Autor Tópico: E Se disser: "Onde fica seu estúdio?"  (Lida 11361 vezes)

Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Novembro de 2013, 14:55:28
Olá, é o seguintes:

Eu comecei agorinha e não tenho ainda um estúdio fixo. Tenho o equipamento básico e gosto de fotografar também em local externo.

Todavia, quando o pessoal me pergunta: "Onde fica seu estúdio?", eu respondo: "Ainda não tenho um local fixo" e sugiro fotografar em locais externos ou na própria casa, caso seja possível, com meu equipamento de luz. Mas percebo que o pessoal perde o interesse no meu trabalho. Muitas vezes mostro as fotos com os bons resultados que já fiz em quintais ou nas casas.

Mas mesmo assim o povo parece que não leva muita fé.  Penso que a maioria do pessoal aqui um dia passou por isso.

O que vc´s diziam aos seus possíveis clientes neste caso? O que eu poderia fazer?

Obrigado :)


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2013, 14:59:48
É só encontrar os clientes que querem aquilo que voce oferece. Já me perguntavam se eu tinha estúdio. Quando isso acontecia eu ja sabia que aquele não era o meu tipo de cliente. Hoje ninguem mais pergunta.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


andreswm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
    • Andres Oliveira - Fotografo de Casamento
Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2013, 15:16:04
Diga que tem um escritório em casa para atendimento e que não trabalha com estúdio porque seu estilo de fotografia é diferente. Diga que são fotos mais naturais, ao ar livre...

Eu estou começando agora e adotei essa frase para os clientes que me perguntam sobre o estúdio.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2013, 15:32:39
É só encontrar os clientes que querem aquilo que voce oferece. Já me perguntavam se eu tinha estúdio. Quando isso acontecia eu ja sabia que aquele não era o meu tipo de cliente. Hoje ninguem mais pergunta.

Interessante,
Muito obrigado Spider
Diga que tem um escritório em casa para atendimento e que não trabalha com estúdio porque seu estilo de fotografia é diferente. Diga que são fotos mais naturais, ao ar livre...

Eu estou começando agora e adotei essa frase para os clientes que me perguntam sobre o estúdio.

Muito bom também. Eu já dizia que fica muito bonito fotos ao ar livre, mas falar que esse é o meu estilo eu gostei também...   :ok:

Eu estou indo de porta em porta oferecendo meus serviços sabe? :)


Cooler.M

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #4 Online: 22 de Novembro de 2013, 15:37:07
Olá, é o seguintes:

Eu comecei agorinha e não tenho ainda um estúdio fixo. Tenho o equipamento básico e gosto de fotografar também em local externo.

Todavia, quando o pessoal me pergunta: "Onde fica seu estúdio?", eu respondo: "Ainda não tenho um local fixo" e sugiro fotografar em locais externos ou na própria casa, caso seja possível, com meu equipamento de luz. Mas percebo que o pessoal perde o interesse no meu trabalho. Muitas vezes mostro as fotos com os bons resultados que já fiz em quintais ou nas casas.

Mas mesmo assim o povo parece que não leva muita fé.  Penso que a maioria do pessoal aqui um dia passou por isso.

O que vc´s diziam aos seus possíveis clientes neste caso? O que eu poderia fazer?

Obrigado :)


Como sempre, o que vou relatar é a minha experiência e opinião. Está longe de ser uma regra ou verdade absoluta.

Eu vejo cada dia mais, que as pessoas cansaram de contratar serviços de grandes empresas.
Elas preferem tratar diretamente com você, falar com quem irá ao evento, falar com quem vai executar o serviço.
Particularmente eu crio amizade com todos os meus clientes e vendo meu serviço dessa maneira.

Depende do mercado que você atende, ter um estúdio ou ao menos um local que possa locar para isso, é obrigatório.
Mas acredito que no seu caso não seja, até porque você diz que faz alguns trabalhos, apenas alguns clientes que estão negando.

Penso diferente do que o @spiderman ... de que essas pessoas que perguntam não sejam o seu público.
Elas apenas estão seguindo uma pergunta básica, que muitas pessoas fazem. O que você precisa é tornar o fato de não ter um estúdio ao seu favor.
Você precisa vender essa ideia não como um ponto negativo, mas como um ponto positivo e transformar isso no seu diferencial.

Vou supor que você faça fotos familiares, porque você não disse exatamente o que você faz.
Mas o que eu vou falar, pode se adaptado a qualquer mercado, seja lá qual for o seu.

Quando alguém perguntar onde fica o seu estúdio, você responde algo como:
- Estúdio? Não, eu não trabalho com estúdio. Estúdios criam ambientes artificiais, iluminações artificias e as pessoas acabam não ficando soltas. Ninguém quer uma foto artificial para guardas né? As pessoas querem momentos especiais, que fiquem eternizados para sempre. E as pessoas se soltam, se mostram e ficam muito mais bonitas com iluminação natural, no conforto de sua casa ou então em um parque no final da tarde. Não é verdade?

Da mesma forma quando alguém vira a cara para você, por trabalhar sozinho, você pode falar algo como:
- Equipe? Ah já tive funcionários, mas sabe o que acontece? Para você dar o máximo no seu trabalho, você precisa realmente amar o que você faz e funcionários não fazem isso. Então resolvi trabalhar sozinho (ou com a família, em caso de empresa familiar) porque tenho paixão pelo o que eu faço e posso controlar todos os passos. Nada de equipes grandes, um jogando a responsabilidade para o outro né? Assim, eu trato com você e eu me responsabilizo pela entrega perfeita, é bem melhor, não é verdade?


Veja que, além de você contornar a situação (transformar algo negativo em positivo), você trouxe o cliente para perto de você e transformou isso em um diferencial. Tudo é questão de ponto de vista e assim, se você vê que a pessoa espera receber a resposta X, você deve contornar a situação para dar a resposta Y.

Foi longo, mas acho que deu para entender, não é verdade?  :D
[VENDO] WD MyBook Live 2TB - Solução em Backup (Nuvem Pessoal)
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=95559.0


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #5 Online: 22 de Novembro de 2013, 15:37:37
Olá, é o seguintes:

Eu comecei agorinha e não tenho ainda um estúdio fixo. Tenho o equipamento básico e gosto de fotografar também em local externo.

Todavia, quando o pessoal me pergunta: "Onde fica seu estúdio?", eu respondo: "Ainda não tenho um local fixo" e sugiro fotografar em locais externos ou na própria casa, caso seja possível, com meu equipamento de luz. Mas percebo que o pessoal perde o interesse no meu trabalho. Muitas vezes mostro as fotos com os bons resultados que já fiz em quintais ou nas casas.

Mas mesmo assim o povo parece que não leva muita fé.  Penso que a maioria do pessoal aqui um dia passou por isso.

O que vc´s diziam aos seus possíveis clientes neste caso? O que eu poderia fazer?

Obrigado :)
Se vc nao tem estudio e a pessoa quer fotos em estudio, basta alugar um estudio e dizer onde fica o estudio. A maioria dos fotografos trabalham em estudios alugados ou montam estudios em casa. Igual medicos, dentistas, mecanicos, etc. Muitos tem o seu consultorio ou garagem em casa ou alugam o consultorio ou garagem de alguem.

Se vc montar um estudio em casa eh so dizer onde fica seu estudio. Nao precisa dizer que o estudio eh alugado ou que o estudio fica na sua garagem. Quando vc pergunta a um medico onde fica o consultorio, ou dentista, eles te falam que fica em uma sala na casa deles? Nao.

Vc apenas tem que dizer que vc tem estudio e que as fotos que ele viu no seu portfolio foram todos feitos da mesma forma. Quando a pessoa chegar no endereco elas nao vao abandonar tudo na ultima hora. Elas vao confiar que vc sempre trabalhou assim e que assim foram feitas as fotos que eles gostam.

Mas se vc ver que ocliente cisma muito pq vc nao tem um endereco comercial, ou pq seu equipamento nao esta na moda, eh melhor se livrar dessas pessoas. Sao o tipo de pessoas que depois nao vao dar valor ao seu trabalho, mesmo que esteja bom, so pq a sua camera "nao parece profissional" ou so pq "vc faz fotos em casa". Sao o tipo de pessoas que vivem de "aparencias". E por causa disso essas pessoas tendem a causar problemas ate mesmo na hora do pagamento.

Os melhores clientes sao aqueles que sabem o que querem e o que querem resultados, nao importando como foi o processo, desde que o resultado seja profissional/bom/etc. Sao pessoas que estao felizes enquanto vc tiver bons resultados.

Sobre as dicas do Cooler.M, de fato eh bom mesmo tornar o que alguns julgam negativo em positivo. Quando vc baixa a cabeca e diz que nao tem estudio, e tenta se justificar, isso passa a impressao que vc nao esta confiante. Ja vc dizendo que nao fotografa em estudio de forma confiante as pessoas passam a confiar mais em vc. Mas eu nao aconselho mentir, falar que ja teve equipe e que dispensou quando nunca teve. Ou falar que vc nao gosta de fotos em estudio. Um dia vc pode ter um estudio e as pessoas vao pensar wtf!? Ano passado ele disse que nao faz fotos em estudios, que nao gosta e hoje em dia so fotografa em estudio. As pessoas percebendo que vc nao esta sendo sincero elas perdem confianca em vc.

Eh muito mais facil alugar um estudio quando vc tiver servico. Problema resolvido.

Meu estudio no ano passado era a sala do apartamento. As pessoas chegavam em casa, se reuniam na mesa da cozinha, as modelos e wardrobe se preparavam no meu quarto e faziamos as fotos profissionais em um apartamento velho.

Hoje o meu estudio eh um estudio. Tem apenas 3 comodos, cozinha, quarto e banheiro. Ou seja, quando estou fotografando atras de mim fica a minha cama, do lado dos strobes fica o armario com minhas roupas. Vc acha que alguem liga? Ninguem esta nem ai. Elas querem as fotos e enquanto eu oferecer resultados satisfatorios ninguem liga. As vezes isso ate ajuda pq tem pessoas que ao ver que eu nao tenho muito dinheiro, na hora de pagar oferece mais dinheiro quando ficam impressionados com o resultado final. Diferente dessas pessoas que vivem das aparencias.

O segredo eh sempre transmitir confianca e fazer as pessoas verem que vc sabe o que esta fazendo ate mesmo de baixo da agua.
« Última modificação: 22 de Novembro de 2013, 15:58:11 por C R O I X »


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #6 Online: 22 de Novembro de 2013, 16:13:59
a galera complica muito....

se na sua cidade tiver estúdios,tenta aluga-los por um dia....
veja quanto é a diária e pronto marque a data...

aqui em sp isso é bem simples  :ok:


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 22 de Novembro de 2013, 17:23:50
a galera complica muito....

se na sua cidade tiver estúdios,tenta aluga-los por um dia....
veja quanto é a diária e pronto marque a data...

aqui em sp isso é bem simples  :ok:

Tranquilo! As ideias que o pessoal está comentando são muito boas, assim como a sua ;)

Já pensei nisso. Mas por enquanto isso está meio difícil. Um colega aluga o estúdio dele a R$ 70,00 a hora. Iria encarecer muito o serviço penso eu. Sem contar que o dono me desanimou dizendo que é dificil, uma hora é pouco e bla bla bla. Claro que provavelmente a ideia dele era essa hahahah.
E outro colega já negou o estúdio dele. Tentei em outros dois, mas também não deu certo. Um dizia que não tinha como por causa do movimento e outro eu nunca conseguia encontrar.
Então eu desisti da ideia.

Cooler:
Suas palavras certamente eu vou aproveitá-las. Eu entendi sim. Eu não tenho vontade de montar equipe, pelas razões aí que vc citou. Eu gostaria de puxar mais para o mercado de fotos de família, estilo as fotos da Luciana Prado...

C r o i x:
O que você disse também é muito interessante. Na verdade minha casa tem muito espaço para isso. Eu imaginava um dia usar um quarto extra que tem aqui. A minha garagem é nos fundos da casa, mas depois que li seu comentário eu pensei: PQ não usar esta garagem mesmo?? Ela é grande! Só não sei o quanto a luz do sol vai atrapalhar ou ajudar...
Daí é só prender o "Pepê"   :D :


Valeuuu pela ajuda......
« Última modificação: 22 de Novembro de 2013, 17:24:27 por Danilo_cs »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #8 Online: 22 de Novembro de 2013, 19:04:58
Danilo, com criatividade o sol ajuda. Mas eh bom ter flashs e stands para mesclar mais com o sol.

Por exemplo, em um dia com sol forte e sombras duras, vc pode usar o flash com um difusor para preencher as sombras (diminuir o contraste).
Com o sol de frente para as pessoas vc pode usar como luz principal e um flash atras como luz de cabelo e silhueta.
Se o sol estiver atras da pessoa vc usa a luz do sol como luz para cabelo e o flash como luz principal.
Da para brincar bastante com o sol.

Essa luz atras da modelo eh a luz do sol:


Aqui eh o sol a esquerda e flash a direita. Usando gel vc consegue tornar a luz do flash mais quente para combinar com o sol se quiser que a luz pareca mais natural:


Aqui tambem eh sol e o flash como preenchimento:


E essa eh somente a luz do sol, sem luz artificial e nem rebatedor. Fica legal dependendo do tema, estilo e angulo do sol:


Vc tambem pode usar rebatedores de luz no lugar de flash, eh bem mais barato mas vc precisaria de assistentes para os rebatedores. Vc pode usar de 1 a 3 ou mais bebatedores. E tambem difusores caso vc queira deixar a luz do sol mais soft.

Se vc nao quiser assistentes vc pode tentar usar stands para segurar os rebatedores, mas se for um dia de vento pode nao dar certo. E com assistentes eh mais facil e rapido corrigir a direcao da luz rebatida dando liberdade as pessoas fotografadas se moverem.

Vc pode usar a propria parede ou muro como fundo para as fotos ou montar um stand com backdrops se achar melhor.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Novembro de 2013, 20:33:19
ann rannn.....fotos bonitas...! :)

Confesso que mesmo assim as vezes eu fico meio inseguro trazer pessoas desconhecidas para dentro de casa, mesmo com o Pit.

Faz alguns anos que trabalho com artes gráficas. Algumas pessoas já atendi em casa, mas mesmo assim fico meio inseguro. Bem que as vezes é melhor um desconhecido vir aqui do que eu ir na casa dele talvez :)


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Novembro de 2013, 21:52:08
Caras, aqui em Mga, pra area de eventos, o estudio é importante. MAs não o estudio fotográfico, com fundo infinito, luzes Mako e o escambau. O estudio "empresa", kkkkk
Eu, antes de ter estúdio, ou mesmo com estudio em casa, já perdi trabalhos para caras piores que eu, por causa disso. As pessoas perdem a confiança, demais.
Agora que to com minha salinha, mesmo sendo uma bostica de salinha, com fundo infinito feito por mim mesmo e flash Greika, já sou tratado com mais respeito, inclusive por parte dos laboratórios e encadernadoras da cidade.

Sim, preconceito, mas existe.
Abro o estudio em julho/agosto, meus gastos fixos aumentaram mais de 1200,00 por mês, e acreditem os rendimentos aumentaram proporcionalmente.
Praalgumas pessoas é diferente ouvir "Eu trabalho em casa" e "Eu tenho um estudio na av. tal.".

Ah, em tempo, pra fotografar pessoas, usei meu estudio umas seis ou sete vezes apenas, a imensa maioria das pessoas quer externas.

Se puder ter seu estudio, mesmo que seja só pra juntar poeira e dar gasto, recomendo.
 :ok: :ok:


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 22 de Novembro de 2013, 22:29:33
Olá Mike....
Meu estúdio vai ser Greika..heheheh.

Eu acredito também que se eu abrir uma sala qualquer para estúdio e escritório meu negócio melhoraria, mas realmente não é possível no momento.

Pelo menos em breve onde eu moro vai se transformar em Centro da cidade 2, daí aqui acho que se tornaria um bom ponto.

Eu não me sinto seguro, mas se fosse para ter um estúdizinho, atualmente só em casa mesmo :)


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #12 Online: 22 de Novembro de 2013, 23:49:48
Quando digo que sei que o cliente que procura por fotos de estúdio não eh o meu tipo de cliente, não eh pelo fato de ser indoor ou ao ar livre. Ate porque vejo muitas fotos que seguem essa mesma linha de fotos de estúdio so que em externa. Eh mais pelo conceito de fotografia mesmo que eh bem diferente daquilo que costumo fazer.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #13 Online: 23 de Novembro de 2013, 00:34:13
Sim, preconceito, mas existe.
Eu sinto que a sociedade brasileira eh muito apegada as aparencias e status. Nao que em outros lugares do mundo as pessoas tambem nao sejam um pouco, mas pelo que eu vejo no Brasil isso eh extremo. O que muito provavelmente justifique ser um dos paises onde montadoras ganham mais dinheiro mesmo vendendo carros hiperfaturados. Nao importa o valor e a qualidade, enquanto for um simbolo de status as pessoas dao um jeito de adiquirir um.

A mesma coisa roupas de marca, etc.

E esse apego as aparencias e status leva ao proconceito e julgamentos tambem.

Isso parece tornar as coisas mais superficiais e isso me incomoda. :(

A coisa eh tao forte que eh dificil alguem olhar a minha foto de cabelo comprido e nao fazer algum comentario sobre ele, dizer que eu deveria cortar o cabelo, por exemplo. Ou ficar dando opnioes sobre minha aparencia como se meu cabelo fosse um problema.
« Última modificação: 23 de Novembro de 2013, 00:39:40 por C R O I X »


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #14 Online: 23 de Novembro de 2013, 00:42:29
Eu sinto que a sociedade brasileira eh muito apegada as aparencias e status. Nao que em outros lugares do mundo as pessoas tambem nao sejam um pouco, mas pelo que eu vejo no Brasil isso eh extremo. O que muito provavelmente justifique ser um dos paises onde montadoras ganham mais dinheiro mesmo vendendo carros hiperfaturados. Nao importa o valor e a qualidade, enquanto for um simbolo de status as pessoas dao um jeito de adiquirir um.

A mesma coisa roupas de marca, etc.

E esse apego as aparencias e status leva ao proconceito e julgamentos tambem.

Isso parece tornar as coisas mais superficiais e isso me incomoda. :(

A coisa eh tao forte que eh dificil alguem olhar a minha foto de cabelo comprido e nao fazer algum comentario sobre ele, dizer que eu deveria cortar o cabelo, por exemplo. Ou ficar dando opnioes sobre minha aparencia como se meu cabelo fosse um problema.
Eh...triste realidade. :no:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya