Autor Tópico: E Se disser: "Onde fica seu estúdio?"  (Lida 11368 vezes)

Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 23 de Novembro de 2013, 16:27:57
é o que sempre penso. Fotos de estúdio e fotos ao ar livre, quando bem fotografadas ambas saem muito bonitas - Em estúdio saem bonitas de um jeito e as ao ar livre saem bonitas também com suas particularidades. Mas fotos de estúdio tem todo aquele glamour envolvido que ao ar livre não tem.



Shuant

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #16 Online: 24 de Novembro de 2013, 11:22:04
Eu prefiro fazer externas do que estudio, contudo, existe clientes que insistem em fazer no "fundo branco" "fundo preto"...

Eu tenho escritório e estúdio, não me importo.. Mas já aluguei estúdios e vale a pena pagar em muitas vezes...

Pra quem não tem onde atender os clientes, alguns locais prestam um serviço de aluguel por hora de salas comerciais. É uma boa tambem.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #17 Online: 24 de Novembro de 2013, 11:44:52
Estudo nada mais eh do que qualquer lugar com paredes e teto onde vc pode fotografar em um ambiente mais controlado.

Portanto, alugar um estudio nao eh nescessariamente alugar um estudio de gravacao profissional com todos os acesorios e equipamentos disponiveis. Como citado acima, pode ser qualquer sala comercial que algumas pessoas ou empresas alugam temporariamente. Pode ser uma sala de pequenas reunioes e pequenas convensoes tambem onde alugam por algumas horas ou por 1 ou mais dias. Pode ser um galpao industrial pequeno e ate mesmo uma garagem particular coberta. Ou seja, qualquer lugar coberto onde os proprietarios costumam alugar por hora ou por dia.

Vc aluga, leva seu equipamento e trabalha. Quando as pessoas perguntam se vc tem um estudio vc naoprecisa entrar em detalhes dizendo que vc nao tem uma propriedade privada e que aluga espacos alheios para fotografar. Vc simplesmente diz que tem um estudio de gravacao no endereco X. Mas eh apenas um estudio de gravacao e nao seu escritorio. As pessoas vao la no dia marcado para fazer as fotos, vc faz as fotos e acabou.

Eh igual quando perguntam se vc uma casa. Se vc vive de aluguel vc nao fica dizendo que nao tem casa e que prefere pagar aluguel, inventando motivos dizendo que eh pq vc gosta de se mudar, so para soar melhor aos ouvidos das pessoas. Vc simplesmente diz que mora no endereco tal e fim de papo.

Quanto ao aluguel do estudio nao importa tanto, desde nao seja superfaturado. Quem paga pelo aluguel nao eh vc mas sim o cliente. Todo custo extra vc deve cobrar no preco do servico, o cliente quer entao o cliente paga.

Tem um cara em outro forum que comprou uma Igreja velha e fez da igreja seu estudio. Quando as pessoas perguntam ele diz que o estudio dele eh na Igreja tal. Muitos estudios de gravacao ficam em regioes industriais, por isso nao ha nada de mal alugar um galpao industrial pequeno e usar como estudio temporariamente. Nao precisa ser necessariamente um endereco comercial, em um bairro comercial, com escritorio, secretaria e cafezinho.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2013, 11:59:22 por C R O I X »


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 24 de Novembro de 2013, 11:59:17
Obrigado pessoal!

Certamente depois dessa ajuda que todos vc´s me deram, terei argumentos mais convincentes e persuasivos. Analisando o tópico notei que minha principal falha era dizer que eu sou novo no mercado e não tenho estúdio. Erro parecido eu cometia quando comecei a vender os meus produtos gráficos.

Tomara que de agora em diante meus folhetos, que estão na metade, convertam em contratos fechados

 :ok:



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #19 Online: 24 de Novembro de 2013, 12:06:31
Obrigado pessoal!

