Autor Tópico: E Se disser: "Onde fica seu estúdio?"  (Lida 11378 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #45 Online: 28 de Novembro de 2013, 11:20:13
Pelo que vejo esse é um fenômeno tipico de cidades interioranas aqui no Brasil. Nessas cidades o estudio tá na moda. E normalmente é um cara que possui a fama na cidade e os outros comem pela beirada. E a concorrencia parece ser pesada. Os concorrentes normalmente se odeiam. Enquanto na cidade grande os fotografos até se reunem pra trocar ideias sobre o mercado.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #46 Online: 28 de Novembro de 2013, 11:25:57
Enquanto na cidade grande os fotografos até se reunem pra trocar ideias sobre o mercado.

Parece ser meio por aí mesmo...  :ponder:


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 28 de Novembro de 2013, 12:01:12
Pelo que vejo esse é um fenômeno tipico de cidades interioranas aqui no Brasil. Nessas cidades o estudio tá na moda. E normalmente é um cara que possui a fama na cidade e os outros comem pela beirada. E a concorrencia parece ser pesada. Os concorrentes normalmente se odeiam. Enquanto na cidade grande os fotografos até se reunem pra trocar ideias sobre o mercado.
Exatamente!!!!!

Aqui em Maringá, agora que tá diminuindo um pouco essa rixa, hehehehehe...
_______________________________________________________________ ___

Sobre o pseudo status, eu sou prova viva disso, abri meu estudio em julho, agosto, sei lá, e, po, to me sentindo até mais rico, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ou menos quebrado, como queiram, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

PEssoal respeita mais.

Eu já ganhei contratos de gente que não tinha estudio, só por que o cara achou que eu era mais confiável, pela empresa aberta.

Agora, não vou dar uma de santo não: Depois que uns feladeumavaca andaram reclamando de mim, que faziam a mesma coisa que eu, mesmo serviço, etc, e mais barato, eu passei a apelar em algumas tbm.
Como o cliente é muito trouxa, e tá cagando e andando pra gente, ele faz como quando vai comprar tenis. Se na loja A o tenis tá 120,00, e na loja B o tenis ta 130,00, ele joga na cara do vendedor: "Pô, mas na loja A o tenis tá 120, faz pra mim nesse preço, que eu gostei mais daqui"
Só que acontece que a foto NÃO É TÊNIS, tudo igual, diferenciando só a loja.
Se o cara fala pra mim o nome do fotógrafo, e eu sei que é um picareta, ah, manolos, não tenho dó não. Arrebento mesmo. Já mando: "Mas vc conhece o trabalho dele? Tem indicação, cliente satisfeito? Eu pego minha pasta de contrato aqui, e dou todos eles pra vc ligar um por um, pra ver como eu trabalho. Pede isso pra ele... Além disso, eu garanto pra vc que tenho as condições necessárias pra cumprir o combinado."

Usei essa da pasta de contrato duas vezes, e ganhei, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Ah, vcs deve me achar um mentiroso, pelo tando de causo que eu posto aqui, né...
MAs não... To nessa briga a 12 anos, e como a galera citou, em cidade pequena o povo "se odeia",  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Tem um sujeito, picareta, dos brabos... Daqueles que quando vão no cartório pra fazer um civil, fica furando o olho dos tiozinhos, tentando pegar mais alguma coisinha... E atrasa o serviço, enrola os outros, pega filmagem, mais de um evento na mesma data, enche de freelancer, etc...

Pois bem, veio um casal aqui, viu o trampo, gostou, achou lindo, blablabla, "...mas o fulano faz por 400 reais mais barato."
Era um pacote básico, de álbum 25x60, 20 lâminas, etc...

Aí, mandei essa da pasta de contrato, abri a página dele do facebook, mostrei o tanto de cobrança e reclamação, etc...
Ainda falei: "Esse cara pega dois ou três eventos na mesma data. Pode ser que vc seja sorteada com um freela bom... Pode ser que seja sorteada com um freela ruim. Se vc analisar que meu contrato garante minha presença, que eu não pego filmagem pra não ter enrolação, e que o seu trabalho sairá exatamente desse nível, 400 reais, não parecem tanta diferença assim..."

Hehehe, o contrato tá assinado pro dia 18/10/14.  :D :D :D

Não falo mal dos caras que não conheço, mas não deixo os picaretas se compararem comigo, de jeito nenhum.
Ah, e tenho humildade pra reconhecer quando o cara quer algo melhor que o meu, e não consigo fazer.
Chegou uma moça, querendo book. Começou a mostrar foto de um dos caras mais fodas de estudio da cidade.
Tive que ser franco: "Olha, nesse nível, eu não trabalho, se quiser, meu serviço é assim! Nem equipamento pra fazer essas coisas eu tenho ainda..." e mostrei pra ela. Ela queria o trampo do cara e o meu preço, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mas foi embora, sem ser lesada, e eu fiquei com a consciencia tranquila...
Também já indiquei colegas por não ter a data disponível. A menina chegou pra mim, eu tinha trampo, falei pra ela: Olha, eu tenho um amigo, ele também tem estudio, e trabalha legal, o telefone dele é esse tal, conversa com ele, diz que eu te indiquei."


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #48 Online: 28 de Novembro de 2013, 12:11:40
Exatamente!!!!!

Aqui em Maringá, agora que tá diminuindo um pouco essa rixa, hehehehehe...
_______________________________________________________________ ___

Sobre o pseudo status, eu sou prova viva disso, abri meu estudio em julho, agosto, sei lá, e, po, to me sentindo até mais rico, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ou menos quebrado, como queiram, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

PEssoal respeita mais.

Eu já ganhei contratos de gente que não tinha estudio, só por que o cara achou que eu era mais confiável, pela empresa aberta.

Agora, não vou dar uma de santo não: Depois que uns feladeumavaca andaram reclamando de mim, que faziam a mesma coisa que eu, mesmo serviço, etc, e mais barato, eu passei a apelar em algumas tbm.
Como o cliente é muito trouxa, e tá cagando e andando pra gente, ele faz como quando vai comprar tenis. Se na loja A o tenis tá 120,00, e na loja B o tenis ta 130,00, ele joga na cara do vendedor: "Pô, mas na loja A o tenis tá 120, faz pra mim nesse preço, que eu gostei mais daqui"
Só que acontece que a foto NÃO É TÊNIS, tudo igual, diferenciando só a loja.
Se o cara fala pra mim o nome do fotógrafo, e eu sei que é um picareta, ah, manolos, não tenho dó não. Arrebento mesmo. Já mando: "Mas vc conhece o trabalho dele? Tem indicação, cliente satisfeito? Eu pego minha pasta de contrato aqui, e dou todos eles pra vc ligar um por um, pra ver como eu trabalho. Pede isso pra ele... Além disso, eu garanto pra vc que tenho as condições necessárias pra cumprir o combinado."

Usei essa da pasta de contrato duas vezes, e ganhei, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Ah, vcs deve me achar um mentiroso, pelo tando de causo que eu posto aqui, né...
MAs não... To nessa briga a 12 anos, e como a galera citou, em cidade pequena o povo "se odeia",  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Tem um sujeito, picareta, dos brabos... Daqueles que quando vão no cartório pra fazer um civil, fica furando o olho dos tiozinhos, tentando pegar mais alguma coisinha... E atrasa o serviço, enrola os outros, pega filmagem, mais de um evento na mesma data, enche de freelancer, etc...

Pois bem, veio um casal aqui, viu o trampo, gostou, achou lindo, blablabla, "...mas o fulano faz por 400 reais mais barato."
Era um pacote básico, de álbum 25x60, 20 lâminas, etc...

Aí, mandei essa da pasta de contrato, abri a página dele do facebook, mostrei o tanto de cobrança e reclamação, etc...
Ainda falei: "Esse cara pega dois ou três eventos na mesma data. Pode ser que vc seja sorteada com um freela bom... Pode ser que seja sorteada com um freela ruim. Se vc analisar que meu contrato garante minha presença, que eu não pego filmagem pra não ter enrolação, e que o seu trabalho sairá exatamente desse nível, 400 reais, não parecem tanta diferença assim..."

Hehehe, o contrato tá assinado pro dia 18/10/14.  :D :D :D

Não falo mal dos caras que não conheço, mas não deixo os picaretas se compararem comigo, de jeito nenhum.
Ah, e tenho humildade pra reconhecer quando o cara quer algo melhor que o meu, e não consigo fazer.
Chegou uma moça, querendo book. Começou a mostrar foto de um dos caras mais fodas de estudio da cidade.
Tive que ser franco: "Olha, nesse nível, eu não trabalho, se quiser, meu serviço é assim! Nem equipamento pra fazer essas coisas eu tenho ainda..." e mostrei pra ela. Ela queria o trampo do cara e o meu preço, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mas foi embora, sem ser lesada, e eu fiquei com a consciencia tranquila...
Também já indiquei colegas por não ter a data disponível. A menina chegou pra mim, eu tinha trampo, falei pra ela: Olha, eu tenho um amigo, ele também tem estudio, e trabalha legal, o telefone dele é esse tal, conversa com ele, diz que eu te indiquei."
É...tá aí a prova empírica de que no interior o bicho pega.  :D
Eu não conseguiria trabalhar dessa forma não. Muita confusão, muita gente que não sabe o que quer e acaba optando por aquele que tem mais fama, dinheiro. Aff! So de pensar ja fico maluco.  :shock:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 28 de Novembro de 2013, 12:38:15
É...tá aí a prova empírica de que no interior o bicho pega.  :D
Eu não conseguiria trabalhar dessa forma não. Muita confusão, muita gente que não sabe o que quer e acaba optando por aquele que tem mais fama, dinheiro. Aff! So de pensar ja fico maluco.  :shock:

O bicho pega mesmo, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Sabe, Spider, eu não gosto de agir dessa forma. Até fevereiro do ano passado, eu era funcionário de um estúdio, só tinha que fotografar e tratar foto, sem nenhuma preocupação comercial, atendimento, vendas, etc...

E vou dizer... Como eu era bobinho, gente.
Não reclamava de nada, deixava o povo me excomungar, tava nem aí. Hoje, não ofendo ninguém, não levanto falso testemunho, dizendo mentiras. Mas, entre desmascarar um picareta e perder pra ele, não tenho dúvidas.

Quando a pessoa me mostra um orçamento de gente séria, honesta, sou franco, digo que conheço, saõ bons e etc... Até porque, eu ainda tenho muitos freelances marcados com esses caras, e tenho as portas abertas nos seus estudios.
Só pra exemplificar, dia 14/12 tenho um freela pra um cara. Essa semana, perdi um orçamento pra ele, porque a noiva gostou mais dele, etc... Só temos uma combinação: Se eu perder um orçamento pra ele, não faço o freela, e se ele perder um orçamento pra mim, também não vai no meu evento.
Acho chato a pessoa me dispensar e eu ir no evento dela a serviço de outro.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2013, 12:38:48 por Mike Castro »


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 28 de Novembro de 2013, 12:42:08
Põ, gente, eu precisava conhecer vocês pessoalmente, vcs devem estar me achando um FDP, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Mas não sou não. Só aprendi a me defender, ué...

O leão tem fama de malvado e assassino, mas se ele não pular no lombo da presa ele morre de fome. É mais ou menos assim que eu penso.

Prefiro derrubar um picareta e garantir minha janta que ficar pagando de bonzinho e minhas contas só vencendo,  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #51 Online: 28 de Novembro de 2013, 13:23:02
vcs devem estar me achando um FDP, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Se alguem te julgar de modo negativo por puro preconceito o azar eh o da pessoa. Pq vc se preocupa com isso?
« Última modificação: 28 de Novembro de 2013, 13:23:33 por C R O I X »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #52 Online: 28 de Novembro de 2013, 13:24:19
Põ, gente, eu precisava conhecer vocês pessoalmente, vcs devem estar me achando um FDP, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Não te acho um FDP não, de modo algum, mas tenho medo de te conhecer pessoalmente depois de ver tuas fotos no tópico "EU", rsrs.  :hysterical:


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #53 Online: 28 de Novembro de 2013, 13:25:46
Aranha, aqui no Rio a coisa tá nesse nível q vc falou.  Muquirana oferecendo  serviços e muquiranas querendo. Amizade com fotógrafo por aqui é coisa difícil. Se quiser trocar ideias já te olham com cara feia. E tem cada um q vcs nem acreditariam se eu falasse. Pena não poder postar o site de alguns. Tem coisa hilárias e tenebrosas kkk
E tem outra: Se vc começar a jogar um papo honesto sobre a qualidade do seu serviço, aí mesmo q o povão desconfia. Agora, no papo 71 descarado dos muquiranas esta gente é fisgada igual peixe de pesque e pague kkkk Até merecem. Já vi cada história de gene q se deu mal, pagando caro por muito pouco...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #54 Online: 28 de Novembro de 2013, 14:36:37
Põ, gente, eu precisava conhecer vocês pessoalmente, vcs devem estar me achando um FDP, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Mas não sou não. Só aprendi a me defender, ué...

O leão tem fama de malvado e assassino, mas se ele não pular no lombo da presa ele morre de fome. É mais ou menos assim que eu penso.

Prefiro derrubar um picareta e garantir minha janta que ficar pagando de bonzinho e minhas contas só vencendo,  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Acho que ninguem deve julgar ninguem pelas suas escolhas, mas acho que hoje em dia a gente acaba sofrendo demais de alguma forma e depois acaba reproduzindo aquilo que sofreu. Me parece algo natural, né? Quando alguem te bate, a primeira reação que vem à mente é bater de volta. Muitas vezes sobra até pra quem não tem nada a ver com a história. É o tal do abuso de poder, sofre quem tá na situação desfavorável. Aí quando a gente fica do outro lado da moeda dá uma vontade louca de reproduzir aquilo que fizemos e tudo acaba virando uma roda viva sem fim. No seu caso, por exemplo, voce diz que so faz isso com picaretas, mas julgar alguem picareta é um juizo de valor seu e que nao necessariamente se trata de uma verdade absoluta pois essa verdade nem mesmo existe. Por outro lado, o outro também pode achar, por algum motivo, por menor que seja, que voce é um picareta. E aí começa uma guerra sem fim, que no final a tendência é extrapolar os limites do bom senso. A realidade da guerra é essa, não é mesmo? Ela não têm limites, até que os dois lados decretem paz ou que um dos lados se retire dela. É o meio agindo, influenciando, construindo a personalidade do individuo. Não tem jeito, ou se joga o jogo ou se retira dele.  ;)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #55 Online: 28 de Novembro de 2013, 14:51:39
Aranha, aqui no Rio a coisa tá nesse nível q vc falou.  Muquirana oferecendo  serviços e muquiranas querendo. Amizade com fotógrafo por aqui é coisa difícil. Se quiser trocar ideias já te olham com cara feia. E tem cada um q vcs nem acreditariam se eu falasse. Pena não poder postar o site de alguns. Tem coisa hilárias e tenebrosas kkk
E tem outra: Se vc começar a jogar um papo honesto sobre a qualidade do seu serviço, aí mesmo q o povão desconfia. Agora, no papo 71 descarado dos muquiranas esta gente é fisgada igual peixe de pesque e pague kkkk Até merecem. Já vi cada história de gene q se deu mal, pagando caro por muito pouco...
Imagino...Acho que quem não quer jogar esse jogo tem que deixar essa galera de lado e se concentrar em pessoas que pensem de forma diferente. A gente cresceu num sistema extremamente competitivo, que nos dizia que devemos sempre sermos melhor que os outros, uma especie de titanic no qual devemos absolutamente encontrar o nosso espaço dentro de poucos botes salva-vidas e muita gente pra entrar no bote. Aí começamos a levar uma vida de gladiadores, sempre com a justificativa de que o lema é matar ou morrer. Isso é apenas um dos inumeros pontos de vista. Voce não precisa ser o melhor pra progredir. O progresso é algo subjetivo. Ele não se apresenta somente da forma como é visto hoje pela maioria. O bem estar não pode ser quantificado, então é mais facil elencar as pessoas pelos valores ganhos, numero de likes, etc. Aí tudo vira uma competição só. Os numeros acabam falando mais alto do que outros valores, menos monetários, menos quantitativos, porém mais diverso, mais democrático, menos competitivo.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2013, 14:53:17 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #56 Online: 28 de Novembro de 2013, 15:47:46
Na verdade, quanto maior o diferencial menos vc tem que competir pq menos sao aqueles que podem oferecer o que vc oferece.

A questao eh ter um diferencial que ainda atraia um certo publico, e deixa o restante que nao quer o seu diferencial para os demais.

Eh a diferenca entre ser um mercado que oferece todo o tipo de produto possivel e que tenta abocanhar um publico mais variado e maior ou ser uma loja especializada onde as pessoas com interesse no produto expecificadamente vao diretamente a ela. O mercado ja nao eh mais o competidor da loja expecializada.

E diferencial nao significa ser melhor que ninguem. Claro que quanto melhor melhor.

Se qualidade ja nao eh mais um diferencial, procura outro ou mais diferenciais. Quanto mais diferencial que atraia um determinado publico melhor.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2013, 15:49:58 por C R O I X »


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 28 de Novembro de 2013, 17:22:24
Se alguem te julgar de modo negativo por puro preconceito o azar eh o da pessoa. Pq vc se preocupa com isso?

Não me preocupo não, MArcio, ehehehe...

É que só to escrevendo coisa ácida aqui, kkkkk

Não te acho um FDP não, de modo algum, mas tenho medo de te conhecer pessoalmente depois de ver tuas fotos no tópico "EU", rsrs.  :hysterical:

Desculpa aí, bonitão!  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Acho que ninguem deve julgar ninguem pelas suas escolhas, mas acho que hoje em dia a gente acaba sofrendo demais de alguma forma e depois acaba reproduzindo aquilo que sofreu. Me parece algo natural, né? Quando alguem te bate, a primeira reação que vem à mente é bater de volta.

Spider, realmente, eu não costumo pensar desse jeito. Só não deixo me baterem. E se precisar bater pra não apanhar, aí não economizo no "braço", rsrsrsrssrs...

Muitas vezes sobra até pra quem não tem nada a ver com a história. É o tal do abuso de poder, sofre quem tá na situação desfavorável. Aí quando a gente fica do outro lado da moeda dá uma vontade louca de reproduzir aquilo que fizemos e tudo acaba virando uma roda viva sem fim.

Felizmente, ninguém tem motivo pra falar mal de mim. Tem quem ache minhas fotos ruins, tem quem ache meu estúdio pequeno... MAs falar algo sobre minha índole, ou postura no evento, ou credibilidade em relação a prazos, por exemplo. Não fui muito claro nos posts anteriores, mas o cidadão que a mulher disse "ser a mesma coisa que eu", recebe mensagens desse tipo:



Não vejo outra forma de me defender de ser comparado com um sujeito que trabalha assim.

Mesmo antes de eu ter estudio eu não aprontava com clientes, por isso ninguém aqui pode falar uma coisa dessas de mim.
Só que quando a fulana vem com um papo de "O fulano é mais barato e é a mesma coisa que vc", eu primeiro abro a página do face do cidadão, e pergunto: "É a mesma coisa mesmo? Será?"


No seu caso, por exemplo, voce diz que so faz isso com picaretas, mas julgar alguem picareta é um juizo de valor seu e que nao necessariamente se trata de uma verdade absoluta pois essa verdade nem mesmo existe. Por outro lado, o outro também pode achar, por algum motivo, por menor que seja, que voce é um picareta.

Qualquer fotógrafo de maringá, não terá como me achar um picareta, porque não faço dessas trapalhadas acima, nem video fecho pra não ter dor de cabeça com freelance e editor safado, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu sei onde eu piso, não vou sair por aí criticando o trabalho dos caras honestos, bons, decentes, só porque perdi um orçamento pra eles.


E aí começa uma guerra sem fim, que no final a tendência é extrapolar os limites do bom senso. A realidade da guerra é essa, não é mesmo? Ela não têm limites, até que os dois lados decretem paz ou que um dos lados se retire dela. É o meio agindo, influenciando, construindo a personalidade do individuo. Não tem jeito, ou se joga o jogo ou se retira dele.  ;)

Então, sobre essa guerra, graças a Deus eu to saindo, felizmente...
To melhorando meu padrão, equipamentos, infra estrutura, etc, pra subir o nível da clientela, onde o povo não briga por 200~300 contos, kkkkkkkk
_____________________________________________

Abraço, Spider, Humberto e Marcio!  :ok:


Karl Junior

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.234
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é mostrar aos outros como vemos o mundo
    • Olhar Fotográfico
Resposta #58 Online: 29 de Novembro de 2013, 17:59:14
Que coincidência. Aconteceu hoje: no almoço minha esposa disse que uma amiga dela queria fazer umas fotos. Daí minha esposa foi logo dizendo que não tínhamos estúdio. Ela respondeu que já tinha feito as fotos em estúdio e que agora queria externas mesmo. Daí lembrei deste post. A moça já sabe o que quer e parece que não vou ter problemas.
Só instruí minha esposa a não falar que não temos estúdio, mas falar que só fazemos fotos em externas.
Sei lá, acho que soa melhor. Quando um cliente te perguntar onde é o seu estúdio, você responde dizendo que só faz externas ao invés de falar que não tem estúdio. Assim fica parecendo mais uma opção ou postura de trabalho e não que você não tem condições de ter um estúdio.

NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
http://www.olharfotografico.com
https://www.flickr.com/photos/karl_junior/
https://500px.com/romanelli


Marcus Cambraia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
  • Sexo: Masculino
    • www.marcuscambraia.com.br
Resposta #59 Online: 29 de Novembro de 2013, 21:24:26
Eu moro em Arraial D'Ajuda, ninguem aqui tem estúdio.
Mas mesmo assim me perguntam às vezes se tenho estúdio.
A resposta é: "Stúdio para que? Externas são maravilhosas e locais magníficos às vezes estão escondidos onde menos se espera.

Um dia talvez tenha estúdio.
Mas não tá fazendo falta não.

Sucesso.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2013, 21:25:05 por Marcus Cambraia »
CANON 5D MARK III - 24-105 L / 17-40 L / 50 mm 1.4 - CANON 5D MARK III  - 24-70 L 2.8 II