Autor Tópico: Começando profissionalmente e prostituição do mercado  (Lida 21734 vezes)

Welbi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • 摄影就是把目标,头脑,眼睛和心放在同一条线上。
Resposta #15 Online: 21 de Novembro de 2013, 22:37:10
Cooler!

Demais cara, realmente esse teu depoimento é uma lição de vida para várias coisas, nada mais fascinante que ressurgir das cinzas em uma plenitude de caráter, humildade, força e competência!!! Parabéns de verdade!
É por essas e outras que eu não troco a minha Pinhole feita da caixa de sapato (Berluti Rapiécés Reprisés) do meu avó, por nada ! Hahaha!
我可以排一张你的照片吗?
我可以跟你合照吗?
你可以帮我(们)拍张照片吗?


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 21 de Novembro de 2013, 22:40:42
Eu não li na integra o texto, mas eu achei interessante que, eu me lembrei que devido ao tudo bem mencionado, eu tenho receio de trabalhar com eventos. Mas eu fui num casamento de um amigo outro dia, e tirei de longe algumas fotos só por registro. E mesmo assim, num é que ficaram boas? Eu me impressionei com o resultado. Até o meu amigo gostou....hehehe :)


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 22 de Novembro de 2013, 00:01:15
ahhahaha, animal o texto!

Se trocar o termo "fotógrafo" por "programador" (+/- minha área) a situação vai ser a mesma: "ééé, pra entrar nesse mercado é difícil, você tem que ter xizihões de anos de experiência, trocentas certificações, blablablablabla". Tudo bullshitagem. Só precisa força de vontade, muita cara de pau e não ter medo de dar umas bolas-fora de vez em quando.



Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #18 Online: 22 de Novembro de 2013, 08:49:06
pra quem quer equipamento reserva, acredito que uma T1i ou T2i serve..
da pra conseguir até aqui no MF mesmo por menos de 1.000 reais, exemplos:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=94763.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=93975.0



« Última modificação: 22 de Novembro de 2013, 08:51:26 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Itallo Fernandes

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 22 de Novembro de 2013, 08:52:57
Só digo uma coisa:  :clap:  :clap:  :clap:  :clap:
Desenhar com a luz.
Equipamento: Um dedo, um olhar, uma mente e um coração...


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #20 Online: 22 de Novembro de 2013, 09:07:29
Se trocar o termo "fotógrafo" por "programador" (+/- minha área) a situação vai ser a mesma: "ééé, pra entrar nesse mercado é difícil, você tem que ter xizihões de anos de experiência, trocentas certificações, blablablablabla". Tudo bullshitagem. Só precisa força de vontade, muita cara de pau e não ter medo de dar umas bolas-fora de vez em quando.
Juro que quando li o texto inicial do fórum, fiz a mesma comparação...eu tbm sou desenvolvedor...rs


Sobre o texto do amigo Cooler, concordo em bastante coisa. Mas isso não deveria ser uma crítica ao fórum em si... é uma tendencia geral as pessoas desestimularem você em qualquer coisa que você pretenda fazer.

Embora não tenha nada a ver com fotografia, vou citar meu caso... resolvi começar a voltar andando do trabalho pra casa. Cerca de 10km da av. paulista até a zona norte de SP. Todo mundo me chamou de louco, disseram que era perigoso ser atropelado, assaltado, etc. alguns riram.... Mas depois que comecei, rapidamente perdi peso, entrei em forma, e além de não pegar o metrô lotado ainda economizo dinheiro. Agora todo mundo acha legal, dizem que sou um exemplo, que gostariam de fazer isso também mas não tem coragem... Faço isso a três anos e nunca tive nenhum problema...

... assim é a humanidade...se você quer alguma coisa faça, porque se depender de incentivo, esquece...


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 22 de Novembro de 2013, 09:38:37
Pessoalmente prefiro a linha doe encorajamento. Se algum profissional teve dificuldades, penso que o melhor é encorajar, dar bons conselhos e até servir de exemplo positivo.

Alguns se sentem ameaçados por fotógrafos com saboneteiras, e outros estão acima disso. Digo que sinto firmeza no profissional que diz que esse pessoal não interfere no seu trabalho.

Penso que aquele que solicita a um amigo ou familiar fotografar a festinha do filho, com um simples bolo e suco não terá dinheiro pra pagar 1000, 5000, 10000... para um fotógrafo. Para esses basta o registro do momento, não importa se a câmera entregou ISO 20000 sem ruído, ou se a lente é prime, com nanocristais..... No outro extremo, quem está na alta sociedade não chamará um amigo com uma compacta pra fazer as fotos.

