Autor Tópico: Opinião sobre meu trabalho fotográfico (Book estúdio)  (Lida 1960 vezes)

marcellooliveira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Novembro de 2013, 17:18:57
Boa tarde galera!!!
Bem, sou formado em Artes Cênicas desde 2007 e venho estudando fotografia desde o início de 2013. Em julho comecei a trabalhar firme na profissão e meu foco é trabalhar na área de books fotográficos para atores, modelos etc para que possam entregar seu material em agências e emissoras de tv.
Montei um estúdio em casa no qual meu fundo infinito é feito com EVA e uso 2 tripés com cada um com o flash sb-700 com sombrinhas difusoras e na câmera uso o sb-910 apontado para o teto.
Tenho feito alguns books e gostaria da análise de vcs companheiros de profissão. Vou deixar aqui alguns links para que vcs possam analisar e aceito as críticas de todos, pq meu objetivo é aprender e crescer cada vez mais na profissão.

http://www.flickr.com/photos/100710511@N02/sets/72157637612262236/

http://www.flickr.com/photos/100710511@N02/sets/72157637614654126/


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2013, 19:16:58
Olá Marcelo.

Cara, achei as fotos boas. O fundo infinito está muito bom, as poses bacaninhas, mas a única coisa que me incomodou um pouco é que, pro meu olhar totalmente amador, parece que usas a mesma potência nas duas sombrinhas, e sinto falta de um pouco do contraste que daria colocando uma delas como preenchimento, disparando com menos potência. Da forma como estão, fica meio chapada a imagem, não dá aquela tridimensionalidade bacana. Gostei muito daquele banquinho modernoso vermelho, deu um contraste bacana com o fundo tb.

Fora essa pequena crítica, parabéns pelo trabalho, em tão pouco tempo de estudo parece ter feito grande evolução.

Abração
Tecpix + motorola do guga


marcellooliveira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2013, 22:03:54
Show de bola Fernandez!!!
Já tinha pensado nisso sobre a iluminação e também estou querendo no futuro ousar mais e brincar com o flash em várias posições.
Mas valeu pela crítica que com certeza foi muito construtiva e estamos sempre aprendendo.

Abração!!!


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2013, 22:26:54
Marcelo,

Eu gostei das suas fotos, parecem tecnicamente corretas e me parece que sabes dirigir o modelo, há uma variação de poses legal. Concondo com o Fernadez sobre explorar mais as luzes, montando outros sets. Na revista "tecnica & pratica" vc vai encontrar muito material sobre books. No youtube teve haver tb...

Abraço!
M Rezende


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Novembro de 2013, 22:42:01
Bem lembrado Rezende. No youtube tem MUITA coisa, se tu manjar inglês é claro. Procura por portrait two light setup e three light setup... vai ter muito material bom pra tu brincar mas  :D
Tecpix + motorola do guga


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #5 Online: 23 de Novembro de 2013, 17:20:18
Se me permite algumas observações, Marcello.

Há de se preocupar mais com as fontes de luz. As fotos estão sem brilho, o que sugere que as fontes estão longe do(a) modelo. Acredito, inclusive, que esteja usando um ISO bem alto nessas fotos. Quanto mais próxima a fonte de luz, melhor.

O uso exagerado de pequenas distâncias focais vejo também como um ponto negativo, ainda mais ao fotografar modelos femininos assim mais carnudas. Possivelmente o fez devido a possuir pouco distanciamento... se posso dar uma sugestão, fotografaria mais ajoelhado ou em uma altura menor (e sei que isso depende do estilo de cada um).

O flash na câmera eu abandonaria, e utilizaria essa fonte de luz de forma mais criativa. Há diversos modelos de iluminação para se pesquisar (Rembrandt, Borboleta, Loop, Rim, Clamshell, Fill, River Cop, etc.).

A direção eu achei que pode melhorar também, pois está tudo meio "alegre" demais. E se pretende fotografar para catálogo de atores, como disse, faz-se necessário mostrar potencial expressivo.

Quanto ao uso da luz em estúdio coloco aqui um excerto do livro de Gerald de Millerson, chamado “Iluminación para televisión y cine”.

Em um de seus capítulos, ele trata de iluminação corretiva que achei bem interessante. Escaneei aqui usando um OCR. Perdoe-me erros, portanto:

Pelo claro:
(Disminuir el contraste de la iluminación.)
Reducir contra.
(Sombrear área).
Usar difusores localizados.
Ángulo de cámara mas bajo.

Pelo oscuro:
(Aumentar el contraste de la iluminación).
Aumentar la luz del pelo.

Pelo escaso:
Disminuir el contraste de la iluminación
Reducir contra.
Remarcar otras características.
(Sombrear área).
Usar difusores localizados.

Calvo:
Luz principal baja.
Evitar luz de doble borde.
Reducir contra.
Remarcar otras características.
Sombrear área.
Fundir área con fondo (sfumatto, flou).
Usar difusores localizados.
Ángulo de cámara mas bajo

Frente prominente:
Luz principal baja.
Evitar luz de doble borde.
Evitar contra lateral.
Remarcar otras características.
Sombrear área.
Evitar angulares y corta distancia.
Ángulo de cámara mas bajo.
Inclinar cabeza hacia arriba

Frente amplia:
(Luz principal desviada).
Principal estrecha
Evitar luz principal suave
Aumentar el contraste de la iluminación
Evitar luz de doble borde
Evitar contra lateral
Sombrear área
Ángulo de cámara mas bajo
Evitar angulares y corta distancia
Inclinar cabeza hacia arriba

Frente estrecha:
Luz principal baja
Luz principal frontal
Principal ancha
Evitar luz principal dura
(Evitar acentuar la sombra de la nariz)
Disminuir el contraste de la iluminación
Luz de doble borde
(Ángulo de cámara mas alto)

Ojos hundidos:
Luz principal baja
Evitar luz principal dura
Añadir luz baja suave
Ángulo de cámara mas bajo
Evitar angulares y corta distancia

Ojos saltones:
Remarcar otras características
Sombrear área
Evitar angulares y corta distancia
Inclinar cabeza hacia abajo

Nariz grande:
Luz principal baja
Luz principal frontal
Principal ancha
(Evitar luz principal dura).
Evitar acentuar la sombra de la nariz
(Disminuir el contraste de la iluminación).
Evitar contra lateral.
Remarcar otras características.
Evitar angulares y corta distancia
Rostro completo
Inclinar cabeza hacia arriba

Nariz pequeña:
Luz principal alta
Luz principal desviada
Principal estrecha
(Evitar luz principal suave)
Aumentar el contraste de la iluminación
Inclinar cabeza hacia abajo

Nariz quebrada:
Luz principal baja
Luz principal frontal
Evitar luz principal dura
Evitar acentuar la sombra de la nariz
Evitar angulares y corta distancia
Rostro completo

Nariz larga:
Luz principal baja
Luz principal frontal
Evitar luz principal dura
Evitar acentuar la sombra de la nariz
Ángulo de cámara mas bajo
Evitar angulares y corta distancia
Rostro completo
Inclinar cabeza hacia arriba

Nariz curvada:
Luz principal baja
Luz principal frontal
Evitar luz principal dura
Evitar acentuar la sombra de la nariz
Evitar angulares y corta

Boca grande:
Luz principal baja
Luz principal frontal
Evitar luz principal dura
Evitar acentuar la sombra de la nariz
Remarcar otras características
Usar difusores localizados
Evitar angulares y corta distancia
3/4 de rostro
(Difusor de lentes (flou))
Inclinar cabeza hacia arriba
Inclinar cabeza hacia abajo

Boca pequeña:
Luz principal alta
Luz principal desviada
Evitar luz principal suave
Aumentar el contraste de la iluminación

Barbilla grande:
Luz principal baja
Luz principal frontal
Evitar luz principal dura
(Disminuir el contraste de la iluminación)
Evitar luz de doble borde
Evitar contra lateral
Remarcar otras características
(Ocultar sombras)
Sombrear área
Usar difusores localizados
Evitar angulares y corta distancia
Rostro completo

Barbilla pequeña:
Luz principal alta
Evitar luz principal suave
(Aumentar el contraste de la iluminación)
(Añadir luz baja suave)

Barbilla estrecha:
(Luz de doble borde)
3/4 de rostro
(Perfil)
Evitar angulares y corta distancia.

Cuello grueso:
Luz principal frontal.
Evitar luz de doble borde
Evitar contra lateral
Remarcar otras características
Ocultar sombras
Sombrear área
Usar difusores localizados
(Ángulo de cámara mas alto)
Inclinar cabeza hacia abajo

Cuello arrugado:
Luz principal baja
Evitar luz principal dura
Disminuir el contraste de la iluminación
Remarcar otras características
Ocultar sombras
Sombrear área
Usar difusores localizados
(Añadir luz baja suave)
(Ángulo de cámara mas alto)
Difusor de lentes (flou)
Evitar angulares y corta distancia
Inclinar cabeza hacia abajo

Cuello doble barbilla:
Luz principal alta
Evitar luz principal dura
(Disminuir el contraste de la iluminación)
Remarcar otras características
Ocultar sombras
Sombrear área
Usar difusores localizados
(Añadir luz baja suave)
Ángulo de cámara mas alto
Evitar angulares y corta distancia

Orejas grandes:
Luz principal desviada
Evitar luz de doble borde
Evitar contra lateral
Reducir contra
Remarcar otras características
Ocultar sombras
Sombrear área
Fundir área con fondo (sfumatto, flou)
Usar difusores localizados
Evitar angulares y corta distancia
3/4 de rostro
(Perfil)

Orejas separadas:
Luz principal desviada
Evitar luz de doble borde
Evitar contra lateral
Reducir contra
Remarcar otras características
Ocultar sombras
Sombrear área
Fundir área con fondo (sfumatto, flou)
Usar difusores localizados
Evitar angulares y corta distancia
Perfil

Rostro arrugado:
Luz principal baja
Luz principal frontal
Evitar luz principal dura
Disminuir el contraste de la iluminación
Evitar contra lateral
Añadir luz baja suave
Difusor de lentes (flou)
3/4 de rostro

Rostro sin modelar:
Luz principal alta
Luz principal desviada
Principal estrecha
Evitar luz principal suave
Aumentar el contraste de la iluminación
(Luz de doble borde)
Sombrear área
Usar difusores localizados
Evitar angulares y corta distancia
3/4 de rostro
(Perfil)

Rostro ancho:
Principal estrecha
Evitar luz principal suave
Aumentar el contraste de la iluminación
Evitar luz de doble borde
Evitar contra lateral
Sombrear área
Usar difusores localizados
Ángulo de cámara mas alto
Evitar angulares y corta distancia
Ángulo de cámara mas bajo
(Difusor de lentes (flou))

Rostro estrecho:
Luz principal baja
Principal ancha
(Evitar acentuar la sombra de la nariz)
Disminuir el contraste de la iluminación
Luz de doble borde
(Perfil)

Gafas:
Luz principal alta
Luz principal desviada
(Evitar acentuar la sombra de la nariz)
(Disminuir el contraste de la iluminación)
Remarcar otras características
Evitar angulares y corta distancia
Inclinar cabeza hacia arriba
Inclinar cabeza hacia abajo

Figura pesada:
Luz principal baja
(Luz principal desviada)
Principal estrecha
Evitar luz principal suave
(Aumentar el contraste de la iluminación)
Evitar luz de doble borde
Evitar contra lateral
Remarcar otras características
Fundir área con fondo (sfumatto, flou)
Evitar angulares y corta distancia
3/4 de rostro
(Perfil)

Figura ligera:
(Disminuir el contraste de la iluminación)
Luz de doble borde
Ángulo de cámara mas alto

Desfiguración:
Evitar contra lateral
Remarcar otras características
Ocultar sombras
Sombrear área
Fundir área con fondo (sfumatto, flou)
3/4 de rostro


eladiogomes

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.176
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo... Com vcs.
    • Gomes Fine Art
Resposta #6 Online: 23 de Novembro de 2013, 20:13:57
Muito boa essa resposta do Elmo. :)
Ainda aprendo a olhar nesse buraquinho...


marcellooliveira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Novembro de 2013, 21:03:29
Elmo, gostei bastante da sua opinião e tudo que todos os companheiros estão escrevendo aqui serve para acrescentar mais e mais no pouco que ainda sei. Então, qualquer crítica, toques são válidos até porque quero começar devagar e estudando sempre cada vez mais.
Muuuito obrigado pela dica de todos e quem quiser falar mais, dar mais dicas, por favor sintam-se a vontade.
Obrigado a todos mesmo!!!

PS,: Ahhhh, pode deixar que não vou prostituir a profissão como muitos cobrando pouco!!! :D :D :D


marcellooliveira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 23 de Novembro de 2013, 21:15:48
Elmo, em relação ao ISO, usei o ISO 800 em algumas fotos e 1.000 em outras.
O espaço que fico da modelo é de 3 a 4 metros de distância e uso uma D90 com a lente do kit 18-105. Tentei usar uma 50mm mas não tem espaço pra fazer fotos de corpo inteiro.
Para os companheiros ficarem sabendo sobre o fundo infinito, eu mesmo montei. Comprei uma vara de cortina e colei o EVA. De largura coloquei 2,80 cm de largura e comprimento pegando do teto e chão tem 6,00 cm. A minha escolha sobre o EVA foi que é fácil de limpar, é fosco, prático e saiu mais barato do que comprar o tripé (R$360,00) e ainda teria que gastar em tecido. Ao total montando eu gastei 30,00 da vara, 10,00 para 2 ganchos de rede, 100,00 para o EVA, e 6,00 para a cola e minha previsão é trocar esse EVA de 2 em 2 anos por um novo. Se esta dica puder ajudar alguns companheiros, aí esta!!!  :D


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #9 Online: 24 de Novembro de 2013, 02:33:33
Bacana Elmo!  :clap: :clap: :clap:
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #10 Online: 24 de Novembro de 2013, 09:06:35
e minha previsão é trocar esse EVA de 2 em 2 anos por um novo. Se esta dica puder ajudar alguns companheiros, aí esta!!!  :D

Realmente será um milagroso fundo infinito.

Já usei de tudo e hoje cheguei a conclusão que o melhor fundo branco é o de papel, e dá para usá-lo em somente quatro ou cinco trabalhos. A cada um vou cortando a parte danificada ou suja. Quando usava fundo de alvenaria, pintava a cada duas semanas. Basta não querer desmontá-lo sozinho, pois é dano na certa. De madeira, empena. De gesso, quebra.  Ou pinta somente o chão e aprende-se a iluminar bem a quina da parede para sumir com a linha.

Hoje eu uso o chão pintado de branco e três folhas de vinil branco fosco (5 x 1,5 m) para cobri-lo.

Fora o branco uso de tudo, tecido, veludo e tudo que aparecer na cabeça. Mas nada até hoje, que é pisado, durou dois anos.



Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #11 Online: 24 de Novembro de 2013, 09:13:52
PS,: Ahhhh, pode deixar que não vou prostituir a profissão como muitos cobrando pouco!!! :D :D :D

Com isso não me preocupo. Quem cobra R$ 100,00 não possui clientes que pagam R$ 1.000,00. E quem paga R$ 1.000,00 não vai querer trabalho de quem cobra R$ 100,00. No fundo acredito que quem dá o preço é a qualidade de nossos trabalhos. Não é o fotógrafo ou o cliente.

É até bom, e não estou dizendo que seria o seu caso ou de qualquer outro, que haja quem cobre pouco, pois aí teremos sempre oferta de comparação para os diversos tipos de clientes.

Cada um que saiba quanto vale sua hora de trabalho.  :ok:


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #12 Online: 24 de Novembro de 2013, 09:19:10
Elmo, em relação ao ISO, usei o ISO 800 em algumas fotos e 1.000 em outras.

Marcello, nunca uso ISO maior que 200 quando trabalho com flash. Com fresnel ou qualquer outra luz contínua, até chego no ISO 400. É um limite que impus ao meu trabalho, independente da câmera utilizada.

Amplexos,

Elmo


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 24 de Novembro de 2013, 10:26:18
Marcelo

Primerio  Muita Luz e propseridade em sua carreira de fotografo

Como leigo no assunto Book , e amador em foro , fiquei com as impressões

1. As fotos s estão boas e notasse o esmero que você coloca no trabalho . maior conhecimento e técnica é questão de tempo e treino .

2. O seu book me parece igual a outros que vi na internet ou revistas de foto , acredito que sua "assinatura"  esteja em construção .

Abraços
Fábio José
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


Shuant

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #14 Online: 24 de Novembro de 2013, 10:59:09
Bem lembrado Rezende. No youtube tem MUITA coisa, se tu manjar inglês é claro. Procura por portrait two light setup e three light setup... vai ter muito material bom pra tu brincar mas  :D

Eu estudei muito pelo You tube.. tem materiais importantes.. vale a pena mesmo.