Certamente depois dessa ajuda que todos vc´s me deram, terei argumentos mais convincentes e persuasivos. Analisando o tópico notei que minha principal falha era dizer que eu sou novo no mercado e não tenho estúdio. Erro parecido eu cometia quando comecei a vender os meus produtos gráficos.

Tomara que de agora em diante meus folhetos, que estão na metade, convertam em contratos fechados

 :ok:
Dependendo do publico vc nao pode ser sincero, honesto, etc. Nao importa o quanto bom e coerente seja seu portfolio, vc falar que eh novo algumas pessoas ja nao te levam maos a serio.

Como eu disse antes, esse tipo de publico eh chato e complicado. Eles querem comprar status, vc tem que dizer o que eh status, mostrar o que esta na moda, etc. O melhor cliente do mundo eh o que compra qualidade.

Cliente que gosta de qualidade e ve qualidade em seu trabalho, se vc diz que eh novo na area eles te valorizam ainda mais. Pq isso significa que vc tem talento, que vc tem um dom e que se vc ja faz bom trabalho como iniciante vale a pena investir em vc pelo seu futuro potencial. Por isso vc pode ser honesto, sincero e nao ter negociacoes superficiais (desde que vc realmente tenha bons trabalhos e confianca no que faz).
« Última modificação: 24 de Novembro de 2013, 12:11:12 por C R O I X »


everton.enrico

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
  • Sexo: Masculino
  • Muita saúde e sucesso, sempre!
    • Everton Gonçalves Fotografia
Resposta #20 Online: 24 de Novembro de 2013, 12:28:43
Caras, aqui em Mga, pra area de eventos, o estudio é importante. MAs não o estudio fotográfico, com fundo infinito, luzes Mako e o escambau. O estudio "empresa", kkkkk
Eu, antes de ter estúdio, ou mesmo com estudio em casa, já perdi trabalhos para caras piores que eu, por causa disso. As pessoas perdem a confiança, demais.
Agora que to com minha salinha, mesmo sendo uma bostica de salinha, com fundo infinito feito por mim mesmo e flash Greika, já sou tratado com mais respeito, inclusive por parte dos laboratórios e encadernadoras da cidade.

Sim, preconceito, mas existe.
Abro o estudio em julho/agosto, meus gastos fixos aumentaram mais de 1200,00 por mês, e acreditem os rendimentos aumentaram proporcionalmente.
Praalgumas pessoas é diferente ouvir "Eu trabalho em casa" e "Eu tenho um estudio na av. tal.".

Ah, em tempo, pra fotografar pessoas, usei meu estudio umas seis ou sete vezes apenas, a imensa maioria das pessoas quer externas.

Se puder ter seu estudio, mesmo que seja só pra juntar poeira e dar gasto, recomendo.
 :ok: :ok:

Estava quase pronto para fechar um contrato, foi acertado tudo, bem, quase tudo.Quando a noiva perguntou se eu tinha local(escritorio/estudio), eu disse que ainda nao, ai parou de me responder por e-mails e chat(o que eu acho uma sacanagem tb).

Fechou com um cara tosco, dava para notar so pelo logo que ocupava quase o lado todo,kkk...mais enfim.

Ai depois fiquei me perguntando " Sera que vou perder mais clientes pq nao tenho um escritorio no minimo" =/

Fica ai minha experiencia.

Abs!


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 24 de Novembro de 2013, 20:10:25
poisé..... é complicado....


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #22 Online: 24 de Novembro de 2013, 20:27:46
Estava quase pronto para fechar um contrato, foi acertado tudo, bem, quase tudo.Quando a noiva perguntou se eu tinha local(escritorio/estudio), eu disse que ainda nao, ai parou de me responder por e-mails e chat(o que eu acho uma sacanagem tb).

Fechou com um cara tosco, dava para notar so pelo logo que ocupava quase o lado todo,kkk...mais enfim.

Ai depois fiquei me perguntando " Sera que vou perder mais clientes pq nao tenho um escritorio no minimo" =/

Fica ai minha experiencia.

Abs!


Pode somar mais uma experiencia nessa, tb perdi clientes por falta de um local para visitação,  não precisa ser um estúdio e sim um local para mostrar material, uma sala, banheiro, água e café

« Última modificação: 24 de Novembro de 2013, 20:30:17 por spositom »


everton.enrico

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
  • Sexo: Masculino
  • Muita saúde e sucesso, sempre!
    • Everton Gonçalves Fotografia
Resposta #23 Online: 24 de Novembro de 2013, 20:30:46
Aqui em Sorocaba tem um espaço para locação,  em média 30 $ a hora, em um bairro nobre. Estou pensando nisso,  pelo menos para apresentar. O local tem wifi, café e etc.Digamos que é um escritório compartilhado.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 26 de Novembro de 2013, 23:07:46
Aqui em Sorocaba tem um espaço para locação,  em média 30 $ a hora, em um bairro nobre. Estou pensando nisso,  pelo menos para apresentar. O local tem wifi, café e etc.Digamos que é um escritório compartilhado.

Aí compensa em!!


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #25 Online: 27 de Novembro de 2013, 00:37:20
Nas cidades maiores tem escritórios para aluguel por hora. Um exemplo é o www.regus.com.br. Esse é meio caro, tem opções mais baratas, é só pesquisar bem. Um tempo atrás fiz uma cotação e encontrei de 150 reais por hora até 80 o dia.

Acho importante um local para atender o cliente, se possível. O raciocínio do cliente é: Se tem um local, é um profissional estabelecido no mercado, se está estabelecido é porque no mínimo tem uma certa qualidade. Se o fotógrafo diz que não tem um local, o cliente pode pensar: não é um cara profissional, faz isso como um bico, é um aventureiro. Nada mais equivocado, em ambos os casos. Mas temos que nos adaptar ao entendimento do cliente, ou buscar formas de mudar essa percepção, como por exemplo um site super bem construído, um bom portfólio, um serviço de atendimento a domicílio. Inclusive com isso você pode transformar um potencial ponto negativo em um diferencial, basta  fazer de uma forma que o cliente pense "esse cara dá um atendimento VIP", em vez de "Esse cara quer vir aqui em casa porque não tem nem local".
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #26 Online: 27 de Novembro de 2013, 04:18:01
Nas cidades maiores tem escritórios para aluguel por hora. Um exemplo é o www.regus.com.br. Esse é meio caro, tem opções mais baratas, é só pesquisar bem. Um tempo atrás fiz uma cotação e encontrei de 150 reais por hora até 80 o dia.

Acho importante um local para atender o cliente, se possível. O raciocínio do cliente é: Se tem um local, é um profissional estabelecido no mercado, se está estabelecido é porque no mínimo tem uma certa qualidade. Se o fotógrafo diz que não tem um local, o cliente pode pensar: não é um cara profissional, faz isso como um bico, é um aventureiro. Nada mais equivocado, em ambos os casos. Mas temos que nos adaptar ao entendimento do cliente, ou buscar formas de mudar essa percepção, como por exemplo um site super bem construído, um bom portfólio, um serviço de atendimento a domicílio. Inclusive com isso você pode transformar um potencial ponto negativo em um diferencial, basta  fazer de uma forma que o cliente pense "esse cara dá um atendimento VIP", em vez de "Esse cara quer vir aqui em casa porque não tem nem local".

O curriculo do fotografo ja evidencia se ele fotografa so como um bico (o que nao quer dizer que a qualidade do trabalho dele seja inferior), se esta estabelecido no mercado ou se esta comecando, isso junto com o portfolio. Por isso eu acho que exigir que o fotografo tenha um endereco comercial pura frescura, ou valorizacao da aparencia/status. Ate mesmo pq vc nao precisa ser estabelecido para ter um endereco comercial. Qualquer iniciante sem nunca ter feito nenhum trabalho pode alugar um espaco comercial.