Infelizmente a posição de alguns parece a de elitizar o segmento. Acho lastimável.

Há coisas que o equipamento não pode fazer sozinho. Quem sabe disso, nem se preocupa.....
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Cooler.M

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #22 Online: 22 de Novembro de 2013, 09:46:13

Sobre o texto do amigo Cooler, concordo em bastante coisa. Mas isso não deveria ser uma crítica ao fórum em si... é uma tendencia geral as pessoas desestimularem você em qualquer coisa que você pretenda fazer.


O fórum é super útil, aprendi muita coisa aqui e jamais vou cuspir no prato que comi.
A minha opinião ou crítica (como preferirem), é voltada a algumas pessoas e trolls, que fazem exatamente o relatado.
E não é só aqui e também não está restrito a fotografia. Em qualquer fórum, em qualquer lugar ... as pessoas tendem a ser tão negativas.

Ninguém é obrigado a ajudar ou apoiar ninguém.
Mas penso que, se não tem nada de construtivo para falar, o silêncio é o melhor caminho.

Veja o seu exemplo, de alguém que foi em frente e tentou!
Está em forma, está mais saudável e as vezes (com o trânsito de São Paulo), deve estar chegando em casa até mais cedo!
Parabéns por não ouvir trolls e seguir em frente!
[VENDO] WD MyBook Live 2TB - Solução em Backup (Nuvem Pessoal)
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=95559.0


Cooler.M

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #23 Online: 22 de Novembro de 2013, 09:58:32
Infelizmente a posição de alguns parece a de elitizar o segmento. Acho lastimável.
Há coisas que o equipamento não pode fazer sozinho. Quem sabe disso, nem se preocupa.....

 :clap: :clap: :clap:

Eu também não entendo isso ... juro que não entendo.
Mas nesse tempo que estou trabalhando, percebi algo importante, que para alguns pode parecer bobagem.

O cliente prefere muito mais uma foto nada perfeita que eternize um momento mágico e especial.
Do que a foto perfeita, que eternize um momento comum.

Sofri para entender isso no começo, mas percebi quando uma cliente amou uma foto, que eu quase não inclui no DVD.
Recentemente fui na casa dela fechar outro contrato a foto foi revelada em 15x21 e pendurada na parede em uma moldura.
Aquela foto não está nada perfeita ... teria muito o que melhorar, até no enquadramento.

Mas para ela, aquela foto é mágica, eternizou um momento muito especial para ela.
Claro! Seria muito melhor se fosse a foto perfeita com o momento perfeito.

Relato isso porque muitas pessoas pensam na máquina perfeita, na luz perfeita, na lente perfeita e esquecem do momento perfeito.
Também explica porque, algumas pessoas acabam gostando mais das fotos feitas pelos convidados com sua saboneteira do que as fotos do profissional.


Quando você começa a trabalhar com fotografia ou então começa a estudar, tem um olhar muito crítico.
Analisa o enquadramento, a luz, o melhor ângulo e todas as outras possibilidades ...
Mas o cliente só olha para a foto e quer ver sentimento, momentos especiais ... mesmo que tenha no canto estourado um pouco.
[VENDO] WD MyBook Live 2TB - Solução em Backup (Nuvem Pessoal)
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=95559.0


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #24 Online: 22 de Novembro de 2013, 10:16:09
...sempre fui com a saboneteira no bolso.
Pra mim já tá de bom tamanho, principalmente tendo a honestidade que você teve de explicar exatamente as condições para o cliente (pouca experiência, sem equipamento reserva.)

Gostei do texto do colega, empreendedorismo não requer ausência de riscos, e sim conhecimento dos riscos envolvidos.

Para quem quer começar no ramo recomendo muito mais a leitura de material sobre empreendedorismo do que sobre fotografia.

Leituras recomendadas:

Hobbista: 100% fotografia
1 ano antes de começar: 50% fotografia, 50% empreendedorismo
2 meses antes de começar: 100% finanças, plano de negócios, fluxo de caixa, etc. (site do SEBRAE)
1º ano de trabalho: 70% especialização em uma área da fotografia, 30% administração de empresas em geral
2º ano em diante:20% administração, 80% fotografia
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Magno C Silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo todos os dias!
Resposta #25 Online: 23 de Novembro de 2013, 22:06:09
Oi pessoal, boa noite.

Não sou exatamente novo no forum. Fiquei afastado um pouco, talvez pelo mesmo motivo do Cooler. Desânimo com opiniões e etc.
Fiquei emocionado com o relato. Na minha terra tem um ditado que diz:   " Carro apertado é que canta"... O que isso quer dizer?
Quer dizer mais ou menos que: muitas vezes é a necessidade, ou um sonho que nos move adiante. Que nos mantem focado e persistentes naquilo que acreditamos.
No meu entender, todos teem um pouco de razão, inclusive os que disseram coisas "aparentemente negativas", no tocante a 2o. equipamento e etc. Mas, se formos ouvir todos os "e se..." da vida, ninguém faz nada. Na verdade, tudo é possível... inclusive até o back up quebrar, ou dar pau, e, qualquer um, mas até o profissional pica das galáxias está sujeito e fazer uma m... num evento. O que pode sim, fazer uma grande diferença é como contornar uma determinada situação. Honestidade, integridade devem nos acompanhar em todos os sentidos, e nao só na hora de falar com o cliente. O grande lance é jogar limpo. Ser o mais transparente possível. E, o mais importante... colocar DEUS na frente. Acreditar que tudo vai dar certo. Imprevistos, incidentes acontecem. Bola pra frente. Por isso, parabéns Cooler...
Por enquanto, sou aprendiz. Mas tenho meu emprego, aliás, um emprego muito bom. (Trabalho embarcado na escala 14 X 14) o que me dá flexibilidade de ir e vir, fazer cursos, aprender, estudar, ler e ler e ler.
Comprei um equipamento que julguei legal, dentro do preço que me predispus a pagar. Daí em diante, seria praticar, praticar, estudar, estudar e aprender o máximo que eu pudesse.
Hoje, eu sei muito mais do que ha 1 ano atrás, mas muito menos do que saberei daqui ha um ano. Analiso mais criteriosamente quando vejo uma foto legal. Enquadramento, composição, direcionamento da luz e etc. Entretanto, no meu entendimento, fotografia, principalmente a de eventos, o cara, seja ele profissional ou iniciante, trabalhando ha tempos na área ou ainda de graça pra montar seu portfólio, deve estar atento ao inusitado, aos detalhes, às coisinhas que acontecem num evento e que, se ele estiver atento, faz o "clic" daquele momento e pronto.
O legal é reconhecer que a todo momento todos os dias estamos aprendendo um pouco. Quando ocorre um problema durante um trabalho, tenhamos cuidado para que não nos ocorra novamente. Sobrou uma grana, faça um up grade. Todo começo é difícil, mas uma vez que essa fase é superada, investir em equipamentos é sempre um bom negócio. O mercado está amplamente aberto.
Tem clientes para pagar 1.000, pra pagar 3.000, pra pagar 10.000 num album de casamento.
Quando no começo, se julgar que ainda não tem competencia pra pegar um evento sozinho, tudo bem, acompanhe um profissional enquanto adquire experiência e bagagem.
Li uma vez que o cara tinha um bom emprego, mas não era feliz... Começou a estudar e praticar fotografia e acreditem... seu primeiro evento foi o casamento da diarista da própria casa... daí em diante, sua carreira deslanchou.
A todo momento vemos casos de sucesso e de insucesso. Precisamos, claro minimizar o insucesso. No mais, bola pra frente e aproveitar a boa abertura do mercado.
Bom, é isso aí...
Parabenizo a todos por todos os relatos.
Forte abraço.
Nikon D610 - Tamron 24-70mm f2.8 - Nikkor 50mm f1.8
Fuji X E1 - Fujinon 18-55mm f2.8
Nikon SB910 - Nikon SB800


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #26 Online: 25 de Novembro de 2013, 07:56:03
Caro amigo.
se voce quer alguma coisa , nao desista,
Primeiramente ESTUDE, para saber de que se trata,
trabalhar em um estudio como assistente e um enorme suporte ao Estudo e preparaçao,
para começar nao precisa fortunas de equipamentos.
O tempo , a persistencia, a força de vontade,seu preparo, seu profissionalismo daram as respostas.
Improvisados, aventureiros , sempre houve em todas as areas,,
e nao e por isso que o mundo parou!!!.
Vai enfrente!!!!!!!!!!, foca no seu objetivo!!!!,Sucesso!!!!!
abs.


g4petra

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 29 de Dezembro de 2013, 09:23:41
Cara, sou novo no fórum e estudo fotografia a 1 ano, fazia algumas fotos de skate para o grupo, viajava um pouco, tenho uma d3100, uma 18-55, 55-300, tinha uma 35mm 1.8 que desfiz por não usar e um flash. Sentia que realmente tirava leite de pedra, a uns meses fui chamado por uma empresa de fotografia da cidade, pra fazer alguns casamentos, seria de graça, como ajudante, mas adorei a oferta e aceitei, eles gostaram muito das minhas fotos. Hoje estou investindo em uma full frame e uma 50, vou deixar o resto pra backup, mas não vou fazer isso pra ter algo melhor, mas pra poder entregar mais, poder mostrar mais o potencial, ganhar mais é apenas consequência do tipo de profissional que você é. Tenho amigos fotógrafos bem mais velhos que eu mas com um ponto de vista tão conservador que parecem que se tornaram obsoletos, não estudam, não procuram mudar o olhar, hoje as pessoas querem imagens felizes, dinâmicas, o momento único (a não ser que você seja fotojornalista). Bom, pelo menos entendo eu, que o que difere fotógrafos de 5000 para 100, é apenas o ponto de vista de cada um, se você tem o ponto de vista desejado pelo mercado, por que não investir e se tornar um de 5000?


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #28 Online: 29 de Dezembro de 2013, 11:00:00
Cooler, esse tópico tinha me passado despercebido, gostei do relato!

Concordo em praticamente tudo, menos na parte do backup. Sempre conto pras pessoas, porque aparentemente sou o cara mais azarado pra equipamentos que existe! Uma vez, bem no comecinho de carreira, fui fotografar um show de graça, como voluntário. Foi a única vez que saí de casa sem uma segunda câmera, e foi a única vez que a minha câmera deu pau, estragou o obturador. Foi no final do show, perdi poucas partes, e tal, mas o grupo nunca mais me chamou para fotografar, nunca mais nem entrou em contato, mesmo recebendo e usando as fotos.

Também teve um casamento que fui de 2° fotógrafo. Foi também a única vez que saí de casa sem uma objetiva reserva. Obviamente, foi a única vez que tive problemas com objetiva também, estourou o cabo flat. Mas também dei sorte que foi no final do casamento, e eu era apenas o 2° fotógrafo, então não atrapalhou, mas e se fosse no meio da cerimônia? E se eu fosse o 1° fotógrafo?

E ainda não acabou, teve uma vez que eu também saí só com 1 flash (tinha acabado de vender meu reserva, e o meu novo ainda estava nos correios). Não é que o danado resolveu me azucrinar também?! Mas esse foi mais tranquilo, eu dei uma batida nele com o difusor para fora, a pecinha de plástico quebrou e eu não conseguia mais usar, nem o difusor e nem o rebatedorzinho. Esse foi mais tranquilo, deu pra continuar o evento numa boa.

Já tive até problemas com a bateria! A única coisa que ainda não deu pau pra mim foram os cartões de memória. Já pensando nisso, eu costumo usar 4 cartões em cada evento que faço, se estragar 1 deles, eu perco apenas 1/4 do evento. Eu ainda faço backup na hora, no local mesmo, e mantenho os cartões no meu bolso, enquanto o backup fica na mochila.


Enfim, é possível que eu tenha sido um dos chatos que te disse para ter equipamento de backup, e eu continuo insistindo nesse ponto. Sim, tem muitas coisas, que podem dar errado em um evento, mas tem algumas que são contornáveis. Ter equipamento reserva é algo relativamente simples e que já te garante um sossego. Outras coisas a gente simplesmente não tem como controlar, mas tudo o que está a nosso alcance, deve ser feito. Ir para um evento sem equipamento reserva eu considero uma falta de respeito ao cliente, a quem está te pagando (se for de graça, como voluntário, aí é outra história).

Mas não precisa ter duas 5D III, duas 24-70 II, nada disso. No meu 1° casamento, levei de backup uma Olympus E-P1 emprestada do meu pai. Sei de muita gente que tem micro 4/3 de reserva, conheço gente que usa uma G15 de reserva. Enfim, não precisa ter o melhor dos equipamentos, só tem que garantir que as fotos serão entregues no final.

Se você for assaltado, se baterem no seu carro, essas coisas não são culpa sua (embora nem assim você escape de um processo). Se sua câmera der pau e você não tiver equipamento reserva, isso vai ser culpa sua.

Abraços


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #29 Online: 29 de Dezembro de 2013, 11:05:23
Rapaz, desculpa o tamanho do post! Ficou quase maior que o post original, ahahah... Foi mal, me empolguei, rsrs...