Autor Tópico: upgrade neste caso, vale a pena?  (Lida 2512 vezes)

kane

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
  • Time is on my side,yes it is
Online: 19 de Novembro de 2013, 20:31:08
olá pessoal, estou pensando e fazer uma troca de maquina fotografica e gostaria de saber a opinião de voces.

tenho uma camera olympus sz10 com 14 mp e 18 x de zoom ótico.



gostaria de saber se a a Nikon Coolpix s9500 com 18 mp e 22 x de zoom ótico seria um bom upgrade.



o uso da máquina seria para fotos de shows de musica , paisagens e "pessoas".

desde já agradeço a ajuda.

abraços a todos


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Novembro de 2013, 20:49:55
Para fotos de shows noturnos eu sugiro observar qual é a abertura máxima das lentes nas distâncias focais maiores e menores. Uma lente mais clara é bem vinda... Em geral superzooms não são muito claras, o que exige que se abuse de um ISO mais alto para compensar. Foco automático sofre com aberturas máximas muito fechadas tb. Não conheço os modelos que mencionaste, mas esta seria uma coisa a observar IMHO.
JVc.


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #2 Online: 19 de Novembro de 2013, 23:05:32
Você realmente precisa de tanto zoom? Dê uma pesquisada na sony NEX F3, é outro nível de câmera.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=89289.0


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 20 de Novembro de 2013, 07:55:49
vai ser upgrade só de zoom, e de mais nada... aliás, de megapixel tbém, e isso nunca é favorável.
SUgiro dar uma olhada na SX270hs da Canon. De todas as compactas superzoom de bolso, até onde me consta é a que tem desempenho melhor em ISO alto, e vc obrigatoriamente irá precisar disso em shows.
A loja Fastshop tem a antecessora dela (SX240hs) por 700 reais. Tbém vale à pena.


kane

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
  • Time is on my side,yes it is
Resposta #4 Online: 20 de Novembro de 2013, 17:45:15
em primeiro lugar meu muito obrigado aos amigos Jauvane , CristianoSoares e Helena Bsb pela valorosa ajuda.

pelo que percebi na opinião dos colegas, não vale a pena a troca de uma pela outra.

gostaria de salientar que não sou profundo conhecedor de fotografia como voces, apenas um admirador.


no caso zoom , que o CristianoSoares colocou, a minha necessidade seria porque nem sempre conseguimos lugares bons na platéia para fotos e a distancia acaba por fazer os artistas parecerem bonecos playmobil.

por outro lado quanto mais zoom, mais ISO, num ambiente escuro, mais as fotos saem sem foco...

estou fazendo uma pesquisa em cima das dicas de voces pra ver o que resolvo.

mais uma vez, muito obrigado.

abraços.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 20 de Novembro de 2013, 21:17:32
Primeiramente, e reforçando o que já foi dito, não, creio que não seria um upgrade essa sua proposta de troca. Seria no máximo uma atualização por um equipamento mais novo e com maior alcance (zoom). Poderia ser considerado também se cobrir alguma função específica que você esteja procurando, mas perguntando assim para o forum, provavelmente ninguém vai enxergar isso por você.

De resto, não tem muito milagre nesse caso dos shows aí: você quer uma foto com o objeto longe, num lugar escuro e sem a possibilidade de usar nenhum acessório (como um tripé e/ou iluminação controlada).

A melhor opção que vejo, se o foco for realmente esse cenário, seria uma mirrorless com sensor micro 4/3 (Olympus, Panasonic) ou APS-C como a série NEX da Sony. Aí bastaria acoplar uma teleobjetiva e partir pro abraço. O salto em qualidade seria gigantesco, mas aí precisaria definir um orçamento para ver se esse equipamento se enquadra nos seus planos e também se estaria disposto a abrir mão da portabilidade de uma compacta de bolso que tem atualmente.

Ou ainda, se quiser subir apenas mais um degrauzinho, partir para uma compacta premium, como a Canon G15 e a Panasonix LX7. Perde-se em zoom mas ganha-se um sensor com área 50% maior do que a das compactas "normais" (embora ainda seja minúsculo perto de uma DSLR ou mirrorless), e em especial as lentes bem claras que ajudariam nestas fotos noturnas.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


kane

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
  • Time is on my side,yes it is
Resposta #6 Online: 22 de Novembro de 2013, 18:54:46
obrigado greatwalker pelas dicas, todas estão sendo avaliadas com muita atenção porque sei que vem de profundos conhecedores do assunto.

já estou desencanando da questão de fotos em shows, porque como sabiamente disseram os amigos , com cameras compactas não dá.

vou focar no binomio qualidade x custo pra ver se faço um bom upgrade sem estourar o orçamento.


mais uma vez, obrigado greatwalker e aos demais amigos que tão generosamente dividiram um pouco dos seus conhecimentos.

abraços,


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #7 Online: 24 de Novembro de 2013, 08:20:06
Um upgrade de verdade seria trocar sua câmera que é totalmente automática por uma com controles manuais, mas aí você teria que aprender a usar os controles manuais. Se estiver disposto a isso, aí sim estaria trocando seu equipamento por algo realmente melhor.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


kane

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
  • Time is on my side,yes it is
Resposta #8 Online: 12 de Dezembro de 2013, 20:35:58
olá pessoal,

acabei adquirindo a Panasonic DMCFZ200.










apesar de ter um zoom de "apenas" 24X parece que as lentes Leica fazem um trabalho extraordinário.

agora é esperar chegar.

obrigado mais uma vez a todos pelas dicas.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #9 Online: 12 de Dezembro de 2013, 21:44:09
escolha melhor, impossível.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 12 de Dezembro de 2013, 22:14:14
De fato, dentre as "bridge", me parece a melhor.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #11 Online: 12 de Dezembro de 2013, 22:18:15
E acredite:24x de zoom é coisa pra caramba, todas as pessoas que compram câmeras de 30, 40, 50x de zoom usam todo esse alcance em menos de 5% das fotos.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Rops

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #12 Online: 13 de Dezembro de 2013, 08:52:09
Que aquisição! Meu sonho essa panasonic, rs.
Canon sx510hs