Autor Tópico: Duvida sobre ISO  (Lida 4719 vezes)

yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #15 Online: 13 de Agosto de 2006, 20:37:18
Citar
Continuando, dpreview. (o trecho foi colocado em negrito por mim para mostrar que na verdade é fotografar com flash...

"NightFraming can only be used in Auto or Program AE (P) exposure modes, it allows you to use the light sensitive NightShot mode to frame the subject before taking the final shot in normal mode (flash exposure). Flash can not be disabled in this mode, slowest exposure is 1/30 sec.

A Cãmera não captura em infra-red. Ela apenas remove o filtro IR para voc~e poder compor a cena pelo LCD, mas, como diz a explicação, na hora da foto ela recoloca o filtro IR e dispara o flash.
Eh, o nightframing eh massa.. a foto fica mto boa..
mas o nightframing nao usa o flash, eh so a luz IR... ou me enganei?

Continuing to the right, you can see the Nightshot/NightFraming switch. The Nightshot feature uses infrared light to illuminate a subject, and the CCD captures it (in green) by placing an IR filter in front of the CCD. Nightshot works for stills as well as MPEG movies. Sony has been using this technology for several years on their camcorders.



A vantagem disso pra mim e nas filmagens, que nao pode usar flash...


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #16 Online: 13 de Agosto de 2006, 20:39:08
Bem, essa termina sendo mais uma discussão sobre capacidades "incríveis", da cãmeras que pouco relacionam-se com a fotografia mesmo.

A dita cãmera, eu li no dpreview agora, usa um expediente simples: selecionando-se o tal modo ela remove o filtro de IR. Assim, PELO LCD voc~e pode compor a cena, pois sem o filtro há uma captura imensa do IR emitido pela câmera. Com0posta a cena você aperta o botão a cãmera recoloca o filtro no seu lugar e dispara o flash.

Sim, durante o enquadramento você tem um dispositivo de visão noturna funcionando. Não, você não fotografa no escuro.
------------------------------------------

"Flash can not be disabled in this mode"

Tradução: O flash não pode ser desabilitado neste modo.

Isso responde a usa pergunta sobre qual a luz que ilumina a cena?
« Última modificação: 13 de Agosto de 2006, 21:20:02 por Ivan de Almeida »


brunofermino

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 188
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 13 de Agosto de 2006, 20:39:42
Citar
Citar
yhangr, estes ISO's que você falou, são isos que geram maior quantidade de luz.
Mas isso não significa que são visão noturna, ou que podemos tirar fotos sem flashe etc.
Tudo depende da fotometria que você tem. Tudo depende da quantidade de luz que você terá, para usar o ISO 800 / 1000 ou não. Em determinados casos nem é necessário.
E também depende do valor de abertura e velocidade do obturador que você está utilizando.

Recomendo você dar uma lida no artigo do helder84 sobre ISO.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...?showtopic=2762

E pesquisar no fórum sobre fotometria.
nao, eh q eu vi a camera V1, que tira fotos em 100% escuras, em colorido ainda... tem visao noturna... mto massa...

e tb tem cameras com infravermelho, so q eh em preto e branco.. mas essa DSC-V1 tira fotos em total escuro, em colorido ainda... nao eh??
Eu ja tive uma V1, essa função é o seguinte.
Quando você está em um ambiente totalmente escuro e não quer tirar fotos com o flash, e as regulagens da câmera não te permite fazer a foto, você habilita essa visão noturna da máquina.
Aí pode tirar as fotos com a visão noturna, porém as fotos saem verdes se não me engano. Perde totalmente as cores da fotos.
E se não me falhe a memória essa opção só funciona no modo automático.

Procurei algumas imagens de fotos com o nightshot não encontrei, vou procurar e depois posto se encontrar.
#Bruno Fermino#
Santo André - SP
Equipamento:
Lumix Panasonic Fz5 + SD512 Mb + Adaptador + Parassol


yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #18 Online: 13 de Agosto de 2006, 20:43:19
Citar
Citar
Citar
yhangr, estes ISO's que você falou, são isos que geram maior quantidade de luz.
Mas isso não significa que são visão noturna, ou que podemos tirar fotos sem flashe etc.
Tudo depende da fotometria que você tem. Tudo depende da quantidade de luz que você terá, para usar o ISO 800 / 1000 ou não. Em determinados casos nem é necessário.
E também depende do valor de abertura e velocidade do obturador que você está utilizando.

Recomendo você dar uma lida no artigo do helder84 sobre ISO.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...?showtopic=2762

E pesquisar no fórum sobre fotometria.
nao, eh q eu vi a camera V1, que tira fotos em 100% escuras, em colorido ainda... tem visao noturna... mto massa...

e tb tem cameras com infravermelho, so q eh em preto e branco.. mas essa DSC-V1 tira fotos em total escuro, em colorido ainda... nao eh??
Eu ja tive uma V1, essa função é o seguinte.
Quando você está em um ambiente totalmente escuro e não quer tirar fotos com o flash, e as regulagens da câmera não te permite fazer a foto, você habilita essa visão noturna da máquina.
Aí pode tirar as fotos com a visão noturna, porém as fotos saem verdes se não me engano. Perde totalmente as cores da fotos.
E se não me falhe a memória essa opção só funciona no modo automático.

Procurei algumas imagens de fotos com o nightshot não encontrei, vou procurar e depois posto se encontrar.
Ah, entao as fotos saem esverdeadas, como a filmadora no filme q assisti... hm...
massa esse nightshot...
Me enganei, pensei que pelo calor dava para fotografar em colorido...  :wallbash:

E pesquizei... etimologicamente, foto significa luz... ^^
e, a fotografia etimologicamente se define como “a arte de escrever com a luz”
« Última modificação: 13 de Agosto de 2006, 20:46:32 por yhangr »


brunofermino

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 188
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 13 de Agosto de 2006, 20:45:00



Um exemplo de foto que encontrei aqui nos arquivos do meu irmão.
#Bruno Fermino#
Santo André - SP
Equipamento:
Lumix Panasonic Fz5 + SD512 Mb + Adaptador + Parassol


yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #20 Online: 13 de Agosto de 2006, 20:48:06
Citar



Um exemplo de foto que encontrei aqui nos arquivos do meu irmão.
E vc nao tem mais a camera nao?? Ela eh boa??
nossa... sensor de calor... isso eh d+   :mf_w00t2:  
« Última modificação: 13 de Agosto de 2006, 20:50:21 por yhangr »


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #21 Online: 13 de Agosto de 2006, 20:52:53
Ivan e yhangr,

eu tenho uma V3, sucessora da V1, é o que acontece é o seguinte:

ela tem dois recursos, nightframing e nightshot.

Com o Nightframing, ela liga uma luz infravermelha, desativa (ou ativa, sei lá qual a ordem) o filtro IV, liga o Hologram AF, permitindo enquadrar (framing) no escuro total, mas na hora de disparar, desfaz a alteração do filtro e dispara um flash. Como o Ivan disse.

Mas o Nightshot é diferente. Ele não dispara o flash, e faz o disparo (shot) da camera realmente no escuro total, captando então somente a luz infravermelha (que por nos ser invisivel, vemos o ambiente totalmente escuro)

Mas como disse no site, ela puxa pro verde. yhangr, isso acontece porque a luz infravermelha nos é invisivel, então os fabricantes colocam uma "falsa cor" na luz IV captada. A Sony coloca a cor verde, mas já vi fabricantes que colocam vermelho, ou, como disse o yhangr, preto e branco.

Curiosidade sobre  o nightshot: sim, só é possivel dispara-lo no modo Program, assim a camera é que calcula a exposição necessaria. Isso porque, segundo a lenda, uma longa exposição de IV permite ter "visão de raios X", isto é, ver atraves de tecidos sinteticos (não lembro se era nylon ou lycra). Uma certa "invasão de privacidade" poderia surgir daí :)

Dizem que as primeiras cameras da Sony não tinham essa limitação quanto ao tempo, foi dai que pegaram esse "defeitinho basico", ehehehe...

Já vi fotos perdidas na net mostrando isso, mas não sei o quão reais elas eram....

Quanto a W50, é só ver se essas caracteristicas estão embutidas nela
« Última modificação: 13 de Agosto de 2006, 20:59:51 por talesp »
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 13 de Agosto de 2006, 20:55:17
Citar

nossa... sensor de calor... isso eh d+   :mf_w00t2:
 :risada2:  :risada2:

Não exagera...
É apenas IR.

 :risada2:  :risada2:


 Algumas Sonys tem a opção de fotograr em ambientes sem nenhuma iluminação do ambiente. O flash não é disparado, mas ele não é desabilitado(o pop-up não abaixa) e fo lado da luz do flash há um LED IR q ilumina a cena. ;)
São Paulo - SP


yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #23 Online: 13 de Agosto de 2006, 20:56:39
Citar
Ivan e yhangr,

eu tenho uma V3, sucessora da V1, é o que acontece é o seguinte:

ela tem dois recursos, nightframing e nightshot.

Com o Nightframing, ela liga uma luz infravermelha, desativa (ou ativa, sei lá qual a ordem) o filtro IV, liga o Hologram AF, permitindo enquadrar (framing) no escuro total, mas na hora de disparar, desfaz a alteração do filtro e dispara um flash. Como o Ivan disse.

Mas o Nightshot é diferente. Ele não dispara o flash, e faz o disparo (shot) da camera realmente no escuro total, captando então somente a luz infravermelha (que por nos ser invisivel, vemos o ambiente totalmente escuro)

Mas como disse no site, ela puxa pro verde. yhangr, isso acontece porque a luz infravermelha nos é invisivel, então os fabricantes colocam uma "falsa cor" na luz IV captada. A Sony coloca a cor verde, mas já vi fabricantes que colocam vermelho, ou, como disse o yhangr, preto e branco.

Curiosidade sobre  o nightshot: sim, só é possivel dispara-lo no modo Program, assim a camera é que calcula a exposição necessaria. Isso porque, segundo a lenda, uma longa exposição de IV permite ter "visão de raois X", isto é, ver atraves de tecidos sinteticos (não lembro se era nylon ou lycra). Uma certa "invasão de privacidade" poderia surgirti daí :)

Dizem que as primeiras cameras da Sony não tinham essa limitação quanto ao tempo, foi dai que pegaram esse "defeitinho basico", ehehehe...

Já vi fotos perdidas na net mostrando isso, mas não sei o quão reais elas eram....

Quanto a W50, é só ver se essas caracteristicas estão embutidas nela
pois eh...eu tava falando do nightshot e o ivan tava falando do nighframing...
nunca a gnt ia se entender...hahuauh
valeu pra esclarecer ai...  :heat:  


yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #24 Online: 13 de Agosto de 2006, 21:01:47
Onde compra essa camera?? nao achei... :huilen:


brunofermino

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 188
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 13 de Agosto de 2006, 21:08:17
Citar
Citar


E vc nao tem mais a camera nao?? Ela eh boa??
nossa... sensor de calor... isso eh d+   :mf_w00t2:

Eu vendí minha câmera. Eu comprei uma panasonic fz5.
Algumas coisas que não gostava muito na V1, era que a bateria dela era bem fraquinha viu, ela é muito ruidosa e além de os Memory Stick serem os mais caros.
O bom que ela possuia os comandos manual completo.
E a opção de nightframing / nightshot, difícilmente eu utilizava devido a limitação da bateria, se essa deficiência foi melhorada na V3, não sei te dizer.

Abração
#Bruno Fermino#
Santo André - SP
Equipamento:
Lumix Panasonic Fz5 + SD512 Mb + Adaptador + Parassol


brunofermino

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 188
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 13 de Agosto de 2006, 21:10:14
ops, post duplicado.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2006, 21:10:46 por brunofermino »
#Bruno Fermino#
Santo André - SP
Equipamento:
Lumix Panasonic Fz5 + SD512 Mb + Adaptador + Parassol


yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #27 Online: 13 de Agosto de 2006, 21:11:58
Citar
Citar
Citar


E vc nao tem mais a camera nao?? Ela eh boa??
nossa... sensor de calor... isso eh d+   :mf_w00t2:

Eu vendí minha câmera. Eu comprei uma panasonic fz5.
Algumas coisas que não gostava muito na V1, era que a bateria dela era bem fraquinha viu, ela é muito ruidosa e além de os Memory Stick serem os mais caros.
O bom que ela possuia os comandos manual completo.
E a opção de nightframing / nightshot, difícilmente eu utilizava devido a limitação da bateria, se essa deficiência foi melhorada na V3, não sei te dizer.

Abração
Ah, blza... mas o nightshot pode ser usado nos filmes neh??

Qual a diferenca da W30 para a W50??

alguem conhece essa loja:

http://megaloja.omniserver.com.br/b2b/inde...&abredetalhes=1
??


E a W50, o maximo tempo de exposicao, eh quanto??


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #28 Online: 13 de Agosto de 2006, 21:13:41
Até existe filme infravermelho, mas são raros e especializadissimos. Acredito que sejam caros também.
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #29 Online: 13 de Agosto de 2006, 21:14:52
Como ja disseram, não existe fotografia sem Luz.
Luz ou ou radiação eletomagnética com comprimento de onda menor de ~1000nm.
O silicio (do que e feio o sensor) tem frequência de corte próximo de 1000nm. *

O que a V1 e outras cameras fazem e. emitir uma luz infravermelha, remover o filtro anti-ir, e assim poder fotografar no escuro, ou seja em locais onde não há outra fonte de luz, a não ser a IR emitida pela camera.
Em alguns paises esse tipo de camera e proibido.
E, as cameras tem mecanismos que evitam que esse modo seja usando onde haja bastante luz.
Algums tipos de tecidos são tranparentes ao IR.

Não é fotográfia do calor emitido pelos corpos, isso seria termográfia, eo comprimento de onda dessa radiação e bem menor.
http://en.wikipedia.org/wiki/Thermography

 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S