Acho radicalismo demais considerar o desfoque um defeito, ele é um método eficiente que gera imagens agradáveis e bonitas, com ênfase para o objetivo.
Mas acho que realmente é um método muito mais simples que efetuar uma composição bem elaborada e com foco em toda a imagem.
Marcelo:
Eu não estou dizendo que o desfoque É um defeito, até porque o uso (como já disse em outro lugar, nós todos somos fotógrafos pós-desfoque, não adianta achar que ele não nos influencia). O que digo é que antes, na primeira metade do Sec XX o desfoque era algo indesejado, exceto por casos raros. Os fotógrafos só passaram a querer o desfoque quando o aparelho fotográfico tornou sua interpretação direta.
Correndo o risco de parecer tolo, pois estou respondendo aa uma mensagem na primeira pagina sem ter lido todo o resto...
Eu sou pessimo com nomes, mas um grande mestre da fotografia (eu quase quero dizer q eh o HCB) diz que o desafio da fotografia nao eh compor o que entra na sua foto, e sim o que fica da fora. Existem varias tecnicas para separar o assunto do nao assunto: contraste de cores, de luminosidade, de formas, etc. Bokeh eh apenas mais uma delas.
Eu fotografo com grande formato, e nao eh incomum lentes para GF comecarem em f/8. Portanto, ao meu ver, a suposta ausencia de bokeh em GF vem em grande parte por uma limitacao de equipamento. Veja que na descricao do grupo f/64, os fundadores sao claros em limitar a linguagem fotografica. Fato obvio, pois uma camera de GF limita o tipo de assunto que se pode fotografar. GF esta mais para um jogo de xadrez, onde todos os movimentos sao pensados e calculados, enquanto que (d)SLR eh muito mais dinamico e flexivel. Note tambem que em GF, outros efeitos sao possiveis, como desfoque seletivo da imagem usando movimentos tanto no plano do filme como no plano da lente.
Pessoalmente, eu admiro o trabalho feito pelo pessoal do f/64, mas para mim, eh devoto de paixao. O pessoal daquela epoca produziu muito material tecnico, ainda aplicavel nos dias de hoje. Eu estou relendo "The Negative" do Ansel Adams e ainda eh pertinente aos dias de hoje. Eu tambem acho que existiu uma certa inconsistencia moral no grupo. O f/64 foi criado para antagonizar o movimento pictorialista do final do seculo 19... softfocus e retoquistas... e criar uma fotografia "pura". Mas o termo "fotografia pura" eh intangivel. A imagem real eh transformada por tantos processos, oticos e quimicos, que quando impresso eh apenas uma interpretacao do fotografo (vide "Moonrise over Hernandez", o classico exemplo de manipulacao fotografica por Ansel Adams).