E nao eh contraditorio vc ter um endereco para atender clientes e ainda ter que ir atender eles na casa deles? Se o fotografo eh estabelecido no mercado ele nao vai querer perder tempo puxando saco de clientes frescos, ele vai priorizar os trabalhos que tem que fazer. Ele vai dizer que se quiser o servico que passe no escritorio dele, que o tempo dele eh limitado, etc. Se nao quiser tem quem queira, afinal ele esta estabelecido.

Eu acho que nos como fotografos (nao importa se amadores, profissionais, estabelecidos, bicos, iniciantes, etc) temos que educar o publico, e nao ficar alimentando o preconceito, a mentira e enganacoes. Pq hoje vcs falam que tem que ter um espaco comercial para o cliente acreditar que vc eh estabelecido e amanha vcs estarao reclamando dos fotografos meia boca que  "prostituem o mercado" (como costumam dizer) mas a galera o contrata pq ele tem um estudio, pq ele tem uma camera FF e uma lente branca.

No lugar de falar com cabeica baixa que nao tem estudio. Fala com firmeza que como esta evidenciado no seu portfolio vc nao trabalha em estudio. Fala com firmeza que vc eh um freelancer. Fala que vc pode indicar fotografos que fazem fotos em estudio com qualidade e deixa bem claro para tomarem cuidado pq tem muito fotografo de estudio iniciantes, miea boca, sem esperiencia, mas vc conhece e pode indicar um bom. Mostre que vc nao tem estudio nao pq vc nao pode, pq qualquer um pode. Mostre que vc confia no seu taco, mostre que vc sabe o que diz, o que faz e como faz. Quero ver perder cliente assim. E mesmo que perca eh melhor perder para um amigo que vc indique e quem confie. Pq mesmo tendo perdido o cliente caso cheguem a falar sobre vc o seu amigo ira confirmar o que vc diz, ira te indicar para o tipo de fotos que vc se especializa e passar essa educacao ao publico a diante que mesmo nao te contratando pode um dia te indicar a alguem por ter te ouvido e ouvido outro profissional confirmando o que vc disse e te indicando tambem.


Se vc nao educa o publico quem esta "prostituindo o mercado" (como dizem) eh vc.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2013, 04:33:59 por C R O I X »


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 27 de Novembro de 2013, 10:06:39
Marcio, bom dia!  :ok:

O curriculo do fotografo ja evidencia se ele fotografa so como um bico (o que nao quer dizer que a qualidade do trabalho dele seja inferior), se esta estabelecido no mercado ou se esta comecando, isso junto com o portfolio. Por isso eu acho que exigir que o fotografo tenha um endereco comercial pura frescura, ou valorizacao da aparencia/status. Ate mesmo pq vc nao precisa ser estabelecido para ter um endereco comercial. Qualquer iniciante sem nunca ter feito nenhum trabalho pode alugar um espaco comercial.

Pois é, cara... Qualquer zé ruela pode ter empresa.
O problema, é que, pelo menos na minha realidade, a empresa é importante. Maringá-PR é uma bostica de cidade, cheia de novo rico metido, que não tem um gato pra dar água e gasta 50 mil no casamento.
Eu falo pela minha experiencia, em três meses com o estudiozinho, simplezinho, de sobre loja, aumentei bastante o nível do trabalho, o rendimento e minha "fama" na cidade. Até os fotógrafos lambe lambe que antes me viam como "concorrente", estão me ligando, pra apresentar trabalho e tentar algum freelance...

E nao eh contraditorio vc ter um endereco para atender clientes e ainda ter que ir atender eles na casa deles? Se o fotografo eh estabelecido no mercado ele nao vai querer perder tempo puxando saco de clientes frescos, ele vai priorizar os trabalhos que tem que fazer. Ele vai dizer que se quiser o servico que passe no escritorio dele, que o tempo dele eh limitado, etc. Se nao quiser tem quem queira, afinal ele esta estabelecido.

Antes de eu ter estúdio, eu atendia muito na casa do cliente. O cara pedia pra eu ir às 22h, eu, bobinho que sou, ia... Levava aqule monte de álbum, computador, (Nem note tinha, pegava emprestado da minha coroa), ficava lá até quase meia noite... Era tosco, kkkkk...
Hoje, se alguém me liga, o máximo que eu faço é abrir o estudio depois das18h.
Desde que eu abri o estudio, só atendi em casa duas vezes: PRa fazer um orçamento de um aniversário de um ano, a mãe me pediu que fosse à casa, porque o bebe tava meio doente, e era época de chuvas. E semana passada, pra entregar um álbum pra um casal que eu fotografei em maio.
Eu acho que nos como fotografos (nao importa se amadores, profissionais, estabelecidos, bicos, iniciantes, etc) temos que educar o publico, e nao ficar alimentando o preconceito, a mentira e enganacoes. Pq hoje vcs falam que tem que ter um espaco comercial para o cliente acreditar que vc eh estabelecido e amanha vcs estarao reclamando dos fotografos meia boca que  "prostituem o mercado" (como costumam dizer) mas a galera o contrata pq ele tem um estudio, pq ele tem uma camera FF e uma lente branca.

CAra, eu morria de medo dos outros fotógrafos. De verdade. Hoje, sinceramente, to muito mais tranquilo.
A gente ganha e perde orçamentos, mas é a vida, fazer o que?
E outra, pelo menos, aqui na cidade, um estudio bonito, com ar condicionado e cafézinho conta mais que equipamento TOP. O povo aqui não ve essas coisas.
Eu mesmo, tenho uma 60d, uma 40d, uma Tokina 28-80 2.8, uma 28-135, e nunca tive uma lente L. Mas tenho um estudiozinho, com ar, agua gelada, suco Del Vale de uva, maracujá e Prats de laranja, cadeiras bonitinhas e estacionamento. Pronto, ganhei, kkkkkkk

No lugar de falar com cabeica baixa que nao tem estudio. Fala com firmeza que como esta evidenciado no seu portfolio vc nao trabalha em estudio. Fala com firmeza que vc eh um freelancer. Fala que vc pode indicar fotografos que fazem fotos em estudio com qualidade e deixa bem claro para tomarem cuidado pq tem muito fotografo de estudio iniciantes, miea boca, sem esperiencia, mas vc conhece e pode indicar um bom. Mostre que vc nao tem estudio nao pq vc nao pode, pq qualquer um pode. Mostre que vc confia no seu taco, mostre que vc sabe o que diz, o que faz e como faz. Quero ver perder cliente assim. E mesmo que perca eh melhor perder para um amigo que vc indique e quem confie. Pq mesmo tendo perdido o cliente caso cheguem a falar sobre vc o seu amigo ira confirmar o que vc diz, ira te indicar para o tipo de fotos que vc se especializa e passar essa educacao ao publico a diante que mesmo nao te contratando pode um dia te indicar a alguem por ter te ouvido e ouvido outro profissional confirmando o que vc disse e te indicando tambem.


Se vc nao educa o publico quem esta "prostituindo o mercado" (como dizem) eh vc.
:clap: :clap: :ok:


______________________________________________________________



Sobre a questão de alugar estúdio, apesar do meu estudio ser absolutamente simples, eu não alugo nem a pau, e vou contar um causo que ocorreu comigo logo que abri o meu...

Fiz um orçamento pra um aniversariozinho de um ano, aqui no estudio.
A moça gostou, mas disse na minha cara que tava caro e que ela conhecia um fulano que fazia o mesmo serviço mais barato. Era em julho/agosto, naquela chuvarada que teve no norte/noroeste do pr.
Pois bem, ela não fechou comigo e foi fechar com o cara. Só que eu conheço o cidadão. Um "féladaput*' de um picareta...
 Não somos amigos nem nada, só conheço ele da cidade por aí.
Um belo dia, ele me ligou, pedindo pra emprestar meu estúdio, dizendo que tinham me recomendado, bla bla bla... (Eu só empresto (sem cobrar mesmo) meu estudio pra duas pessoas, que são meus amigos/parceiros mesmo, tipo Humberto e Roberto  :D ).
Aí o cara começou a reclamar, que tava uma chuvarada, que não dava pra fazer externa, tava frio, mimimi...
Falei pra ele... "fulano, essa moça veio fazer orçamento comigo, disse que tinha achado um cara muito mais barato que fazia a mesma coisa. Não sei o que você disse pra ela, pra fechar esse aniversário, mas agora você vê que não é a mesma coisa. Eu tenho estudio, posso fazer foto até se chover granizo e canivete, e vc não, então perceba, não é a mesma coisa. Mas, como eu sou muito firmeza, se vc quiser, te alugo meu estudio por 100 reais a hora. Ligo o ar condicionado, som, radio flash, tudo o que faço pra mim. É isso, se vc quiser, me liga com pelo menos três dias de antecedencia..."

O cara de pau teve a coragem de cobrar da mulher, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Aí, no dia do ensaio, eles vieram, tal, ela me pagou duzentos contos, e me perguntou, porque eu era tão carudo de cobrar essa fortuna. Simplesmente, respondi pra ela: "Cobro porque o estudio é meu. Os flashes sãos meus, o ar condicionado é meu, o aparelho de som pra galinha pintadinha é meu, o aluguel da sala é meu. Lei da oferta e procura. Se vocês pagaram cem contos a hora nesse estudiozinho de nada, é porque não acharam outro que alugasse. Além disso, não lhes obriguei a vir."

foram os duzentos contos mais fáceis que já ganhei na vida...  :D :D :D


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #28 Online: 27 de Novembro de 2013, 13:15:34
Sobre a questão de alugar estúdio, apesar do meu estudio ser absolutamente simples, eu não alugo nem a pau, e vou contar um causo que ocorreu comigo logo que abri o meu...

Fiz um orçamento pra um aniversariozinho de um ano, aqui no estudio.
A moça gostou, mas disse na minha cara que tava caro e que ela conhecia um fulano que fazia o mesmo serviço mais barato. Era em julho/agosto, naquela chuvarada que teve no norte/noroeste do pr.
Pois bem, ela não fechou comigo e foi fechar com o cara. Só que eu conheço o cidadão. Um "féladaput*' de um picareta...
 Não somos amigos nem nada, só conheço ele da cidade por aí.
Um belo dia, ele me ligou, pedindo pra emprestar meu estúdio, dizendo que tinham me recomendado, bla bla bla... (Eu só empresto (sem cobrar mesmo) meu estudio pra duas pessoas, que são meus amigos/parceiros mesmo, tipo Humberto e Roberto  :D ).
Aí o cara começou a reclamar, que tava uma chuvarada, que não dava pra fazer externa, tava frio, mimimi...
Falei pra ele... "fulano, essa moça veio fazer orçamento comigo, disse que tinha achado um cara muito mais barato que fazia a mesma coisa. Não sei o que você disse pra ela, pra fechar esse aniversário, mas agora você vê que não é a mesma coisa. Eu tenho estudio, posso fazer foto até se chover granizo e canivete, e vc não, então perceba, não é a mesma coisa. Mas, como eu sou muito firmeza, se vc quiser, te alugo meu estudio por 100 reais a hora. Ligo o ar condicionado, som, radio flash, tudo o que faço pra mim. É isso, se vc quiser, me liga com pelo menos três dias de antecedencia..."

O cara de pau teve a coragem de cobrar da mulher, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Aí, no dia do ensaio, eles vieram, tal, ela me pagou duzentos contos, e me perguntou, porque eu era tão carudo de cobrar essa fortuna. Simplesmente, respondi pra ela: "Cobro porque o estudio é meu. Os flashes sãos meus, o ar condicionado é meu, o aparelho de som pra galinha pintadinha é meu, o aluguel da sala é meu. Lei da oferta e procura. Se vocês pagaram cem contos a hora nesse estudiozinho de nada, é porque não acharam outro que alugasse. Além disso, não lhes obriguei a vir."

foram os duzentos contos mais fáceis que já ganhei na vida...  :D :D :D
Algumas pessoas nao tem ideia de valor, custo/beneficio.
Eu curto muito essas historia de pessoas que reclamam do preco falando que o fulano do outro lado da rua faz mais barato. Eh bom de mais poder dizer "boa sorte entao".


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #29 Online: 27 de Novembro de 2013, 13:21:01
No lugar de falar com cabeica baixa que nao tem estudio. Fala com firmeza que como esta evidenciado no seu portfolio vc nao trabalha em estudio.

Eu concordo 100% com isso. Mas temos que pensar em primeiríssimo lugar qual será a impressão do cliente sobre o seu trabalho. Que pode ou não ser verdadeira, mas será em cima dessa impressão que o cliente vai decidir com quem fará o trabalho.

Já fui em um dentista que tinha um consultório velho, com equipamentos antiquados, em um prédio feio caindo aos pedaços. O cara pode ser o mestre supremo jedi ninja da odontologia, mas eu não senti firmeza. Pode ser que tenha doutorado em Harvard, mas não tinha nada na parede. Não seu que cursos fez, onde estudou, se já teve premiações ou processos na justiça, então decidi com o que eu tinha em mãos e procurei outro. Tudo faz parte do marketing: boas fotos, boas recomendações, site, local, apresentação, roupa, equipamentos etc. Um fotógrafo pode ser reconhecidamente o melhor do ramo, se não conseguir transmitir isso para o cliente, pode perder um trabalho para um não tão bom mas que passe ao cliente a sensação de maior valor. Num mundo ideal, apenas o resultado final seria levado em conta, mas somos pessoas e não máquinas, gostamos de um bom papo, um cafezinho, um ambiente agradável...

Quando fui contratar um profissional para meu casamento, gostei do trabalho de 2 pessoas, ambas bem recomendadas. A primeira tinha uma sala comercial barulhenta e atulhada de coisas, com 5 mesas para atendimento, gente entrando e saindo, parecia o Poupatempo. Quem nos atendeu foi uma das atendentes, não o fotógrafo. Nos mostrou toneladas de álbuns excelentes, e o preço estava dentro de nosso orçamento.

A segunda profissional nos atendeu em sua casa/estúdio, sozinhos, esquema do Mike com suco, café, sonzinho ambiente. Era super extrovertida, rolou um bom papo, demos risada... Mas gastou mais de uma hora explicando super detalhadamente o serviço, seu modo de trabalho, fez questão de não deixar qualquer dúvida ou ponto em aberto. Também tinha um portifólio excelente e um preço dentro do nosso orçamento.

Escolhemos a segunda opção. Não tínhamos a menor ideia de qual equipamento nenhum dos dois tinha, que cursos tinham feito, quanto tempo de mercado tinham, nada disso. À época eu não tinha o menor interesse por fotografia, então nem me importei. Depois de alguns anos ela mandou uma mala direta oferecendo a todos clientes as fotos em alta resolução em DVD. Como eu já estava mais interessado, perguntei se eram os arquivos RAW. Adivinham só, ela respondeu que fotografa só em JPG! Fiquei bem assustado, mas depois pensei melhor: se o álbum ficou ótimo, e a noiva ficou contente, que diferença faz??

Fica então o relato de um cliente, que necessariamente não representa a maioria, mas se posso dar um conselho, é: Busque saber o que os potenciais cliente valorizam, e sabendo isso, pode ter duas atitudes (ou até uma combinação das duas):
- Adequar-se e oferecer o que os clientes buscam, ou
- Buscar clientes que valorizem o que você oferece.

Nâo existe certo e errado nem receita de sucesso, posso ser o cara que tira foto no resort e vende a 10 reais, posso ser o que vende uma cobertura de casamento a 10 mil, o importante é eu saber o que tenho para oferecer e quem está disposto a comprar.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube