Autor Tópico: Retrato de beleza (beauty)  (Lida 4037 vezes)

Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Novembro de 2013, 00:19:15


Procurei não fazer tratamento agressivo como é clássico de beauty. A pele da menina é essa mesmo. Apenas alguns leves retoques tirando pintas e imperfeições mínimas e D&B pra alinhar algumas sombras na imagem. E, sim, os olhos dela são esses mesmos. Dessa cor. Exatamente.

Quando subir pro Flickr deixo o link dela em 2048px.

Espero que gostem! :)
« Última modificação: 21 de Novembro de 2013, 00:29:35 por lestevaos »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 21 de Novembro de 2013, 09:36:02
Lestevãos, no geral a foto ficou excelente, belíssimo trabalho! Gostei da iluminação, da maquiagem, do fundo escolhido.. Parabéns! Só algumas observações.

- Me incomodou um pouquinho a posição da luz da direita. Acho que se viesse um pouco mais de cima daria um efeito mais bacana.
- Também me incomoda um tiquinho como foi feito o corte na mão dela. Não ligo pra cortes, na verdade eu gosto bastante, mas é que assim, tão pertinho do final da mão dela, acaba me chamando muita atenção. Preferia se fosse um corte mais pra dentro ou mais pra fora do quadro.
- Se essa é a pela dele, se esses são os olhos dela, a menina é realmente lindíssima!

Abraços


Song

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 721
Resposta #2 Online: 21 de Novembro de 2013, 10:00:37
Muito boa, maquiagem bem feita da uma outra dimensão a foto!!! Parabéns aos dois (luz do fotógrafo e maquiagem da produtora).

Duas coisas que me chamaram a atenção:

1) A mão realmente ficou esquisita, conforme o colega Humberto comentou;
2) A luz utilizada para dar um destaque ao cabelo, ficou muito dura, na minha visão (as always), criando sombras indesejadas no pescoço da modelo.

Mais uma vez, bela imagem!!!
« Última modificação: 21 de Novembro de 2013, 10:01:22 por Song »


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #3 Online: 21 de Novembro de 2013, 10:04:05
Não vi sombra indesejada no pescoço, minha opinião é o oposto, vazou um pouco de luz indesejada no pescoço na direita da foto (lado esquerdo da modelo).

Bela modelo, bela foto, gostei da iluminação (só o detalhe da luz no pescoço chamou um pouco a atenção).


Song

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 721
Resposta #4 Online: 21 de Novembro de 2013, 10:06:06
Não vi sombra indesejada no pescoço, minha opinião é o oposto, vazou um pouco de luz indesejada no pescoço na direita da foto (lado esquerdo da modelo).

Bela modelo, bela foto, gostei da iluminação (só o detalhe da luz no pescoço chamou um pouco a atenção).

Ué... No final não estamos dizendo a mesma coisa?! A luz causa a sombra e a sombra é um resultado da luz...


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 21 de Novembro de 2013, 10:27:56
Lestevãos, no geral a foto ficou excelente, belíssimo trabalho! Gostei da iluminação, da maquiagem, do fundo escolhido.. Parabéns! Só algumas observações.

- Me incomodou um pouquinho a posição da luz da direita. Acho que se viesse um pouco mais de cima daria um efeito mais bacana.
- Também me incomoda um tiquinho como foi feito o corte na mão dela. Não ligo pra cortes, na verdade eu gosto bastante, mas é que assim, tão pertinho do final da mão dela, acaba me chamando muita atenção. Preferia se fosse um corte mais pra dentro ou mais pra fora do quadro.
- Se essa é a pela dele, se esses são os olhos dela, a menina é realmente lindíssima!

Abraços

Grande Humberto! Que maravilha ler um review desses.

Deveras a maquiadora é uma monstra. Falei pra ela. A modelo me indicou ela já dizendo que era fera. Outro dia devemos fazer outras fotos sobre maquiagem artística, já que a cidadã realmente manja dos paranauês dos pincéis. Vamos aos pontos.

1) Sim, a "luz de cabelo" que virou "luz de pescoço e cabelo". Completamente de acordo. Precisava estar mais acima para pegar apenas cabelo. Após observar a imagem em casa, numa tela grande, fiquei até feliz com a luz que veio ao pescoço. Deu uma separação legal, porém não foi intencional e foge da "luz de cabelo" que eu tentei fazer. Tecnicamente me incomodou muito pouco, mas digo isso porque é uma foto minha e eu fiquei muito feliz com a sessão desse dia, onde tirei umas 200 fotos e dessas 200, umas 190 são 3 estrelas, pra mim. Enfim, mais a coisa filosófica mesmo, de "gostar do jeito que está e parar de procurar a perfeição, pois essa desgraçada não existe". E como sofre o cara que faz esse tipo de foto procurando a perfeição. Em 1 minuto o criador da imagem acha 10 mil defeitos. É deprimente.
2) O corte. Ah o corte. Ah se eu estivesse 10cm para trás naquela hora. Não intencional. Maldito corte. Eu, a maquiadora, a modelo e a diretora da agência da modelo não reclamaram do corte, mas se me perguntasse se eu queria ele ali a resposta seria um ríspido não. O fato é que os olhos ficaram tão fortes pra mim que eu não consigo tirar a atenção do ponto central dessa imagem. Essa modelo é bem inquieta, como manda a regra. Ao piscar de um flash ela já se move, trocando de pose, então não consegui outra igual a essa (que gostei muito pelos olhos) em que eu não tivesse cometido a gafe do corte na mão. Como não gosto de ficar revisando as fotos na hora, não tentei repetir.

Ventava muito. Mas muito mesmo. O cabelo dela estava no vento. Não ficou parado nem por um segundo. Iluminação voando pra tudo quanto é lado. A maquiadora se virando como assistente de iluminação. Flash sendo chutado por quem passava no local (uma escadaria em POA) e a baderna tava armada.

Grato ao amigo pelo review.

Um abraço!


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #6 Online: 21 de Novembro de 2013, 10:33:37
Bela foto!

Eu tirava 1/3 ou 2/3 de EV na luz de contra, e sobre o corte se não tinha espaço, vai e corta mesmo. não fica no vou ou não vou. Assim fica estranho.

E parabéns pra modelo.


Mailson

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 21 de Novembro de 2013, 11:07:45
Rapaz, bela foto. Linda modelo. Gostei de tudo na foto, a maquiagem, a pose, a iluminação, os olhos...  :assobi:
Só para concordar com os posts acima, mas não tirando o mérito da foto, o crop tbm me incomodou um pouqinho. Tanto na mão, como na parte superior, cortando um pouco o cabelo. Como vc disse, se tivesse ficado um pouquinho mais para trás, poderia ter evitado esse crop. Mas, independente disso, o trabalho está lindo, profissional.
Parabéns  :ok:
Nikon D80. Lentes: Nikkor AF 50mm, F/1.8D.
-------------------------------------------------------
Sony NEX F3. Lentes: Sony SEL 18-55mm, F/3.5-5.6; Canon FD 50mm 1.8.
---------------------------------------------------------------------------------------------
Flickr: https://www.flickr.com/photos/mailsonmaia/


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Novembro de 2013, 11:08:03
Colegas Song e CristianoSoares. Muito obrigado pelos reviews. Na resposta acima encontrarão minhas satisfações para com vocês quanto a estes problemas aqui levantados.

O que eu mais fiquei feliz nessa sessão, e era algo que eu procurava há algum tempo, é o meu desligamento da perfeição técnica. Sério, não é papo de "ah, tu errou ali e quer fazer de conta que não errou". Errei sim! E errei muito! Tecnicamente essa foto tá uma porcaria pela luz vazada e corte na ponta da mão, mas pra mim essa foto é bem mais que isso. O que vou dizer é meio filosófico e espero que não seja tão chato aos colegas, mas espero que todos tenham esse momento algum dia, se é que já não tiveram/estão nessa fase.

Tem uma hora que a parte técnica não é mais importante. Uma hora em que a beleza da modelo, da paisagem, do inseto, da manifestação de rua, do mendigo, da simples caneca de café ao lado do sanduíche superam qualquer erro técnico. Uma hora onde o que a pessoa fotografada acha é o que impera e quem sou eu pra dizer o contrário. Essa hora chegou pra mim. A perfeição seria bem legal, se ela existisse.

Cansei de ter a foto perfeita tecnicamente e mostrar pra modelo e ela dizer: "hmmm... legal..." e eu saber que ela não gostou e estava apenas sendo educada. Daí zapeando as outras fotos rapidamente, aquelas que não selecionei por estarem fora de alguma regra técnica, a pessoa pede pra parar e voltar. "AQUELA! AQUELA! COMO TU NÃO SELECIONOU AQUELA?!" E aí vejo uma foto com um corte estranho, com uma luz dura ou então com um pedaço de alguma coisa atrapalhando a cena. Dane-se essa foto! Dane-se tudo! Porque ela não gostou daquela ali que tá perfeitinha?! Porque fotografia é mais do que técnica.

Poucos são os amigos que comentam comigo sobre esse meu hobby de fotografia, mas nestes poucos, todos perguntam:
- o que tu gosta de fotografar?
- pessoas.
- porque?
- não sei.

Hoje eu posso dizer que sei. Gosto de fotografar pessoas pra que elas gostem das suas fotos. Pra fazer elas se sentirem bem. E não é uma luzinha vazada, um cortezinho numa mão, no topo da cabeça ou a fuga de uma composição com os pontos de ouro que estraga isso. Na minha conta, a expressão da pessoa vale 95% da foto. Os outros 5% são divididos entre todos esses atributos técnicos que falei antes.

Esquece essa foto, essa sessão ou o que quer que seja. A modelo dessa foto, e minha amiga, veio falar comigo essa semana e disse: "tô apavorada! gostei de muuuita foto! eu normalmente não gosto de nada e dessas gostei de muitas, muitas! nem sei quais vou escolher!" Essa menina trabalhou em passarelas fortes, pra marcas grandes. Já fotografou com centenas de fotógrafos profissionais, caras que fazem capas de revistas famosas e ela gostou mais das minhas fotos. Pra mim é o suficiente. Foi a minha maior felicidade nessa história toda e nenhuma maleta de presente com 10 lentes e 10 câmeras me deixariam nesse estado filosófico sobre a minha fotografia. Tá, se tivesse a 200 f/2 no meio talvez deixasse.

Desculpem o momento bullshit.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 21 de Novembro de 2013, 11:18:45
Bela foto!

Eu tirava 1/3 ou 2/3 de EV na luz de contra, e sobre o corte se não tinha espaço, vai e corta mesmo. não fica no vou ou não vou. Assim fica estranho.

E parabéns pra modelo.

Obrigado, Ferrari!

Também acho que ficaria melhor com menos luz no cabelo. Aliás, tem outras de outra série de retratos head and shoulders nesse mesmo lugar que fizemos antes com outra maquiagem onde eu tava só com uma luz. O contraste da ausência de luz do outro lado ficou bem legal. Quando editar posto.

Quanto ao corte, acho que posso fazer uma outra versão dessa com um corte no meio da mão e a imagem no formato quadrado. Comercialmente vai disfarçar legal o erro técnico.

Abraços!


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 21 de Novembro de 2013, 11:22:31
Rapaz, bela foto. Linda modelo. Gostei de tudo na foto, a maquiagem, a pose, a iluminação, os olhos...  :assobi:
Só para concordar com os posts acima, mas não tirando o mérito da foto, o crop tbm me incomodou um pouqinho. Tanto na mão, como na parte superior, cortando um pouco o cabelo. Como vc disse, se tivesse ficado um pouquinho mais para trás, poderia ter evitado esse crop. Mas, independente disso, o trabalho está lindo, profissional.
Parabéns  :ok:

Mailson, brigadão!

Eu tava usando uma 135mm e com o pé esquerdo pisando no tripé da luz principal pra ele não voar, tamanho o vento que estava no local. Não conseguia ir mais pra trás de jeito nenhum.

Quanto ao crop de cabelo, me incomodava antigamente, mas se observar headshots, na sua marioria cortam o topo da cabeça, então é questão de costume mesmo e estilo. Hoje gosto.

Um abraço!


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #11 Online: 21 de Novembro de 2013, 11:29:31
Tem uma hora que a parte técnica não é mais importante. Uma hora em que a beleza da modelo, da paisagem, do inseto, da manifestação de rua, do mendigo, da simples caneca de café ao lado do sanduíche superam qualquer erro técnico. Uma hora onde o que a pessoa fotografada acha é o que impera e quem sou eu pra dizer o contrário. Essa hora chegou pra mim. A perfeição seria bem legal, se ela existisse.

...Porque fotografia é mais do que técnica.

 :worship:


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 21 de Novembro de 2013, 11:34:09
Em alta resolução (2048px): http://goo.gl/e6s5j4


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #13 Online: 21 de Novembro de 2013, 11:51:49
Gosto de fotografar pessoas pra que elas gostem das suas fotos. Pra fazer elas se sentirem bem.
:ok:
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 21 de Novembro de 2013, 13:02:26

Quanto ao crop de cabelo, me incomodava antigamente, mas se observar headshots, na sua marioria cortam o topo da cabeça, então é questão de costume mesmo e estilo. Hoje gosto.


Shabang! E viva mr. hurley...  :assobi:

Bom, eu já tinha comentado essa foto, mas não é demais reforçar por aqui. Concordo que muito mais importante que a perfeição técnica é a captura do momento certo, criar aquela conexão câmera-fotografado que não pode ser desmerecida por alguns detalhes que, ao meu ver, se tornam praticamente irrelevantes dado o momento.

Só acho que no tratamento tu poderia puxar um pouco mais a nitidez...  >:D

Abraço
Tecpix + motorola do guga