi mudar a forma do cristalino e direcionar o foco para outra área, nada a ver com a pupila.
Na parte do míope de dia voce acertou.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #41 Online: 08 de Janeiro de 2008, 21:49:49
Pedro, o que voce fez foi mudar a forma do cristalino e direcionar o foco para outra área, nada a ver com a pupila.

na na...
eu não mudei o foco não.
continuei olhando pro outro lado da rua... so que forçando as palpebras do olho, forçando pra fechá-las.

ai elas fechadinhas dava uma imagem,
e com os olhos arregalados dava outra imagem.

mas mantendo o foco do outro lado da rua =)


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 08 de Janeiro de 2008, 21:55:57
Entendi, voce estava meio doidão...
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #43 Online: 08 de Janeiro de 2008, 22:19:17
Entendi, voce estava meio doidão...
rsrsrsrsssss

excelente resposta! rsrsrsss


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #44 Online: 08 de Janeiro de 2008, 22:27:54
Padu, M.C.Escher é o cara!!!!

E eu encontrei um cara no flickr que é quase tão fenomenal quanto!

http://www.flickr.com/photos/sbprzd/
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr