Autor Tópico: Ensaio na praia  (Lida 3586 vezes)

MarioMoreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Online: 19 de Novembro de 2013, 11:22:49
Galera é o seguinte, estou montando um portfólio, fazendo algumas fotos de gente bonita e eis que surge um convite p/ fazer algumas fotos em uma duna, aceitei sem problemas, porém depois que caiu a ficha! Não tenho equipamento (creio eu) para ir fotografar em um lugar desses, porém é uma excelente oportunidade, já que os fotografados são jovens, bonitos, um inclusive é modelo, o cenário também é bastante bom!

Faço fotografias externas, normalmente c/ a iluminação do céu já consigo resultados satisfatórios (satisfatórios ao menos p/ meus clientes) o problema é que não tenho filtro UV, não tenho parasol.

Uma vez lendo certo artigo acabei me deparando com essa questão e não faço uso do mesmo:

O filtro UV serve para proteger a sua lente de raios UV e também fisicamente, protegendo de batidas ou quedas!

Lentes são caras. Você sabe disso. E essas lentes são caras porque usam materiais de máxima qualidade! Mesmo um filtro UV de alta qualidade nunca chega aos pés da ótica usada na minha lente. E se eu tenho uma lente cara eu vou querer a máxima qualidade que ela pode me oferecer. Ao colocar um filtro UV na frente das nossas lentes estamos voluntariamente diminuindo a qualidade das nossas fotos. Claro que não é algo notável assim, a olho nu, mas eu evito ao máximo diminuir a qualidade das minhas fotos, em qualquer nível.


Porém aqui no fórum mesmo, quando aparece alguém dizendo sobre fotografar em praias, ou proximidades, uma galera faz um "alarde" que assusta o pessoal mais novo!

Então gostaria de saber, se devo comprar de fato o filtro UV + parasol para ajudar proteger um pouco mais, ou se isso tudo é balela ?
se alguém usa esses filtros do ML de R$ 25, ou nem aconselha o uso do mesmo, comprar logo um original ? Enfim ...

Perdão pelo texto tão extenso!

Grato a ajuda dos amigos.

Att.
"A câmera é a extensão dos meus olhos" - Cartier Bresson.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Novembro de 2013, 11:32:30
www.outex.com (fabricado em SP).
JVc.


MarioMoreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Novembro de 2013, 11:56:51
www.outex.com (fabricado em SP).

R$ 490 mangos ?

Esse kit protege mesmo hehehe!  :D
mas queria uma solução mais barata ($), pelo menos a contrapartida!
se com o tempo os ensaios começarem ir mais para esse lado de praia, etc .. ai não tem jeito mesmo!
é que agora a grana tá curta!  :no:

Já vi uma galera falando sobre enrolar a câmera com uma toalha, alguns passam até mesmo aquele papel transparente de PVC (de colocar em pratos de comida e tal) para dar uma 'protegida', outros chegam em casa, passam uma toalha levemente úmida na câmera!

Meu medo é dar uma ventania, sei lá, e entrar areia, algo assim na câmera e dar m*** depois!
por isso a pergunta do filtro, se ele da uma protegida e tal, pelo menos para um dia de trabalho, pois como disse, não pretendo fotografar em praia, mas como essa de fato é uma boa oportunidade, não queria perder.

Obrigado pela ajuda!

Abraço.
"A câmera é a extensão dos meus olhos" - Cartier Bresson.


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #3 Online: 19 de Novembro de 2013, 12:39:27
Compra um filtro UV da Hoya, de boa qualidade. Vai evitar que entre partículas de areia no interior da lente.
Compre um sobrador de ar, desses que vem em kit de limpeza de lente.
Evite ao máximo trocar de lente na areia.



jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Novembro de 2013, 12:43:14
Pois é... Se entrar areia o conserto custa mais que R$490. O que falam do barato sair caro é nesta linha...

Me lembro uma vez tirando fotos em frio extremo (-40C), e com neve, com minha Canon G1 original. O Que fiz à época foi colocar a câmera dentro de um saco plastico e fechar a boca do saco em volta do filtro (eu usava o adaptador para usar filtros). A bateria durava pouquíssimo tempo, mas deu para fazer umas boas fotos. Neve/chuva é menos problemático que areia, entretanto (pois neve/chuva em geral vem de uma direção só). Podes tentar embalar a câmera e deixar apenas o filtro UV exposto. Algumas lentes L são seladas, mas areia fina pode entrar por trás da borracha do anel de foco... Eu não levo minha SLR para dunas sem um Outex. O que acabo fazendo em viagens que vou na praia, dunas e afins é levar uma câmera compacta em uma caixa estanque rígida e deixo a SLR em casa, mas esta opção tanto é mais cara ainda que o Outex como não tem o mesmo resultado que uma SLR com a lente adequada. Escolhe uma lente que te permita fazer tudo o que precisa sem trocas. Uma 70-200 f4L IS seria ideal, já que o zoom não aumenta o tamanho da lente. A 24-105L seria uma boa opção também, dada a sua versatilidade.
JVc.


MarioMoreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 19 de Novembro de 2013, 13:34:12
Compra um filtro UV da Hoya, de boa qualidade. Vai evitar que entre partículas de areia no interior da lente.
Compre um sobrador de ar, desses que vem em kit de limpeza de lente.
Evite ao máximo trocar de lente na areia.

Quanto a troca da lente, está tranquilo, eu cheguei a ver esse da Hoya por R$ 105 (+-)
mas não sabia se era de fato uma boa marca, e quanto a esse soprador, eu posso usar um aspirador de ar em baixo nível ? Ou não seria recomendado ?

"A câmera é a extensão dos meus olhos" - Cartier Bresson.


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Novembro de 2013, 14:02:47
compra aspirador para tirar caca de nariz de nenen, R$ 10,00 nas melhores drogarias do Brasil kkk FUNCIONA!!
Ricardo Ghion


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #7 Online: 19 de Novembro de 2013, 14:07:52
fiz umas fotos na praia esse final de semana.. vento forte...
não entendi qual a preocupação.. só com o equipamento ou com o resultado das fotos?



Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Sgozzi

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 19 de Novembro de 2013, 14:25:53
Acho que vale o filtro UV sim. Eu quando vou a praia, sempre vou com o UV na lente e sempre uso o parasol para a luzes indesejadas não interferir nas minhas fotos e por fim acaba servindo para proteger o zoom da minha 24-70mm. (troco de lente só em ambiente longe do vento).

Minha grande preocupação na praia é a maresia, por isso o filtro UV para proteger o coating do primeiro elemento e quando chego em casa, um pano levemente umedecido para tirar a maresia. E fica tudo bem :ok:

Boas fotos
Canon EOS 6D
EF 35 f2 is / EF 50 f1.4 / EF 85 F1.8 / EF 100 f2.8 / EF 17-40 f4 L / EF 24-70 f2.8 L / EF 70-200 f4.0 L IS /  580 EX / 2x 430 EX / ST-E2.

Fotos: http://www.flickr.com/photos/sandrogozzi/


MarioMoreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Novembro de 2013, 15:07:46
Ricardo Ghion


Hahahahaha, com certeza darei uma olhada, obrigado pela dica!  :hysterical:

Brupikk

As duas coisas, mas principalmente com o equipamento!
é que vejo a galera falando de uma forma ai, que é como se a praia fosse o "inferno" é chegar lá, dar um vento e sua câmera ir pro saco, sua lente não funcionar nunca mais e pff .. um vento levantar areia te cegar, sério, é uma coisa tão grande, que eu realmente estava/estou preocupado! E quem mais fala isso é a galera daqui, como tem uma galera que manja da coisa, vc acaba levando em consideração a opinião dos caras!

Vc levou filto, parasol para essas fotos ou só equip básico mesmo ?

Sgozzi

De grande valia seu depoimento amigo, já estou ficando mais tranquilo quanto à esse ensaio!  :D


Abração!
"A câmera é a extensão dos meus olhos" - Cartier Bresson.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 19 de Novembro de 2013, 15:10:33
Eu na praia mesmo na areia com minha Rebel só colocaria filtro e parasol. Até mesmo os filtros Hoya podem causar flare, vai depender mais da lente do que do filtro. Se eu fosse usar direto na praia compraria uma 7D ou case e capas para as lentes, menos que isso é não gastar X agora para gastar XXX amanha.


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #11 Online: 19 de Novembro de 2013, 15:12:36
Ricardo Ghion


Hahahahaha, com certeza darei uma olhada, obrigado pela dica!  :hysterical:

Brupikk

As duas coisas, mas principalmente com o equipamento!
é que vejo a galera falando de uma forma ai, que é como se a praia fosse o "inferno" é chegar lá, dar um vento e sua câmera ir pro saco, sua lente não funcionar nunca mais e pff .. um vento levantar areia te cegar, sério, é uma coisa tão grande, que eu realmente estava/estou preocupado! E quem mais fala isso é a galera daqui, como tem uma galera que manja da coisa, vc acaba levando em consideração a opinião dos caras!

Vc levou filto, parasol para essas fotos ou só equip básico mesmo ?

Sgozzi

De grande valia seu depoimento amigo, já estou ficando mais tranquilo quanto à esse ensaio!  :D


Abração!


eu nem tenho filtro.. heheh
acho UV meio inútil...
pessoal faz muito drama.
fui lá na beira do mar e fiquei fotografando..



depois posto mais algumas.

abcs


« Última modificação: 19 de Novembro de 2013, 15:13:37 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 19 de Novembro de 2013, 16:08:11
Depende muito da praia. Praias que não tem dunas não costumam ter muita areia sendo movimentada. Praias com Dunas móveis tem constante movimento de areia. Se as fotos serão perto da linha d'agua o problema é menor, mas como na mensagem original dunas foram mencionadas, assumo dunas do tipo d Duna do Por do Sol de Jericoacoara, onde tem MUITA areia em movimento, continuamente. Em geral o movimento é no primeiro meio metro a partir da superfície, mas pode mudar. Em alguns casos a areia chega a doer nas pernas. Neste tipo de condição em duna, que é o que assumi, uma câmera não fica muito feliz pelada. Se for mais para praia tipo Rio de Janeiro, aí não há problema. Pouco vento... Chega-se a suar na praia...
JVc.


MarioMoreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 19 de Novembro de 2013, 16:10:15
É como eu disse, meu foco não é fazer fotos em praias (apesar de como eu disse, ficarem MUITO bonitas)
é mas externas em parques, fazendas, algumas praças de pouco movimento! o custo do filtro, parasol, é leve diante do custo de câmera, lentes, tripés, etc ...

E de fato no que der p/ "ajudar" a boa conservação dos equipamentos, iremos fazer!  :ok:
além do que, é melhor ter e não precisar, do que precisar e não ter (como é minha situação agora)

Esse ensaio é leve, algo em torno de 1 hr ~ 1hr e 30!
mas devido ao sol que está aqui em SC (sou de SP) acho que a temperatura está bem quente, hoje mesmo 33º e os 33 daqui não são como em SP, parece que aqui SOL é pra matar e quando é FRIO é pra te matar também!  :D não tem meio termo hehehe!
acabo ficando preocupado!

Mas diante de esclarecimentos, dicas, tendo cuidado, creio que da para fazer!
evitar trocar lentes e tudo mais, não é possível que em 1 hr em 1 único dia vai dar m***

E qdo a $$ estiver melhor, já compro tudo que for de direito, assim evita dor de cabeça!  :ok:
"A câmera é a extensão dos meus olhos" - Cartier Bresson.


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #14 Online: 19 de Novembro de 2013, 16:10:23
Depende muito da praia. Praias que não tem dunas não costumam ter muita areia sendo movimentada. Praias com Dunas móveis tem constante movimento de areia. Se as fotos serão perto da linha d'agua o problema é menor, mas como na mensagem original dunas foram mencionadas, assumo dunas do tipo d Duna do Por do Sol de Jericoacoara, onde tem MUITA areia em movimento, continuamente. Em geral o movimento é no primeiro meio metro a partir da superfície, mas pode mudar. Em alguns casos a areia chega a doer nas pernas. Neste tipo de condição em duna, que é o que assumi, uma câmera não fica muito feliz pelada. Se for mais para praia tipo Rio de Janeiro, aí não há problema. Pouco vento... Chega-se a suar na praia...

na duna do pôr-do-sol em Jeri é outra história realmente..
tomei uma onda de areia por lá quando fui... heheheh




« Última modificação: 19 de Novembro de 2013, 16:10:34 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8