Autor Tópico: Ajuda para montar orçamento para fotos de Vestidos/Noivas  (Lida 1506 vezes)

andreswm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
    • Andres Oliveira - Fotografo de Casamento
Online: 18 de Novembro de 2013, 18:32:14
Pessoal,

estou entrando agora na fotografia profissional e estão surgindo alguns orçamento, hoje uma mulher que faz vestidos para noivas me solicitou o seguinte:

Serão 20 modelos de vestidos
4 fotos por vestido (as "modelos" que irão estar com o vestido ela já tem)
As fotos serão em área externa
As 80 fotos entregues em alta serão tratadas
Essas fotos serão para ela montar um catálogo e Facebook

O valor que estou considerando para cobrar é de R$1.400,00, o que acham, está dentro do que o mercado pratica?
Lembrando que é uma empresa pequena em uma cidade pequena do interior de SP

Os equipamentos que tenho: D5100, 18-55mm, 50mm 1.8G e Tamron 17-50mm 2.8
Vou levar também flash e rebatedor

Agradeço se puderem ajudar com dicas!

Obrigado.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.815
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 18 de Novembro de 2013, 19:47:50
Olha, pra mim, tá bom!

Lógico, que vc não vai tirar só 80 fotos, mas tá num preço muito bacana, não tá furando o olho e é uma grana boa pra um dia inteiro de foto, mais um dia de edição.


Filé.


andreswm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
    • Andres Oliveira - Fotografo de Casamento
Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2013, 19:50:42
Olha, pra mim, tá bom!

Lógico, que vc não vai tirar só 80 fotos, mas tá num preço muito bacana, não tá furando o olho e é uma grana boa pra um dia inteiro de foto, mais um dia de edição.


Filé.

Correto Mike, 80 serão somente para entregar.

Meu medo era estar cobrando muito ou pouco.


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #3 Online: 19 de Novembro de 2013, 23:11:36
Eu to achando que está cobrando pouco, mas me baseando APENAS na trabalheira! Não sei seu nível técnico ou artístico, nem seu conhecimento de pós processamento, pois acredito que quanto mais nível você tenha, mais valor deveria exigir.

Mas independentemente disso, você ter uma trabalheira do cão, vai passar um bom tempo editando as fotos e etc. Se você planeja um trabalho de 8 horas, pode contar que vai passar de 14 horas aí! Imagina cabelo, salão, vestimenta e talvez locações, pois acredito que serão externas para cada uma delas etc. Eu acho que pela quantidade de fotos, pela forma como ela irá publicar e etc, poderia cobrar uns R$ 2.300,00 e ainda acho que está num preço bacana para ambos.

OU,

Pelo preço que você cobrou, eu veria a possibilidade dela publicar créditos nas fotos postadas, bem como seu nome e telefone de contato no editorial do catálogo. Seria uma boa publicidade! :D
« Última modificação: 19 de Novembro de 2013, 23:12:03 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #4 Online: 19 de Novembro de 2013, 23:37:22
Tudo depende... da sua experiencia na area da moda, do seu portfólio, da produçao que será feita, dos custos(assistente de iluminaçao, maquiadora...), da depreciaçao do seu equipamento, do que será agregado... por exemplo esse tipo de trabalho normalmente é alguma produtora de moda que vem me procurar para criarmos o conceito, entao a produtora acaba fazendo grande parte do trabalho e eu fico só com fotografia... no seu caso calculo que nao tera isso, será só voce... o que acabaria encarecendo é que ela quer um trabalho mais conceitual(alias, voces trabalharam algum conceito?) para TODAS as peças... é raro até empresas grandes fazerem algo assim, normalmente fechamos um editorial/conceitual com poucos looks(os melhores para a ideia do conceito) e o resto é feito na forma de lookbook em estudio

EU calculo para um job desse um dia inteiro ou talvez até duas tardes para nao ter conflito com a luz ambiente e ficar todas num mesmo padrao, na média de 8 hrs de trabalho, 10 horas de tratamento, sem impressao; No minimo 2 mil reais(a vista rola uns 1800), isso se for feito com modelos experientes em ensaios de moda, se forem aquelas "meninas que parecem modelos porque ja fizeram um "book"" cobraria pelo menos uns 500 reais a mais pois daria muito mais mao de obra na direçao(quem ja trabalhou com modelos profissionais sabe a diferença do rendimento)...
« Última modificação: 19 de Novembro de 2013, 23:39:41 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #5 Online: 20 de Novembro de 2013, 01:22:07
Deve ser um dos primeiros trabalhos, certo?
Vai pelos 1.400 mesmo. A partir daí vc vai ter uma noção melhor do quanto cobrar. Se o trabalho for maior do que a receita, a experiência irá valer a pena e vc terá uma nova cliente para divulgar o seu trabalho.
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!