Autor Tópico: Começando profissionalmente e prostituição do mercado  (Lida 21636 vezes)

Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 29 de Dezembro de 2013, 11:40:45
Penso exatamente igual ao Humberto. Se a coisa pode dar errado, dará. E eu sou do tipo azarado também.


Cooler.M

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #31 Online: 29 de Dezembro de 2013, 12:40:31
Rapaz, desculpa o tamanho do post! Ficou quase maior que o post original, ahahah... Foi mal, me empolguei, rsrs...

Grande Humberto,
Já me ajudou muito e tenho só que agradecer a toda sua ajuda!

Eu não sou contra equipamento de backup, muito pelo contrário.
Hoje em dia tenho dois ou mais de tudo: câmera, lente, bateria, flash, cartões ...
Nunca tive problema com nenhum equipamento, mas sei bem a importância de não ficar sem a sua ferramenta de trabalho.

O meu relato tem mais haver com algumas pessoas, que acabam colocando isso como um muro.
Uma coisa é você já ter muito dinheiro guardado e disponível para entrar na fotografia.
Ai sim, se há dinheiro suficiente, porque não já entrar com equipamentos reservas e bons equipamentos?

Mas acredito que essa não seja a grande realidade, pelo menos não do que eu costumo ver.
Sempre são pessoas que estão sofrendo para comprar seus primeiros equipamentos e não tem dinheiro sobrando.
Então, o que eu critico no meu relato, é quando algumas pessoas colocam um muro intransponível em relação a equipamento reserva.

Como se fosse impossível se trabalhar sem.
Então o novato fica sem muita opção: não pode trabalhar porque não tem equipamento reserva, não tem equipamento reserva porque não tem dinheiro, não tem dinheiro porque não pode trabalhar, não pode trabalhar porque não tem equipamento reserva ...

É arriscado? Claro que é!
Eu mesmo, como já disse, andava com a saboneteira como equipamento reserva.
O contratante ficaria puto da vida se o meu equipamento quebrasse e eu usasse uma saboneteira? CLARO!

Mas eu arrisquei, o equipamento era todo novo e com todo o dinheiro que entrava, eu investia para montar um jogo de reserva.
Em poucos eventos, sem gastar nada do que eu ganhei, já tinha meu equipamento reserva.
Foi um risco? Foi sim! Podia ter quebrado? Podia sim!

Mas se eu não tivesse arriscado, eu não teria tido dinheiro para montar outro jogo de equipamento.

Essa é a questão que eu vejo.
Não ter um equipamento reserva, eu acredito, não te impossibilita de pegar pequenos trabalhos.
Mas tenha ciência de que, o dinheiro que entra, deve ser usado para minimizar esse risco de falha, ou seja, comprar equipamento reserva.

E eu digo isso de evento infantil, que é bem mais tranquilo.
Eu não recomendo a ninguém que está começando trabalhar com casamento ... nem tanto pelo equipamento reserva, mas por não ter experiência.
Já falei com muita gente que está começando por MP, que me mandou mensagem por causa desse tópico.
Alguns queriam iniciar com casamento, porque é o onde se tira muito dinheiro em apenas um evento.

O meu conselho é sempre o mesmo: comece de baixo e vá subindo, degrau por degrau!

É isso ai ;)
Vou parar por aqui para não ficar tão grande quanto o outro.

E Teté ... essa mensagem não é direcionada a você ok? ;)
Não estou falando que você diz que isso é um muro, estou apenas explicando!

Forte abraço a todos!

[VENDO] WD MyBook Live 2TB - Solução em Backup (Nuvem Pessoal)
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=95559.0


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #32 Online: 29 de Dezembro de 2013, 12:59:28
Equipamento reserva não quer dizer duas 1DX, duas 24-70/2.8L II, dois 600EX-RT, rsrs. Tem gente que usa micro 4/3 como reserva, tem gente que usa G12, opções mais baratas. Eu mesmo levei uma câmera emprestada de reserva no meu 1° evento, você levou uma compacta de bolso. E isso é o que importa, basta ter algo, nem que seja emprestado. Eu já emprestei câmera pra um amigo em seu 1° evento (a câmera reserva era melhor que a principal, ahahah).

Enfim, é como disse no outro post. Tem coisas que fogem ao nosso controle, não tem como evitar, no máximo amenizar (acidentes, assaltos, etc). Mas tem coisas que estão ao nosso alcance, podemos evitar com atitudes simples. Levar equipamento reserva (mesmo que seja emprestado), fazer backup de cartões, chegar com antecedência, etc.

Eu acho falta de respeito com o cliente ir a um evento como 1° fotógrafo sem equipamento reserva. Pegue emprestado mas não vá sem.

E fique tranquilo que não achei que tinha sido direcionado a mim não, só quis deixar o meu relato de que merdas acontecem, rsrs. Pode ser que eu seja mesmo um grande azarado. Ou pode ser só Lei de Murphy, porque desde que passei a levar reserva de tudo, nunca mais deu problema em nada, ahahah.

Abraços


PS: meu 1° evento pago foi um casamento, ahahah... Mas como 2° fotógrafo!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #33 Online: 29 de Dezembro de 2013, 13:43:00
Também tinha passado desapercebido esse tópico. Muito bacana.

Eu só não me arrisco nessa carreira pois hoje tenho um emprego muito bom e pq minha família provavelmente não apoiaria por preconceito.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 29 de Dezembro de 2013, 14:22:37
Eu acho um muro a falta de equipamento reserva. Acho um desrespeito com o cliente.

Pra mim, levar uma Tekpix ou Cyber-shot como backup não dá. Tem que ser no mínimo uma DSLR de entrada/geração passada, enfim, algum equipamento que você poderia trabalhar como fotógrafo.

Pode chamar como quiser, "muro", preconceito, riqueza, qualquer coisa, mas é assim que eu penso. O que eu não quero pra mim, não faço para os outros. Eu não ia querer metade do meu casamento fotografado com uma câmera igual ou pior que a da maioria dos convidados. Não importa se é pago ou não. Se eu não vou pagar, ainda assim é meu casamento, confiei o registro do meu casamento a alguém que se ofereceu a fazer um serviço que estava à altura do que eu esperava de alguém que eu iria pagar. Não é porque é de graça que eu quero um saco de estrume jogado na porta da minha casa.

Imagina outra área de prestação de serviços. Digamos que TI (já que vários aqui são da TI). Tu fecha um contrato com um cliente oferecendo um profissional capacitado para resolver os problemas dele durante os 5 dias úteis da semana por 1 ano. Se aquele profissional fica doente nesse tempo, tu tem que dar um jeito de substituir ele a altura, não pode colocar lá um cara novato que era padeiro no emprego anterior. No dia da pior catástrofe no sistema do cliente, o padeiro não sabe restaurar um backup.

A aventura de sair por aí e "dar na trave" e se fazer de argumentos como "o cliente vai esquecer; a cidade é grande e ninguém vai saber; com o tempo ninguém vai lembrar" pra mim é falta de ética, que deixa a falta de profissionalismo no chinelo. É o jeitinho brasileiro aplicado à forma como fazemos negócios financeiros. "Vendo o carro com o motor arrebentado, a mulher que vai comprar nem conhece sobre motores, então quando estourar ela não vai saber que já tava ruim". Não dá.

É a minha opinião. A minha ética não tá em discussão.


Cooler.M

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #35 Online: 29 de Dezembro de 2013, 14:39:23
É a minha opinião. A minha ética não tá em discussão.

Ninguém está pedindo para você trocar sua opinião ou ética.
Cada um tem a sua e essa é a beleza do mundo, cada pessoa é diferente das outras.

Agradeço a sua colaboração com o tópico  :clap:


PS: meu 1° evento pago foi um casamento, ahahah... Mas como 2° fotógrafo!

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Mas você é foda né Humberto ... você pode  :hysterical: :hysterical:

Quando eu comecei, sofri para conseguir meu primeiro equipamento e qualquer outro gasto não era possível.
Como o equipamento era novo arrisquei. Depois de poucos eventos já pude comprar outra câmera e ficar mais tranquilo.
Mas ta ai =)

Como o leste disse em cima, cada um tem a sua opinião.
Se não fosse dessa forma, eu jamais teria condição de pular esse "muro", então eu arrisquei.
No meu caso deu certo e por isso, posto o relato para que outros que queiram, saber de alguém que conseguiu.

Ta ai!;)
Em 2014 agora quero passar tudo para FF e começar a explorar outras festas (sem ser casamento).
No evento infantil acredito que cheguei onde podia, agora preciso ir adiante.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2013, 14:43:16 por Cooler.M »
[VENDO] WD MyBook Live 2TB - Solução em Backup (Nuvem Pessoal)
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=95559.0


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 29 de Dezembro de 2013, 15:47:14
Ninguém está pedindo para você trocar sua opinião ou ética.
Cada um tem a sua e essa é a beleza do mundo, cada pessoa é diferente das outras.

Agradeço a sua colaboração com o tópico  :clap:

Exato. Uns tem, outros não tem.


Cooler.M

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #37 Online: 29 de Dezembro de 2013, 16:43:11
Exato. Uns tem, outros não tem.

Agradeço a parte que me toca.
Tenha um ótimo 2014, muitos eventos para você e sucesso!
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2013, 16:43:23 por Cooler.M »
[VENDO] WD MyBook Live 2TB - Solução em Backup (Nuvem Pessoal)
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=95559.0


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 29 de Dezembro de 2013, 17:42:51
Agradeço a parte que me toca.
Tenha um ótimo 2014, muitos eventos para você e sucesso!

Não por isso!

Pra ti também, mas eu não faço eventos.


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #39 Online: 29 de Dezembro de 2013, 17:53:18
É como eu sempre digo, hoje existe muito consumismo com relação a cameras. As cameras de hoje por mais simples que seja são infinitamente melhores que as de 10 anos atras. Mas para muitos, uma camera top é o grimoar de ouro. Tenho visto muitos aqui neste forum colocarem post de futuros lançamentos ou simplesmente rumores, achando que vão fazer milagres e fotos fenomenais, outros ja nem se importam mais em ajustar a cameras com uma fotometria correta, ja pensando no PS ou LR. Eu sou do tempo em que voce fazia os ajustes na hora de fotografar e não depois, do tempo em camera era pra trabalho e não para mostar para o fotografo ao lado. Tenho 20 anos de profissão, nunca fiz mega eventos e nem fotografei casamentos de celebridades, pois a cidade que moro não tem isso tudo, durante muito tempo usei somente uma camera, um flash e uma lente basica. Durante todo esse tempo só uma vez minha camera me deixou na mão e foi num evento sem compromisso, e ja com uma camera DSLR. Hoje tenho 3 cameras, 4 lentes e 3 flashs, das lentes nenhuma são da serie L, das cameras nenhuma são FF. Ainda assim continuo trabalhado e sobrevivendo de fotografia. 
Bela lição. :ok: :ok:
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #40 Online: 29 de Dezembro de 2013, 22:23:55
Bacana, cara, que bom que você se esforçou e deu tudo certo!

Eu achei o seu caminho super válido, mas o que eu sempre indico e continuarei indicando para quem quer se inserir no mercado é:

Seja assistente.

É a maneira mais segura para começar. Você aprende muita coisa, desde técnica de fotografia, passando por relacionamento com clientes e com outros fornecedores do mercado. E você aprende com tempo, não no susto.

Eu comecei como assistente de outros fotógrafos, em 2005-2006. Aos poucos, virei terceiro fotógrafo em casamentos e festas. Num piscar de olhos, já era segundo fotógrafo. E naturalmente, assumi a responsabilidade de ser o primeiro fotógrafo (ou fotógrafo responsável pela equipe). Só depois disso, eu parei de trabalhar para outros fotógrafos e me tornei fotógrafo de marca própria, no fim de 2009 - início de 2010.

Os dois fotógrafos que hoje mais trabalham comigo nos eventos, foram meus assistentes (daqueles que carregam equipamento e iluminam com flash/led) e depois tornaram-se segundo fotógrafos da minha equipe. E hoje fazem trabalhos próprios, além de eventos comigo.

Boa sorte!

um abraço,

Vini


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 30 de Dezembro de 2013, 00:39:02
Bacana, cara, que bom que você se esforçou e deu tudo certo!

Eu achei o seu caminho super válido, mas o que eu sempre indico e continuarei indicando para quem quer se inserir no mercado é:

Seja assistente.

É a maneira mais segura para começar. Você aprende muita coisa, desde técnica de fotografia, passando por relacionamento com clientes e com outros fornecedores do mercado. E você aprende com tempo, não no susto.

Eu comecei como assistente de outros fotógrafos, em 2005-2006. Aos poucos, virei terceiro fotógrafo em casamentos e festas. Num piscar de olhos, já era segundo fotógrafo. E naturalmente, assumi a responsabilidade de ser o primeiro fotógrafo (ou fotógrafo responsável pela equipe). Só depois disso, eu parei de trabalhar para outros fotógrafos e me tornei fotógrafo de marca própria, no fim de 2009 - início de 2010.

Os dois fotógrafos que hoje mais trabalham comigo nos eventos, foram meus assistentes (daqueles que carregam equipamento e iluminam com flash/led) e depois tornaram-se segundo fotógrafos da minha equipe. E hoje fazem trabalhos próprios, além de eventos comigo.

Boa sorte!

um abraço,

Vini

No meu caso que tenho outro emprego, não rola de ser assistente ou segundo fotógrafo, devido a possíveis problemas de compatibilidade de horários. Para quem pode, com certeza esse é o melhor caminho mesmo.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 30 de Dezembro de 2013, 08:35:19
Também tinha passado desapercebido esse tópico. Muito bacana.

Eu só não me arrisco nessa carreira pois hoje tenho um emprego muito bom e pq minha família provavelmente não apoiaria por preconceito.

Preconceito do que?

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2
Tecpix + motorola do guga


vmarins

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Vini Marins - Fotografia
Resposta #43 Online: 30 de Dezembro de 2013, 14:26:20
Sobre o equipamento reserva, acho o seguinte:

1) Se vc tem grana para ter, ótimo, perfeito!

2) Não tenho dinheiro, e agora? Vou entrar no círculo vicioso que já disseram? Acho que dá para contornar. Em um primeiro momento eu focaria em trabalhos que não são eventos únicos no tempo, como casamentos, 15 anos, batizado, etc. Buscar se capitalizar através de ensaios creio ser uma via interessante. Imagina se vc propõe uma e-session a um casal que vai se casar em 1 mês, chega o dia marcado e o teu equipo dá pau. Será uma situação chata, desagradável, mas contornável. Nada impede que você reagende para um outro dia. Agora, se dá pau no meio de um casório, fatalmente você estará ferrado e com seu nome tostado. 
DSLR - Nikon D750/ D700/ D300 / Nikkor 50mm f1.4D/ Nikkor 85mm f1.8D/ Nikkor 24-70 f2.8G ED/ Nikkor 70-200 f2.8 VRII/ SB-910(x3)/ SB-600


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #44 Online: 30 de Dezembro de 2013, 15:35:03
Cara, gostei muito do seu post e concordo em partes com ele


Fiz alguns eventos de graça de inicio e depois cheguei a conclusao que nao tenho paciencia pra trabalhar com eventos, só com ensaios. Acho a sua atitude de expressar sua opiniao muito legal, porém tenho algumas coisas a ressaltar:

1. Voce fez eventos de inicio, porém fez DE GRAÇA, isso é totalmente diferente de cobrar barato e se vender logo de cara sem know how nenhum. Se o cliente pagou 5000 reais ou 100 reais nao importa, se voce cobrou ele quer o RESULTADO e pronto, voce tera que se virar para entregar esse resultado, quando voce nao cobra, se isenta da responsabilidade. Meu primeiro evento fui com uma camera, duas lentes escuras(18-55 e 70-300), um flash YN e um cartao de memoria. O cartao deu pau na hora da transferencia(porem consegui recuperar tudo, por sorte), mesmo assim era um evento que fiz de graça, como "presente", se desse algo errado a mae nao iria me cobrar até pq tinha outro fotografo oficial la(ela acabou preferindo as minhas fotos do que as fotos do fotografo contratado).


2. Quando alguem faz algum post do tipo no fórum: "Quero fotografar eventos, o que eu compro?"; a galera cai em cima MESMO, eu também caio... sou da idéia que para vender algo voce deve NO MINIMO entender a parte técnica e ja saber o que voce precisa. Poucas profissoes isso acontece(principalmente as nao regulamentadas), nao se ve um advogado perguntando o que fazer para defender um cliente, ele deve ir atras, estudar e fazer por si. Ai voltamos aquela questao inicial, quando voce OFERECE um serviço, a ajuda é mútua e se isenta a responsabilidade, o cliente ganha as fotos que podem ser boas ou nao e voce aprende. Ja quando voce vende... meu amigo, erre alguma coisa e terás incomodação por meses!

3. Concordo com voce em relação a prostituição... é váriavel, o cliente que me contrata nao vai contratar a menina aqui da cidade que tem estudio e cobra 300 reais por um ensaio com album em externa... a empresa que me contrata para uma campanha/lookbook nao vai contratar o sobrinho que "tira foto" pra colocar no seu catalogo. Da mesma forma que a empresa que contrata um cara aqui da minha cidade vizinha que usa hassel e profoto e cobra 20 mil reais por campanha dificilmente vai me contratar. Prostituição é variavel, tem cliente para 100 reais, para 500, para 1000 e tem tambem para 40 mil. Vai do seu investimento em espaço, tempo de mercado, técnica, marketing pessoal, investimento em portfólio, quantidade de clientes satisfeitos, nivel dos clientes satisfeitos...



Resumindo, concordo com voce em partes, humildade nao é a definição correta, mas sim orgulho. Humildade é voce se jogar abaixo do que realmente é, orgulho é mostrar o que voce realmente é. Voce fez isso, mostrou o que sabe fazer e se ofereceu a isso, comecei assim também e nao me arrependo. Só nao achei justo voce jogar todos os users do fórum que "desmotivaram" voce no mesmo nivel, tem gente que gosta de jogar pra baixo mesmo, mas tem gente que estava apenas sendo realista com mais um possivel usuario que estava pensando em ganhar dinheiro facil, o que agora voce provou nao ser a realidade :)
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2013, 15:42:45 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa