Autor Tópico: Começando profissionalmente e prostituição do mercado  (Lida 21731 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #45 Online: 30 de Dezembro de 2013, 17:41:32
Esse papo de "prostituicao do mercado" eh birra de gente chata. O que prostitui o mercado eh a tecnologia e precos que dao acesso a mais pessoas entrarem no mercado como tambem mais pessoas aceitarem qualquer qualidade.

A pessoa compra a camera e gosta de fazer fotos, ela cobra se quiser, cobra o preco que quiser e ninguem tem nada com isso. Tem muito fotografo de final de semana fotografando de graca, ou a precos ridiculos, pq ja tem outro emprego para pagar as contas. Fotografia eh so um extra, um hobby que da uns trocados.

FroKnowsPhoto eh outro que fotografa shows e bandas de graca. Pq ele gosta tanto de fotografar bandas que esta disposto a dar seu trabalho para as pessoas.

Artistas, ou aqueles que fazem alguma atividade mais pela paixao da atividade do que por dinheiro, estao sempre dispostos a oferecer seus trabalhos de graca. Desde que tenham dinheiro para sobreviver e manter suas atividades.

Na real, muitas vezes fotografar de graca, ou ate mesmo pagar para fotografar seus proprios projetos, eh mais prazeroso e da mais liberdade do que fazer profissionalmente, tendo que cumprir prazos, negociar com clientes, seguir demandas, tudo isso eh um saco. Eu curto muito mais desenvolver meus proprios projetos, pagar tudo do meu bolso, do que ter que seguir demandas, prazos e projetos alheios. A nao ser que o projeto alheio me de bastante liberdade de explorar minha criatividade.

Como qualquer outro mercado e produto, se quer sobreviver faca seu nome, tenha diferencial que as pessoas pagam nao importa o numero de hobbistas fotografando de graca, afinal d contas so vc pode vender seu nome, e so vc (ou poucos) tera seu diferencial.


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #46 Online: 31 de Dezembro de 2013, 16:06:57
No meu caso que tenho outro emprego, não rola de ser assistente ou segundo fotógrafo, devido a possíveis problemas de compatibilidade de horários. Para quem pode, com certeza esse é o melhor caminho mesmo.

Para quem quer trabalhar com eventos, rola sim, já que a maioria é de fim de semana. Agora para outras áreas, como moda, etc, fica um pouco mais complicado mesmo.


Rodrigo Verona

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 31 de Dezembro de 2013, 18:48:08
Rá, cara, ótimo tópico!!!!! :clap:
Vamos lá, não ganho dinheiro com fotografia, sou biólogo, uso minhas fotos para ilustrar minha profissão apenas. Faço fotos de paisagens preservadas, degradadas, animais, etc. enfim, li e estudei muito sobre fotografia pois quero o melho em minhas fotos já que preparo minhas aulas com as minhas próprias fotos, sempre uso a camera em manual. O que me surpreendeu é que, várias vezes, conversando com fotografos "profissionais" em festas de formatura (participo muito), 90% usam suas câmeras full frame (maioria) no automático  :hysterical:
E o pior...em jpeg!!!!!!!
Muitos desses julgam o equipamento, não o fotógrafo, isso é um absurdo!
De que adianta uma Kawasaki Ninja se você não sabe pilotar?????

 
Nikon d7000 + Nikkor 28mm 1.8g + Nikkor 35mm 1.8g + Nikkor 50mm 1.8g + Nikkor 85mm 1.8g + Flash Nikon Sb 700.


Daguin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
Resposta #48 Online: 01 de Janeiro de 2014, 18:40:45
No momento tenho uma Rebel XT, uma lente do kit e uma 50mm 1.8
Estou querendo juntar uma grana pra trocar a lente do kit por uma Tamron 17-50 e talvez trocar o corpo por algum que filme, já que sempre gostei de fazer alguns curtas, mas a minha outra câmera só filma em 640, o que me limita muito! Minha ideia foi exatamente essa, tentar ganhar algum dinheiro com a minha fotografia. O problema é que tenho apenas 16 anos. Será que rola?  :ponder:
« Última modificação: 01 de Janeiro de 2014, 18:42:04 por Daguin »


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #49 Online: 01 de Janeiro de 2014, 20:17:34
... várias vezes, conversando com fotografos "profissionais" em festas de formatura (participo muito), 90% usam suas câmeras full frame (maioria) no automático  :hysterical:
E o pior...em jpeg!!!!!!!
...

A fotógrafa do meu casamento, conceituada e que não cobra barato, só tira foto em jpeg. E o resultado fica excelente!
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 01 de Janeiro de 2014, 21:50:40
A fotógrafa do meu casamento, conceituada e que não cobra barato, só tira foto em jpeg. E o resultado fica excelente!

São muitos os fotógrafos que fotografam em jpeg. O RAW não é unanimidade no meio.

Na verdade fotografar em jpeg é uma espécie de atalho, pois evita-se uma etapa relativa ao trabalho de pós-produção. No final das contas, o que será encaminhado para o laboratório de revelação será um jpeg mesmo.

A pós em uma imagem jpeg, deve ser feita de modo comedido, com parcimônia, já que a perda de informações não propicia um tratamento mais profundo e de recuperação. Isso exige do fotógrafo um cuidado maior com WB, exposição, e outros fatores, no momento inicial da foto.

Se o profissional tem um amplo domínio teórico e prática, além de um equipamento que propicie esses resultados... tudo bem fotografar em jpeg.

Um amigo, que nem hobista é, mas tem boa situação, comprou uma D600 porque 'tinha muitos MP'!!!. Ele só fotografa em jpeg e no modo AUTO. E está perfeitamente satisfeito com seu brinquedo.
« Última modificação: 01 de Janeiro de 2014, 21:59:15 por Versiano »
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


educarvalhoerc

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia é o registro da Luz!
Resposta #51 Online: 01 de Janeiro de 2014, 22:03:57
Cara meus parabéns  :clap: melhor texto aqui do fórum dos últimos tempos, sabe que muito do que você disse hoje eu já havia visto aqui também, e tem muitas pessoas deste calibre por aqui, realmente nunca devemos desistir, mais uma vez parabéns pelo post e sucesso!
Amante das artes eletrônicas, designer Gráfico e Fotógrafo.


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #52 Online: 02 de Janeiro de 2014, 04:27:32
Cara,

Além de parabéns, obrigado pelo texto. Gostei muito do que vc apresentou. Servirá como exemplo para alguns projetos que eu tenho que não são apenas de fotografia.

Agradeço aos outros colegas fotógrafos profissionais que opinaram tb.

No último aniversário infantil que fui, como convidado. Recebi alguns comentários :"poxa... vc poderia ser profissional, eu paguei uma fortuna para o XXX fazer o aniversário e as fotos não ficaram tão boas quanto as suas". Senti até orgulho.  :D

Estou com alguns projetos em 2014. Tomara que saiam do papel.

 :ok: :ok:

O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 02 de Janeiro de 2014, 11:30:10
São muitos os fotógrafos que fotografam em jpeg. O RAW não é unanimidade no meio.

Na verdade fotografar em jpeg é uma espécie de atalho, pois evita-se uma etapa relativa ao trabalho de pós-produção. No final das contas, o que será encaminhado para o laboratório de revelação será um jpeg mesmo.

A pós em uma imagem jpeg, deve ser feita de modo comedido, com parcimônia, já que a perda de informações não propicia um tratamento mais profundo e de recuperação. Isso exige do fotógrafo um cuidado maior com WB, exposição, e outros fatores, no momento inicial da foto.

Se o profissional tem um amplo domínio teórico e prática, além de um equipamento que propicie esses resultados... tudo bem fotografar em jpeg.

Um amigo, que nem hobista é, mas tem boa situação, comprou uma D600 porque 'tinha muitos MP'!!!. Ele só fotografa em jpeg e no modo AUTO. E está perfeitamente satisfeito com seu brinquedo.

Concordo com o que disse. O RAW te dá mais margem para ajustar a foto, trabalhar na pós, mas se a pessoa consegue fotografar bem e faz pouco ou nenhum ajuste na pós produção, pode-se fotografar em JPEG perfeitamente. 
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2014, 11:32:15 por affalcao »
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #54 Online: 02 de Janeiro de 2014, 12:03:03
Poxa, excelente relato. Muito bacana ver (ler) seu ponto de vista e seu exemplo.

Gostaria de compartilhar um ponto que, creio eu não ter sido abordado ainda, e algo que vivenciei semanas atrás...

Primeiramente, concordo com praticamente tudo do primeiro post e também com o que foi comentado e/ou discutido junto dos mais experientes aqui. O que acho que ninguém comentou, nem você, Cooler, nem o pessoal que voltou a debater a questão dos pessimistas etc, é que, ao menos na minha forma de pensamento e do que acompanhei o forum a quase um ano, não é apenas a questão de arrogância de alguns, de imposição de obstáculos ou de pessimismo. Talvez você tenha sentido isso. Nem eu nem ninguém pode discutir sua percepção e sua dificuldade. Mas o que vejo muito aqui é que os "trolls", na maioria das vezes, são aqueles que entram querendo informações aparentemente ridículas para o patamar que queriam estar. Explico: querem saber que tipo de equipamento precisam para um determinado evento, sendo que algumas vezes já até estão com aquele evento fechado. E aí entra o que já foi dito: o paralelo com outras profissões (como o advogado que não entra num forum querendo saber como defender algum caso de última hora, já tendo aceitado trabalhar nele), pessoal querendo começar já por cima, sem a sua humildade ou racionalidade, e por aí vai... Outros, mesmo tendo grana, não querem ouvir a parte difícil, apenas a parte fácil. Tem dezenas de milhares de reais, querem corpo FF, lentes L, flashes gigantes, acesórios sofisticados, mas não aceitam trocar isso por algo um pouco menor, mas que inclua o equipamento reserva, ou ainda pior, trocar tudo isso por um pouco de investimento em cursos, materiais didáticos, experiência, etc...

E como relato semelhante a alguns que foram feitos por aqui, no final do ano tivemos na familia o batizado da minha sobrinha, primeira neta dos meus pais. Minha irmã tem um padrão de vida muito bom e até poderia pagar por fotos mais elaboradas, mas de certa forma, neste caso em especial, estaria disposta a algo mais simples. Então ela me procurou, querendo que eu tirasse as fotos. Ela sabe da minha condição como hobbista e iniciante. Eu tive a sensibilidade de explicar tudo o que já foi debatido, que não tenho equipamento reserva, que teria que arrumar um flash emprestado, que não conheço muito de cobertura de um evento assim e finalmente a convenci que, eu poderia fazer as fotos, mas que seria legal ter mais alguém registrando, mesmo com compactas. Foi então que ela decidiu contratar um fotógrafo, mesmo que num nível não tão conceituado. E eu fiquei como um segundo fotógrafo, informalmente. No final das contas, e depois de muita conversa com o fotógrafo, percebi essa questão de nicho de mercado. Ele trabalha como cinegrafista da rede globo local, mas também faz esse tipo de eventos. Não vi o resultado final ainda, mas das fotos que vi no lcd da câmera dele, não achei algo muito elaborado e nem tão bem executado, com todo respeito ao trabalho dele. Mas ainda assim, lá estava ele, com equipamento inferior ao meu (duas T3i, sendo uma com 15-85 e outra com lente do kit, flashes YN 468), mas era tudo dobrado! Com toda a atenção do mundo, simpatia, deixando todos a vontade, e o principal: atendendo a expectativa da minha irmã para o que foi proposto. Talvez ele tenha cobrado barato. Mas era o que minha irmã (cliente) queria. Resumindo: num mesmo caso, percebi essa questão da prostituição (que também acho que não existe), de nichos de mercado (preços diferentes para propostas e públicos diferentes), de equipamento reserva e de vontade e/ou fazer o que gosta, já que o camarada trabalhava filmando a semana toda, mas gostava mesmo é de tirar fotos! haha

PS: Tópico bom é assim mesmo. Todos que entram acabam escrevendo demais. Desculpem pelo texto longo!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #55 Online: 02 de Janeiro de 2014, 13:06:29
Sao raras as pessoas que realmente fazer um curso de fotografia de verdade. Quando fazem eh aquele curso basico de final de semana ou workshops para quem quer ganhar conhecimentos e experiencias de anos em apenas algumas horas. Por isso, muita coisa acaba sendo transmitida de boca a boca, e entre essas informacoes que as pessoas acabam aprendendo e espalhando estao opnioes e experiencias pessoais que muitos encaram como regra, mitos e falsas verdades, e ate mesmo gosto acaba sendo moldado nessa maneira, como o gosto que iniciantes tem por DOF extremamente curto, que virou moda ate mesmo em retratos em que a metade do rosto esta sem nitidez (que na minha opiniao eh um extremo mal gosto). Sem contar a qualidade dos cursos em si. Por tudo isso, eh normal ver pessoas falando de coisas que nunca experienciaram, nunca estudaram, mas so pq viu em um video ou comentario qualquer fica repetindo por ai.

Outra coisa que muitos esquecem eh que fotografia como negocio eh igual a qualquer outro. Por isso, a maioria que quer comecar a ganhar dinheiro com fotografia nunca parou para estudar marketing, administracao, branding, promocao, negociacao, modelos de negocio, calcular custos, etc.

E finalmente, como eh um mercado que qualquer um com uma camera tem acesso (somado com tudo ja dito acima) eh normal ver as pessoas aparecendo pedindo ajuda com perguntas mais e mais ridiculas, querendo usar forums e demais comunidades para compensar aquilo que nunca se dedicou a estudar (negocio, arte, fotografia), indo atras apenas de conhecimento tecnicos sobre equipamentos achando que ja sabem muito e consequentemente confiantes para fechar servicos sem nenhuma experiencia, material e vindo fazer perguntas de ultima hora em comunidades.

E para finalizar, existem aqueles que ja estao no mercado pagando as contas e sustentando a familia com fotografia, e que ficam com medo/preocupados com essa situacao, em que qualquer filho de papai compra o equipamento mais caro e fotografa para qualquer um, de qualquer forma, aparecendo no mercado do dia para a noite com a vantagem de nao ter que se preocupar em ter lucro, nao tem contas para pagar, e assim se propoem a fazerem servicos por mera diversao ou status. Pq ser fotografo profissional, por mais que seja trabalhoso, limitador em muitos aspectos e pouco remunerado, se tornou status aos olhos dos que estao fora do mercado, fazendo com que muitos queiram isso so pela imagem pessoal, sem nenhuma finalidade ou interesse pela criacao fotografica/artistica em si.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #56 Online: 02 de Janeiro de 2014, 13:10:43
Como as pessoas aqui tem alergia a texto com mais de 5 linhas (tem gente ate pedindo desculpas quando escreve)...



A questao do status eh outro problema. Muita gente, se nao a maioria, nao quer realmente serem fotografos ou aprenderem fotografia, mas somente ter a imagem de um fotografo "descolado". E eu tenho experiencia de sobra com pessoas assim.

Uma vez eu conheci um cara interessado em fotografia e pediu para ver como eu trabalho. Eu falei que nao havia problema mas ele tinha que ajudar como assistente e em troca eu mostrava como eu trabalho. A resposta dele foi que ele nao queria ser assistente mas so queria olhar. Agora imagina a situacao, o vc ali trabalhando com uma modelo e um estranho do lado, que nao faz parte da equipe, com o olho em cima o tempo todo, dizendo que quer ver para aprender mas nao quer botar a mao na massa, nao quer retribuir peloconhecimento, etc. Eu dexei ele ir uma vez mas depois eu tive que evitar o cara, pq ele nao queria apenas ver 1 vez mais todas as vezes que eu fosse fotografar. E assim eu acho que elese tocou.

Apesar de tudo eu ainda estava disposto a compartilhar o que eu sabia, pq ele parecia bem intusiasmado. Entao eu chamei ele no final de uma sessao a brincar com o flash. Expliquei como fotometrar luz natural mesclando com flash, como controlar ambas as luzes. Mas ele estava mais empolgado em apertar o botao e ter os resultados do que entender como fazer. No outro dia, quando fomos brincar mais uma vez, eu perguntei a ele como fazer, para ver do que ele lembrava, e ele nao tinha lembrado de nada. Tudo o que eu disse, a minha disposicao em satisfazer a vontade dele em fotografar e brincar com equipamentos foi total perca de tempo.

Foi ai que eu percebi que existem muitos iguais a ele, ou talvez a maioria. Querem fotografar e ter resultados para mostrar no facebook, para dizer que eh fotografo, mas nao estao dispostos em dedicar tempo, pratica e atencao a conhecimento, nao querem ser aprendiz, assistente, etc pq nao eh status. Status eh ser fotografo. Quando tentamos ensinar com demonstracao ficam empolgados em fotografar, em ter resultados para assim que terminar mostrar no facebook, e nao dao atencao ao que dizemos.

No final, ele como alguns outros que tambem apareceram mais tarde, quando pediam para "ensinar", etc, na verdade acabava sendo eu armando tudo sem ensinar nada pq era perca de tempo, para eles desfrutarem do resultado.

E depois de tudo, quando a gente diz que nao quer que fulano venha ver nos trabalhando, quando dizemos que nao estamos a fim de "ajudar a fazer umas fotos", nos ficam falando por ai que somos arrogantes, etc.


Renan.Paiva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 551
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 02 de Janeiro de 2014, 13:31:14
como o gosto que iniciantes tem por DOF extremamente curto, que virou moda ate mesmo em retratos em que a metade do rosto esta sem nitidez
  :assobi: :assobi: :assobi: :assobi: :assobi: :assobi: :assobi: :assobi:

kkkkkkkkkkk quando um dos motivos que me fez comprar uma DSLR foi o DOF curto kkkkkkkkkk

Agora estou estudando e começando a entender que não por mais que a lente vá ate 1.8 não é para tirar todas as fotos em 1.8 kkkkkkkkkkk

Bom vou dar meu pitaco pela grande frustração que tive com uma equipe de fotógrafos.

Quando casei fechei todo o evento com um amigo meu que produz estes tipos de eventos. Incluso veio a foto/filmagem. Sempre gostei de fotografia vi os books dos fotografos e as fotos eram boas (nada que se diga puxa que foto, mas boas fotos). Eis que chega o dia do game over o fdp me atrasa 3 horas, o cara atrasou todo o casamento, eram 2 fotógrafos e um camera. Quando enfim recebemos o resultado so não processei o fotógrafo porque teria que processar meu amigo, mas simplesmente ficaram um lixo as fotos, enquadramento, composição e etc. Em mais de mil fotos gostei de 2.

Aí vem o que foi dito no primeiro post um portfólio honesto, o portfólio que vi so tinha as fotos boas.

O filme para se ter uma ideia não consegui ver 5 mins o cara tremia tanto que comecei a ficar tonto.

Recentemente um amigo de poucas condições casou, na ocasião eu ja tinha minha camera e minha mae quase me espanca para levá-la mas como sabia que haveriam fotógrafos no local, não julguei adequado levar a camera. Quando cheguei la, todo mundo com lente do kit uma canon como filmadora e flash manual (nada contra, eu mesmo estou so tenho manual. mas nao da para pedir para os noivos outro beijo pq ficou bom) e foi o que aconteceu, na hora do beijo escuto "segura" e tiraram varias fotos para pegar o beijo.

Tanto os fotografos do meu casamento quanto do meu amigo não tinham equipamento reserva.

No meu caso paguei 2.6k a 3 anos atrás, hoje vejo que realmente foi pouco, o problema e que a expectativa criada pelo book não foi atendida.

Nikon D7100 - 35mm DX 1.8G - 50 mm AF-S 1.8G - 55 200 VR - Tamron 17-50 2.8 VC DX II


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #58 Online: 02 de Janeiro de 2014, 13:37:05
...Eu falei que nao havia problema mas ele tinha que ajudar como assistente e em troca eu mostrava como eu trabalho.

Não tenho nenhuma pretensão de ser fotógrafo profissional, mas gosto bastante deste hobby e certamente teria aceitado com bom gosto essa proposta! Parabéns pela paciência e boa vontade, pena que o cara não soube entender a oportunidade que perdeu.

(Se algum fotógrafo experiente de SP estiver precisando de um assistente no fim de semana, fica aí a dica, manda PM pra mim!)  :D
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #59 Online: 02 de Janeiro de 2014, 14:50:42
  [...]
Aí vem o que foi dito no primeiro post um portfólio honesto, o portfólio que vi so tinha as fotos boas.
[...]

Isso tambem parece se enquadrar no que as pessoas escutam de um fotografo e acabam repetindo de maneira generalizada.

Na industria fashion, eh importante mostrar consistencia, para que aquele que ve seu portfolio saiba que vc sabe reproduzir aquele estilo, linguagem, efeitos, etc que estao nas fotos para o servico que eles vao pedir, demonstrando que o efeito, linguagem, estilo, etc nao foram por acaso, sorte, ou alguem que fez para vc em um determinado workshop, tutor ou seja la o que for. Por isso, tendo de 4 a 8 fotos representendo o melhor do que foi planejado eh mais do que o suficiente. Mais do que isso eh exageiro e perca de tempo, mas as fotos tem que representar um mesmo estilo, linguagem, etc. E o portfolio nesse caso eh isso, o fotografo estuda o conceito da marca, produz um portfolio e mostra. A pessoa que for olhar vai ver se o conceito das fotos estao de acordo com o da marca, se a linguagem/estilo usado interessa, logo nas 2 primeiras fotos, e depois olha mais uma, duas ou tres fotos para ver seu skill, concistencia. Fim.

Mas as pessoas acabam repetindo e reproduzindo o que ouvem de maneira generalizada.

Fotos de eventos eh diferente, para comecar, diferente de fotografia conceitual ou produtos em que se tem um breafing, resculhos, etc. Em eventos boa parte eh improvisacao, momento, correria. Tambem eh importante mostrar concistencia em estilo que se fotografa, efeitos, para mostrar ao cliente que vc sabe o que esta fazendo e que vc nao fotografa por acaso ou sorte, que vc tem uma linguagem, visao etc. Tambem eh importante mostrar como vc consegue capturar e representar os melhores momentos. Mas o que tambem acontece eh que muitas pessoas nao sabem olhar um portfolio, afinal elas casam uma ou duas vezes na vida, nao eh sempre que contratam fotografos para eventos. Quando olham portfolio mal sabem o que estao procurando, apenas querem ver fotos bonitinhas e pessoas felizes, o que podem fazer com que escolham fotografos que nao tem muita concistencia, que deixam muito para o acaso ou sorte. Por isso, quanto mais fotos de diferentes eventos que ja fez mostrar, mais honesto estara sendo do que fotografos que pegam as melhores de 3 ou 4 eventos entre muitos outros que fizeram mal feito, ou fotos de modelos e roupas alugadas para encenar casamento e mostrar como portfolio para clientes.

O fato eh que uma vez que vc tenha concistencia em um estilo, efeito, linguagem, conceito, etc, nao tem muito sentido em ficar mostrando mais do mesmo desde que esteja provado que vc consegue reproduzir aquilo em todos os seus trabalhos, cabendo ao cliente escolher apenas se quer o seu estilo, linguagem, efeito, etc ou a linguagem (...) do outro fotografo que tenha visto.

Escolher portifolio com o criterio de apenas boas fotos eh uma procura muito vaga.