Colegas Song e CristianoSoares. Muito obrigado pelos reviews. Na resposta acima encontrarão minhas satisfações para com vocês quanto a estes problemas aqui levantados.
O que eu mais fiquei feliz nessa sessão, e era algo que eu procurava há algum tempo, é o meu desligamento da perfeição técnica. Sério, não é papo de "ah, tu errou ali e quer fazer de conta que não errou". Errei sim! E errei muito! Tecnicamente essa foto tá uma porcaria pela luz vazada e corte na ponta da mão, mas pra mim essa foto é bem mais que isso. O que vou dizer é meio filosófico e espero que não seja tão chato aos colegas, mas espero que todos tenham esse momento algum dia, se é que já não tiveram/estão nessa fase.
Tem uma hora que a parte técnica não é mais importante. Uma hora em que a beleza da modelo, da paisagem, do inseto, da manifestação de rua, do mendigo, da simples caneca de café ao lado do sanduíche superam qualquer erro técnico. Uma hora onde o que a pessoa fotografada acha é o que impera e quem sou eu pra dizer o contrário. Essa hora chegou pra mim. A perfeição seria bem legal, se ela existisse.
Cansei de ter a foto perfeita tecnicamente e mostrar pra modelo e ela dizer: "hmmm... legal..." e eu saber que ela não gostou e estava apenas sendo educada. Daí zapeando as outras fotos rapidamente, aquelas que não selecionei por estarem fora de alguma regra técnica, a pessoa pede pra parar e voltar. "AQUELA! AQUELA! COMO TU NÃO SELECIONOU AQUELA?!" E aí vejo uma foto com um corte estranho, com uma luz dura ou então com um pedaço de alguma coisa atrapalhando a cena. Dane-se essa foto! Dane-se tudo! Porque ela não gostou daquela ali que tá perfeitinha?! Porque fotografia é mais do que técnica.
Poucos são os amigos que comentam comigo sobre esse meu hobby de fotografia, mas nestes poucos, todos perguntam:
- o que tu gosta de fotografar?
- pessoas.
- porque?
- não sei.
Hoje eu posso dizer que sei. Gosto de fotografar pessoas pra que elas gostem das suas fotos. Pra fazer elas se sentirem bem. E não é uma luzinha vazada, um cortezinho numa mão, no topo da cabeça ou a fuga de uma composição com os pontos de ouro que estraga isso. Na minha conta, a expressão da pessoa vale 95% da foto. Os outros 5% são divididos entre todos esses atributos técnicos que falei antes.
Esquece essa foto, essa sessão ou o que quer que seja. A modelo dessa foto, e minha amiga, veio falar comigo essa semana e disse: "tô apavorada! gostei de muuuita foto! eu normalmente não gosto de nada e dessas gostei de muitas, muitas! nem sei quais vou escolher!" Essa menina trabalhou em passarelas fortes, pra marcas grandes. Já fotografou com centenas de fotógrafos profissionais, caras que fazem capas de revistas famosas e ela gostou mais das minhas fotos. Pra mim é o suficiente. Foi a minha maior felicidade nessa história toda e nenhuma maleta de presente com 10 lentes e 10 câmeras me deixariam nesse estado filosófico sobre a minha fotografia. Tá, se tivesse a 200 f/2 no meio talvez deixasse.
Desculpem o momento bullshit.