Autor Tópico: Bokeh Nikkor  (Lida 3630 vezes)

fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 19 de Novembro de 2013, 21:45:02
Para mim o que caracteriza o bokeh nikkor lá na primeira foto, do lado esquerdo superior no ultimo plano: a folha fica granulada.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #31 Online: 20 de Novembro de 2013, 13:52:33
Para mim o que caracteriza o bokeh nikkor lá na primeira foto, do lado esquerdo superior no ultimo plano: a folha fica granulada.

Sim, mas o amigo acha os grãos um defeito ou uma característica bem vinda ????
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 20 de Novembro de 2013, 15:35:00
Sim, mas o amigo acha os grãos um defeito ou uma característica bem vinda ????

Não existe bokeh feio, existe a cena certa  destaca o melhor de cada um , acho a nikkor especial.

Esse granulado é fantástico quando queremos isolar o primeiro plano mantendo o entendimento do segundo plano, sem exaltá-lo. Em certas ocasiões não chega a borrar o fundo, é como se perdesse apenas a definição, sendo possível reconhecer tudo que se passar lá atrás, mantendo inclusive a perspectiva.



Lentes Antigas + Sony E-Mount


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 20 de Novembro de 2013, 15:59:41
Alex, gostei das composições e das capturas, mas achei que faltou trabalhar um pouco a edição. O WB de longe não me parece estar correto e o sharpening está muito forte, o que gera uma textura desagradável nas áreas OoF. Eu trabalharia com a adição de menos sharpening e com uma máscara bem fina, algo como 80%, pra pegar apenas nas linhas e não nas áreas lisas (no LR, segura ALT enquanto arrasta o slider de máscara, lá nos controles de nitidez). Aliás, muito provavelmente eu nem utilizaria sharpening nessas imagens.

Outro dia favoritei uma sua nesse estilo lá no Flickr. Aquela me pareceu com pós mais adequado.

Abraços!


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #34 Online: 20 de Novembro de 2013, 17:42:18
Não existe bokeh feio, existe a cena certa  destaca o melhor de cada um , acho a nikkor especial.

Esse granulado é fantástico quando queremos isolar o primeiro plano mantendo o entendimento do segundo plano, sem exaltá-lo. Em certas ocasiões não chega a borrar o fundo, é como se perdesse apenas a definição, sendo possível reconhecer tudo que se passar lá atrás, mantendo inclusive a perspectiva.

 :ok: Obrigado por compartilhar  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #35 Online: 20 de Novembro de 2013, 17:57:24
Alex, gostei das composições e das capturas, mas achei que faltou trabalhar um pouco a edição. O WB de longe não me parece estar correto e o sharpening está muito forte, o que gera uma textura desagradável nas áreas OoF. Eu trabalharia com a adição de menos sharpening e com uma máscara bem fina, algo como 80%, pra pegar apenas nas linhas e não nas áreas lisas (no LR, segura ALT enquanto arrasta o slider de máscara, lá nos controles de nitidez). Aliás, muito provavelmente eu nem utilizaria sharpening nessas imagens.

Outro dia favoritei uma sua nesse estilo lá no Flickr. Aquela me pareceu com pós mais adequado.

Abraços!

Obrigado por criticar  :clap:

Não é falta de trabalho na edição não amigo, é falta de técnica mesmo. Tentei de várias formas e não consigo um resultado muito melhor que estes. A diferença da outra foto que vc mencionou, é que nestas a mata atrás do objeto estava muito escura e a ave estava batendo o bico nervosamente na árvore, afinal de contas é um Pica-Pau.
Resumindo: Estou me familiarizando ainda com o LR e não sei editar estas fotos corretamente então  :ok: :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 20 de Novembro de 2013, 18:18:10
Obrigado por criticar  :clap:

Não é falta de trabalho na edição não amigo, é falta de técnica mesmo. Tentei de várias formas e não consigo um resultado muito melhor que estes. A diferença da outra foto que vc mencionou, é que nestas a mata atrás do objeto estava muito escura e a ave estava batendo o bico nervosamente na árvore, afinal de contas é um Pica-Pau.
Resumindo: Estou me familiarizando ainda com o LR e não sei editar estas fotos corretamente então  :ok: :ok:

Perfeito então. Hora de focar na edição! :ok:

Eu editava bem mais, mas hoje fico feliz com o seguinte:
- WB;
- Perfil de cores da câmera;
- Perfil de lente;
- Vinheta.

Raramente toco na nitidez, pois uso o ImageMagick pra resize/sharpening (conforme tópico do Pictus). O resultado é excelente. Essa semana ainda vou postar uma imagem trabalhada dessa forma.
Às vezes tiro a nitidez padrão do LR (25) pra usar apenas o sharpening do IM ou então apenas subo a máscara, pra que não suje áreas flat da imagem com nitidez excessiva. A nitidez deve ser aplicada apenas às linhas de uma imagem, não às áreas lisas como as "bolas" arrendondadas que aparecem atrás dos pássaros.

Se não te importar, sobe o RAW da segunda imagem em algum lugar e me manda o link por MP que eu vou me divertir tentando fazer uma edição dela. Se ficar legal, posto as settings que toquei no LR pra chegar no resultado. :ok:


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #37 Online: 20 de Novembro de 2013, 18:28:01
Beleza  :ok:  Enviei MP.
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI