Autor Tópico: E Se disser: "Onde fica seu estúdio?"  (Lida 11432 vezes)

Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 27 de Novembro de 2013, 13:30:16
marcando pra acompanhar... :snack: :snack: :snack:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #31 Online: 27 de Novembro de 2013, 13:37:26
Entendi.

Eu nao gosto muito da area comercial (incluindo retrato de familia e essas coisas). Eu sempre quis ser um fotografo fashion conceitual (sim eh muita pretencao), mas de preferencia vender impressoes o que para mim significa a maior liberdade entre todas as opcoes.

O que me motiva a fazer alguns bicos comerciais eh a conciencia de que eu nunca serei um fotografo fashion conceitual e muito dificilmente conseguirei viver da venda das minhas fotos.

E essas questoes que envolvem aparencia, cliente chato, etc eh muito brochante para mim. :(


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 27 de Novembro de 2013, 14:18:48
Algumas pessoas nao tem ideia de valor, custo/beneficio.
Eu curto muito essas historia de pessoas que reclamam do preco falando que o fulano do outro lado da rua faz mais barato. Eh bom de mais poder dizer "boa sorte entao".

Pois é, Marcio...
Pode ser que alguém aqui tenha lido meu post e me achado arrogante, convencido e tals...

MAs o fato é que chega um momento, que a gente cansa de ser saco de pancada. Cansa de ser feito de trouxa.

Imagina no caso que citei, se eu emprestasse o estudio pro sujeito, ou cobrasse baratinho?

-A mulher ia usufriur da minha estrutura, pagando o preço do lambe lambe;
-O lambe lambe, que deveter dito alguma asneira pra fechar o contratinho, ia usufruir da minha estrutura, sem ter que efetivamente pagar por isso;
-O estudio, a estrutura de atendimento, que é um dos meus diferenciais em relação ao sujeito, (e a gente sabe que serve pra chamar cliente), ia pelo ralo.

Agindo como eu agi, a mulher deve ter pensado assim: PQP, o que eu ganhei de desconto com esse cara enrolado eu perdi alugando estudio, na próxima me esperto e contrato alguém que tenha."

Se eu tivesse deixado baratinho, ela ia pensar assim: Ah, contratei o fulano, muito mais barato que o Mike, e ainda usei o estudio do cara. Como sou esperta"


Já fui em um dentista que tinha um consultório velho, com equipamentos antiquados, em um prédio feio caindo aos pedaços. O cara pode ser o mestre supremo jedi ninja da odontologia, mas eu não senti firmeza. Pode ser que tenha doutorado em Harvard, mas não tinha nada na parede. Não seu que cursos fez, onde estudou, se já teve premiações ou processos na justiça, então decidi com o que eu tinha em mãos e procurei outro. Tudo faz parte do marketing: boas fotos, boas recomendações, site, local, apresentação, roupa, equipamentos etc. Um fotógrafo pode ser reconhecidamente o melhor do ramo, se não conseguir transmitir isso para o cliente, pode perder um trabalho para um não tão bom mas que passe ao cliente a sensação de maior valor. Num mundo ideal, apenas o resultado final seria levado em conta, mas somos pessoas e não máquinas, gostamos de um bom papo, um cafezinho, um ambiente agradável...


Quando fui contratar um profissional para meu casamento, gostei do trabalho de 2 pessoas, ambas bem recomendadas. A primeira tinha uma sala comercial barulhenta e atulhada de coisas, com 5 mesas para atendimento, gente entrando e saindo, parecia o Poupatempo. Quem nos atendeu foi uma das atendentes, não o fotógrafo. Nos mostrou toneladas de álbuns excelentes, e o preço estava dentro de nosso orçamento.

A segunda profissional nos atendeu em sua casa/estúdio, sozinhos, esquema do Mike com suco, café, sonzinho ambiente. Era super extrovertida, rolou um bom papo, demos risada... Mas gastou mais de uma hora explicando super detalhadamente o serviço, seu modo de trabalho, fez questão de não deixar qualquer dúvida ou ponto em aberto. Também tinha um portifólio excelente e um preço dentro do nosso orçamento.

Escolhemos a segunda opção. Não tínhamos a menor ideia de qual equipamento nenhum dos dois tinha, que cursos tinham feito, quanto tempo de mercado tinham, nada disso. À época eu não tinha o menor interesse por fotografia, então nem me importei. Depois de alguns anos ela mandou uma mala direta oferecendo a todos clientes as fotos em alta resolução em DVD. Como eu já estava mais interessado, perguntei se eram os arquivos RAW. Adivinham só, ela respondeu que fotografa só em JPG! Fiquei bem assustado, mas depois pensei melhor: se o álbum ficou ótimo, e a noiva ficou contente, que diferença faz??

Fica então o relato de um cliente, que necessariamente não representa a maioria, mas se posso dar um conselho, é: Busque saber o que os potenciais cliente valorizam, e sabendo isso, pode ter duas atitudes (ou até uma combinação das duas):
- Adequar-se e oferecer o que os clientes buscam, ou
- Buscar clientes que valorizem o que você oferece.

Nâo existe certo e errado nem receita de sucesso, posso ser o cara que tira foto no resort e vende a 10 reais, posso ser o que vende uma cobertura de casamento a 10 mil, o importante é eu saber o que tenho para oferecer e quem está disposto a comprar.

Cara, exato!
Esse seu relato explica a imensa maioria dos consumidores de fotografia.
Em MAringá, tem aproximadamente 30 casamentos por semana, no mínimo dos mínimos. Nem todos os noivos são membros do MF, pra entender de Full frame, lente L e o escambau. O povo quer conforto, bom atendimento, etc... Lógico, não vão chamar o cara ruinzão, porque foto ruim demais até cego enxerga, hehehehe...



elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #33 Online: 27 de Novembro de 2013, 16:58:29
o engraçado é que mtas pessoas chegam até mim, ligam ou mandam e-mail dizendo que viram meu portifólio e gostaram do meu trabalho...

se viram e gostaram, perceberam que nao tenho nenhuma foto de estúdio...  :D, mas sempre soltam o "vc tem estúdio?"

Em agosto uma mulher veio até mim e queria fazer um ensaio do filho de 4 anos... queria fazer as fotos em estúdio... disse a ela que não tenho estúdio e tal... ela me olhou e disse: "então vc não deve fotografar bem, pois não tem estúdio"

expliquei a ela que faço fotos externas e tal... estava com um tablet e mostrei meu site e ela gostou... mas disse que prefere fotos em estúdio... e que acha chique dizer que fez fotos em estúdio tal...  :doh:

Semana passada ela veio novamente falar comigo... me perguntando quanto eu cobraria para "salvar" as fotos que ela tinha feito... pois não gostou do resultado...  :hysterical:

vi as fotos... até minha vó com uma tekpix teria feito fotos melhores...  :D

a minha vontade era de dizer, que não é o estúdio que faz um fotógrafo ser bom ou ruim... e que era para ela postar as fotos no "face" para poder ser chique... mas me contive...

disse então que não faço esse tipo de trabalho e que não gostaria de saber que uma cliente nao gostou do meu trabalho e pediu para outro fotógrafo tentar salvar... que ficaria mais feliz em ouvir essa crítica cara a cara e que ou devolveria o $$$ ou faria um outro ensaio... mas mexer no trabalho dos outros, de jeito nenhum...

me perguntou qual era meu pacote mais barato para fazer um ensaio... quando disse o valor, ela me chamou de louca e disse que o cara do estúdio cobrou dela R$ 200,00 por 100 fotos gravadas em CD e todas elas impressas em 10x15  :eek:

eu ri... e disse que não poderia ajudar...


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 27 de Novembro de 2013, 17:16:16

me perguntou qual era meu pacote mais barato para fazer um ensaio... quando disse o valor, ela me chamou de louca e disse que o cara do estúdio cobrou dela R$ 200,00 por 100 fotos gravadas em CD e todas elas impressas em 10x15  :eek:

eu ri... e disse que não poderia ajudar...

Como assim Elis?
Vc não tem estúdio, cobra mais que R$ 200 e ainda não entrega nem 100 fotos impressas?????  :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek:
Assim não dá, né???  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Cada uma que aparece....

Mike... vc deve ser muito do bem.. EU não alugaria o estúdio pro cabra sabendo que a cliente tinha me procurado e achado o meu trabalho caro. Ela e ele que se virassem.

E ainda achou que o errado na história era você... que tava cobrando caro o aluguel.... é o fim do mundo  :aua: :aua:

Abs.


Karl Junior

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.234
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é mostrar aos outros como vemos o mundo
    • Olhar Fotográfico
Resposta #35 Online: 27 de Novembro de 2013, 17:31:24
Não tenho estúdio e também já passei por essa situação: "Onde é o seu estúdio?"

Aí fico lembrando quando entro numa loja para comprar uma calça e o vendedor fala que não tem e começa a mostrar outras coisas, tipo: mas tem isso aqui, aquilo ali, etc.
Na maioria das vezes é uma saco, mas em outras ele mostra algo que me interessa e acabo comprando. Uma novidade, por exemplo.

Acho que cada caso é um caso e não há nada de mal em você oferecer um ensaio com fotos externas caso não tenha estúdio. Mas é importante ter um bom material de fotos externas para mostrar ao cliente. Daí ele pode despertar para aquilo.
Muito leigo tem preconceito de achar que sessão de fotos tem que ser em estúdio. Eles não tem ideia de como a foto de estúdio exige muito do modelo que tem que estar relaxado e expressivo sem nada que o motive para isso. Coisa de profissional mesmo. É lógico que tem gente que de prima se sai bem, mas a maioria trava e não sabe o que fazer (poses). Aí entra o fotógrafo para fazer a direção.
Bom, em externas a chance da pessoa ficar natural é bem maior porque há um contexto. Sempre pode haver dificuldade, mas em geral é mais fácil, mais descontraído.

Enfim, se você tiver um bom material de fotos externas não custa mostrar e realçar as vantagens. Mesmo se for para book ou moda para agências a fotografia externa está sendo utilizada. Agora, se você notar que o cliente é entendido e sabe bem o que quer, não insista e passe o trabalho para outro. Mesmo porque um cliente experiente sabe que o trabalho em externa tem o seu valor, mas naquele momento não é o que ele quer. Sendo sincero com ele, pode ser garantia de trabalhos futuros.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2013, 17:32:54 por Karl Junior »
NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
http://www.olharfotografico.com
https://www.flickr.com/photos/karl_junior/
https://500px.com/romanelli


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #36 Online: 28 de Novembro de 2013, 00:34:37
o engraçado é que mtas pessoas chegam até mim, ligam ou mandam e-mail dizendo que viram meu portifólio e gostaram do meu trabalho...

se viram e gostaram, perceberam que nao tenho nenhuma foto de estúdio...  :D, mas sempre soltam o "vc tem estúdio?"

Em agosto uma mulher veio até mim e queria fazer um ensaio do filho de 4 anos... queria fazer as fotos em estúdio... disse a ela que não tenho estúdio e tal... ela me olhou e disse: "então vc não deve fotografar bem, pois não tem estúdio".
A resposta para alguem que diz isso eh: "o que vc esta fazendo aqui entao" ou "como vc veio parar aqui entao". Que eh para a pessoa pensar no que esta dizendo. Se a pessoa foi ate vc eh pq a principio gostou do que vc faz. Eu sei que se a pessoa veio ate a mim eh pq gostou das minhas fotos. Se quiser o que eu tenho a oferecer tera que contratar o meu servico e pagar o meu preco e nao ficar ditando a mim o que quer. Procura outro fotografo.

Eh o motivo de eu nao gostar desse tipo de cliente. Eu ja nao gosto de ficar fazendo fotos padronizadas. Eu gosto de criacao. Ter que ficar fazendo o que todo mundo faz e ainda ficar de frescura eh precisomuita paciencia.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #37 Online: 28 de Novembro de 2013, 00:44:28
Não tenho estúdio e também já passei por essa situação: "Onde é o seu estúdio?"

Aí fico lembrando quando entro numa loja para comprar uma calça e o vendedor fala que não tem e começa a mostrar outras coisas, tipo: mas tem isso aqui, aquilo ali, etc.
Na maioria das vezes é uma saco, mas em outras ele mostra algo que me interessa e acabo comprando. Uma novidade, por exemplo.

Acho que cada caso é um caso e não há nada de mal em você oferecer um ensaio com fotos externas caso não tenha estúdio. Mas é importante ter um bom material de fotos externas para mostrar ao cliente. Daí ele pode despertar para aquilo.
Muito leigo tem preconceito de achar que sessão de fotos tem que ser em estúdio. Eles não tem ideia de como a foto de estúdio exige muito do modelo que tem que estar relaxado e expressivo sem nada que o motive para isso. Coisa de profissional mesmo. É lógico que tem gente que de prima se sai bem, mas a maioria trava e não sabe o que fazer (poses). Aí entra o fotógrafo para fazer a direção.
Bom, em externas a chance da pessoa ficar natural é bem maior porque há um contexto. Sempre pode haver dificuldade, mas em geral é mais fácil, mais descontraído.

Enfim, se você tiver um bom material de fotos externas não custa mostrar e realçar as vantagens. Mesmo se for para book ou moda para agências a fotografia externa está sendo utilizada. Agora, se você notar que o cliente é entendido e sabe bem o que quer, não insista e passe o trabalho para outro. Mesmo porque um cliente experiente sabe que o trabalho em externa tem o seu valor, mas naquele momento não é o que ele quer. Sendo sincero com ele, pode ser garantia de trabalhos futuros.

Eu acho que eg diferente o que vc diz.

Se vc vai a um oculista vc nao pode pedir a ele para resolver seu problema de estomago. Se vc vai na Volkswagen vc nao pode pedir um Renault. Eu tenho as areas que trabalho e me especialiso. Se alguem me pedir para fazer fotos de recem nascido eu logo falo a pessoa que ela bateu na porta errada. Se a pessoa fala que quer fotos com efeitos especiais eu digo que essa nao eh a minha area.

Eu tenho o meu home studio mas mesmo assim quando alguem pede retrato pessoal eu digo que nao faco em estudio. Se a pessoa quer que a foto seja sobre ela, o ambiente deve ser sobre a pessoa tambem, no lar dela, na area de trabalho, estudo, etc dela. A pessoa falar que quer foto pessoal e querer ficar dando um de modelo em estudio eh um mal entendido. "Vc quer fotos que te retratam ou quer ser modelo?". Eu explico que sao duas coisas diferentes, eu explico que sao duas forma de se trabalhar diferente e dois tipos de resultados diferentes.

Eh o mesmo que ir na concecionaria e pedir um carro popular potente. Vc tem que dizer, ou vc quer um popular ou vc quer uma maquina, sao duas coisas diferentes e vc tem que decidir e saber o que quer.

"Ah, mas eu conheco um fulano que faz o que eu quero em estudio". Otimo, vc sabe com quem fotografar entao. Tchau e tenha um bom dia.

Claro, a nao ser que seja um trabalho mais criacional onde adaptacao para a criacao fazer sentido eh a forma de se trabalhar. Fora isso, cliente chato normalmente eh cliente que nao sabe o que quer, nao sabe o que diz, etc.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2013, 01:11:07 por C R O I X »


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #38 Online: 28 de Novembro de 2013, 08:01:23
Não vou entrar no mérito do certo ou errado, mas sempre me perguntam se eu tenho estúdio e quando respondo q não já percebo o desinteresse na imensa maioria dos casos.
A minha estranheza: Na maioria das vezes as fotos nem precisam de estúdio, tenho como mostrar a minha competência através de boas fotos, tenho bons equipamentos, muitos podem atestar e dar indicação da minha honestidade e responsabilidade. E mesmo com isso tudo a pessoa acaba indo pro cara q tem "estúdio". A quase totalidade acaba fazendo trabalhos com os muquiranas  q tem estúdio. Detalhe: muquiranas mesmo. No sentido de falta de qualidade, talento, técnica e muitas vezes desonestos ou aproveitadores. Conheço um monte assim e até tenho parente q é um ZERO a esquerda em termos de fotografia, mas se dá bem, pois tem bom papo (o de enrolação) e tem estúdio num shopping...
Enfim...
« Última modificação: 28 de Novembro de 2013, 08:02:35 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #39 Online: 28 de Novembro de 2013, 08:14:54
Ali´s, até entendo o motivo do mercado está tão desvalorizado. As pessoas não sabem avaliar nem diferenciar um dado serviço (não sabem mesmo) e se deixam levar pela aparência, simplesmente. Falo isso com conhecimento de causa, pois sou da área de segurança pública e com muita experiência e conhecimento. Depois recebem um trabalho porco pelo qual pagaram caro e logo fica na cabeça desta pessoa (e da q vierem a ver as fotos) o seguinte sentimento ou ideia concreta: "Faço fotos com minha máquina (saboneteira) igual ou próximo disso. Então não preciso pagar fotógrafo ou se muito pagar bem pouco".
Num nível sócio econômico superior pode ser q a coisa seja diferente.
Aliás, mesmo neste nível, já vi muitos muquiranas q só vivem de uma certa fama conquistada e q sequer fotografam mais. Contratam outros fotógrafos para fazerem o serviço e , como dizem por aqui: "Embrulham e Mandam ver".
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #40 Online: 28 de Novembro de 2013, 09:42:22
Marcando pra acompanhar.

Acho curioso essa diferença de mercado, como havia comentado com o Roberto Dellano por fora do fórum. Aqui em São Paulo, acho que nunca perdi um cliente por falta de estúdio, ou por não ter um escritório onde pudesse receber os clientes. A imensa maioria dos clientes me encontra por indicação, então acho que isso acaba contando mais do que um estúdio ou escritório, pelo menos para eventos sociais. Já o Roberto, lá em Sorocaba, disse que andou perdendo clientes de casamento por não ter um escritório para recebe-los...

Pra não dizer que não, a única vez que um ensaio não deu certo é porque era uma criança muito pequena, e a mãe queria fazer em estúdio pra que ela não pegasse muito sol e/ou friagem. Daí ela acabou fazendo o ensaio com outro fotógrafo, da cidade dela, mas já combinamos de fazer um ensaio externo pra daqui a alguns meses.

Mas eu acho realmente esquisito que a pessoa procure um fotógrafo pra fazer um trabalho que ele não vende. Olhando o portfolio, dá pra saber se a pessoa trabalha em estúdio ou não, então não faz muito sentido na minha cabeça o cliente se desapontar por você não ter estúdio. Povo doido, rsrs.

Enfim, acompanhando aqui porque esse tópico está interessante!

Abraços


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #41 Online: 28 de Novembro de 2013, 10:03:10
Mas eu acho realmente esquisito que a pessoa procure um fotógrafo pra fazer um trabalho que ele não vende. Olhando o portfolio, dá pra saber se a pessoa trabalha em estúdio ou não, então não faz muito sentido na minha cabeça o cliente se desapontar por você não ter estúdio. Povo doido, rsrs.

Eh pelo simples fato dessas pessoas nao terem de fato se importando em olhar as fotos. Elas viram mas nao olharam.

E essas pessoas nao olham pq para elas tanto faz quem vai fazer as fotos. Para essas pessoas qualquer fotografo serve (desde que tenha um estudio, uma maquina profissional, ou seja la o que for).

Em resumo, essas pessoas nao achom que o fotografo faz nada de mais alem de apertar o botao. Eles acreditam que a diferenca esta em ter um fundo branco ou "uma camera boa" como dizem. Contratam fotografo igual quando compram tenis. Elas querem um Nike entao tano faz a loja, desde que tenha o nike, o atendente seja educado e o preco bom, pq o produto sera o mesmo em qualquer loja.

Ou como ja disseram, talbem pode ser pq quanto mais vc mostrar que tem mais vc aparenta ser bem sucedido. E as pessoas associam o pseudo sucesso a qualidade. Mesmo que essas pessoas nao facam ideia do que seja qualidade, "se tem gravata entao o cara eh bom" as pessoas pensam.

Por isso que eu digo que nao eh bom dar importancia a essas pessoas. Elas batem na sua porta pq a sua porta eh a mais proxima de onde elas vieram (nao digo literalmente sobre distancia), pq para essas pessoas tanto faz como tanto fez "quem vai apertar o botao da camera".

E por isso eh que eu digo e repito que o melhor cliente eh aquele que te exerga como um criador, como um artesao, como alguem que tem experiencia, treino e olhar para executar algo, e principalmente como alguem que tem uma linguagem, estilo e expressao que eles gostam. Ou seja, alguem que te contrata pelo seu "design".

Por que dar valor, ou porque trabalhar, com pessoas que te julgam um mero apertador de botao executando um atarefa "brainless"?
« Última modificação: 28 de Novembro de 2013, 10:08:54 por C R O I X »


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #42 Online: 28 de Novembro de 2013, 10:12:22
Humberto, a coisa rola mais ou menos assim na cabeça das pessoas: Ele tem estúdio, logo deve ser melhor e mais confiável. Muitos acham isso um sinal de credibilidade. Aliás, é assim q as pessoas caem nas conversas dos estelionatários.
Exemplo do modo de pensar de muitos: Estou olhando lojas e alguem chega para comprar algo. De repente rola uma papo e explico para a pessoa tudo sobre o produto q ela pensa em adiquirir, locais onde comprar coisa melhor e mais barato. Sabe o q acontece (98%)? Vc se afasta e a pessoa vai na loja e pergunta tudo ao vendedor (q não é otário e quer vender) e acaba comprando o produto inferior e ainda por cima bem mais caro. Isso acontece direto. O q explica? Creio mais na quase total falta de cultura (conhecimento/inteligência/ingenuidade) do brasileiro em geral.
Podem achar absurdo o q falo, mas toda a minha vida profissional sempre teve relação direta ao trato com pessoas e infelizmente esta é a minha conclusão.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #43 Online: 28 de Novembro de 2013, 10:20:08
Humberto, a coisa rola mais ou menos assim na cabeça das pessoas: Ele tem estúdio, logo deve ser melhor e mais confiável. Muitos acham isso um sinal de credibilidade.

Pois é, acho que é bem isso que se passa na cabeça delas, mas é que não faz muito sentido mesmo. Como no caso da Elis, a cliente veio até ela dizendo que gostou do portfolio e do trabalho, e tal, então porque pedir um tipo de foto que ela não faz e não tem no portfolio?!

Sorte pra mim que a grande maioria dos clientes de casamentos ou festas infantis não se importa com isso.  :)


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #44 Online: 28 de Novembro de 2013, 10:35:25
A minha esposa q também lida com o povão de modo geral vive me falando: "Sem um estúdio ou ao menos um escritório, as pessoas, no geral,  não vão acreditar ou confiar em vc. Vão fazer o serviço com um muquirana qualquer, mas q tenha estúdio". Ela mesmo me diz q não confiaria num profissional assim...
Isso ela q tem cultura e capacidade para discernir. Imagina o povão.
A grana está no andar de cima. O problema é conseguir entrar nele kkkkk
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.