Autor Tópico: Flash em ambiente aberto  (Lida 7311 vezes)

Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Online: 18 de Novembro de 2013, 09:22:07
Colegas ,

No mês que vem vou fotografar uma festa de crianças , em um ambiente aberto ( quadra , sem cobertura em um colegio )

Preendo usar flash ( YG 568 ) acoplado a maquina ( D90 )  , e tenho duvidas qual a melhor maneira de utilizar ( direto , algum tipo de rebatedor ? )

Não tenho experiencia em uso de flash neste tipo de evento, normalmente uso para tirar fotos de flores  .

O principal motivo de uso é que o evento sera a ceu aberto e com previsão de  aocorrer das  11 as 14 , assim vou usar para enchimento.

Nota : Não trata-se de trabalho profissional , porem quero que fique o melhor que puder,e é uma oportunidade de eu treinar o uso de flash.

Abraços
Fábio José
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 18 de Novembro de 2013, 10:09:28
Se é um ambiente aberto não terá onde rebater. A solução é usar frontal mesmo.

Como vai estar um sol de rachar, vai precisar de bastante carga pra poder tirar a sombra dos olhos e rostos das pessoas.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2013, 10:16:28
Precisa preencher?


Nem sempre é necessário, luz dura funciona muito bem.. ainda mais com crianças.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2013, 10:22:40
Quando é sol direto, eu gosto de usar o flash pra preencher sim. Senão as sombras ficam muito duras, e algumas cenas ficam com contraste exagerado. Se o dia estiver mais nublado, daí não precisa do flash não. Aqui tem as fotos de um trabalho que eu fiz para uma ONG, em ambiente aberto e sol direto. Usei o flash de preenchimento em praticamente todas as fotos: http://www.flickr.com/photos/iniciativaverde/sets/72157636120844546/

Em algumas o flash ficou mais evidente, mas em outras ele ficou mais discreto, de um jeito que eu gosto mais. Nesses casos, não tem muito como suavizar a luz, eu uso o flash direto e reto mesmo. Não é nem de longe o tipo de luz que eu mais gosto, mas é o mais prático. Dá pra usar um rebatedor daqueles de prender na cabeça do flash mesmo, mas ele só vai ser efetivo para fotos feitas bem de perto, a menos de 1m de distância, mais ou menos.

Abraços


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2013, 13:13:27
Colegas ,

1. Obrigado a todos pelas dicas e exemplos    :ok:  :clap:.

Humberto
: gostei das fotos e espelham bem os ambiente que vou encontrar . gostei dos resultados.

O ano passado tirei foto da mesma festa , e não gostei do resultado onde estava muito sol , so que nao tinha flash. Este ano estou com um flash e pretendo usa-lo .

2. Outra questão , voces usam o i-TTL ou ajustam na mão .  Normalmente nas minha fotosd de flores , faço ajuste manual , pois tenho tempo de testar os resultados .  No caso da festa , pretendo usar oI_TTL l mesmo para facilitar minha vida . Sugestões.?

Abraços
Fábio José
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 18 de Novembro de 2013, 13:26:29
Valeu, Fabio! Os resultados não me agradam muito, pois não gosto dessa luz chapada do flash direto, mas ainda assim acho melhor do que as sombras duras e o alto contraste da foto sem preenchimento.

Em eventos assim eu uso TTL, sem medo de ser feliz! Se não está acostumado com eventos desse tipo, a regulagem de potência manual vai te tomar tempo e talvez o faça perder algumas boas fotos. Não vale a pena, vai de TTL mesmo e depois faça as correções necessárias na pós.

Mas só lembre de tirar umas fotos sem flash também, pra dar uma variada, e também porque nem toda cena pede preenchimento. E, novamente, se estiver um tempo mais nublado (ou quando estiver em algum lugar coberto), não vai precisar de flash de preenchimento em praticamente nenhum momento!

Abraços


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 18 de Novembro de 2013, 14:06:30

Mas só lembre de tirar umas fotos sem flash também, pra dar uma variada, e também porque nem toda cena pede preenchimento. E, novamente, se estiver um tempo mais nublado (ou quando estiver em algum lugar coberto), não vai precisar de flash de preenchimento em praticamente nenhum momento!

Abraços
Humberto ,

Novamente obrigado pelas dicas e sugestões . vou usar todas .

Abraços
Fábio José
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 18 de Novembro de 2013, 14:34:44
Eu realmente me decidi a dominar o flash melhor no próximo ano. Pra isso vou mergulhar nos testes e artigos aqui do MF.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2013, 14:35:36 por tsouto »
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 18 de Novembro de 2013, 14:36:13
Eu realmente me decidi a dominar o flash melhor no próximo ano. Pra isso vou mergulhar nos testes e artigos aqui do MF.


E faz muito bem! Mas pra isso vai ter que adquirir mais pra frente um flash mais versátil que o 270EX II...
 :ok:


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 18 de Novembro de 2013, 21:07:48
Aproveitando o tópico, como uso o flash de preenchimento em TTL ?

Altero a potência do flash para escolher a proporção entre luz do sol e luz do flash ?

Mexo na compensação de exposição da câmera ?

Ou simplesmente ajusto a exposição como se fosse fotografar sem flash e então ligo o flash ?

Numa situação semelhante a que o colega vai fotografar, mas com céu claro e com sol, sem nuvens.

Valeu  :ok:

Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 18 de Novembro de 2013, 21:21:16
Ou simplesmente ajusto a exposição como se fosse fotografar sem flash e então ligo o flash ?

Se for flash de preenchimento pura e simplesmente, é mais ou menos assim que eu faço. Só que eu diminuo a compensação do flash, geralmente deixo entre -1EV e -2EV, dependendo da cena. Pra que fique apenas um toquezinho de flash mesmo, esse é o jeito que eu prefiro.


Mas nada impede você de brincar um pouco com a luz, variar como quiser. Não existe uma fórmula certa, existem preferências de cada um.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2013, 21:22:37 por Humberto Teté »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #11 Online: 18 de Novembro de 2013, 21:24:56

E faz muito bem! Mas pra isso vai ter que adquirir mais pra frente um flash mais versátil que o 270EX II...
 :ok:
Depois vou abrir um tópico falando sobre minha experiência frustada com o 270EX II. Consegue-se bons resultados mas quando tinha o meu SB-600 na D90 tinha resultados muito melhores.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #12 Online: 18 de Novembro de 2013, 21:35:25
Depois vou abrir um tópico falando sobre minha experiência frustada com o 270EX II. Consegue-se bons resultados mas quando tinha o meu SB-600 na D90 tinha resultados muito melhores.


Pois é, não dá nem pra comparar, né, quando a gente usa um flash "de verdade", esses pequenos e compactos ficam meio frustrantes mesmo. Eu comprei um 90EX pra minha EOS-M, mas até hoje só usei para testes... Nem mesmo como preenchimento eu tenho usado, só o mantenho porque ainda pretendo usa-lo para comandar flashes escravos...


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 26 de Novembro de 2013, 04:33:40
bom dia amigo....

So pra reforcar o que ja disseram ...nao esqueca que fotos de criancas , talvez vai precisar de velocidade alta para congelar o movimento das criancas , pois com certeza a criancada vai correr pra todo lado...Sendo assim nao esqueca de que se for usar o flash para retirar as sombras , seja com o flash direto ou rebatendo, nao  esqueca de procurar colocar o modo FP , pois quando for usar  velocidade de obturador acima da velocidade de sincronismo, vc nao vai conseguir tirar a foto, sua velocidade sempre vai cair  para a velocidade maxima de sincronismo da camera quando ligar o flash ... a Camera faz automaticamente isso quando vc ligar o flash  ...mas se colocar o Modo FP na D90 ...vc podera tirar fotos com flash com velocidades acima de 1/250 s... mas cuidado tambem , pois se vc usar o flash mesmo que de dia acima dessa velocidade , vc perdera muito a luz ambiente , a luz de fundo no caso ...a imagem da crianca saira perfeita mas atras dela saira tudo escuro (luz de fundo atras da crianca )

Resumindo:, se usar o flash mesmo de dia e for usar velocidade acima de 1/250, nao esqueca de mudar na D90 para modo FP ...

No demais vai das condicoes de momento , no seu caso , como vai ser luz de preenchimento de sombras , tentaria usar sempre  o flash em -2 a -3 EV com o Bounce (diusor) ...nao sei se seu flash vem com ele ... seria uma boa opcao pra preencher as sombras e fazer a sombras mais suaves , difusas...

Espero ter ao menos ter ajudado a lembrar esse detalhe do FP ...

grande abraco ...boas imagens



Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 26 de Novembro de 2013, 08:50:27


Resumindo:, se usar o flash mesmo de dia e for usar velocidade acima de 1/250, nao esqueca de mudar na D90 para modo FP ...

No demais vai das condicoes de momento , no seu caso , como vai ser luz de preenchimento de sombras , tentaria usar sempre  o flash em -2 a -3 EV com o Bounce (diusor) ...nao sei se seu flash vem com ele ... seria uma boa opcao pra preencher as sombras e fazer a sombras mais suaves , difusas...

Espero ter ao menos ter ajudado a lembrar esse detalhe do FP ...

grande abraco ...boas imagens

Stalone ,

Sim ajudo e muito , uso muito   pouco po flash , sempre em condições estáticas ( flores a noite ) .

Sua dica sobre o FP foi bem interessante , e é um recurso que não conhecia ( vou ler o manual para me familiarizar )

Abraços
Fábio José



"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith